O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novo RPG Maker!

Iniciado por Raizen, 04/06/2020 às 12:31

Citação de: Speed online 04/06/2020 às 20:12
Vamos com calma meus amigos, No man's sky nos ensinou uma lição sobre HYPE desenfreado a não muito tempo atrás. No mais, espero que eles façam uma linguagem de programação compativel com os padrões atuais pra dar mais poder aos desenvolvedores e ainda deixar "simples" para quem está começando utilizar os eventos e brincar na engine.

Olha, falo como programador, acho que "uma programação compatível com os padrões atuais" e "mais poder aos desenvolvedores" são mutuamente exclusivos. Acho que do RGSS pro JS tivemos por um lado uma melhoria nesse aspecto que foi na parte de tudo ser aberto. Por outro lado, Javascript ainda é uma linguagem bem ruim pra desenvolver jogos, e todo esse negócio de rodar em navegador/mobile/nw.js dá um trampo desgraçado pra gente.

Mais poder pros desenvolvedores seria introduzir uma linguagem de programação e um runtime apropriados. Leia-se: qualquer coisa menos uma linguagem de script pouco otimizada (cof cof Ruby cof cof) e/ou rodando num fodendo navegador (como é o client "nativo" no MV).

Citação de: Eliaquim online 04/06/2020 às 22:17
Eu espero que dê tudo errado, seja um fracasso nas vendas, e eles voltem a fazer um upgrade no editor e no código do mv hahahahahaha

Gente que só sabe fazer uma coisa é foda hahahaha

Nada te impede de continuar usando o MV depois do lançamento da nova engine. Até hoje tem gente usando o VX Ace, o XP e até o 2k3 (que inclusive recebeu atualizações depois do lançamento do MV). Torcer pra dar errado, além de mau caráter, só mostra medo de mudança. Ao invés disso, tente aprender alguma coisa com o que for surgir de novidade, e talvez você cresça em algum aspecto. Sempre dá tempo.




Sobre os gráficos 3D, honestamente, duvido muito que vá acontecer. Não vejo vantagem pro lado deles, e provavelmente ia tornar muito mais escassos os recursos (que já não são lá abundantes). Além disso, sempre dá pra resolver isso se derem recursos suficientes pra quem vai fazer os scripts/plugins, vide FPLE no XP/VX Ace/MV e o MV3D. Não faz muito sentido ditar que isso seja o padrão na engine.
~ Masked

Espero que eles puxem mais para o 3d dessa vez ou que pelo menos os graficos 2d venham bem caprichados  :clap:





Espero que continuem no 2D, mas façam algo decente dessa vez. O Brandt já sintetizou bem o mundo ideal para a nova engine na sua primeira mensagem, concordo com ele.

Pessoal que tá querendo algo 3D deveria pesquisar sobre a Unity (ou semelhante).


Citação de: Eliaquim online 04/06/2020 às 22:17
Eu espero que dê tudo errado, seja um fracasso nas vendas, e eles voltem a fazer um upgrade no editor e no código do mv hahahahahaha
Egoismo exacerbado isso dai. hahaha


05/06/2020 às 16:16 #18 Última edição: 05/06/2020 às 16:31 por Eliyud


Para quem estava na expectativa para algum envolvimento com o 3D, podemos tirar o cavalinho de chuva! Acho que ficou mais do que claro isso.



Será que ele está falando do JavaScript? HAHAHAHAHA

Na pior das hipóteses, será uma versão 2.0 do MV.

Caras, quando me referi ao 3d não quis dizer em um primeira pessoa nível The Witcher e afins, até mesmo pelo exemplo que dei do Harvest Moon eu acharia legal algo nesse estilo, sem perder a essência do RPG Maker mas tendo uma evolução.



Eu sei, eu sei...é muito difícil implantar esse estilo, mas algo parecido, com profundidade e quadros por pixel e oito direções já nativos na engine...um novo RTP nesse estilo, seria pedir muito? Outra coisa, alguém falou que é difícil criar gráficos assim em 3d, mas já que estão vendendo pacotes de gráficos, e cada vez menos amadores criam seus próprios gráficos, não seria o momento ideal pra dar esse passo adiante?

