(https://i.imgur.com/oKCXXiC.jpg) | RPG Maker e a Pirataria (https://youtu.be/MXwqacENgfs) Sobre a influencia da pirataria na comunidade de RPG Maker |
(https://i.imgur.com/aMwjfNZ.jpg) | Como Instalar Todos os RPG Makers (https://youtu.be/oDfn0Zymp48) Tutorial de instalação de todas as versões desde o RPG Maker 95 até o mais atual, MV, bem como seus links de download |
(https://i.imgur.com/r0nMW5i.jpg) | Conhecendo todos os RPG Makers (https://youtu.be/42ojhvalcLY) Um breve uso e teste de game em todas as versões do rpg maker para computador |
(https://i.imgur.com/SkTlP9o.jpg) | Comandos mais básicos (https://youtu.be/QtFQJzmTyDQ) Um passeio rápido apenas para conhecer a interface do programa |
(https://i.imgur.com/e87QUSY.jpg) | Comandos de mensagem (https://youtu.be/FFITnf3eKzQ) Os comando de mensagens do rpg maker tem muitos efeitos que podem ser aplicados muito facilmente, como mudança de cor, tamanho, exibição de ícones e nome de personagens |
(https://i.imgur.com/rBCpkVt.jpg) | Mapeamento com Shift e Dicas (https://youtu.be/JGlYmkzSqzQ) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Se você não está usando a tecla Shift regularmente no seu mapeamento, então tenha certeza que a perspectiva dos seus mapas está sendo prejudicada. Inclusive neste tutorial eu uso um ambiente em 3D para explicar melhor a perspectiva |
(https://i.imgur.com/c2vg9rI.jpg) | Loja por Variável (https://youtu.be/nNRSUxH4TFI) Atendendo a um pedido de tutorial, manipulamos o preço dos itens através de variáveis, claro, utilizando um Shop por script call muito simples |
(https://i.imgur.com/oHPkyTh.jpg) | Importância do backup do projeto (https://youtu.be/2pLfWA_zS3U) Se você já perdeu ou costuma perder arquivos e projetos de algum modo, esse video é pra você. Nele vamos conhecer métodos de impedir que o projeto seja prejudicado por um desligamento do pc, ou exclusão de arquivo e etc |
(https://i.imgur.com/mDmVPZq.jpg) | Porta com senha numérica ou verbal (https://youtu.be/BZ9-jGJnT10) Pode ser uma porta, ou um computador, ou uma estátua, qualquer coisa que você queira colocar uma senha para o jogador tentar decifrar antes de passar por ali |
(https://i.imgur.com/or6zCzb.jpg) | Intro do Jogo com video e como converter (https://youtu.be/zLXQAtjDiV4) Como converter um video para rodar no rpg maker e também como fazer para o game começar com um video antes do heroi e o mapa aparecerem |
(https://i.imgur.com/Y3pKOL5.jpg) | Sistema de Garrafa (https://youtu.be/tItNSZQxpsc) Similar ao zelda, basicamente usamos um item "garrafa" para encher com algum tipo de conteúdo, e quando usar este conteúdo, ficamos com a garrafa vazia novamente |
(https://i.imgur.com/UVUZ12E.jpg) | Mover estátua para abrir porta (https://youtu.be/VakpXFt95iE) Como mover um objeto empurrando, colocando ele sobre uma posição definida no mapa e isso liberar a tranca de uma porta, bem parecido com os desafios do Resident Evil. Adicionalmente, como fazer para uma porta só ser revelada após posicionar estátuas no local definido |
(https://i.imgur.com/AmBJcxX.jpg) | Como finalizar eventos (https://youtu.be/i-BQ0wfybc0) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Sabe aquele baú que você criou para dar algo ao jogador apenas uma vez, mas sempre que o jogador interage, volta a ganhar algo de novo e de novo? Isso ocorre porque você não finalizou corretamente o evento, e é isso que este pequeno tutorial ensina |
(https://i.imgur.com/BVTwOaY.jpg) | Como gerar blocos in-game (https://youtu.be/t77i90yXVpU) Como gerar blocos via eventos para construir barreiras ou até mesmo casas. Basicamente acessando o menu, usando um item, e este bloco aparece na sua frente, o que você pode fazer com isso? Fica a cargo da sua criatividade |
(https://i.imgur.com/KP6d0t6.jpg) | Escolher heroi ao iniciar o jogo (https://youtu.be/_ouWp2XHJ3g) Um esquema simples de escolha de personagem ou gênero que o jogador deseja iniciar no game |
(https://i.imgur.com/1eQXsie.jpg) | Adicionar ou Remover pesonagens durante o jogo (https://youtu.be/c98AhDn0d1s) Troque de personagem, remova ou adicione novos durante o jogo |
(https://i.imgur.com/3ZgEaIw.jpg) | Como ter uma mente de criador de jogos (https://youtu.be/JEw0GnqkRKE) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Aqui você vai conhecer alguns macetes para separar a mente fantasiosa da mente de desenvolvimento, algo que pode acelerar muito a suas habilidades como desenvolvedor de jogos e também facilitar sua compreensão quando precisar de ajuda ou quiser criar algum sistema |
(https://i.imgur.com/djfA22t.jpg) | Sistema de Voar (https://youtu.be/6MysMLQ28Kg) Como criar um sistema de vôo muito otimizado de uma forma que precise apenas uma tecla para ativar ou desativar, voar livremente e também não permitir pousar ou chegar perto de áreas que você determinar |
(https://i.imgur.com/DjwcKIy.jpg) | Como baixar e utilizar plugins (https://youtu.be/-re7JWfz688) Como pesquisar de maneira mais efetiva e como utilizar plugins da forma mais simples |
(https://i.imgur.com/7HOPan9.jpg) | Como tirar print e enviar em 5 segundos (https://youtu.be/VKcbDCv-gCQ) Tirar um print pode parecer algo facil pra alguns, mas um dos maiores problemas de quem não consegue encontrar ajuda em seu projeto é não saber tirar print ou não saber tirar da maneira correta. As vezes os usuarios mandam fotos tiradas da tela com o celular, ou tiram um print da area inteira do computador e não da pra ver nada com clareza, então este video vai te ajudar a ser ajudado, mostrando como tirar um print rapidinho e fácil permitindo tanto enviar direto a redes sociais como gerar link para forums |
