O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Edição de Char do RPG Maker XP para utilização no RPG Maker VX Ace

Iniciado por Brittus, 31/12/2012 às 00:33

Edição de Char do RPG Maker XP para utilização no RPG Maker VX Ace


Saudações a todos.


Quero ressaltar que sou novato no RPG Maker e possuo razoável habilidade na manipulação de imagens.

Quando comecei a usar o RPG Maker, fui logo "apresentado" ao VX Ace e, de cara, estranhei a forma corporal dos personagens (chars), a saber, biotipo semelhante ao de uma criança, com braços e pernas muito curtos. No entanto, com o passar do tempo,  pesquisando em algumas comunidades e após tomar conhecimento da versão XP,  achei interessante o tipo de char. E claro, pensei de imediato em como utilizar o char do XP no VX Ace.

Todavia, como todos sabem, há uma diferença no formato da imagem: enquanto a imagem padrão do VX Ace apresenta um padrão 3 x 4 frames, a do XP apresenta  4 x 4 frames.

Veja:
                 
Char do VX Ace                  Char do XP

Então, pesquisando em fóruns uma maneira de importar o estilo do XP para o VX, não obtive grandes esclarecimentos. Foi então que resolvi fazer esse tutorial básico, para iniciantes, que, assim como eu, não se agradam muito com o estilo dos chars.


Caso você queira criar seu personagem, pode utilizar o programa CHARS XP que tem um número considerável de possibilidades de estilo.


Você pode fazer o download do programa nas seguintes versões:

Versão 1 - http://www.4shared.com/rar/yzkxh-RH/Chars_XP.htm
Versão 2 - http://www.4shared.com/rar/Uyj-m0pM/Chars_XP_V2.html

Então baixe, instale e edite seu char.

Após salvar o personagem em qualquer local em seu computador, abra a imagem no editor de sua preferência. Neste caso, estou utilizando o Photoshop.


1. Abra o programa.

Usaremos este modelo para ajustar o char adequadamente. Salve-as no seu computador.

         

2. Abra e procure a imagem modelo do char.



3. Em seguida, abra também a imagem que você deseja editar ("converter") para usar no VX Ace.


4. Agora, clique na ferramenta de seleção e selecione a área indicada, conforme a imagem abaixo. Depois copie (Ctrl + C).


5. Clique na outra aba de edição, em que está a imagem modelo e cole (Ctrl + V).


6. Com a ferramenta de seleção, ajuste a imagem para ficar no local certo. Caso a imagem esteja maior ou menor, pressione Ctrl + T e faça os ajustes necessários.

7. Feito isso, é importantíssimo que você clique no olhinho da Layer/camada de baixo, em que está o modelo, para que ela não apareça na imagem ao salvar.

8. Pronto. Agora salve a imagem. Pressione Ctrl + Shift + S ou vá em File - Save As, e escolha a pasta destino em que você quer salvar.



Lembre-se de, ao nomear o arquivo, durante o salvamento, incluir o caractere $.

Voilá. Agora é só importar a imagem no VX Ace.

Veja o exemplo:
Spoiler


Pode-se acrescentar durante a edição a sombra do char. Em breve postarei um tutorial explicando.
[close]

No mais, é isso pessoal Um grande abraço a todos.

Cordialmente,

Muito bom o tutorial, apesar de ser bem simples, vai ajudar muito os iniciantes.
Mind: Até onde sua mente vai?