O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Papo com Ds #9 - Entrevista com Alisson

Iniciado por Ds, 31/01/2014 às 21:44

31/01/2014 às 21:44 Última edição: 22/07/2019 às 19:59 por Allann Dsr!
[box class=calendar_today]
[box class=titlebg]
Entrevistado de Hoje
[/box]
[box class=windowbg2]
Olá centristas, mas uma semana se passou, e o Papo com Ds realizou mais um entrevista! Dessa vez o Papo com Ds, entrevistou o membro [user]Alisson[/user], ele vem cada vez mais se destacando, com seus belíssimos mapas, e com seu projeto Guerreiros da Meia-Lua. Foi uma entrevista que eu gostei bastante de fazer, e admito que não queria parar com o Papo da Madrugada". Confiram a entrevista.
[/box]
[box class=titlebg]
Entrevista
[/box]
[box class=windowbg2]
Ds: Primeiramente eu agradeço Alisson por aceitar o meu pedido de dá uma entrevista para o Papo com Ds.
Alisson: De nada! Fico grato por estar aqui!

Ds: Como de costume ao iniciar os papos, pode descrever um pouco sobre você?
Alisson: Bem, por onde eu começo.....
Atualmente sou um cara normal como todo mundo! Eu me considero um Mapper, apesar de saber um pouco de cada área, pois digamos que eu precisei!
Eu levo uma vida estranha! Eu fiz, e de vez em quando faço parte da MRM, mas não estou tão ativo lá como antigamente! Estou atualmente habitando a CRM, já que faço eventos-não-oficiais para a mesma!
Já estou nas duas comunidades há um bom tempo então acho que a maioria do pessoal já me conhece!

Ds: Você disse que sabe um pouco de cada área. São todas ou tem alguma que você não sabe trabalhar?
Alisson: Deixe-me ver...a única área que nunca tive um pingo de experiência foi a área de sonoplastia! Por isso, muitos podem ver que eu estou sempre ativo nas outras áreas, menos nela! A experiência que tenho em outras áreas varia de uns 20~40% mas como minha área atual é mapeamento, sabe como é!
Eu geralmente trabalho sozinho, sem a ajuda de ninguém, por isso eu precisei estudar um pouco de cada! Eu posso não saber sonoplastia, mas faço de tudo para escolher uma música certa para o momento!

Ds: Eu juro que já esperava que você ia dizer sonoplastia. Mas já sentiu vontade de aprender? Ou é algo que irá deixar mais pra frente?
Alisson: Na verdade, meu irmão tem uma guitarra e sempre me ajudou na hora de tocar umas músicas, e foi algo que me incentivou a aprender um pouco sobre sonoplastia! O problema, era que só havia guitarra aqui, e muitos sonoplastas usam programas para criar seus sons! Eu até tentei o Music Maker Jam que tenho aqui, mas resolvi deixar o conteúdo para depois, já que o Rgss estava em prioridade!

Ds: Você sabe um pouco de cada, podemos dizer que você é um "maker completo"?
Alisson: Eu diria que sim! Mas não me garanto em tudo, como o pixel art, por exemplo!
Eu sei fazer chars, mas o negócio complica se eu tentar fazer algo mais profissional!

Ds: Quando começou a usar o RM, já tinha facilidade para mapear, ou foi vendo tutorias?
Alisson: Pra falar a verdade eu diria que eu mapeava tão ruim que achava que nem tinha talento para isso!
Eu fazia mapas totalmente quadrados! Eu não tinha noção de espaço, e não sabia quase nada de simetria e assimetria!
Eu ficava lá, vendo os mappers fazendo bons mapas e me perguntava: "Mas qual é o segredo? Eles fazem os mapas tão bem organizados como se fossem robôs, e eu não consigo fazer nada?"
Daí eu larguei o mapeamento de mão! Decidi me aprofundar em outra área, mas estava desentusiasmado!
Foi aí que tomei coragem e pensei: "Se eu quero mapear como eles, eu vou me empenhar com o meu máximo!"
Foi daí que eu decidi ler algumas aulas, mesmo estas sendo um tanto complicadas, principalmente que as imagens estavam apagadas! Fui treinando e treinando até que cheguei até aqui!
Hoje? Eu não sei quem sou, mas me orgulho de todo o trabalho que tive!