(https://i.imgur.com/EF8IdRG.jpg) | Como fazer a câmera seguir eventos (https://youtu.be/PSCFk4bq1O4) Comandos simples pra construir uma cena onde a câmera do jogo acompanhe um evento que não seja somente o heroi |
(https://i.imgur.com/vyMPzm9.jpg) | Como editar plugins (https://youtu.be/BmQOlZh8IyM) Editar alguns detalhes em scripts e plugins é algo fácil, o chato é quando você não usa o programa de leitura correto e fica tudo bagunçado como o bloco de notas por exemplo. Este video vai te mostrar um programinha gratuito, leve e simples que mostra os scripts e plugins de uma forma muito organizada com número da linha, cores diferentes e tudo mais |
(https://i.imgur.com/cZYjJZE.jpg) | Como usar pictures (https://youtu.be/uhkHitDOZls) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Neste tutorial aprendemos a usar, colorir, girar, fazer aparecer, fazer sumir pictures de maneira simples, e também alguns efeitos muito interessantes como por exemplo: Usar imagens grandes de personagem com entrada e saida suaves que são ideais para visual novels e também uma janela de mensagens totalmente personalizada substituindo a janela padrão e outras coisas |
(https://i.imgur.com/UgxGSXd.jpg) | Como usar condições (https://youtu.be/IWl_L_RdnvQ) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Condições são indispensáveis para se criar um game, este tutorial não pode ser pulado |
(https://i.imgur.com/bmB2HuO.jpg) | Como usar Switches ou Interruptores (https://youtu.be/pFa93BjLEAk) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Um jogo que não utiliza switches provavelmente será um game bastante ruim (a menos que seja substituido por variáveis) |
(https://i.imgur.com/DMPUGqh.jpg) | Como usar variáveis (https://youtu.be/YDytqZVnb04) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Váriaveis são fundamentais em todo sistema do jogo, elas são usadas até mesmo quando você não sabe que as está usando. Conhecer as variáveis vai tornar praticamente tudo no desenvolvimento de jogos mais fácil. Quem decidir ignorar variáveis vai passar grandes dificuldades com coisas muito simples, até o dia que resolver aprender sobre elas |
(https://i.imgur.com/qvbXM3k.jpg) | Como usar Coordendadas do Mapa (https://youtu.be/ytsn-ryPRHc) - ALTAMENTE NECESSÁRIO As coordenadas do mapa são valores que cada tile possui no mapa, e nós então podemos criar condições para determinadas áreas usando id de região ou as proprias coordenadas puramente |
(https://i.imgur.com/wYtccd4.jpg) | Como usar eventos comuns (https://youtu.be/vZEDLbonZ2Y) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Um game extremamente simples pode ser feito sem um único evento comum, mas se você quisar encurtar o trabalho ou economizar eventos repetitivos, é bom aprender. Adicionalmente Eventos comuns são altamente necessários para criação de sistemas como batalha ABS, sistemas de menu, plantio e colheita, tempo, dia e noite e muito mais |
(https://i.imgur.com/6VJNt8S.jpg) | Ciclos e Labels (https://youtu.be/UgXkzj2Ay-c) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Os ciclos e labels ou marcadores são repetições e direcionamentos que podem tornar um único evento multifuncional e realizar várias tarefas diferentes sem necessidade de uso de outros eventos e abas. São indispensáveis para varios sistemas como: menus, batalhas, craft, sistemas visuais e muito mais |
(https://i.imgur.com/YQP8V0S.jpg) | ID de Região e TAG de Terreno (https://youtu.be/M6Ly_PJ90pY) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Estes valores são fundamentais para criação de sistemas que dependem de onde o jogador ou eventos estiverem se movendo, como por exemplo sistemas de voar, veículos, pesca, plantio e colheita e muito mais |
(https://i.imgur.com/Y5MbuN3.jpg) | Como usar todas as teclas (https://youtu.be/STd2PAJnMsE) Como habilitar o uso de todas as teclas do teclado para realizar funções presentes no rpg maker ou novas funções |
(https://i.imgur.com/OFypeNG.jpg) | História, Enredo e Roteiro de jogos (https://youtu.be/lVfY8iQn8UU) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Se você já se considerou bom em roteiro/história, mas quando postou em algum lugar viu que não parecia interessante aos demais, talvez este video possa abrir a sua mente e também ensinar as diferenças entre Roteiro, História, Enredo, Premissa e Trama, que são elementos fundamentais para uma boa história de jogo |
(https://i.imgur.com/HhmB4Xe.jpg) | Como criticar e reagir as críticas (https://youtu.be/UYKoQn-BJJ8) Um podcast com a participação do Scripter Mauricio Pastana, mais conhecido como Raizen e do Designer Richard, onde nós vamos opinar sobre como receber e como fazer críticas. Isso é ideal pra quem está começando e pra quem se sente muito frustrado quando alguém critica duramente seu projeto |
(https://i.imgur.com/1AiCj7h.jpg) | Como usar os Inputs (https://youtu.be/VUJlYWH3NYk) Como fazer condições de pressionamento de teclas em diversas situações diferentes como, manter tecla pressionada por certo tempo, dar um toque rápido, ou repetir ações com tecla pressionada continuamente |
(https://i.imgur.com/PFowEXz.jpg) | Como deve ser uma demo (https://youtu.be/g_omL4WcGNQ) Este podcast tem a participação do Scripter Mauricio Pastana, mais conhecido como Raizen, e o Richard do Toca do Dragão, onde nós comentamos como e quando fazer uma demo do seu projeto para evitar que uma demo apressada cause uma má impressão, afastando os futuros jogadores do seu jogo |