Na visão do jogador, o cara que não conhece RPG Maker e sim é o jogador de jogos ... Acham mesmo que ele se interessa por um jogo com os gráficos atuais do RTP? Qual a primeira coisa que vocês olham ao visitar o tópico de um projeto...as screens, não?

Mas enfim, infelizmente não vai acontecer essa troca de gráficos e infelizmente o RPG Maker vai seguir sendo uma engine de criação de jogos onde o maior foco é a criação do jogo para divertimento próprio, e não a criação de um jogo para disponibilizar aos outros e apresentar sua história a pessoas ao redor do mundo.

Opa agora que deu discussão é minha vez de entrar haha.

Eu tenho várias ressalvas dos caminhos que eles querem seguir, querendo ou não 95% dos usuários do programa são pessoas que querem algo casual diferente das outras engines, ela acerta um nicho de mercado especifico aonde ela praticamente domina.
Eles não vão largar o 2d, pelo menos parcialmente, existe uma facilidade adicional para esses jogos encaixarem no RTP, ou o RTP encaixar no jogo. A chance de ter 3d integrado, é se eles fizerem um RTP duplo com sprites e modelagem, esse tipo de aproximação iria expandir o mercado deles, mas não sei se eles acham que o custo para isso valeria ou não a pena.

Em um chute seguro, baseado nas engines que eles lançaram depois do MV, acho que seria Coffeescript ou TypeScript, acho que o Brandt mencionou eles, bom seguindo o VN Maker que era CoffeeScript eu acho que esse seria o caminho mais provável do MV. Não odiei o JS e nem achei uma escolha péssima, não achei a melhor também  :XD:, C# talvez seria o mais adequado para jogos hoje, acho que na área do C++ o seu Ojima nem deve ter cogitado ser a linguagem escolhida para o RPG Maker.

Resumindo tudo haha, eu acho que eles vão lançar um "MV Ace", porque tem melhorias claras que o MV poderia ter, mas é uma pena se seguirem de fato por esse caminho. Gostaria muito de ver uma reviravolta , C#/C++ ou quem sabe Rust/Go igual o Sr. Syureri falou (mas esse seria quase utópico), junto com várias estruturas totalmente diferentes dos RPG Makers anteriores com suporte a maior flexibilidade mesmo para quem não codifica e maior adaptabilidade para outras bibliotecas gráficas no caso permitindo o tal 3D mais facilmente, mas ai eu já não sei se deveria usar o rpg maker para isso  :tacerto: . Veremos o que vem, eu ainda gosto bastante da engine e acho que ela tem a oferecer bastante coisa, especialmente para quem está começando.

Um novo RPG Maker desperta muito minha curiosidade, mas não tanto meu interesse... Eu comecei com o XP e fiquei nessa versão por muito, muito tempo, até finalmente migrar direto para o MV há bem pouco tempo (relativamente). Mas vai saber quanto tempo vai levar até essa nova versão sair... e mesmo depois disso, quanto tempo vai levar até a engine ficar "boa" de verdade... e no caso de não ser compatível com os recursos das engines anteriores, quanto tempo vai levar até ter uma quantidade atraente de recursos disponíveis... Em todo o caso, aqui está uma breve lista do que eu gostaria de ver na nova versão:

- Escolher o frame do gráfico nas rotas (XP tinha!):
No MV, podemos escolher o frame exato na hora de definir o gráfico do evento, mas não na hora de mudar o gráfico pela rota do evento. Mudar a direção do evento é "visualmente feio", e mesmo assim ficamos limitados à coluna definida no gráfico do evento.

- Definir propriedades do gráfico do evento (XP tinha!):
No XP, era possível definir a opacidade e o "blending" na hora de escolher o gráfico do evento, dava até mesmo pra brincar com as cores! Não é grande coisa porque dá pra alterar a opacidade e o "blending" pela rota do evento, mas o modo anterior era bem mais conveniente.