Ds: Isso podemos chamar de um grande exemplo de superação. Quando largou o mapeamento, para qual área você "migrou".
Alisson: Eu havia pensado em duas áreas: Eventos e Roteiros!
Primeiramente eu passei para a área de roteiros, acho que foi aí que eu acabei desenvolvendo mais minha habilidade na área! Eu até gostei, pois aprendi sobre os clichês e coisas que não devo usar em uma história!
Mas depois eu decidi largar pois estava muito desmotivado!
Aí fui para os eventos já que tinha medo de chegar perto dos scripts!
Foi aí que minha habilidade como Maker entrou em ação! Eu aprendi sobre Switches, Variáveis, Switches locais, eventos comuns e etc...acho que foi uma boa opção!
Depois quando vi que sabia o suficiente, eu resolvi encarar de uma vez por todas o Mapeamento!
Acho que o que me motivou a voltar foi quando descobriram a forma de panomapear! Isto me intrigou muito!
Aí, cheguei onde cheguei!

Ds: Mas por que se sentiu desmotivado quando estava estudando a área de roteiros?
Alisson: Eu não estava me sentindo muito bem pois acho que não era aquilo que eu queria! Por isso migrei para a área dos eventos!
Acho que meu destino era ser mapper mesmo, afinal, todos somos bons em alguma coisa específica, e acho que mapear era meu dom! Mas migrar para outras áreas foi muito bom! Assim, eu pude aprender um pouco de cada uma!

Ds: Sendo mapper, qual é o tipo de mapeamento que você mais utiliza: Panoramas ou Tiles puros?
Alisson: Eu geralmente uso uma mistura dos dois!
Para se panomapear de forma rápida e eficiente, primeiramente nós fazemos os mapas pelo maker, com o máximo de coisas que a gente sabe que vai precisar! Depois passamos para o panomapeamento, onde colocamos o resto de coisa que queríamos de forma livre!

Então acho que uso mais o mapeamento normal do que o Panomapeamento, mas quando eu procuro panomapear...meu amigo....nem queira saber! Eu começo do zero!

Ds: Acabei de aprender uma técnica para panomapear.
Quando e como surgiu a ideia de criar os mapas " Homenagem á CRM"?

Alisson: O evento "Homenagem á CRM" é nada mais, nada menos que um evento não oficial que faço para homenagear os membros da CentroRpgMaker! O evento visa reunir os membros tanto na próxima homenagem quanto ao tópico da homenagem, onde até mesmo os membros considerados sumidos podem aparecer!

Eu tive esta ideia há muito tempo na MRM! Um membro decidiu fazer um jogo envolvendo os membros e até recrutou o pessoal que devia aparecer! Porém depois dele, vários outros tiveram a mesma ideia, e todos eles acabaram em um fracasso!
Depois de um tempo, quando eu fui para a CRM, eu decidi ter a mesma ideia! Mas como os outros acabaram em um fracasso, eu decidi fazer uma homenagem diferente com um assunto em que me considero bom!
Eu convivi mais com os membros afim de aprender mais sobre eles!
Foi então que criei um mapa colocando os membros nele!
Foi algo satisfatório e divertido! Sempre chegava mais alguém querendo se juntar e eu os adicionava ao mapa!
Daí, eu lancei mais uma versão, o que resultou no mesmo sucesso!
Foi então que tive a brilhante ideia de criar o evento: "Homenagem á CRM"!
Atualmente o evento tem andado fora da linha, mas no mês de fevereiro as coisas vão voltar ao que eram!

Ds: As 2 últimas versões do "Homenagem á CRM" foram jogáveis. Quando estava desenvolvendo esses mapas, teve algum problema para fazê-los?
Alisson: Na verdade tive muitos problemas! Eu sabia que alguns makers não iriam gostar do certo "desvio" de um mapa para um mapa jogável, mas teria as pessoas que iriam gostar!
Então fiquei na tremenda dúvida sobre o que seria!
Mesmo assim, decidi lançar as duas versões para a CRM!
O complicado foi que de vez em quando alguns makers que não estavam inclusos na homenagem apareciam, e não era como das outras vezes em que eu facilmente adicionava! Para isso, eu ia precisar rever novamente o papel de cada um ali para que um novo pudesse ser adicionado!
Enfim, estas homenagens jogáveis estão bem cansativas de serem feitas, até porque está fugindo do verdadeiro propósito, que é "homenagem"!
Sem falar que quem quiser ver a homenagem teria que baixar! Coisa que nem todos tem condições para fazer no momento!
Mas em breve as coisas vão voltar ao normal!

Ds: Em breve no próximo mês, como você mesmo disse..rs. Na última "Homenagem á CRM" foi notável o uso dos pontos de exclamação. Qual sua fixação com pontos de exclamação?
Alisson: Bem, eu tenho a mania de criar roteiros de duas formas:
1º - Uma narração explicando o que está acontecendo no momento!
2º - Uso de diálogos entre os personagens!
Geralmente uso pontos de exclamação sempre que um personagem termina uma pequena frase, porém eu acabei me viciando nisso e esqueci das vírgulas e ponto-e-vírgula!
É algo que preciso ajustar, pois pretendo fazer os diálogos de meu próximo jogo corretamente, tanto quanto as próximas homenagens de fevereiro!