(https://i.imgur.com/XKvjXIa.jpg) | Tiles passáveis por cima e por baixo (https://youtu.be/VLTCfg7dqjs) Uma forma criativa de criar mapas com tiles passáveis por cima e por baixo, como por exemplo: uma ponte, onde vc pode passar por baixo dela e por cima quando bem entender |
(https://i.imgur.com/zwIga64.jpg) | Transformação de Heroi e Cena de Batalha (https://youtu.be/amFIrwZ3jHg) Como transformar um heroi ou inimigo através de um item, condição ou habilidade, e como criar uma cena de algo acontecendo, ou um diálogo durante a batalha |
(https://i.imgur.com/ECNUOfI.jpg) | Adicionar ou Remover opções no Menu (https://youtu.be/pyiCDawjIEI) Utilizando um plugin do Yanfly, removemos ou adicionamos opções facilmente no menu principal |
(https://i.imgur.com/aKyU5Fv.jpg) | Mudar a Fonte no RPG Maker MV (https://youtu.be/m8zvpIubB4M) Como modificar a fonte padrão para uma que você desejar e também manter essa fonte fixada ao jogo, sem a necessidade do jogador ter que instalar ela antes de rodar o game |
(https://i.imgur.com/CrQYRnV.jpg) | Mudar a fonte no RPG Maker VX Ace (https://youtu.be/BnCG_3BRqNM) Como modificar a fonte padrão para uma que você desejar e também manter essa fonte fixada ao jogo, sem a necessidade do jogador ter que instalar ela antes de rodar o game |
(https://i.imgur.com/rt3D8sN.jpg) | Ator que não entra em batalha (https://youtu.be/3MLbbO7F5vQ) Este vídeo cria um esquema similar a pokemon, onde o primeiro ator não participa de batalhas, ficando assim para os demais fazerem o trabalho. Pode ser usado nao apenas para games no estilo pokemon, mas para o que a imaginação mandar |
(https://i.imgur.com/tKSYdGQ.jpg) | Repel - Repelente de Monstros (https://youtu.be/QmcRs68D2fM) Como criar um item similar ao Repel de pokemon que basicamente, ao ser usado, desabilita os encontros com inimigos por determinado tempo/número de passos |
(https://i.imgur.com/DyrlYlg.jpg) | Como combater a procrastinação e a falta de motivação (https://youtu.be/7uXnFeVT248) Este podcast com os convidados Murilo Maker e o Guilherme do canal downloads aborda experiências ruins com a procrastinação e as boas experiências que o abandono da procrastinação trouxe aos participantes, bem como meios de combater esse problema gigante que atrapalha quase 100% dos projetos |
(https://i.imgur.com/aSIgFqo.jpg) | Super Efetivo e Pouco Efetivo (https://youtu.be/iCAAp9rPVBw) Este tutorial, além de ensinar como usar nativamente esse recurso no RPG maker, ainda mostra uma forma de fazer a informação aparecer durante a batalha |
(https://i.imgur.com/CUMKX0H.jpg) | Visão e Reação de Evento (https://youtu.be/f86I7hWuq4U) Como criar um tipo de NPC que fica parado em algum lugar e quando você passa por ele, ele te desafia para uma batalha, similar aos treinadores pokemon |
(https://i.imgur.com/uJpjuFt.jpg) | Parallax Map - Speed Art (https://youtu.be/0VrCTtWw-Jc) Este video mostra o processo de design de um mapa em paralaxe do início até o funcionamento no RPG Maker em forma de speed art, ou seja, um video acelerado, não é um tutorial, é apenas uma arte fazendo a introdução ao assunto, o qual abordamos cada parte nos tutoriais seguintes |
(https://i.imgur.com/wClq6xU.jpg) | Photoshop Básico para RPG Maker Parte 1/3 (https://youtu.be/UhcDbGL_RTQ) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Ferramentas básicas para trabalhar com gráficos do rpg maker no photoshop, desde uso de pincel, lapis, borracha, camadas, alteração de cor, resolver possíveis bloqueios de edição que vem em algumas imagens e etc |
(https://i.imgur.com/ilMYHV7.jpg) | Photoshop Básico para RPG Maker Parte 2/3 (https://youtu.be/I2VviYImGn0) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Transformações de imagem como distorçoes, perspectiva, métodos de redimensionamento, girar imagem, inverter lados, seleção de partes da imagem, alteração de cores, gama, saturação e brilho de imagens ou partes selecionadas. Seleção avançada de pixels e mais |
(https://i.imgur.com/F0eMM0u.jpg) | Photoshop Básico para RPG Maker Parte 3/3 (https://youtu.be/3plOfWVqnYo) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Neste tutorial aprendemos a exibir e configurar as grades de tamanhos dos gráficos do rpg maker para trabalhar com precisão quando for criar ou adaptar novos tilesets, charsets e etc |
(https://i.imgur.com/KSIXkU8.jpg) | Dublagem de Jogos e Efeitos de Voz (https://youtu.be/G8E5WsqO0LE) Como gravar, editar, salvar o audio no formato que o rpg maker aceita, usar nos diálogos do game, e até mesmo aplicar efeitos na voz como a tão amada voz ultra grave do vilão |
(https://i.imgur.com/XCf3jvK.jpg) | Remover fundo de imagens e sprites (https://youtu.be/a9kkzQeW_cg) Como remover de forma precisa fundo de imagens da internet ou qualquer outro tipo de imagem comum e também a técnica especial para remover fundo de Sprites, que é completamente diferente das imagens convencionais |
(https://i.imgur.com/8OkZ3OJ.jpg) | Criando novos inimigos com RTP (https://youtu.be/X6dVER8SMkQ) Técnica criativa de usar battlers do rtp, retirar partes e formar outros personagens ou versões diferentes dos mesmos pra aumentar ou dar originalidade à gama de inimigos |
(https://i.imgur.com/CJSdysx.jpg) | Adaptando Chars da internet (https://youtu.be/H_QSrHcUg4k) Pra você que já encontrou aquele char tão bonito, mas foi colocar no rpg maker e ficou todo bugado, este video vai ensinar onde pesquisar muitos chars ótimos e ainda como adaptá-los para rodar no rpg maker perfeitamente |
(https://i.imgur.com/ctQPj4N.jpg) | Site Gerador de Chars (https://youtu.be/go61GH5k56U) Este site possui uma gama de opções extremamente numerosa para criar aquele char original que você precisa para o seu projeto e este video ensina desde a usar as opções até fazer o donwload do arquivo final |
