O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Você tem medo dos "homens de preto" da Nintendo?

Iniciado por Adriano Henrique, 16/10/2019 às 13:25

Olá a todos e saudações.

Estive muito tempo fora mas pretendo retornar assim que possível. Quero deixar claro que não estou zuando com nenhum fã da nintendo, o universo nintendo é bem legal e marcou minha infância e adolescência também, mas eu vou explicar o porque de minha pergunta:

Muitos de nós sabemos que a nintendo promove uma verdadeira caça as "bruxas" mesmo quando o projeto do fã é sem fins lucrativos, mas mesmo assim muitos de nós gostamos de seu universo, então eu pergunto pois eu também fico de orelha em pé quando penso em fazer um game maker com características da empresa.

Não estou dizendo que vou trabalhar em um projeto assim, apenas digo que é possível que eu trabalhe, mas preciso da opinião de vocês:

Você faria um game maker com os jogos da Nintendo? Pokemon, Mario e etc....?

Agradeço os comentários isso pode ser inspirador.

16/10/2019 às 13:34 #1 Última edição: 16/10/2019 às 13:36 por Victor Sena
Já sabendo o que acontece com projetos baseados nas franquias da Nintendo, mesmo sendo free, não faria.

Agora, caso for algum easter egg, não veria problema.

2010 ~ 2016 / 2024

Honestamente? Não. Ter o trabalho de fazer um projeto só para receber Cease and Desist quando você poderia fazer algo próprio não me parece ser um uso razoável de tempo. Mas se estiver fazendo por aprendizado, é claro, nunca será perda de tempo.

Não tenho medo e ainda sou a favor da postura deles (por mais que apareça gente pra me odiar por causa disso, é um fardo que estou disposto a carregar).

Eu sempre falo sobre pirataria, direitos autorais, etc, no meu blog pessoal, principalmente depois do que aconteceu com o Fantasya. Da parte da Nintendo, pode até parecer "frescura", mas eles estão certos em combater pirataria, réplicas de fans, etc. É uma propriedade deles, é com isso que eles vivem.

Ainda quero escrever outro artigo falando mais a respeito do capital de giro, como a pirataria afeta isso e como nenhuma empresa, por maior que seja, tem o "poder do dinheiro infinito do Batman".

A propósito, o último artigo que escrevi foi esse sobre as leis dos direitos autorais. Tem uma parte que explica mais detalhadamente o que pode ser feito ou não em um jogo e por que essa lei é tão importante para o progresso da humanidade. :ok:

https://alyssonlneto.blogspot.com/2019/07/entenda-os-direitos-autorais-para-games.html
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Citação de: CleanWater online 16/10/2019 às 13:46
Não tenho medo e ainda sou a favor da postura deles (por mais que apareça gente pra me odiar por causa disso, é um fardo que estou disposto a carregar).

Eu sempre falo sobre pirataria, direitos autorais, etc, no meu blog pessoal, principalmente depois do que aconteceu com o Fantasya. Da parte da Nintendo, pode até parecer "frescura", mas eles estão certos em combater pirataria, réplicas de fans, etc. É uma propriedade deles, é com isso que eles vivem.

Ainda quero escrever outro artigo falando mais a respeito do capital de giro, como a pirataria afeta isso e como nenhuma empresa, por maior que seja, tem o "poder do dinheiro infinito do Batman".

A propósito, o último artigo que escrevi foi esse sobre as leis dos direitos autorais. Tem uma parte que explica mais detalhadamente o que pode ser feito ou não em um jogo e por que essa lei é tão importante para o progresso da humanidade. :ok:

https://alyssonlneto.blogspot.com/2019/07/entenda-os-direitos-autorais-para-games.html


Mas tipo, ao meu ver, fazer um fan service gratuito não seria plágio e sim marketing gratuito, a Capcom por exemplo chegou a contratar os camaradas para fazerem parte da equipe de RE2 Remake, e também eu vejo um monte de games de Resident Evil que a Capcom não cai matando em cima.

