O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Problema com o Battleground

Iniciado por Bel.SV, 18/05/2021 às 21:30

18/05/2021 às 21:30 Última edição: 08/06/2021 às 21:29 por Bel.SV
Oi, pessoal. Sou eu aqui de novo hehehe
Estou com o problema no Battle background do meu projeto, eu não sei se é falta de conhecimento meu ou se é algum bug mesmo.
O que acontece é que eu fiz uma imagem nova para usar de background em uma batalha de um mapa específico. Eu já tinha feito isso antes e deu certo. Eu uso de base o tamanho das Battle background do próprio RPGMMZ, e as minhas configurações de tela são as padrões tbm: 816x624.
Porém, acontece que a imagem ficou toda esticada. Enfim, reduzi a imagem para o tamanho da tela e a imagem continuou igual.
Eu uso o plugin da Yanfly, apenas 3 para deixar os inimigos com a imagem do SV actors. Enfim, pesquisei e disseram que podia ser um problema com o plugin, mas não tinha nenhuma solução.
Alguém sabe o que eu posso fazer?


Se tem p plugin do Yanfly, geralmente o problema está ali. Porém, no seu caso seria bom ver uma imagem e saber:

1) Qual das duas imagens dá problema? Battleback são dividos em terreno e imagem de fundo.
2) Tem algum plugin alterando o visual da batalha em si? Aliás, quais, exatamente, são os plugins que você adicionou?
3) Tentou simplesmente excluir a imagem e reimportar pelo gerenciador de arquivos do programa?

As duas imagens dão problema, mas a que fica mais esticada é battleback 2 (o fundo).
Eu tirei os dois plugins, porque notei que não precisava deles, apenas deixei o que estou usando, mas o problema persistiu. O plugin que eu estou usando é o VisuMZ_1_BattleCore. Eu não mexi nas configurações desse plugin. Parece que só tem uma opção nele que altera o battleback, mas eu não utilizei.
Eu deletei a imagem  e a importei pelo gerenciador de arquivos como você sugeriu, mas infelizmente não funcionou.

O erro persiste em um projeto sem nenhum plugin ativado? Pode nos mostrar uma imagem de como o battleback está ficando?


21/05/2021 às 11:09 #4 Última edição: 24/05/2021 às 14:41 por Bel.SV
Reduzi os elementos da imagem em um tamanho que quando os coloquei no programa e a imagem foi esticada eles ficaram no tamanho que eu queria.
Valeu pessoal pela ajuda!!!

Deixarei aqui para fins de esclarecimento (embora talvez também possa te fornecer uma nova possibilidade):

Os battlerbacks do MZ possuem a dimensão de 1000x740px e são sempre escalados para encaixarem na tela com base nesses valores. Por consequência, imagens em dimensões diferentes podem acabar ficando distorcidas no processo. Para evitar isso, você deve usar sempre imagens que sigam as dimensões estipuladas, ou remover a parte do código que realiza esse processo (que pode ser encontrada em rmmz_sprites.js, à partir da linha 1793).


Muito obrigada. Esclareceu bastante!!!