(https://i.imgur.com/xMVGBM5.jpg) | GDD - Game Design Document (https://youtu.be/1g9I-GN0H0k) - ALTAMENTE NECESSÁRIO Se você pretende embarcar em um projeto que pode levar meses para ficar pronto, tenha a certeza que você precisa aprender sobre este assunto para evitar um dos males que assola os desenvolvedores de jogos, o cancelamento de projetos por incapacidade, bugs, criticas, procrastinação e outras coisas |
(https://i.imgur.com/ZwxXP5Y.jpg) | Pixel Art do Começo ao Fim (https://youtu.be/HJabLzQd5cs) Criação de uma pixel art simples, dicas de aplicação e também algo fundamental que é a informação do trabalho com pixels que é uma das coisas que mais atrapalham os artistas iniciantes em pixel art |
(https://i.imgur.com/ghAq01H.jpg) | Como animar sprite (https://youtu.be/m5Na4P26jqI) Aqui vemos uma ténica bastante básica de animação que pode ser utilizada em diversas formas, como animação de chars, por exemplo |
(https://i.imgur.com/SslJkwG.jpg) | Criando Battleback com Efeito 3D (https://youtu.be/sUsB93rO0LY) Um efeito muito interessante e criativo para deixar as batalhas com um visual mais profundo e bonito |
(https://i.imgur.com/OMOwl5r.jpg) | Otimização (https://youtu.be/gkBaDzNBK6M) Comparação games bem otimizados e games mal otimizados pra se ter uma ideia da grande diferença entre eles, assim também, dicas importantes sobre otimização de jogos do rpg maker |
(https://i.imgur.com/0t1rrT4.jpg) | Como reduzir peso das imagens do projeto (https://youtu.be/8GdmOSp3GA0) Uma forma bastante fácil de reduzir o tamanho bruto de imagens, reduzindo não apenas o tamanho final do seu jogo, como também reduzindo o consumo de memória ram enquanto ele roda |
(https://i.imgur.com/GAS4u6R.jpg) | Desenho Digital Parte 1/3 (https://youtu.be/icq3_hONNLY) Dicas interessantes de rascunho, aplicativo de poses, medição de proporções e etc |
(https://i.imgur.com/Hfy9PvX.jpg) | Desenho Digital Parte 2/3 (https://youtu.be/CDDatewLcj4) Continuamos a partir do anterior, com um rascunho pronto, feito a mão ou no computador mesmo, vamos a etapa de line art, quando desenhamos digitalmente os contornos do nosso desenho. Ténica com e sem mesa digitalizadora |
(https://i.imgur.com/7yi6W14.jpg) | Desenho Digital Parte 3/3 (https://youtu.be/-R0tqUSVjz8) Continuando o tutorial anterior com as linhas prontas, agora nós aprenderemos sobre aplicação das cores, luz, sombra e arte final do desenho digital |
(https://i.imgur.com/ZZGuZK5.jpg) | Mapa Paralaxe Parte 1/4 (https://youtu.be/-n-1oNX6Diw) Nesta parte inicial vocês vão aprender a pegar um mapa qualquer feito no rpg maker com rtp ou não, tirar um print e editar levemente os detalhes para dar uma cara diferente e mais arredondada |
(https://i.imgur.com/7ExLGLr.jpg) | Mapa Paralaxe Parte 2/4 (https://youtu.be/rQ1M5dvMZQU) Nesta parte do tutorial nós faremos uma base de grade de pixels para desenhar um mapa do zero e utilizar como paralaxe no rpg maker, o que é fundamental para qualquer pessoa que pretende fazer paralaxe original |
(https://i.imgur.com/K47oWUh.jpg) | Mapa Paralaxe Parte 3/4 (https://youtu.be/npI57lj7sE0) Nesta parte do tutorial vamos aprender a criar detalhes do parallaxe que podem ficar tanto na frente como atrás do personagem ou os dois ao mesmo tempo, e tudo sem uso de plugins. Esses efeitos são arcos ou árvores que ficam sobre o heroi ou mesmo efeitos animados e muito mais |
(https://i.imgur.com/G12R2WC.jpg) | Mapa Paralaxe Parte 4/4 (https://youtu.be/uVTOF5tiwJY) Nesta última parte nós veremos como determinar a passabilidade, onde o jogador e eventos podem ou não passar, de uma maneira bastante simples e sem uso de plugins ou scripts adicionais |
(https://i.imgur.com/wc6UChp.jpg) | Mapa paralaxe Parte Extra (https://youtu.be/Unu7JsO82Fw) Speed art comentada do mapa Paradise que bastante gente ficou perguntando como eu fiz. |
(https://i.imgur.com/FCFNaVo.jpg) | Efeito Folhas, Neve, Pétalas, Nuvens e Fog por Eventos (https://youtu.be/0hoYjI4ntEM) Um método fácil de criar e utilizar esses efeitos sem plugins |
(https://i.imgur.com/wvbWAe5.jpg) | Efeito Raio de Sol (https://youtu.be/sQUaKKy_4yg) Um efeito de clima muito interessante que deixa o projeto com uma cara bem mais bonita |
(https://i.imgur.com/0qNsm7R.jpg) | Efeito embaixo da água (https://youtu.be/nl_BXi5nLBo) Usando pictures semi transparentes animadas de forma dsitorcida para dar um lindo efeito sub aquático |
(https://i.imgur.com/aQpf7aT.jpg) | RPG Maker 3D! (https://youtu.be/3lviUJamHEU) Sim, você não ouviu errado, este é um pacote de plugins que renderiza os gráficos do rpg maker em 3D de uma forma magnífica, podendo ser usado como dangeon crawler em primeira pessoa, em 3D com distância, câmera e ângulos definidos ou alternados in game, e até mesmo isométrico |
(https://i.imgur.com/TNR4xHA.jpg) | Tela de Título por Eventos (Live) (https://youtu.be/vC4kqbFcJ2U) Passo a passo da criação de uma tela de título personalidada e totalmente animada |
(https://i.imgur.com/zLwq18r.jpg) | 10 Erros que todo Maker Iniciante Comete (https://youtu.be/HGnCxR-E68w) Podcast com os convidados Murilo Maker e o Guilherme Venâncio do Canal Downloads. Onde vamos comentar a respeito de uma lista de 10 erros que todo maker iniciante comete e dicas para evitar esses erros |
(https://i.imgur.com/VrQdWaV.jpg) | Converter o jogo para Android (https://youtu.be/SbklUU7OtW0) Uma forma simples de converter muito rápido e sem dificuldades o seu jogo para android com finalidade de testes |