- Comando "esperar fim do movimento" (XP tinha!):
Outra conveniência que fez muita falta na programação de cutscenes (pelo menos para mim). Surpreendentemente, nenhuma gambiarra ou plugin que encontrei foi tão eficaz quanto esse simples comando que fazia toda a diferença quando eu ainda usava o XP.

- Comando de rota para switches locais (novidade!):
Eu não entendo porque ainda não existe um comando de rota para manipular as switches locais dos eventos. As chamadas de script são bem chatinhas de fazer e eu quase sempre demoro um bocado para descobrir porque não estão funcionando (geralmente são erros de sintaxe).

- Funções avançadas de scroll (melhoria!):
Uma função tão útil que até hoje se limitou somente à quantidade e velocidade do scroll! Na minha opinião, adicionar *pelo menos* scroll diagonal (ou seja, mais 4 direções) e a opção de esperar completar o scroll já seriam melhorias muito bem-vindas.

- Funções avançadas de fade-in/out (melhoria!):
Outra função útil, mas que carece de customização. Definir a duração e ter a opção de esperar completar o fade-in/out também seriam melhorias muito bem-vindas na minha opinião... no mínimo me poupariam de usar uma imagem para esse fim (não gosto de usar o tom da tela para isso).

- Mapeamento em 3 camadas separadas (XP tinha!):
Ênfase em "camadas separadas", porque é extremamente frustrante ter que apagar tudo que já foi colocado em um tile só pra poder mudar o chão, como no MV. Vejo muita gente pedindo mais de 3 camadas, mas eu me pergunto se camadas em excesso não acabariam complicando ao invés de ajudar...

- Mais níveis de prioridade dos tiles (XP tinha!):
Dou como exemplo os tiles de uma cadeira em que ao invés de bloquear um dos tiles, você só bloqueia as direções, mas como no MV só existe um nível de prioridade, a parte de cima da cadeira sempre aparece por cima, independentemente da posição do jogador.

- Definir cor transparente e translúcida (XP tinha!):
Quando importávamos gráficos no XP, a engine dava a opção de definir a cor transparente (invisível) e a cor translúcida (sombra) do gráfico. Pessoalmente, eu sempre gostei muito desse recurso e foi que algo que também me fez muita falta no MV.

- Classes mais "organizadas" (XP, VX, VXA tinham!):
Pelo menos para mim, costumava ser muito mais fácil ler e entender as classes das versões anteriores, porque estava tudo bem separado e organizado, assim eu conseguia editar e às vezes até criar coisas por conta própria (lembrando que eu não sou programador, mas tenho noções).

- Grade customizável (como 16x16, 32x32, 48x48):
Aqui já estou sonhando bem alto, mas isso permitiria usar gráficos das versões anteriores com pouco ou nenhum retrabalho. Pessoalmente, eu sempre escolheria 32x32, porque é um número divisível pela maioria das resoluções, o que permite mapas que "encaixam" perfeitamente na tela.

Muito do que eu listei não é exatamente novidade, e creio que eu nem lembrei de tudo... mas eu sempre achei o RPG Maker uma engine bem completa considerando sua proposta ("simples para uma criança, poderosa para um desenvolvedor"). Então acho que eu não conseguiria ter altas expectativas nem que eu tentasse, porque não consigo nem imaginar o que eles poderiam adicionar de tão inovador para justificar uma nova versão... mas essa é apenas a opinião de um leigo que pode acabar se surpreendendo bastante no final das contas (apesar de duvidar muito que isso aconteça).

