O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Magia Azul FF9

Iniciado por SanNiv, 13/10/2022 às 13:53

13/10/2022 às 13:53 Última edição: 13/10/2022 às 15:15 por SanNiv
Opa, alguém poderia me ajudar? Então, gostaria de fazer o seguinte, quero que quando o inimigo esteja com 15% de vida, o meu mago possa utilizar a habilidade "absorção" para poder absorvê-lo, e assim, se possível, aprender a habilidade dele, são poucos que podem ter habilidades disponíveis para serem aprendidas e a chance de aprendizado caso esteja nessa margem, é de 100%
Eu fui pesquisar um sistema sobre no fórum, mas o que eu achei não me ajudou, no caso, se qualquer um fosse atingido pela habilidade A, o mago já a aprendia, e isso não faria muito sentido.

22/10/2022 às 07:33 #1 Última edição: 22/10/2022 às 09:57 por Matheus/Felps/Delayzado
Salve, San!!
Bolei uma gambiarra aqui no MV e acho que deve funcionar. Vou te contar parte por parte e tu tenta recriar aí no teu projeto. Se ficar meio confuso, me perdoa kk


Primeiro, cria um Evento Comum vazio.

Vai em Habilidades e cria uma chamada Absorção.
Apaga a fórmula de dano dessa habilidade.
Configura o tipo do dano como Nenhum, para os números de dano não aparecerem.
Coloque o alcance para 1 inimigo.
Nos Efeitos, coloca Aumentar +1 de Sorte . Assim, a mensagem de "Não houve efeito em %1" não aparece na batalha.
Coloca para chamar aquele evento comum vazio nos Efeitos também.

Lembra de colocar Absorção na lista de habilidades do seu Mago Azul.

Após isso, cria uma habilidade chamada Insta Kill.
Apaga a fórmula de dano dessa habilidade também.
Configura o tipo do dano como Nenhum, para os números de dano não aparecerem.
Coloque o alcance para 1 inimigo.
Coloque Nocaute 100% nos Efeitos.
Apaga a primeira lacuna em Mensagem e coloque na segunda lacuna alguma coisa como "O inimigo foi absorvido!", para ela aparecer na batalha.

Em Inimigos, no Database, cria o bicho que tu quer absorver.
Nesse exemplo, vou usar um Slime. Eu quero que o Slime me ensine Fogo.

Em Tropas, crie uma formação com o Slime dentro e configure, nos Eventos de Batalha, uma página para ser ativada quando ele estiver com 15% de HP ou menos.
Coloque o Período dessa página como Turno.
IMPORTANTE: Tem 3 funções de Período chamadas Batalha, Turno e Momento. Batalha faz as ações da página acontecerem só 1 vez na batalha, Turno faz as ações repetirem à cada turno e Momento, se a página ficar ativa, repete as ações em loop, como se fosse um evento Paralelo. Dependendo de qual você colocar e o que tiver na página, o jogo pode travar! Sempre faça uns Testes de Batalha aí nas Tropas mesmo, pra ver se não trava.
Faça um Switch chamado 'slime ensina fogo' e bote isso na página:

Condição: Se Slime está Nocauteado:
        Switch 'slime ensina fogo' OFF
Se não:
         Switch 'slime ensina fogo' ON
FIM

Volte naquele evento comum vazio e ponha isso:

Condição: Se Switch 'slime ensina fogo' ON
    Forçar Ação: Mago Azul usa Insta Kill no último alvo selecionado*
    Se Mago Azul sabe Fogo:
          Mensagem: "Mago Azul já sabe Fogo..."
          Fim da Execução do Evento
    Se não:
          Mensagem: "Mago Azul aprendeu Fogo!!"
          Alterar habilidade: Mago Azul + Fogo
          Fim da Execução do Evento
FIM
* O último alvo selecionado vai ser aquele que foi alvo da Absorção  :blink:


Se tu colocou isso tudo certinho, vai funcionar assim:
O Mago Azul vai usar Absorção no Slime,
Se o bicho estiver com mais de 15% de HP, nada acontece.
Mas se estiver com 15% de HP ou menos, o Slime morre,
Uma mensagem dirá que ele foi absorvido
E seu Mago Azul aprenderá Fogo!
  :wow:


Espero ter ajudado, mano!!
Tu pode mudar ou adicionar coisas, como colocar um ataque diferente no inimigo com 15% de HP, para sinalizar que ele está fraco (isso se faz nas configurações do próprio inimigo, não nas Tropas) ou então colocar uma mensagem falando "Fulano está fraco, você pode usar Absorção agora!"...
Tirar os Fins das Execuções dos Eventos e aumentar o alcance das habilidades, pra aprender várias técnicas e absorver geral no mesmo turno seria louco!!

Ah, uma coisa importantíssima: Para cada inimigo com Magia Azul, tu vai precisar criar um Switch e Condições diferentes. Mas como tu disse que poucos inimigos darão habilidades assim, vai ser mamão com açúcar!
(Caso alguém aí achar algum bugzinho, me avisem aqui e eu vou tentar corrigir.)