(https://i.imgur.com/wjLlzve.jpg) | Sistema de Posicionamento de Imagens (https://youtu.be/Gv3Yrrs65xw) Este video mostra um esquema de mover a imagem que você deseja usando as teclas direcionais no teclado, e então adquirir os valores de coordenadas delas, para então usar em seus sistemas por eventos. O sistema serve para qualquer RPG Maker |
(https://i.imgur.com/smPB8O9.jpg) | Sistema de Posicionamento de Imagens no MV (https://youtu.be/4NAvsZKRJtM) Apesar que o MV também pode usar o mesmo sistema que o video anterior, ele possui uma vantagem que é o uso nativo do mouse, que acelera bastante e deixa mais confortável o posicionamento de imagens |
(https://i.imgur.com/jZPxWP8.jpg) | Imagens Clicáveis na Tela (https://youtu.be/gMgsbetw2o4) Como colocar uma imagem na tela para quando o jogador clicar com o mouse ou tocar na tela do smartphone esta imagem executar qualquer coisa desejada, como no exemplo, chamamos o menu |
(https://i.imgur.com/936bcNP.jpg) | Como Gravar e Editar Gameplay, Trailer e Tutorial (https://youtu.be/H7p6Avll4Cg) Apresentação do programa que eu uso para gravar e editar meus vídeos. Como gravar a tela do pc. Como gravar os sons do sistema e microfone separadamente. Como cortar, aplicar efeitos e transições em video. Aplicação de nivelamento e redução de ruído na voz e até mesmo aplicação de chroma key. Coisas ideias pra quem quer fazer tutoriais, gameplays, trailer do jogo ou até mesmo iniciar um canal |
(https://i.imgur.com/e5siBH8.jpg) | Como fazer um jogo em 2 idiomas (https://youtu.be/Xt7qGjh6oVc) Como criar uma escolha de linguagem no início do jogo e dessa forma, dependendo da escolha, os diálogos terem uma linguagem diferente |
(https://i.imgur.com/lm9rpxJ.jpg) | Método Paralaxe (Live) (https://youtu.be/qls3ZdrNB00) Nesta live, eu faço a configuração de um belo paralaxe e também respondo a dúvidas que surgiram como por exemplo, determinar os gráficos que ficam por cima, animar coisas do cenário, criar paralaxes com partes passáveis por cima e por baixo ao mesmo tempo e tudo sem uso de nenhum plugin, nem aumento de peso no processamento |
(https://i.imgur.com/bIBwsJe.jpg) | Como fechar o jogo em um só arquivo (https://youtu.be/yLch1v4RUR4) Como converter toda a nossa pasta do jogo em um único arquivo executável, impedindo assim que pessoas tenham acesso aos arquivos internos do jogo, e também um método para evitar que o game fique proibido de salvar (coisa que acontece devido a segurança dos sistemas operacionais) |
(https://i.imgur.com/Q6HsyBO.jpg) | Proximidade de Som (https://youtu.be/kqssg9cbryk) Evento que determina que um tipo de som aumente ou diminua à medida que você se aproxima ou se afasta de algum local no mapa. Como exemplo fizemos uma cachoeira que reproduz o som da agua caindo cada vez mais forte à medida que chegamos mais perto dela |
(https://i.imgur.com/6qdJiMh.jpg) | Item Craft Simples (https://youtu.be/WQvINpxjark) Uma forma muito fácil de criar um sisteminha de craft, ou seja criar ou fundir itens para obter novos e mais interessantes itens. Não utilizamos nenhum plugin e nem eventos avançados |
(https://i.imgur.com/QNUBGSm.jpg) | Efeitos de Zoom na Tela (https://youtu.be/3N59ZtSKy00) Comandos simples de aproximação e distanciamento da tela, muito indicado para cenas |
(https://i.imgur.com/eIAM6rq.jpg) | Sistema de Tempo (https://youtu.be/rHKXQZ4S69A) Sistema de tempo muito efetivo e controlável que pode servir para diversos outros sistemas como relogios, dia e noite, platio e colheita e etc |
(https://i.imgur.com/tlj0ly6.jpg) | Relógio Visual Customizável (https://youtu.be/zLUv8UKH73Y) Utilizando o sistema de tempo que criamos anteriormente para criar um relógio visual na tela que vai mostrar horas e minutos, ou se preferir pode exibir outras informações como dia, mês e ano |
(https://i.imgur.com/Uxxlc1s.jpg) | Sistema de Dia e Noite (https://youtu.be/yZpgIz31J1k) Utilizando o sistema de tempo criado anteriormente, para um sistema de dia e noite bastante simples que escurece o ambiente em determinado horário e clareia em outro horário. Fazer certos eventos só aparecerem em determinado horário e a mudança de tom da tela não afetar ambientes interiores |
(https://i.imgur.com/LWSdb14.jpg) | Sistema de Lanterna (https://youtu.be/NjsmyxdVpIM) Sistema de lanterna bastante fácil, com liga/desliga e com um efeito muito bonito |
(https://i.imgur.com/NXspL1D.jpg) | Iluminação por eventos (https://youtu.be/FQKJReN3BrM) Apenas eventos sobrepostos com modo de blend usados para simular iluminação. Fica um resultado bem interessante e pode ser uma alternativa muito boa para evitar usar plugins de iluminação que costumam pesar muito |
(https://i.imgur.com/K9WxgXL.jpg) | Sistema de Pesca (https://youtu.be/LNPuCCD1s-4) Um sisteminha de pesca baseado no sistema simples de pokemon |
(https://i.imgur.com/yzIUA8L.jpg) | Sistema de Plantio e Colheita (https://youtu.be/CMONn4Rh-ic) Um sistema de plantio e colheita independente ou dependente de sistema de tempo. Neste exemplo nós usamos uma planta com 4 fases de crescimento |
(https://i.imgur.com/MfjBo8P.jpg) | Gerador de Mapas Paralaxe Originais (https://youtu.be/lkJkGHgD3es) Gerador de mapas muito bonitos, com relevos, rios, detalhes, um plugin muito rico em variações que pode gerar mapas que você apenas risca um caminho desejado, e o plugin faz todo o resto. Um otimo recurso gráfico para quem quer criar mapas originais para projetos comerciais |
(https://i.imgur.com/yLDj49v.jpg) | Como desativar o mouse (https://youtu.be/Fi-L3tRQCL8) Desativamos o mouse de duas maneiras, uma apenas desativando o recurso de mover o jogador, mas o mouse continua funcionando para menus e sistemas por eventos e plugins, e a outra forma desativa por completo |