Ds: Falando em jogo, por que decidiu criar um remake do jogo "Guerreiros da Meia-Lua"?
Alisson: Guerreiros da Meia-lua foi o primeiro jogo que completei! Depois disso, eu estava em busca da continuação!
Mas para isso, eu decidi me aprofundar ainda mais no roteiro!
Eu percebi que o primeiro jogo tinha muita pouca informação que poderia ser usada no segundo, e além do mais, poucos conheciam o clássico para que eu fizesse a continuação assim! Quando estava aprendendo a mexer no XAS, eu tive a brilhante ideia de fazer um Remake do jogo, assim eu poderia conhecer melhor o sistema e ainda melhorar a história do mesmo!
Diversos elementos deles foram mudados! Eu reescrevi a história dele por completo! Para isso, eu decidi criar uma mitologia para ele! Foi algo complexo de se fazer, mas acabou ficando muito emocionante! Assim, eu poderia fazer uma continuação muito melhor, e foi á base disso que consegui concluir o roteiro da continuação dele!
Para ver como as coisas mudam com o tempo!
O jogo Guerreiros da Meia-lua é um projeto que valorizo muito, pois foi nele que passei grande parte da minha vida como maker! Basicamente tudo o que aprendo foi nele! Então, achei que ele merecia se renovar e melhorar, assim como eu melhorei!

Ds: Para finalizar a entrevista, deixe uma mensagem para seus fãs.
Alisson: Então, pessoal! Eu decidi chegar até onde cheguei para poder ensinar a quem quer seguir o mesmo caminho!
Tenham em mente que por mais árduo que ele seja, você sempre pode chegar lá! O segredo é tentar!
Se você acha que uma certa área é a sua área, então ande pelo caminho dela! Mas o mais importante: Não desista!
Eu fico muito feliz de ter os amigos que reuni aqui! Todos eles me ajudaram desde o início!
Eu não nasci sabendo mapear, eu treinei e treinei bastante! E foi com a ajuda de todos vocês!
Então, se quiserem um apoio, estou aqui para isso! Aliás, todos nós estamos!
Até mais, pessoal! E boa sorte com seus projetos!
Até mais, Allan! E obrigado pela entrevista!

[/box]
[box class=titlebg]
Final
[/box]
[box class=windowbg2]Essa foi a entrevista com o Alisson pessoal, espero que estejam gostando das entrevistas, um abraço a todos, e deixem seus comentários para o Alisson.

  Gostaria de dizer que essa entrevista foi muito legal! Aproveitei bastante do meu tempo lendo ela! Sério!

   Ele é um exemplo de superação! Sem mais! Boa sorte na sua vida maker, Alisson!

Oba, mais uma!

Bem legal a entrevista, o alisson é um dos membros que mais tenho visto ativos por aqui, e que a julgar pelas mensagens é um cara legal.

Não acho que o Homenagem a CRM ser jogável tira o perfil de homenagem, mas isso não é discussão para este tópico.

Até mais esperando você me chamar... kk
~ Masked

 Opá, curti a entrevista, pois mais que você tenha deixando um pouco oculto de que você se perdeu no meio da entrevista, ficou bem legal.. seu stalker



Curti achei bem legal, a entrevista dessa vez teve o clima mais calmo e adorei saber mais da homenagem a centro rpg maker.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Citação de: lobozero online 31/01/2014 às 21:55
  Gostaria de dizer que essa entrevista foi muito legal! Aproveitei bastante do meu tempo lendo ela! Sério!

   Ele é um exemplo de superação! Sem mais! Boa sorte na sua vida maker, Alisson!

Obrigado pelo comentário lobozero! Ele é um exemplo de superação mesmo! Fiquei até emocionado com a história dele!

Citação de: Masked online 31/01/2014 às 22:15
Oba, mais uma!

Bem legal a entrevista, o alisson é um dos membros que mais tenho visto ativos por aqui, e que a julgar pelas mensagens é um cara legal.

Não acho que o Homenagem a CRM ser jogável tira o perfil de homenagem, mas isso não é discussão para este tópico.

Até mais esperando você me chamar... kk

Alisson é o membro que mais tem visto ativo aqui? VincentVII não curtiu isso xD.
Alisson é gente boa, e um excelente maker.

Citação de: Dax online 31/01/2014 às 22:18
Opá, curti a entrevista, pois mais que você tenha deixando um pouco oculto de que você se perdeu no meio da entrevista, ficou bem legal.. seu stalker

Eu não sou stalker u.u
Eu me perdi no meio da entrevista? Nem percebi isso huehue.
Obrigado por comentar.

