O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pedido de dIcas para dithering + caixa.

Iniciado por Rhyan, 26/06/2020 às 11:02

Em uma jogatina de Stardew Valley, vi que o estilo de fazer as sombras e luzes eram meio diferentes. De início, eu não liguei, continuei matando slimes e dando ametistas. Aí, quando fui pesquisar mais sobre luz/sombra, eu achei algo chamado "dithering", me interessei e decidi pesquisar mais sobre isso. Achei um site que explicava bem, usando uma caixa, então tentei seguir e criando a minha versão no Aseprite. O resultado foi:

~


Enfim, o que eu queria pedir era que me dessem dicas para melhorar nessa técnica, ou apenas avaliarem, etc.

Quem puder, ficarei muito agradecido! :D!






Obrigado por ler!
^~^) -Rhyan.

 Oi Rhyan
Eu gostei bastante da sua caixa, porém não sei se é o estilo de sombreamento mais usado, ainda mais para caixas (apesar de ser uma das ténicas).

Saca só:


O 1 é a técnica que você ta usando, que é basicamente pontilhamento. Mas ela não é muito boa para coisas que você quer que pareçam suaves porque ele pode parecer meio instavel. Mas isso não significa que você não deva usar.
O 2 é basicamente uma mudança brusca de cor e os olhos não conseguem enxergar onde começa e onde termina essa sombra, essa é uma técnica boa pra quando você tem dois campos que mudam de cor rapidamente. Ai você tem que escolher onde colocar as cores pra fazer sentido composicional.
O 3 é quando você quer dar formas para as coisas como no caso dessa pedra.

Mais um exemplo aqui:


Bom tudo que eu te falei saiu daqui: http://androidarts.com/pixtut/pixelart.htm

Eu, particularmente, não gosto de dithering. O granulado resultante deixa a arte com aspecto muito sujo pra mim, principalmente quando empregado em artes pequenas, onde o espaço para transição é menor e logo torna-se mais brusca. Em fundos onde a variação de cor não é tão grande eu acho que é onde essa técnica é melhor empregada.

No teu caso, acho que tu pecou em delimitar as etapas das transições: a parte onde uma cor está rodeada por outra é muito superior à onde está com o xadrez (que seria o meio da transição). Geralmente todas etapas da transição são do mesmo tamanho. Isso além de seu dithering não estar acompanhando a inserção da luz, na face lateral retangular fica evidente isso quando ele passa um formato retangular plano, ignorando a perspectiva na qual a caixa se encontra.

27/06/2020 às 14:56 #3 Última edição: 27/06/2020 às 16:10 por Speed
Citação de: Geraldo de Rívia online 26/06/2020 às 17:25
Eu, particularmente, não gosto de dithering. O granulado resultante deixa a arte com aspecto muito sujo pra mim, principalmente quando empregado em artes pequenas, onde o espaço para transição é menor e logo torna-se mais brusca. Em fundos onde a variação de cor não é tão grande eu acho que é onde essa técnica é melhor empregada.

No teu caso, acho que tu pecou em delimitar as etapas das transições: a parte onde uma cor está rodeada por outra é muito superior à onde está com o xadrez (que seria o meio da transição). Geralmente todas etapas da transição são do mesmo tamanho. Isso além de seu dithering não estar acompanhando a inserção da luz, na face lateral retangular fica evidente isso quando ele passa um formato retangular plano, ignorando a perspectiva na qual a caixa se encontra.

Opa, Geraldo! Muito obrigado por ter comentado! Vou ver se dá próxima eu consigo fazer melhor, hehe... Enfim, sobre o dithering deixar com aspecto sujo, não sei... Pra mim, se aplicado corretamente e por alguém que tenha experiência com essa técnica, o resultado fica bem legal, como em Stardew Valley, por exemplo, mas cada um tem seu gosto, principalmente quando se trata de px-art  :ok:.

Valeu, Geraldo! Vou aderir às dicas, quando eu fizer a próxima posto aqui!



Citação de: Speed online 26/06/2020 às 16:20
Oi Rhyan
Eu gostei bastante da sua caixa, porém não sei se é o estilo de sombreamento mais usado, ainda mais para caixas (apesar de ser uma das ténicas).

Saca só:


O 1 é a técnica que você ta usando, que é basicamente pontilhamento. Mas ela não é muito boa para coisas que você quer que pareçam suaves porque ele pode parecer meio instavel. Mas isso não significa que você não deva usar.
O 2 é basicamente uma mudança brusca de cor e os olhos não conseguem enxergar onde começa e onde termina essa sombra, essa é uma técnica boa pra quando você tem dois campos que mudam de cor rapidamente. Ai você tem que escolher onde colocar as cores pra fazer sentido composicional.
O 3 é quando você quer dar formas para as coisas como no caso dessa pedra.

Mais um exemplo aqui:


Bom tudo que eu te falei saiu daqui: http://androidarts.com/pixtut/pixelart.htm

Que bom que gostou da caixa, mas meio que ela era um daqueles formatos para treinar luz e sombra, é quase como um cubo ahsuhahs. Nooossaaa, sobre esse exemplo, muito obrigado! Na verdade, me ajudou também essa última forma de sombreamento e de luz, a que dá forma à pedra, eu trabalhei com a paleta de cores dessas rochas (espero que não tenha problema) em uma pixelart que irei postar aqui, inclusive eu gostei bastante dela, mas vamos ver se ela ficou realmente legal, né? Bem, por fim, muito obrigado por comentar, foi de grande ajuda!!!!

^~^) -Rhyan.