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Criado por: Crixus
Créditos: Rpg2kDev
Programas usados: Bloco de notas e compilador de BATCH
Tipos de jogos: Feitos em Rpg Maker 2000 e 2003 de qualquer versão.
Sobre:Este aplicativo foi feito em BatchScript que é a linguagem do MS-DOS (Aquela tela preta).
Depois compilado para virar um EXE para evitar que alterassem o código dele.
Como usar:Baixe o aplicativo no link no final do tópico, depois extrai-a, por fim copie o aplicativo extraido,
Debug_RPG_RT, para a pasta do jogo que você deseja iniciar em modo de TESTE:
Citar(https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/debuger_folder.png)
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Agora ao invés de iniciar o jogo normalmente, inicie o aplicativo, em seguida siga as opções que você desejar e seja feliz.
[ Download ] (https://rpgmaker.000webhostapp.com/?url=IxF4oqju/TanatosMaker-RPG_RT-DebugMode.html&ref=http://centrorpg.com/index.php?topic=1190)
* Provavelmente pode não funcionar o tipo de tela FullScreen ou Window em jogos que foram usados o DestinyPatch, mas o resto provavelmente funcionará.
Para entender como funciona:Eu descobri isso por um blog japonês de um cara que fez alguns utilitários de Rpg Maker 2000 e 2003:
http://rpg2kdev.sue445.net (http://rpg2kdev.sue445.net)
Os comando são simples pra quem entende de linha de comando, porém existem vários métodos de executalos.
Spoiler
A linha de comando é essa:
CitarRPG_RT.exe [TestPlay/BattleTest] [ShowTitle/HideTitle] [FullScreen/Window] [1]
[TestPlay/BattleTest]A opção TestPlay faz o jogo iniciar em modo DEBUG, onde o jogador poderá:
- Acessar o gerenciador de Switches e Variáveis.
- Andar por cima de qualquer bloqueio e obstaculo com a tecla [CTRL].
- Passar falas\dialogos diratamente com a tecla [Shift].
- Entre outras coisa que não lembro.
Já a opção BattleTest faz com que entre diretamente numa batalha, que é a função executada no banco de dados e Group Monsters (Grupo de inimigos) para testar a batalha.
[ShowTitle/HideTitle]
A opção ShowTitle é inútil, pois ela é automática com o jogo, já a opção HidTitle faz com que a imagem de título não apareça e a música do mesmo não toque.
[FullScreen/Window]
FullScreen essa opção é inútil por que é padrão, mas na teoria ela serve para iniciar o jogo em tela cheia.
Window essa opção faz com que o jogo não inicie em tela cheia.
[1]
Esse número funciona junto com o BattleTest para definir a ID do grupo de monstros que você deseja enfrentar. no jogo, obviamente você terá que abrir o banco de dados para saber o grupo.
Vamos aos exemplos:
RPG_RT.exe TestPlay HideTitle Window
Este vai fazer o jogo iniciar em modo DEBUG sem o titulo e música do titulo e em modo de janela sem tela cheia.
RPG_RT.exe Dummy ShowTitle FullScreen
Isso faz exatamente NADA.
RPG_RT.exe BattleTest ShowTitle FullScreen 1
Esse faz com que inicie em modo de batalha contra o grupo de inimigos de ID 1 (Slimex 2)
RPG_RT.exe Dummy Dummy Window
Iniciar normal em modo Janela.
Usando na prática
Você pode criar um atalho do executavel do seu jogo e adiacionar a linha de comando logo após a ASPAS.
(https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/util/debuger_shortcut.png)