O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Clickteam Fusion 2.5 - #1 - Introdução

Iniciado por Corvo, 27/03/2018 às 13:18

27/03/2018 às 13:18 Última edição: 08/11/2019 às 19:54 por Corvo



[box class=calendar_today]
#1 Introdução
[/box]

Clickteam Fusion 2.5 é uma engine de desenvolvimento de jogos desenvolvida pela equipe Clickteam com foco em jogos 2D. A versão gratuita permite que os usuários criem e exportem seus jogos em HTML, porém com algumas limitações quanto ao desenvolvimento. Já a versão completa não possui nenhuma limitação, permite que os usuário comercializem suas criações sem ter de pagar royalties nem manter uma assinatura para usar o programa. Além disso, você poderá exportar suas criações para Windows sem custo adicional. Os módulos de exportação para Android, IOS e Mac são vendidos separadamente.

[hs width=600]https://i.imgur.com/svdnMxY.png[/hs]
Tela inicial do Clickteam Fusion 2.5

Semelhante à Construct 2, o Clickteam Fusion 2.5 permite que o usuário crie jogos de diversos gêneros mesmo sem ter conhecimentos sobre programação. Seu sistema funciona por "eventos" que, inicialmente, podem parecer um tanto complicados, mas com algum costume se mostrarão simples e eficientes. Dentre os vários jogos que foram criados com esta engine destacam-se Five Nights at Freddy's, The Escapists, Freedom Planet e muitos outros.

O Clickteam Fusion 2.5 também é muito versátil por permitir que extensões sejam instaladas na própria engine. Firefly, por exemplo, permite que jogos em 3D sejam desenvolvidos muito facilmente.

[hs width=600]https://i.imgur.com/DzWmoRC.png[/hs]
Tela de configuração de eventos

O programa é uma excelente alternativa para a criação de jogos de plataforma, space shooters e qualquer outro estilo que requira uma jogabilidade mais ativa que a do RPG Maker. Na próxima aula iremos observar a interface do Clickteam Fusion 2.5, estudar seu sistema de eventos e iniciar nosso primeiro projeto. Se você se interessou, baixe a versão gratuita e comece a explorar!

HTML <3
Não conhecia isso aí, Pássaro das Trevas.
Vou dar uma olhada nisso mais tarde. É bom expandir o conhecimento  :XD:
Valeu por compartilhar, Corvo o/

Ahh, eu usei muito essa engine e gosto bastante dela, pretendo voltar a usar. Ela tem realmente muitas semelhanças com o Construct 2, mas o Construct 2 precisa de um PC razoavel pra rodar bem, eu tinha uma droga de netbook com processador Atom e mesmo assim o Clickteam Fusion 2.5 rodava surprieendemente bem nesse netbook zoado.

Claro que, certas coisas na Clickteam Fusion são mais dificeis de fazer que no Construct 2, inclusive o Construct 2 tem várias funções que o Clickteam Fusion não tem, mas em compensação a perfomace do Clickteam Fusion é bem melhor, o Construct 2 tem muita queda de desempenho se tratando de imagens muito grandes.

Um dos pontos negativos com relação a essa engine é justamente a falta de tutoriais em português e até mesmo em inglês, mas dá pra pegar vários exemplos do forum oficial e estudar como eles funcionam.

Enfim, eu fico feliz de ver coisas sobre essa engine aqui, se for realmente começar a fazer tutoriais sobre ela eu estarei acompanhando na medida do possivel. :*-*:

Citação de: ~Vici online 27/03/2018 às 13:49
[...]
HTML é vida, jovem. o/
Recomendo mesmo que teste, o programa é excelente.

Citação de: mercia online 31/03/2018 às 02:32
[...]
Se o pessoal se interessar, vou sim começar. Quando conheci a engine notei que os próprios criadores vendem tutoriais sobre a ferramenta, coisa que acho absurda. Os fóruns oficiais só tem tópicos de dúvidas, muitos abandonados, não me admira que o Clickteam tenha metade do público do Construct sendo que este foi "inspirado" nele.

Eu já vejo algumas vantagens, além da performance. Por exemplo, com o Clickteam você tem muito mais facilidade em trabalhar com números, fórmulas etc. A grade de eventos é meio chatinha à princípio, mas o modelo acaba facilitando bastante a programação. E claro, depois da cagada que a Scirra fez, a  licença comercial do Clickteam está custando 1/3 da licença pessoal do Construct 2.

Sem dúvidas é uma engine incrível, eu no passado quase fiz um game de Megaman X na mesma, e o mais incrível é que não foi com tanta dificuldade. E realmente como citado, um dos pontos negativos é a falta de material em português para estudo.

Ultimamente tenho a usada, acabei um jogo nela no ano passado, é uma engine engraçada mas as vezes é meio bugada