A nintendo já derrubou 562 projetos de fã, uma pista de kart onde os corredores se vestem de personagens de Mario foi processado e até uma festa temática feita por fãs estilo um evento de Cosplay foi processada em 4 mil dólares, tipo isso não chega a pagar nem os honorários dos advogados. Será que eles não estão indo longe demais?

Daqui a pouco se eu me vestir de Link para um evento por exemplo, corro o risco da guarda pessoal da nintendo me levar preso não importa que país eu esteja.

Porém mesmo não concordando com tudo que me diz meu amigo eu respeito sua opinião, mas acho um exagero em alguns casos, eles ganhariam mais financiando um talentoso fã do que processando-o.

16/10/2019 às 14:41 #5 Última edição: 16/10/2019 às 14:53 por CleanWater
Citação de: Adriano Henrique online 16/10/2019 às 14:00

Mas tipo, ao meu ver, fazer um fan service gratuito não seria plágio e sim marketing gratuito, a Capcom por exemplo chegou a contratar os camaradas para fazerem parte da equipe de RE2 Remake, e também eu vejo um monte de games de Resident Evil que a Capcom não cai matando em cima.

A nintendo já derrubou 562 projetos de fã, uma pista de kart onde os corredores se vestem de personagens de Mario foi processado e até uma festa temática feita por fãs estilo um evento de Cosplay foi processada em 4 mil dólares, tipo isso não chega a pagar nem os honorários dos advogados. Será que eles não estão indo longe demais?

Daqui a pouco se eu me vestir de Link para um evento por exemplo, corro o risco da guarda pessoal da nintendo me levar preso não importa que país eu esteja.

Porém mesmo não concordando com tudo que me diz meu amigo eu respeito sua opinião, mas acho um exagero em alguns casos, eles ganhariam mais financiando um talentoso fã do que processando-o.

Cada empresa tem uma postura. O projeto do RE2 por exemplo, a Capcom decidiu investir, mas repare bem, eles não deixaram os fãs lançarem o remake por conta própria, mesmo que "de graça". A Nintendo mesmo já deixou um clone/paródia de Zelda ser lançado oficialmente pro Switch, o Ittle Dew, mas e quando a pessoa literalmente usa a imagem de um personagem?

Mesmo quem está fazendo isso "de graça", na realidade não é tão "de graça" assim. Quantos sites de ROMs por aí não são lotados de ads? Pra onde vai o dinheiro desses ads? E aquelas revistas com CD-ROM com clones/roms que viviam aparecendo com o Mario, Luigi e Yoshi na capa? A Nintendo recebeu algum centavo pelas vendas sendo que esses personagens fazem parte do seu branding? Cada download, seja de uma ROM ou fangame/clone/réplica é uma possível cópia que eles também deixam de vender (não esqueci das revistas que também ganharam muita grana as custas da Nintendo).

Muitas empresas, as vezes não caem matando em cima, não por falta de vontade, mas por não terem tomado conhecimento do fato ou simplesmente falta de grana pra processar mesmo. Quando o assunto é direito internacional a coisa muda de figura e fica bem mais cara e complexa. Não é todo mundo que tem como financiar isso. As vezes sai mais barato "fazer vista grossa", mas isso não significa que eles não estejam tendo algum tipo de prejuízo.

Outra coisa que você deve levar em consideração é que os sites de notícia vivem de sensacionalismo, muitas vezes a realidade não é 100% do jeito que eles mostram nas matérias. Também acontece muito podre por debaixo dos panos da indústria dos jogos, jornalismo incluso. Junte dois mais dois e me diga, quem ganha sujando a imagem e gerando "hate" contra a Nintendo, uma das líderes da indústria de jogos desde os anos 80?

Pra terminar, um minuto de reflexão... A Nintendo já processou o CentroRPG por causa desse emoticon aqui? >>> :link: Por que ainda não fizeram isso? :sera:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Entendo seu ponto de vista, mas continuo discordando em parte. Pode sim haver sensacionalismo principalmente por parte da concorrência, mas não se deve esquecer que são muitas pessoas que reclamam e nem todas são de Blogs e tem canais no youtube ou fazem parte de um jornal, muita gente é povão como nós aqui somos que até processam a Nintendo por consoles defeituosos e as reclamações são muitas mas a Nintendo que mais que o brasileiro se exploda (mas isso é outra história), mas sei que você irá me dizer que fazer produtos com defeitos não é desculpa para alguém fazer fan service, mas ela também não ajuda muito a vida dos fãs não, muita gente também reclama de seus serviços online serem uma porcaria.