Se quiserem me agradecer nos créditos do jogo ou algo parecido, ficarei feliz. ,;)
(Pergunta meio doida: Posso usar esse sistema em algum jogo meu?)
Se forem me creditar em algum jogo, só Delayzado serve.

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 22/10/2022 às 07:33
Salve, San!!
Bolei uma gambiarra aqui no MV e acho que deve funcionar. Vou te contar parte por parte e tu tenta recriar aí no teu projeto. Se ficar meio confuso, me perdoa kk


Primeiro, cria um Evento Comum vazio.

Vai em Habilidades e cria uma chamada Absorção.
Apaga a fórmula de dano dessa habilidade.
Configura o tipo do dano como Nenhum, para os números de dano não aparecerem.
Coloque o alcance para 1 inimigo.
Nos Efeitos, coloca Aumentar +1 de Sorte . Assim, a mensagem de "Não houve efeito em %1" não aparece na batalha.
Coloca para chamar aquele evento comum vazio nos Efeitos também.

Lembra de colocar Absorção na lista de habilidades do seu Mago Azul.

Após isso, cria uma habilidade chamada Insta Kill.
Apaga a fórmula de dano dessa habilidade também.
Configura o tipo do dano como Nenhum, para os números de dano não aparecerem.
Coloque o alcance para 1 inimigo.
Coloque Nocaute 100% nos Efeitos.
Apaga a primeira lacuna em Mensagem e coloque na segunda lacuna alguma coisa como "O inimigo foi absorvido!", para ela aparecer na batalha.

Em Inimigos, no Database, cria o bicho que tu quer absorver.
Nesse exemplo, vou usar um Slime. Eu quero que o Slime me ensine Fogo.

Em Tropas, crie uma formação com o Slime dentro e configure, nos Eventos de Batalha, uma página para ser ativada quando ele estiver com 15% de HP ou menos.
Coloque o Período dessa página como Turno.
IMPORTANTE: Tem 3 funções de Período chamadas Batalha, Turno e Momento. Batalha faz as ações da página acontecerem só 1 vez na batalha, Turno faz as ações repetirem à cada turno e Momento, se a página ficar ativa, repete as ações em loop, como se fosse um evento Paralelo. Dependendo de qual você colocar e o que tiver na página, o jogo pode travar! Sempre faça uns Testes de Batalha aí nas Tropas mesmo, pra ver se não trava.
Faça um Switch chamado 'slime ensina fogo' e bote isso na página:

Condição: Se Slime está Nocauteado:
        Switch 'slime ensina fogo' OFF
Se não:
         Switch 'slime ensina fogo' ON
FIM

Volte naquele evento comum vazio e ponha isso:

Condição: Se Switch 'slime ensina fogo' ON
    Forçar Ação: Mago Azul usa Insta Kill no último alvo selecionado*
    Se Mago Azul sabe Fogo:
          Mensagem: "Mago Azul já sabe Fogo..."
          Fim da Execução do Evento
    Se não:
          Mensagem: "Mago Azul aprendeu Fogo!!"
          Alterar habilidade: Mago Azul + Fogo
          Fim da Execução do Evento
FIM
* O último alvo selecionado vai ser aquele que foi alvo da Absorção  :blink:


Se tu colocou isso tudo certinho, vai funcionar assim:
O Mago Azul vai usar Absorção no Slime,
Se o bicho estiver com mais de 15% de HP, nada acontece.
Mas se estiver com 15% de HP ou menos, o Slime morre,
Uma mensagem dirá que ele foi absorvido
E seu Mago Azul aprenderá Fogo!
  :wow:


Espero ter ajudado, mano!!
Tu pode mudar ou adicionar coisas, como colocar um ataque diferente no inimigo com 15% de HP, para sinalizar que ele está fraco (isso se faz nas configurações do próprio inimigo, não nas Tropas) ou então colocar uma mensagem falando "Fulano está fraco, você pode usar Absorção agora!"...
Tirar os Fins das Execuções dos Eventos e aumentar o alcance das habilidades, pra aprender várias técnicas e absorver geral no mesmo turno seria louco!!

Ah, uma coisa importantíssima: Para cada inimigo com Magia Azul, tu vai precisar criar um Switch e Condições diferentes. Mas como tu disse que poucos inimigos darão habilidades assim, vai ser mamão com açúcar!
(Caso alguém aí achar algum bugzinho, me avisem aqui e eu vou tentar corrigir.)

Se quiserem me agradecer nos créditos do jogo ou algo parecido, ficarei feliz. ,;)
(Pergunta meio doida: Posso usar esse sistema em algum jogo meu?)

Primeiramente, me desculpe pela demora, eu acabei pausando meu projeto e depois acabei o perdendo, fiquei desmotivado mas estou começando tudo dnv, vou testar aqui o seu código e eu aviso como ficou, obrigado por me ajudar e desculpa pela demora. Forte abraço.