Citação de: Felipe@Pedro online 31/01/2014 às 22:22
Curti achei bem legal, a entrevista dessa vez teve o clima mais calmo e adorei saber mais da homenagem a centro rpg maker.

Opa, que bom que gostou Felipe@Pedro, tentarei trazer mais entrevistas assim.
Obrigado pelo comentário.

Eu também nem queria parar de conversar da santa madrugada ha ha!
A conversa estava muito boa, sem contar que ela ficou bem grande e interessante!
Obrigado por me incluir na entrevista e vamos ás próximas! \o

Nossa! Entrevista muito boa! É sempre bom saber mais sobre os membros da CRM! Só acho que você devia aumentar a fonte! DS!

Pontos de exclamação, pontos de exclamação everywhere.

Mas sério, Alisson, você tem que parar com isso! Você não tem noção como incomoda ler trocentas frases assim! Um dia alguém vai acabar tendo um ataque epilético! Ou então os pontos de exclamação vão dominar o mundo! Talvez! A! Dominação! Já! Tenha! Começado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Viva a lenda!



01/02/2014 às 09:05 #9 Última edição: 01/02/2014 às 09:07 por Alisson
Citação de: VincentVII online 01/02/2014 às 08:19
Pontos de exclamação, pontos de exclamação everywhere.

Mas sério, Alisson, você tem que parar com isso! Você não tem noção como incomoda ler trocentas frases assim! Um dia alguém vai acabar tendo um ataque epilético! Ou então os pontos de exclamação vão dominar o mundo! Talvez! A! Dominação! Já! Tenha! Começado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
faz isso naum...........
Rsrsrss calma, já estou aprendendo a lidar com isso viu?
Obs: Culpa do professor que mandou a gente dominar o mundo com exclamações!

Tio !
Você está cada vez mais crescendo aqui na comunidade,fico muito feliz em
saber que você está crescendo e sendo reconhecido.
Continue assim Alisson :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Alisson online 01/02/2014 às 09:05
faz isso naum...........
Rsrsrss calma, já estou aprendendo a lidar com isso viu?
Obs: Culpa do professor que mandou a gente dominar o mundo com exclamações!

Esse professor deveria ser morto!!!!! Que maldito!! MALDITO!!! D: !!

Mas é como o Vincentão disse. Você deveria corrigir isso, Alisson. Você não imagina o esforço tremendo que eu fiz para ler essa entrevista, e olha que ainda pulei alguma partes, rs.

De qualquer forma a entrevista ficou legal e o DS vem melhorando a cada uma delas. Isso aí, cara. Continue assim. Até a próxima entrevista.  :ok:

01/02/2014 às 13:11 #12 Última edição: 01/02/2014 às 13:12 por Alisson
Spoiler
Citação de: Kazuyashi online 01/02/2014 às 12:40
Citação de: Alisson online 01/02/2014 às 09:05
faz isso naum...........
Rsrsrss calma, já estou aprendendo a lidar com isso viu?
Obs: Culpa do professor que mandou a gente dominar o mundo com exclamações!

Esse professor deveria ser morto!!!!! Que maldito!! MALDITO!!! D: !!

Mas é como o Vincentão disse. Você deveria corrigir isso, Alisson. Você não imagina o esforço tremendo que eu fiz para ler essa entrevista, e olha que ainda pulei alguma partes, rs.

De qualquer forma a entrevista ficou legal e o DS vem melhorando a cada uma delas. Isso aí, cara. Continue assim. Até a próxima entrevista.  :ok:
[close]
Professor do caramba, agora que eu vi que ele não tinha citado os pontos de exclamação depois da aula dos por quês!
Agora vi aqui a descrição dele e corrigi isto num piscar de olhos.
Obrigado pessoal, e agradeço ao Allan pela bela entrevista.
Que venham mais! (< usei correto agora pois é uma expressão de emoção rsrsrsrrs)

A entrevista foi legal, foi ao longo da madrugada. E ficou grande, acho que podemos parar para ler e relaxar.

Opa!

Muito boa a entrevista Allann!
Sempre leio elas... apesar de nunca comentar...

...

Alisson! Valeu pela dica de mapeamento.
Foi bom conhecer mais sobre você.
E... continue com o seu ótimo trabalho, mano!

:linha3:

Até!

:ok:

Alisson é um cara expressivo,por isso das exclamações XD
Muito legal e entrevista Ds,soou tudo bem natural! Curti o trabalho de vocês,guerreiros das zero horas.
Gifts: Mistyrol | [