Seja como for isso me entristece pois eu gosto da pegada estilo jogos para a família toda que ela criou e no fim das contas a empresa somente se interessa por lucros.

A Sega até onde sei tinha começado uma caça as "bruxas" no passado, mas ela parou com isso, em resumo eu ficaria feliz que alguém fizesse um fan service meu desde que colocasse meu nome nos créditos e fosse sem fins lucrativos.

Mas eu também sei que sobre tanto músicas e emotions a Nintendo é mercenária demais e logo perturbaria a paz dos fãs, se a nintendo que tem um acervo tão legal de games queria "conquistar" os fãs através do medo, posso dizer que ela conseguiu.

16/10/2019 às 16:02 #7 Última edição: 16/10/2019 às 16:06 por Sotelie
Não me admira que estão chamando a nintendo de "Nova EA".

Usar propriedade intelectual da nintendo sem permissão é contra a lei. Querendo ou não, infelizmente é algo irrefutável. Ela sempre estará certa por mais injusto que seja.
Principalmente que a concorrência dela com a Sony no Japão está acirrada, Switch está passando por muito pouco o PS4 em vendas, e ela não tá afim de perder lucro nessa disputa.

No entanto concordo sim que a nintendo perdeu a mágica em fazer conteúdo de qualidade nos últimos tempos. Só olhar pras versões de Pokémon pra switch e comparar com as versões de DS. Nota-se que estão fazendo qualquer coisa por dinheiro, sabendo que mesmo um jogo ruim vai vender feito água por culpa dos fãs alucinados. Ao menos alguns estúdios ainda priorizam qualidade, como no caso de Metroid Prime 4 e Zelda BotW.

CitarUsar propriedade intelectual da nintendo sem permissão é contra a lei. Querendo ou não, infelizmente é algo irrefutável. Ela sempre estará certa por mais injusto que seja.

É esse o tipo de lógica que não entra na minha cabeça de jeito nenhum. Por que é "injusto" usar propriedade intelectual dos outros "sem a permissão" deles? :sera:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Não é injusto, de fato. Mas as pessoas tendem a pensar assim. Dito isso, "por mais injusto que seja...".
Um exemplo são os repositórios da Microsoft no Github. Vendo a seguinte situação, há muitas pessoas que querem fazer demandas para a Microsoft portar seus softwares para outras plataformas só porque ela liberou o código da maioria de suas propriedades, sabendo que não apenas isso não daria lucro algum para a Microsoft como também tais softwares dependem fortemente de dependências que só existem em sua plataforma, Windows. Aí quando eles dizem não, não pode e está fora do escopo do nosso projeto fazer isso, o pessoal começa a odiar.

Deixando minha opinião aqui.

Acho que a Nintendo tem todo o direito de ir contra fangames que usam sua "propriedade intelectual", aliás, isso é lei no mundo todo não só no mundo dos games como de qualquer outra coisa, mesmo que algumas das vezes consigam dar "um jeitinho" pra burlar isso. Vide o caso Evoque da Jaguar/Land Rover com a Jiangling Motor, onde a montadora chinesa praticamente fez um Ctrl+C - Ctrl+V do veículo da marca britânica e vendeu feito água, até finalmente nesse ano conseguirem interromper a produção dos chineses.

Agora, a pergunta que fica é se a Nintendo está fazendo o certo ou não na visão comercial da coisa. É inegável que fangames mantém vivos jogos antigos por aí em que a Nintendo, ou outra produtora de jogos, deixou milhares de fãs carentes por não dar continuidade, e esses fangames mesmo quebrando regras de propriedade intelectual, acabam jogando a favor dessas produtoras.