(https://i.imgur.com/oxx2PQU.jpg) | Virtual Game Pad (https://youtu.be/6rIQfxbCum0) Usando uma imagem e comandos de script call, criamos um game pad virtual para pessoas que vão jogar o game no android |
(https://i.imgur.com/KxMtcZX.jpg) | Sistema de Menu por eventos (https://youtu.be/q9FdoM0NgvE) Um dos tutoriais mais pedidos, nós criamos usando pictures um sistema de menu visual totalmente personalizável e funcional |
(https://i.imgur.com/rwk3iDC.jpg) | Iniciar o Jogo em Tela Cheia (https://youtu.be/wE0S8Fq1IKo) Neste vídeo eu mostro duas maneiras diferentes e efetivas de iniciar o seu jogo em tela cheia de forma que permita ou bloqueie a opção de voltar ao formato janela |
(https://i.imgur.com/hQ8bvSs.jpg) | Mini-Mapa por Eventos (https://youtu.be/zXLQmzkHtQs) Esquema de conversão de grade que permite criar minimapas na tela do jogo com opção de ativação e desativação através de uma tecla específica ou item |
(https://i.imgur.com/xWoYYPp.jpg) | Temporada de Audio (https://youtu.be/ktuooFK3Da0) Neste video curto eu inicio a preparação dos alunos para a nova temporada de tutoriais de sonoplastia do canal |
(https://i.imgur.com/5kHnieZ.jpg) | Criar música fácil (https://youtu.be/X0YnPCuCzTg) Este método é para aqueles que não entendem nada de teoria musical, mas ao menos conseguem fazer algo dentro de um ritmo, assim, possibilitando a criação de musicas mais simples |
(https://i.imgur.com/Abk4W7T.jpg) | Editar, Cortar, Converter e Reduzir peso de Audio (https://youtu.be/i2ENbWyswKA) Como editar faixas de audio, cortar para remover partes indesejadas, converter para rodar corretamente no rpg maker, aprender a reduzir o peso delas no projeto, aprender porquê algumas musicas simplesmente não rodam no rpg maker, mesmo estando devidamente convertidas e mais |
(https://i.imgur.com/LUwV2YW.jpg) | Som de Passos Avançado (https://youtu.be/fz09E6pM1_w) Sistema de som de passos que inclui variações de som do mesmo passo e de tipos de chão diferentes. Totalmente compatível com o uso do mouse ou teclas de movimento, sem uso de id de região ou tag de terreno por todo mapa (usando somente algumas id de regiões para marcar entrada e saida) |
(https://i.imgur.com/uul82Gh.jpg) | Entendendo Musica Midi (https://youtu.be/f19SGjuAQOc) Básico da programação de musicas sem uso de instrumentos reais, ou seja, metodo midi como preparação para a aula a seguir |
(https://i.imgur.com/FSq45MH.jpg) | Criar Música Completo (https://youtu.be/iMNQa74uK10) Aqui aprendemos do inicio ao fim, desde a ideia até a renderização de uma musica tema para games |
(https://i.imgur.com/aAo1xw9.jpg) | Como criar efeitos sonoros (https://youtu.be/yo2kHYklvFs) Como criar alguns tipos de efeitos sonoros, desde sons de menu até explosões |
(https://i.imgur.com/H03QpRA.jpg) | Converter Midi para Mp3 (https://youtu.be/JCHXxpD-6fc) Como converter musicas midi antigas para mp3 ou qualquer outro formato aumentando e suavizando sua qualidade |
(https://i.imgur.com/wVJxV9U.jpg) | ABS Parte 1/4 - Ataque e Reação de Inimigo (https://www.youtube.com/watch?v=PnKs9UtDeoM) Iniciamos o nosso sistema base para abs por eventos. Aqui criamos um sistema de campo de percepção para os inimigos começarem a agir à uma determinada distância do heroi e também a representação do ataque inimigo ou do heroi |
(https://i.imgur.com/wTpLHvi.jpg) | ABS Parte 2/4 - Configuração básica de dano (https://www.youtube.com/watch?v=hSciUhuah-k) Referenciar os status do heroi no database e usar para formulas de dano e aplicação do dano tanto no heroi como nos inimigos |
(https://i.imgur.com/IMKMyaV.jpg) | ABS Parte 3/4 - HUD de HP do Heroi (https://www.youtube.com/watch?v=GeoniPqoxOM) Criamos uma HUD principal com HP do heroi apenas usando pictures |
(https://i.imgur.com/bP3RvVp.jpg) | ABS Parte 4/4 - Mini HUD Temporária de Dano (https://youtu.be/JzevuY_iVVM) Nesta ultima parte, vamos criar uma barrinha de hp que aparece por 1 segundo sobre o heroi ou os inimigos sempre que levar dano |
Citação de: Victor Sena online 27/07/2019 às 22:48
e aquela explicação sua sobre o RM2003 rodar melhor que os demais. To curioso :seei:
Citação de: Ludovic online 27/07/2019 às 23:02Entende, isso especificamente para 2003. Bacana, sempre gostei de um tático e pensando em um agora que use muitas unidades no mapa é a série Langrisser (Warsong), 8 comandantes com 8 unidades cada comandante, isso do lado inimigo e ainda tem mesma quantia para o lado do bem. (https://www.vgmaps.com/Atlas/Genesis/Warsong-Scenario20.png)
Na verdade foi um teste de stack level que eu precisava para tornar eventos autonomos, era um sistema de batalha tática por eventos nos quais os eventos chamavam um ao outro sozinhos, usando o 2003, não tinha limite, mas usando do VX pra cima (nao tentei no mv), o limite de eventos que controlam/chamam outros eventos é entre 20 e 32.
Citação de: Victor Sena online 27/07/2019 às 23:11
Entende, isso especificamente para 2003. Bacana, sempre gostei de um tático e pensando em um agora que use muitas unidades no mapa é a série Langrisser (Warsong), 8 comandantes com 8 unidades cada comandante, isso do lado inimigo e ainda tem mesma quantia para o lado do bem. (https://www.vgmaps.com/Atlas/Genesis/Warsong-Scenario20.png)
Citação de: Corvo online 29/07/2019 às 19:28Veja, porque esse vale a pena indiquei até pra uns iniciantes verem como se faz uma intro jogável e divertida
Boa, queria baixar há um tempinho, mas a internet não colabora. Assistindo. o/
Citação de: Ludovic online 29/07/2019 às 20:08Warsong (Inglês) = Langrisser I (Japonês), só tem esse nome por causa daquela história de mudarem os nomes quando portavam para outros idiomas.
Cara eu conheço esse mapa, apesar de tecnicamente nunca ter video, conheci langrisser pela versao mobile de PC (acredite, eu nao to doido, tem versão ofcial do mobile pra PC porém continua com nome mobile kkkkkk) Onde tem esse mapa porém com os graficos atuais.
Eu ainda acho pequena a quantidade de aliados, no mobile é apenas 6. E essa quantidade que tem em cada um é só grafico representativo nas batalhas, na real são só 6/8 mesmo kkkkkk
Veja, porque esse vale a pena indiquei até pra uns iniciantes verem como se faz uma intro jogável e divertida
CitarVideo de hoje, gameplay de um maravilhoso game feito aos moldes de final fantasy, o que poderia dar errado?
Citação de: Raizen online 01/08/2019 às 21:29Valeu mano, fiz esse especialmente porque tenho visto bastante acontecer e nem sempre dá pra explicar em texto
Opa! Esse ultimo video acho muito especial, porque por mais que não é algo complexo, muito maker desconhece dessa técnica. Boa tio Ludo :wow:
Citação de: Lacosteflow online 09/08/2019 às 19:19
+1 Inscrito :rei:
Uma pergunta, você só faz gameplay de jogos feito nas engines RPG MAKER?
Citação de: Jorge_Maker online 09/08/2019 às 20:59
Esse ultimo vídeo me fez sentir saudades dos sisteminhas por eventos. Deu até vontade de fazer um igual, só que por scripts no VXAce, apenas pra brincar um pouco. haha'
O legal é que esse tipo de conteúdo praticamente não existe na comunidade brasileira -creio eu-, vai ajudar bastante quem tá começando na área. Lembro que apanhei um pouco pra aprender esses conceitos básicos de variáveis, mas era empolgante explorar os sistemas alheios, entender como as coisas funcionavam e tentar extrair algum conhecimento de lá. xD
Citação de: Raizen online 28/08/2019 às 19:25
Boa! bem simples e funciona bem :XD:
Deixando um comentário porque isso me traz lembranças... Esse sistema é simples, mas se for customizar falas pra cada personagem menino/menina, isso me deu um trampo dos infernos HAHAH, escrevendo uma fala diferente para cada personagem. Enfim isso seria a continuação desse sistema, é bem legal isso de ajudar o pessoal com dúvidas fazendo um tutorial para todo mundo!
Citação de: Avenger_B7 online 28/08/2019 às 19:30
Esses tutoriais são muito bons. É importante ver conteúdo que abrange uma ferramenta assim do zero.
Citação de: Eliyud online 28/08/2019 às 20:27Spoiler
É benino ou benina, benino?[close]
Desculpe! Não resisti.
Ótimo video! Eu gosto dessa customização, embora nunca tenha pensado num projeto de customização onde possamos escolher o protagonista.
Citação de: Corvo online 29/08/2019 às 19:16
Pô, não comento muito aqui mas estou acompanhando haha. Gosto bastante destes tutoriais práticos e curtinhos. Quando sai um explicando as malditas tags de terreno e toda a sua parafernalha? :lol:
Citar<>Key Input Processing: [0020:Key], Wait
<>If Condition: Variable [0020:Key] == 7
<>If Condition: Airship is hide
<>Hide Vehicle
<>Wait: 0.7 seconds
<>Set Vehicle Location: Airship, [0001:VAZIO] (000,000) //Única maneira de deletar o veiculo
<>
:Else
<>Set Variable: [0021:ID-Map] = Player's Map ID
<>Set Variable: [0022:X-POS] = Player's X Coordinate
<>Set Variable: [0023:Y-POS] = Player's Y Coordinate
<>Set Vehicle Location: Airship, Variable [0021][0022][0023]
<>Hide Vehicle
<>
:End if
<>
:End if
<>
Citação de: Crixus online 31/08/2019 às 22:42
Esse sistema de voar fiz um bem parecido no Rm2k/2k3 à uns 10 anos, mas usava apenas uma condição de tecla e outra de verificar se estava dentro do AirShip, algo assim:
Mas foi pra um desses jogos de DBZ/GT da vida que tinha, o cara que pediu (MRM na época) nem chegou a usar.
Citação de: Jorge_Maker online 02/09/2019 às 12:15Também espero, é meu objetivo, deixar um material mais simples pra quem tá começando.
Lembro-me de que o primeiríssimo sistema que fiz no RPG Maker (XP, mais especificamente) foi um de voo, embora não tão complexo como este, isso há uns 7 anos. xD
Parabéns por continuar com os ótimos tutoriais, espero que, com eles, você consiga atiçar a curiosidade de alguém para começar a fuçar os eventos do maker também. haha'
Citação de: Raizen online 04/09/2019 às 23:44
Esse é bem bom! Mas podia ter mostrar tirando a dúvida aqui também né hahaha :XD:
o Lightshot realmente é uma ferramenta muito boa, e não só pra isso, eu uso ela bastante pra mandar coisa no whats, no discord e aqui na CRM.
Citação de: Avenger_B7 online 05/09/2019 às 11:39
Interessante. E ele pode servir para tutoriais e aulas né? Com essa função caneta e marca texto.
Se puder esconder o menu com a função selecionada fica melhor ainda, pq grava a tela com a liberdade da opção. #ggizi
Citação de: Ludovic online 27/07/2019 às 17:00Caraca, você é muito bom pra entender a estrutura dos códigos, eu tonto fiz um plugin que na verdade usava o Javascript Nativo (Navegador ou WebView) pra permitir uso de outras teclas:VIDEO RECENTE - 20/09/2019
Citação de: Corvo online 19/09/2019 às 19:38São coisas que se usadas dispensam om monte de plugin ou de eventos muitos lagados.
Ó ela aí haha. Boa. Essas coisinhas pouca gente usa, mas fazem milagres. Excelente vídeo. o/
Citação de: Crixus online 20/09/2019 às 21:59
...
Citação de: Raizen online 25/09/2019 às 10:55Isso que é bom num podcast divergencias kkkk Eu que agradeço pela participação
Foi uma honra poder participar do Pod Ludo! :XD:
Espero que eu tenha conseguido passar um pouco da minha opinião sobre o tema hahah, mesmo que levemente divergente do de vocês dois. Fiquei feliz pelo resultado e tudo mais, achei muito organizado o modo como fez, além de ter pego um tema bem interessante.
Obrigado pelo convite!
Citação de: CleanWater online 25/09/2019 às 13:59Planejo um podcast por semana. Já segue a gente lá. E se quiser participar só avisar
Não existe essa coisa de "supostamente" destrutiva. Crítica destrutiva é fato, faz parte da realidade. Fora isso, gostei do podcast. Espero ouvir mais... :ok:
Citação de: Ludovic online 25/09/2019 às 18:57
Planejo um podcast por semana. Já segue a gente lá. E se quiser participar só avisar
Citação de: Crixus online 26/09/2019 às 09:14
Poderia usar o teclado virtual do Windows pra mostrar a tecla sendo pressionada ou segurada.
Citação de: Raizen online 01/10/2019 às 15:24
Isso é bem legal! Muita gente pergunta disso várias vezes também.
Citação de: Ludovic online 04/10/2019 às 23:54Aqui tem umas fontes pra deixar o jogo com mais cara de clássico:
Citação de: Crixus online 06/10/2019 às 00:11
Aqui tem umas fontes pra deixar o jogo com mais cara de clássico:
https://centrorpg.com/index.php?topic=22080
Citação de: Ludovic online 08/10/2019 às 19:23Esse da vontade de favoritar pra mandar sempre que alguém pergunta isso aqui hahaha, devo ter escutado de pelo menos uns 7-8 makers essa dúvida :XD:
Citação de: Raizen online 10/10/2019 às 19:24
Esse da vontade de favoritar pra mandar sempre que alguém pergunta isso aqui hahaha, devo ter escutado de pelo menos uns 7-8 makers essa dúvida :XD:
Citação de: Jigsaw online 28/10/2019 às 09:37tamo junto
Cara muito show seus tutoriais, curti pra valer esse de dublagem inclusive vou utilizar no meu projeto! brigadão brother! :heart:
Citação de: skrot21 online 16/11/2019 às 13:23OPa por enquanto eu nao to prentendendo fazer tutoriais sobre plugins, até porque eles tem videos proprios de tutorial e topicos tb.
Ótimo trabalho mano, Muito Bom mesmo ver q o canal é recente e vc está trazendo MUITO material Bom e Útil para os vídeos...
Mal elogiei e já vou pedir :hiding: :heart:
Se possível fazer uns tutoriais sobre Batalha lateral avançada (RPGMV), é extremamente difícil achar material sobre....
vi 2 plugins, yanfly e Victor Engine... se vc conseguisse fazer um tutorial sobre, Te agradeceria Muito :*-*:
Parabéns pelo Ótimo Trabalho, já estou inscrito e já estou assistindo aos vídeos já postado :malvado:
Citação de: Ludovic online 17/11/2019 às 11:56
OPa por enquanto eu nao to prentendendo fazer tutoriais sobre plugins, até porque eles tem videos proprios de tutorial e topicos tb.
Mas vou anotar a sugestão pq apos dezembro vou só atender pedidos. valeu
Citação de: skrot21 online 17/11/2019 às 13:05
Opa, blz mano sem problemas... caso faça algum dia esse tipo de tutorial, vai ser foda :malvado:
Cara deixa eu te perguntar.... vc já fez algumas hack roms de pokemon ??? é que nos videos sua voz é familiar, dai associei.... caso não seja vc, desculpe kkkkk mas se for, parabéns pelos hack... simplesmente lindos :thumbsup:
Citação de: skrot21 online 22/11/2019 às 12:55
Manooooo, essas aulas de parallax estão simplesmente Perfeitas.... Eu sempre quis fazer parallax, mas não queria ficar usando plugins... e vc simplesmente ensinou de uma maneira simples e muito mas muito fácil de se fazer....Muito Obrigado... vc ensinou até como colocar esses "efeitos" de água... Muito Obrigado Mano... estou muito ansioso para as próximas aulas....
Tem como fazer action sequence em batalhas sem plugins ??? fiquei curioso agora, pois nunca pensei que dava pra fazer parallax sem plugins tmbm.....
ótimo trabalho mano, Parabéns Novamente
Citação de: Ludovic online 22/11/2019 às 21:09
action sequence seriam aqueles pressionamento de teclas tipo, quick time events?? eu tenho certez que sim pq uns tempos atrás ajudei um colega a fazer um sistema de batalha só pressionando teclas ao invés de usando menu, era a batalha padrão mesmo.
As proximas aulas na sequencia ainda terão, efeitos neve, folhas, sub-aquatico, raio de sol, tudo por eventos
Citação de: skrot21 online 28/11/2019 às 13:08
Mano seria batalhas no estilo do vídeo abaixo.... no vídeo é usado plugin, mas queria saber se tem como fazer esse tipo de batalha sem usar plugin...
Cara eu estava vendo seu vídeo de otimização de imagem... Muitíssimo Obrigado, eu sempre fiquei pensando em como diminuir o tamanho das imagens, mas uma vez eu procurei e não encontrei, Muito Obrigado por compartilhar esse site ^^
Você já conhece algum site ou programa para diminuir o tamanho de músicas ??? pois em meu projeto eu quero adicionar musicas do tema ( fã game ), mas acho que o tamanho das músicas podem prejudicar o tamanho do game... pretende fazer algum vídeo sobre isso tmbm ? conhece alguma maneira para otimizar músicas ?
Para mudar os menus do game, só da pra mudar através de plugin ? já pensou em fazer algum vídeo ensinando a mudar ou criar nossos próprios menus ?
vlw mano,seus vídeos estão me ajudando muito... Muitíssimo Obrigado
Citação de: Jorge_Maker online 27/01/2020 às 17:42
...
Citação de: Jorge_Maker online 29/01/2020 às 20:45
Opa, fico feliz que a dica tenha lhe servido. o/
Quanto ao comando turn toward character, o que ele faz é tornar algum personagem em direção à outro. No exemplo passado, ele faz com que o jogador olhe em direção ao evento do inimigo. O comando seguinte, move away from character faz com que um personagem se mova um tile na direção oposta de um outro personagem. Usando esses dois comando juntos, você vai conseguir replicar o efeito do inimigo empurrando o jogador -e vice-versa- com muita mais facilidade. :XD:
Aliás, se estiver interessado em dar continuação às aulas do ABS com mecânicas ainda mais complexas, pode me chamar lá no discord que a gente pode bolar algo legal com os "truques" que eu sei. xD
Citação de: Raizen online 03/02/2020 às 13:18Valeu bro!!! agora é partir pro projeto.
Ludo ficou show!