O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker VX Ace já chegou ao seu limite?

Iniciado por Uhtred, 16/09/2014 às 15:43

17/09/2014 às 20:22 #30 Última edição: 17/09/2014 às 20:37 por Cronus
Citação de: Krekov online 16/09/2014 às 21:48
O que eu vejo realmente é um declínio de jogos amadores. Como a nova geração de jogadores já molda seus gostos de acordo com os padrões das grandes produtoras, jogos 2D, por mais que com boa história, não competem com tecnologia de ponta e multiplayer do tipo FPS. Além disso, com a chegada de dispositivos de realidade virtual, como o Oculus Rift, isso tende a se expandir. A verdade é que nós estamos ficando ultrapassados amigos, os velhos costumes sempre se perdem.

Engano seu. Jogos amadores não tão em declínio, eles já passaram da fase de ascensão e tão num patamar estável. Na verdade, seria mais apropriado dizer "jogos independentes" ao invés de só "jogos amadores", já que há tanto amadores quanto profissionais (se você se referir a jogos comerciais como sendo profissionais, aí vai de cada um). É como falei, comunidade de RPG Maker é um nicho, um ambiente fechado. Mas se você der um rolê por aí vai ver a quantidade gigantesca de desenvolvedores de tudo quanto é tipo, fazendo jogos diferentes, com propósitos diferentes e em ferramentas diferentes. Não existe só público pra novo Assassin's Creed e Call of Duty, existe público pra jogos independentes e não é pouco. Basta dar uma olhada no crescimento gigantesco na lista de jogos classificados como "indie" disponíveis na steam.

Veja por exemplo o Chroma Squad, um RPG Tático (não é de rpg maker) feito por um estúdio brasileiro, que teve uma campanha de muito sucesso no kickstarter, ganhou muito hype e tá sendo aguardado por muita gente. É um jogo 2D, é um RPG e é retrô, e ainda chama muita atenção. Claro, não vai chamar atenção dos jogadores que ficam brigando pra saber se Battlefield tem gráfico melhor que Call of Duty, mas isso é questão de encontrar um lugar e direcionar o seu público. Quer outro detalhe interessante? Alguns desenvolvedores do Chroma Squad começaram um projeto paralelo no tempo livre, chamado Relic Hunters Zero. Não só o jogo vai ser gratuito e open source, mas também tá sendo desenvolvido em Game Maker.

Quer um exemplo da força do desenvolvimento de jogos amadores? Dá uma procurada a respeito de Game Jams, as famosas competições de desenvolvimento de jogos em um curto período de tempo, geralmente com o único intuito de ganhar experiência e se divertir.

O que tá ultrapassado não é o desenvolvimento de jogos amadores, não são jogos 2D e nem engines limitadas de criação de jogos. O que tá ultrapassado são os costumes e pensamentos da maior parte da comunidade de RPG Maker, em especial a comunidade brasileira.

@Cronus
Parceiro, não tenho como refutar o que tu disse e nem quero, pois concordo com ti. Acho que me expressei mal, mas minhas palavras foram relacionadas a "nós" realmente, nós rpg makers, nós amadores do RPG Maker. É fato que com os padrões atuais, muitos jogadores ficam insatisfeitos com a superficialidade dos jogos e os indie-games acabam por ser uma alternativa muito mais satisfatória, como acontece na Steam Greenlight, mas deve-se ter em mente que a qualidade geral desses jogos é muito superior ao dos RMs. Então quando tu diz desses concursos, desses projetos no Game Maker e tal, tenha em mente que eu estava me referindo ao RPG Maker em específico, como você disse bem: "é um nicho".

Sobre o 2D, mantenho minha opinião (que eu vejo mais como um fato), está ultrapassado. Isso não quer dizer que eu ache jogos 2D piores do que 3D, mas que uma tecnologia oferece muito mais possibilidades que outra. Dou como exemplo os jogos novos do Rayma, Origins e Legends, um "2D turbinado" muito agradável.