Um exemplo básico. Chrono Trigger é um sucesso de 1995, ou seja, fazem quase 25 anos que foi produzido e fora uma continuação meia boca em 1999 a Square (pelo que eu saiba) nunca mais lançou algo sobre a franquia. De lá pra cá muita coisa mudou nos games, e certamente muita criança/adolescente de hoje com seus 12-15 anos nunca sequer jogou ou sequer tem conhecimento desse grandioso game. É aí que os fangames podem ser favoráveis ao manter viva essa história, lançando hacks mais atualizados e conquistando um público que talvez, o jogo original não conseguisse buscar ou então mantendo os fãs da franquia lá de 95 ainda com lembranças boas do jogo e com vontade de comprar algo mais atual que eventualmente a Square quisesse lançar.

Tá, talvez seja um pouco exagerado isso que eu falei, mas acho que é coerente. Então pra mim, dependendo o jogo e principalmente de quando ele foi lançado, acho meio que um tiro no pé da própria Nintendo tentar bloquear qualquer coisa vinculada aos produtos deles. Claro, se é um jogo atual que ainda está no mercado e consideram uma continuação, aí nada mais que correto na visão comercial limar isso do mercado.



Agora respondendo a pergunta, usando o RPG Maker como forma de hobby (que foi como eu sempre usei), acho que eu faria sim caso tivesse essa vontade de me auto satisfazer e satisfazer talvez uma parcela do mundo maker que iria jogar, acho que dificilmente a Nintendo chegaria até aqui e me faria tirar o game do ar, mas caso fizesse eu retiraria sem problemas, e ficaria feliz pelo menos por mim e por quem tenha jogado até então.

Eu hoje em dia não faria, mais porque estou preferindo coisas mais originais e talz, mas com certeza faria uns anos atrás.
Agora tem um risco ai, mesmo não comercial, em especial quando se trata da Nintendo. O Ludo sabe muito, mas muito bem sobre isso então se invoca-lo direito ele pode falar as experiências que teve com fan-games e material usando coisas da Nintendo.

Agora sobre a segunda parte da discussão, se o que ela faz é certo ou errado. Errado não é, porque está no direito dela, mas acho ridiculamente exagerado o modo como a Nintendo caça esse tipo de material. Uns bons anos atrás alguém aqui mesmo da CRM, lembro que falou com alguma outra produtora grande (desculpe, esqueci qual foi) e a resposta que recebeu, obviamente de tipo um RH da empresa, agradecendo o interesse e permitindo o uso dado as explicações na mensagem sobre ser não comercial, a partir de um jogo antigo etc. Uma resposta meio padrão para aquela empresa quando perguntam sobre o mesmo, a Nintendo derruba coisas que inclusive divulgam ela e isso acho um exagero extremo. Por exemplo vi strike em fan-games que divulgavam a marca, em videos com a música do Pokémon (tipo sério, isso é divulgação de graça pra eles), na festa que foi dito ai em cima. Já pensou, você dá uma festa pro seu filho do pokémon, ai no outro dia chega uma carta falando que você usou a imagem sem permissão? Exagerei um pouco, talvez não, se a festa for bem grande e enfins...


Acho que a pessoa pode fazer sim, só tem que estar preparado para tirar do ar quando fizer um mínimo de sucesso.

17/10/2019 às 10:33 #12 Última edição: 17/10/2019 às 10:36 por Ludovic
é irrelevante para os negocios se é para fins lucrativos ou nao.
Se tem publico sendo alcançado com algo que vc não criou originalmente, vc pode estar tirando publico, confundindo conceitos entre outros problemas.
sério, tem muita gente que tem uma visão totalmente diferente de "Pokemon" por exemplo, pelo fato de so jogar hack roms (alterações de roms de jogos de GBA), e fan-games, e nao faz ideia de como é a franquia realmente. Isso atrapalha a imagem que a franquia quer passar. Quase todo produto da nitendo é uma mina de ouro interminável, por isso eles pesam em cima.