CitarGente que só sabe fazer uma coisa é foda hahahaha

Nada te impede de continuar usando o MV depois do lançamento da nova engine. Até hoje tem gente usando o VX Ace, o XP e até o 2k3 (que inclusive recebeu atualizações depois do lançamento do MV). Torcer pra dar errado, além de mau caráter, só mostra medo de mudança. Ao invés disso, tente aprender alguma coisa com o que for surgir de novidade, e talvez você cresça em algum aspecto. Sempre dá tempo
@Brandt Caraca fera o.O
Eu só escrevi isso:
CitarEu espero que dê tudo errado, seja um fracasso nas vendas, e eles voltem a fazer um upgrade no editor e no código do mv hahahahahaha
E você tirou 4 conclusões, prévias, sobre mim:
- Só sabe fazer uma coisa
- Mau caráter
- Medo de mudar
- Esse último não exatamente uma conclusão, mas um ""conselho"": "tente aprender alguma coisa com o que for surgir de novidade, e talvez você cresça em algum aspecto. Sempre dá tempo"
Tipo, sério mesmo? Só com essa frase você foi até aqui? o.O
Tu não acha que foi aí um "pouco" rude, ou mal educado não? Realmente precisava disso? o.O

Eu não vou tentar te convencer do contrário não, mas vou esclarecer o que eu disse, caso lhe interesse:
Assim, eu mandei risos. Não é como se eu dissesse ao pé da letra q tudo deve falhar, a empresa deles deve falir, eles devem perder o emprego e passar fome pq não fizeram minha vontade de dar um upgrade no mv hahahahaha :XD:

Foi uma piada, não foi nada literal, fica de boa. Só expressei um pouquinho da minha frustração, em forma de piada. E cara, nem é uma frustração tão grande assim(caso contrário não teria feito uma piada) hahuauhahuahuauhahua

Eu conheci o rpg maker já no Mv, infelizmente =/ Daí quando comecei a dominar ele legal, lançaram outros como o Pixel mv e agora vão lançar esse.
Falei isso mais pq fico um pouco frustrado com algumas coisas do Mv, ainda mais eu que vasculhei toda a possibilidade do uso dele no mobile, e encontrei muitos bugs, que ainda não corrigiram, fazendo com que seja uma trabalheira se empenhar no mobile, onde eu acredito que não deveria ser(vide o slogan deles).
Enfim, o ponto é, que acho que tem muita coisa pra ser corrigida no mv, e se as vendas falhassem e eles vissem que não foi bom, talvez eles concentrassem o tempo deles em outras coisas(com esperança no mv).


CitarEgoismo exacerbado isso dai. hahaha
Pois é @Gabriel uahsaushuhsauhs egoísmo com um tiquinho de frustração uahhuahuauhauhauh   :top:

CitarCaras, quando me referi ao 3d não quis dizer em um primeira pessoa nível The Witcher e afins, até mesmo pelo exemplo que dei do Harvest Moon eu acharia legal algo nesse estilo, sem perder a essência do RPG Maker mas tendo uma evolução.
Pow, @Uthred, eu tb concordo. Seria legal se tivesse um 3D aí nativo na nova engine. Pode ser que seja pedir muito, mas acharia legal ter a opção. Mas se eles continuarem só com o 2D, no mínimo acho q teria que ter mais sistemas de batalha(abs e tático?).

CitarNovo rpg maker. Eu não penso nada muito diferente disso, com as devidas comparações, dado o que foi Vx pro Ace e Ace pro MV, "Ladies and Gentlemen, introducing the New Rpg Maker": https://www.youtube.com/watch?v=Ydje1ivynIM
@DarkRafa hahaauhAUAHUAHuhau