Sobre nós estarmos ultrapassados, também acho. Sabemos que bons jogos se fazem de bons desenvolvedores, não de boas engines. Mesmo com a evolução dos RMs ao longo dos anos, pouca coisa foi aproveitada, quando digo que somos amadores, penso que não conseguimos utilizar nem mesmo o potencial das engines mais antigas, como o XP, quem diria uma nova. Mas isso não quer dizer que a tecnologia não esteja ultrapassada também.

E pra complementar, eu não acho que só o cenário brasileiro do maker não esteja nos seus melhores momentos. Nós sempre fomos inferiores, na minha opinião, mas ultimamente eu vi que várias comunidades internacionais foram desligadas ou não estão nem perto do que foram. Se tu parar pra observar, boa parte do público são cartas velhas, como eu e você. Onde estão os novos makers? Mesmo aqueles com sonho de fazer um Naruto e Pokemon estão em falta, ou eu não estou procurando direito. haha

18/09/2014 às 00:46 #32 Última edição: 18/09/2014 às 00:49 por Drake
Citação de: Uhtred online 16/09/2014 às 15:43
Em uma conversa com a staff debatemos um pouco sobre isso e gostei de ler as opiniões do pessoal da staff sobre isso, e pensei em abrir esse tópico pra ver a opinião de todos sobre o assunto.

É visível o declínio do RPG Maker no Brasil e talvez até no mundo todo, e na minha humilde opinião isso se deve ao fato de que o RPG Maker VX Ace já chegou ao seu limite, não temos mais muita coisa a ser feita em cima da engine que já não tenha sido feita por alguém, e com isso chega a desmotivação e falta de interesse geral na engine.

Acho que com o VX e Ace chegamos ao ápice do desenvolvimento de mapas em parallax, chegamos a ter praticamente todos scripts possíveis com o RGSS3 que poderíamos ter, não se tem muito mais o que inovar e a desde um tempo atrás não se tem muito mais o que inventar pra manter essa engine viva por muito mais tempo.

Minha espectativa é que seja lançado um novo RPG Maker para termos uma nova "corrida do ouro" na criação de projetos, aquela corrida legal que acontece onde todo mundo quer ser o primeiro a lançar um projeto/jogo na nova engine, onde os scripters começam a lançar sistemas diferentes e complexos, onde novos métodos de mapeamento e de eventos surgem entre outras coisas.

E caso isso não ocorra, talvez seja hora de abrir os horizontes e nos tornarmos uma comunidade de desenvolvedores indie, ao invés de uma comunidade fechada com o RPG Maker.

O que acham? Temos muito mais tempo com o VX Ace? Devemos ampliar nosso conteúdo e abranger outras engines? Ou ficamos na espera da Enterbrain?

Pessoal sou novo aqui mas falo com convicção de uma coisa , eu sei e vocês sabem que os clássicos nunca morrem !
  Ultrapassados ou não para o resto do mundo o importante é ter a ciência de que o que fazemos aqui é primeiramente
para nós mesmo e segundo para quem gosta de verdade dos velhos tempos ! Tenho certeza de que aqui toda a maioria
foi inspirada pelos FFantasys e não pelos God of War's , para a maioria"tdo mundo" o rei do pop é o Michael Jackson e não
o Justin Bieber ... Certamente que não ganharemos a atenção da geração de hoje mas o importante é que nós esquecermos
dos nossos verdadeiros clássicos !

Não sei se o RM vai acabar no Vx Ace, afinal acho que eles deviam juntar o melhor de cada um pra um novo RPGMaker.
Eventos mais completos 2K/2k3 + fog do XP
Programação facil - Ace
Beleza gráfica - XP
Gráfico de invisível(no editor) - Vx/Ace
Tilesets bem separados - Vx/Ace
Gerador de personagens - Ace
Facesets - Vx/Ace
Charsets grandes - XP
Vontade de ter algo novo nunca visto antes - 95(os outros não entram na lista porquê o 95 é o mais antigo, então por ser o primeiro, surpreende mais).