Mas a questão nao está em "fazer um projeto de jogo fan game" da nintendo e sim querer abocanhar uma parte de publico já consagrado com uma midia que tem nome de peso.
Vc pode fazer tranquilo um fan-game para estudo, melhor coisa que vc faz pra aprender
Mas compartilhar, querer um publico jogando, é outra conversa. se ficar popular, vai ser notificado de ação assim como varios outros.

Mas como eu nao entendi 100% o post, se o caso for:
Vc está querendo criar um game "aos moldes nintendo", aí não há problema, desde que nao seja uma copia descarada. dá pra vc fazer um game similar a zelda porém com suas proprias mecanicas, sem ser aquela coisa que os jogadores digam: -essa pohaa é puro zelda disfarçado. kkkk
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Concordo que todo autor tem direitos sobre suas criações, mas também existe um equilíbrio a ser respeitado por parte das empresas, fan services de Resident Evil tem aos montes e o melhor deles foi o Rebirth e nunca foi tirado do ar. O que a nintendo faz é uma caçada aos próprios fãs, todavia eu ainda não criei nenhum game mas tenho em mente algumas alternativas na minha cabeça, um jogo grande mas pequeno ao mesmo tempo, eu vou explicar: Um game que seja legal e que tenha no mais, extrapolando os limites, uns 100 megas, se bem que planejo ser econômico o possível.

Sabe pessoal eu gosto dos mais variados tipos de games e gênero diversos (ação, tiro, terror, guerra, rpg e etc...) Mas eu sinto falta de games mais do tipo família, se eu for fazer um game eu também pegaria títulos de outras franquias para um crossover como Altered Beast, Sonic e Alex Kidd, fazer um game mais "anos 90", repito eu gosto de uma atmosfera diferente de outros games mas pra mim seria um desafio pessoal criar algo mais light, sem tocar o dane-se como god of war e a bandidagem solta de gta por exemplo.

Criar algo nos moldes da nintendo sem usar de seus títulos diretamente é uma possibilidade sim, mas eu não prometo que faria a curto prazo algo próprio, todavia eu já tenho um personagem bem fantasioso nesse sentido, sei que não faz parte do assunto abordado mas ainda bem que Digimon tem outra produtora sem ser a Nintendo.

Corrigindo: eu tenho mais de um personagem fantasiosos e quero agradecer a participação de vocês nesse tópico pois nem tudo são "espinhos" no caminho, porém meu maior medo não é usar o universo nintendo para criar um game, meu maior medo é não achar uma equipe nem para fazer pixel art.

Outro problema pra mim foi um incidente que removeram um anexo meu que eu iria precisar usar então eu vou ter que pedir de novo para editarem os personagens, também perdi um bom programa de character generator do Maker 2000, mas penso em usar o XP no caso.

Tô achando que pra fazer um fã game de Mario eu vou ter que me inspirar no filme live action dos anos 90, é triste mas eu acho que nem aquilo interessaria para a Nintendo. KKK 

Bom assunto off a parte criar algo mais tipo família é um desafio que gostaria de encarar, claro que tem jogos de rpg fantasticos como Final Fantasy e Valkyrie Profile Lenneth que tem um clima bem legal e roteiros envolventes, eu não quero criar um game que se pareça com uns filmes brasileiros mais antigos como O homem que desafiou o diabo, pensei que fosse uma comédia mas eu nem terminei de assistir pois minha mãe estava na sala e ai eu fiquei com vergonha de assistir o resto.

Mas em resumo, eu busco um desafio pessoal e criar algo aos moldes nintendo é algo que eu gostaria de tentar.

18/10/2019 às 19:16 #14 Última edição: 18/10/2019 às 19:18 por CleanWater
CitarMas em resumo, eu busco um desafio pessoal e criar algo aos moldes nintendo é algo que eu gostaria de tentar.

Adriano, como eu já havia explicado neste artigo, sim, você pode fazer algo nos moldes da Nintendo! Não existe nenhuma lei que lhe impeça de fazer isso. Você só não pode usar os personagens deles!! Simples assim. :ok:

Quer ver um clone de Super Mario que nunca foi (e nunca será) processado? Clique aqui.

Boa sorte no seu projeto!!! :urra:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente