RGSS3 - Aula 2
por Masked
Oi pessoal, essa é nossa segunda aula de RGSS3, dessa vez vou ensinar sobre as Arrays, sobre as Condições e sobre o print
Arrays:
O que são Arrays?
As arrays são um tipo de variável que armazena várias outras variáveis dentro dela, por exemplo array = [1, 2, true, "Isso é uma string"]
Como visto no exemplo acima, ela pode armazenar todo tipo de variável, você pode até colocar uma segunda array dentro da primeira.
Como usar as variáveis dentro da Array?
As variáveis que a array armazena têm um número de identificação, ele vai do 0 até um número infinito, então para dizer que x é a primeira variável na array se escreveriax = array[0]
O 0 entre colchetes está dizendo que o valor será a variável presente no número de identificação 0 da array ou seja, a primeira variável.
Difícil de entender? Vamos ao próximo conteúdo: o print
Para que serve o print?
Faremos o primeiro exemplo prático, abra o editor de scripts do rpg maker (F11), crie um novo script e digite:
print "Oi"
Clique em aplicar e ative a janela de depuração, inicie o jogo e deverá aparecer algo do tipo:
(http://i.imgur.com/lLifamc.png)
Essa é a função do print, ele escreve na janela de depuração, esse exemplo foi usando uma string, mas podemos escrever um Integer, Float, etc..
O print tem algumas funções especiais, por exemplo, se você digitar \n no meio da string, ele desce uma linha,
outra função é o #{variável}, ele serve para escrever o valor de uma variável no meio da string
Agora vamos entender direitinho as Arrays usando o print:
digite em um novo script:
array = [1, "Oi", 2.3, true, array2 = [1, 3, false]]
print array[0]
Repita o processo do primeiro exemplo, você deve ter visto que ele escreveu o valor da primeira variável na array, que, nesse caso, é 1.
Aí você vê aquela array dentro da outra e se pergunta:
Como eu escreveria o valor da variável dentro dessa outra array?
Para isso, nós escreveríamos o nome da array 1 (array) o id da array 2 ([4]) e o id da variável dentro da array 2 (por exemplo [1]). O código ficaria assim:
array = [1, "Oi", 2.3, true, array2 = [1, 3, false]]
print array[4][1]
Se você repetir o processo dos exemplos anteriores, verá que está escrito 3 na janela de depuração.
Por que 3?
Por que 3 é o valor da segunda variável na array2 ele é quem tem o id 1, se você digitasse array[4][2] veria escrito false e se você digitasse array[4][0] veria escrito 1, pois são esses valores que estão na posição do id 2 e 0.
Condições:
O que são condições?
Condições são comandos que, dependendo de uma situação, executam um trecho de código, se a situação não cumprir a condição, o comando executa outro código ou não executa nada.
Com os comandos condicionais, usam-se os operadores comparativos e no fim do código a ser executado pela condição usa-se um end
Comandos condicionais:
If: Esse comando executa o código se a condição foi atendida
Ex.: if variable == 1
print "variável é 1"
end
nesse caso, se a variável variable for 1, ele escreve na janela de depuração "variável é 1"
If not ou Unless: Esses dois comandos tem a mesma mesma função, eles executam o código se a condição não está sendo atendida.
Ex.: unless variable == 1
print "variável NÃO é 1"
end
Esse código equivale a:
if variable != 1
print "variável NÃO é 1"
end
e:
if not variable == 1
print "variável NÃO é 1"
end
Operadores usados nas condições:
&& ou and: esses operadores são usados nas condições para juntar duas condições em uma, por exemplo:
if variable == 1 && variable2 == 2
print "variável é 1 e variável2 é 2"
end
Esse código checaria se variable é 1 e variable2 é 2, isso tudo ao mesmo tempo
|| ou or: esses dois servem para checar se a variável tem o valor x e, se não, se tem valor y, por exemplo:
if variable == 1 or variable == 2
print "variável é 1 ou 2"
end
esse código escreve "variável é 1 ou 2 na janela de depuração caso variável seja 1 ou 2
Exceções:
else: esse é um comando que serve para dizer o que fazer se a condição não for cumprida, ele vem antes do end.
Ex.: if variable == 1
print "variável é 1"
else
print "variável não é 1"
end
Se a variável for 1, escreve na janela de depuração "variável é 1", se não, escreve "variável não é 1"
elsif: esse comando é uma mistura de else e if até no nome, ele serve para checar uma condição se a outra não for cumprida, também vem antes do end.
Ex.: if variable == 1
print "variável é 1"
elsif variable == 2
print "variável é 2"
else
print "variável não é 1 nem 2"
end
Essa foi nossa segunda aula, comentem, podem pedir aulas, a próxima aula será sobre métodos!
cara legal a aula tou até entendendo um pouco
:clap:
Muito bom e simples.
Mas sobrou uma dúvida, no java a gente costuma usar uma { para iniciar um bloco lógico, em Ruby não há, de maneira explícita, essa abertura, mas ela ocorre, não é? Por exemplo, o If por si só abriria o Bloco e o End finalizaria ele, certo?
E é opcional os operadores, por exemplo, escolher o && ao invés de and e por aí vai, certo?
Gostei do tutorial. :D
Safety and Peace.
opa, bom, Dias, é mais ou menos isso mesmo, mas temos alguns casos onde usamos chaves, por exemplo:
a = [1,2,4,5,6]
a.each {|i|
puts i
}
mas é muito bem substituível como os operadores:
a = [1,2,4,5,6]
a.each do |i|
puts i
end