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Centro de Software => Informática e Tecnologia => Tópico iniciado por: makergame2000 online 14/10/2013 às 18:37

Título: Colisão Perfeita - Sistema [Tululoo Game Maker]
Enviado por: makergame2000 online 14/10/2013 às 18:37
Colisão Perfeita




Versão 1.0
NECESSITA do Tululoo 2.0.0 (Não compatível com 1.3.0 ou inferior)
Não necessita de Blue Lib

Com a vinda do novo Tululoo 2.0.0 RC muita coisa foi improvada, finalmente foi adicionado um editor de imagens completo e agora temos um editor de colisão por "Shape" (forma) do objeto então isto vai ajudar na maneira que os objetos tem colisão, assim temos uma colisão melhor.

(http://i.imgur.com/IYjwq47.png)

Usando isto podemos contornar o objeto e criar então os limites do solido.

Mas atenção que isto vai tornar um bocado mais complicado a criação de um jogo.

Você normalmente usa isto para fazer colisões
x = xprevious;
y = yprevious;

Na verdade este método é uma porcaria mas é o mais rápido de fazer e é o que funciona melhor no Tululoo 1.3.0 apesar de haver outras maneiras muito melhores que fazer isto, este método não é nada fluido com o toque dos objetos e então é por isso que temos que usar este aqui em baixo


Coloque isto num evento Colision
if (keyboard_check(vk_right) && !place_meeting(x + 2, y, obj_parede)) {
x += 2;
}

if (keyboard_check(vk_left) && !place_meeting(x - 2, y, obj_parede)) {
x -= 2;
}

if (keyboard_check(vk_up) && !place_meeting(x, y - 2, obj_parede)) {
y -= 2;
}

if (keyboard_check(vk_down) && !place_meeting(x, y + 2, obj_parede)) {
y += 2;
}


O problema disto é que você vai precisar de escrever este código para todos os objetos que você quer que tenham colisão.
Mas a colisão é muito suave e não trava como a anterior




(http://2.bp.blogspot.com/-bO5qFAlot-I/UiRqa89YsAI/AAAAAAAAAAs/5sToX9fXHA4/s1600/q.PNG)
http://arcadotululoo.blogspot.pt/