Citação de: Eliaquim online 06/06/2020 às 03:02
[...]
Eu conheci o rpg maker já no Mv, infelizmente =/ Daí quando comecei a dominar ele legal, lançaram outros como o Pixel mv e agora vão lançar esse.
Falei isso mais pq fico um pouco frustrado com algumas coisas do Mv, ainda mais eu que vasculhei toda a possibilidade do uso dele no mobile, e encontrei muitos bugs, que ainda não corrigiram, fazendo com que seja uma trabalheira se empenhar no mobile, onde eu acredito que não deveria ser(vide o slogan deles).
Enfim, o ponto é, que acho que tem muita coisa pra ser corrigida no mv, e se as vendas falhassem e eles vissem que não foi bom, talvez eles concentrassem o tempo deles em outras coisas(com esperança no mv).
[...]
Pô, cara, aí que tá. O MV por si só já é um lixo (sério!). Não adianta quantos updates deem, vai continuar cheio de problemas. Pra corrigir só se refizessem. E o que temos agora? Não é essa oportunidade? Seria ridículo desejar que fracassem quando fizerem (hipoteticamente) algo novo, bom e decente só pra voltarem a tentar consertar algo que não tem conserto (o que não acho que fariam depois de ter lançado uma nova engine, mesmo que fracassem, já que até hoje não fizeram). Não faz sentido e nem vale a pena.

Mas, claro, é muito provável que esse novo RM seja só um revamp do MV, então nem tem com o que você se frustrar, pelo contrário, já que nesse caso certamente irão corrigir alguns desses problemas que você citou. Só torno a lembrar que, caso seja só um MV Ace da vida, todos os problemas mais profundos, lá da raiz, do MV continuarão presentes. Ou seja. passaremos mais uns bons anos preso a uma engine incompetente e problemática que mais atrapalha do que ajuda. Por isso prefiro torcer por algo totalmente novo que nos apresente alguma chance de um ambiente realmente funcional e otimizado para trabalharmos.


Citação de: Uhtred online 05/06/2020 às 21:03
[...]
Na visão do jogador, o cara que não conhece RPG Maker e sim é o jogador de jogos ... Acham mesmo que ele se interessa por um jogo com os gráficos atuais do RTP? Qual a primeira coisa que vocês olham ao visitar o tópico de um projeto...as screens, não?
[...]
Pra mim já começa errado aí, porque quem faz um jogo com o RTP não quer atrair a atenção dos jogadores, faz só para se divertir e não espera um resultado estrondoso. Quem quer chamar a atenção vai buscar criar seu próprio conteúdo, seja em 2D ou 3D. Com isso em mente, é contraproducente criar uma engine da escala do RM com a possibilidade de 3D embutida com a justificativa de "chamar a atenção dos jogadores". A engine teria um custo de produção muito maior e o efeito sobre a justificativa seria praticamente nulo, afinal, quem quer mesmo criar algo chamativo irá fazer seus próprios recursos, por mais incrível que o RTP seja.


Aliás, ficamos vendo oJamaScript nesses makers bobinhos em 2D e já ficamos aterrorizados, mas já pensaram num oJamaScript para uma engine 3D? Pois é, assustador só de pensar, não é? Agora pensem oJamaScript numa engine que possibilita 2D e 3D ao mesmo tempo.


06/06/2020 às 10:06 #24 Última edição: 06/06/2020 às 10:07 por Eliaquim
CitarPô, cara, aí que tá. O MV por si só já é um lixo (sério!). Não adianta quantos updates deem, vai continuar cheio de problemas.  Seria ridículo desejar que fracassem quando fizerem (hipoteticamente) algo novo, bom e decente só pra voltarem a tentar consertar algo que não tem conserto (o que não acho que fariam depois de ter lançado uma nova engine, mesmo que fracassem, já que até hoje não fizeram).
Pow, eu não tenho os parâmetros de ter usado os outros rpg maker né...
Pow mas acho que pelo preço que oferecem o mv, acho uma ferramenta muito boa. Não acho um lixo não. Tem os seus problemas, claro, mas não é assim de todo ruim não.

CitarPra corrigir só se refizessem. E o que temos agora? Não é essa oportunidade?
Sim po, com certeza, é só que desenvolvi um apego com a ferramenta, sabe? Já outras pessoas com esse tipo de apego também, aos Rm's antigos.

CitarSeria ridículo desejar que fracassem
huauhauhahua cara, eu não desejo isso. Foi uma piada com a intenção de mostrar meu apego a ferramenta só isso. Não sei porque levar isso ao pé da letra assim o.O
Tipo se conferir no post oficial até disse que estava ansioso pela ferramenta também.


CitarMas, claro, é muito provável que esse novo RM seja só um revamp do MV, então nem tem com o que você se frustrar, pelo contrário, já que nesse caso certamente irão corrigir alguns desses problemas que você citou. Só torno a lembrar que, caso seja só um MV Ace da vida, todos os problemas mais profundos, lá da raiz, do MV continuarão presentes. Ou seja. passaremos mais uns bons anos preso a uma engine incompetente e problemática que mais atrapalha do que ajuda. Por isso prefiro torcer por algo totalmente novo que nos apresente alguma chance de um ambiente realmente funcional e otimizado para trabalharmos.
Pois é, eu não usei a fundo todos outros rm's, mas já dei umas brincadas. E me parece que cada rm novo é só o mesmo do anterior com uns enfeites. Com exceção do mv que veio com o port pra mobile.

CitarEnfim, o ponto é, que acho que tem muita coisa pra ser corrigida no mv, e se as vendas falhassem e eles vissem que não foi bom, talvez eles concentrassem o tempo deles em outras coisas(com esperança no mv).
E isso aqui era só eu tentando explicar a piada, a lógica da piada  :XD:

Eu também espero só um refresh do MV mesmo. É como acontece em muito segmento do mundo: quando lançam uma nova tecnologia a seguinte quase sempre é um aperfeiçoamento da anterior, e desde o XP eu acho que o MV foi o mais disruptivo, daí se enquadra em algum nível de inovação. E também o MV já me serve muito bem, inclusive, pensando aqui, nem saberia pontuar uma melhoria que necessito nele.

Quanto a partir para 3D, é sempre uma possibilidade levantada mediante o anúncio de uma nova versão do programa, mas eu acho que seria determinar o fim do programa. Uma que daí o software passa a competir bem mais diretamente com a Unity, Unreal e o caralho a quatro. Decerto que poderia permanecer como uma engine visando quem tá começando, mas se for para começar em algo novo, começarei em algo em que eu possa crescer mais. Outra que há criadores de recursos que vêm há três, quatro gerações do programa criando recursos gráficos e desenhar recursos para o XP é igual a desenhar um recursos para o MV. Impor um ambiente tridimensional jogaria o trabalho dessa galera no lixo.

Dentre as coisas que eu acharia interessante serem presentes, poderíamos ter um modo de mapeamento similar à construção de cenários da Construct2, em que a prioridade do tile era marcada pela camada em que ele estava ao invés de atribuir prioridade individual ao tile como é atualmente. Acho que inclusive seria uma forma mais fácil de aumentar as camadas de mapeamento. E isso faz-se necessária uma ferramenta de colisão, talvez tivéssemos colisão e mapeamento como ferramentas independentes. Enfim, fico mais curioso para ver o que vão trazer do que querendo que tragam o que espero uehaueh
E foi bom esse anúncio para mim. Se não chegar por um preço absurdo, até penso em assumir o posto do DrakTutorials e começar a fazer vídeo-tutoriais da engine.

06/06/2020 às 11:35 #26 Última edição: 06/06/2020 às 11:40 por Brandt
Citação de: Eliaquim online 06/06/2020 às 03:02
Eu só escrevi isso: E você tirou 4 conclusões, prévias, sobre mim:

Só um comentário antes de começar: uma conclusão nunca é "prévia". Ela acontece depois de um raciocínio, por isso chama conclusão. O que você toma previamente são "premissas".
Anyway:

Citação de: Eliaquim online 06/06/2020 às 03:02
- Só sabe fazer uma coisa
- Mau caráter
- Medo de mudar
- Esse último não exatamente uma conclusão, mas um ""conselho"": "tente aprender alguma coisa com o que for surgir de novidade, e talvez você cresça em algum aspecto. Sempre dá tempo"
Tipo, sério mesmo? Só com essa frase você foi até aqui? o.O
Tu não acha que foi aí um "pouco" rude, ou mal educado não? Realmente precisava disso? o.O

Eu não vou tentar te convencer do contrário não, mas vou esclarecer o que eu disse, caso lhe interesse:
Assim, eu mandei risos. Não é como se eu dissesse ao pé da letra q tudo deve falhar, a empresa deles deve falir, eles devem perder o emprego e passar fome pq não fizeram minha vontade de dar um upgrade no mv hahahahaha :XD:

Foi uma piada, não foi nada literal, fica de boa. Só expressei um pouquinho da minha frustração, em forma de piada. E cara, nem é uma frustração tão grande assim(caso contrário não teria feito uma piada) hahuauhahuahuauhahua

Ah, mas eu também mandei risos, aqui ó:

CitarGente que só sabe fazer uma coisa é foda hahahaha

Foi uma piada, logo você não devia ter ficado ofendido.

Né? hahaha

O problema de uma piada de mau gosto é que no fundo, pra fazer uma "piada", você precisa ver graça no que você fala. Existem piadas racistas, homofóbicas, antissemitas... todas são piadas. Todas terminam com "hahahaha", pra algum público (infelizmente). Não por isso deixam de expressar mau caráter. Claro, é um exemplo bem extremo, não acho que o que você disse foi tão ruim assim. Nem por isso deixa de ser um problema.

Um exemplo de que você realmente acredita no que falou é essa sua "explicação da piada" aqui (dessa vez sem "hahaha", e um "com esperança" ainda):

Citação de: Eliaquim online 06/06/2020 às 03:02Enfim, o ponto é, que acho que tem muita coisa pra ser corrigida no mv, e se as vendas falhassem e eles vissem que não foi bom, talvez eles concentrassem o tempo deles em outras coisas(com esperança no mv).

Todos os pontos que você levantou que eu disse aí foram derivados a partir do que você falou, que foi "tomara que a engine falhe e voltem a dar manutenção no MV", do qual dá facilmente pra depreender que você tem medo de/se recusa a sair do MV (medo de mudança, só sabe usar essa engine) e tem uma visão positiva da engine nova dar errado (pra mim, sinceramente, é mau carater; tem gente trabalhando nela há alguns anos). O conselho que eu dei é baseado nos dois primeiros pontos, e acho perfeitamente válido: estude mais coisas, e você percebe como o MV é ruim, ao ponto que seria muito melhor lançarem uma engine melhorada de fato do que ficarem arrumando os problemas dele.

Posso ter sido um pouco rude. Mal educado, duvido; expressei minha opinião de forma clara apenas, não sou obrigado a atenuar minhas impressões pra evitar incomodar ninguém, isso é ser manso, não educado, e dá pra ser um sem ser o outro.




CitarEu conheci o rpg maker já no Mv, infelizmente =/ Daí quando comecei a dominar ele legal, lançaram outros como o Pixel mv e agora vão lançar esse.
Falei isso mais pq fico um pouco frustrado com algumas coisas do Mv, ainda mais eu que vasculhei toda a possibilidade do uso dele no mobile, e encontrei muitos bugs, que ainda não corrigiram, fazendo com que seja uma trabalheira se empenhar no mobile, onde eu acredito que não deveria ser(vide o slogan deles).

Isso é um problema mesmo, e acho que na real o maior erro foi sequer possibilitar exportar o jogo pro mobile como parte da engine, e eu ficaria contente se essa opção não existisse no novo RM. Digo isso porque desenvolver um jogo pra mobile, pra PC e pro navegador são coisas completamente diferentes. Não tem fórmula mágica pra funcionar bem nos três, e pra suportar isso de forma "fácil" você vai acabar dando (possivelmente muito) mais trabalho pra alguém, no caso, provavelmente os desenvolvedores da engine em si e de plugins pra ela. Isso é péssimo pra todo mundo.

Existem outras engines pra jogos mobile, que suportam gêneros de jogo que são apropriados pra mobile. Honestamente, acredito que JRPG não é um deles.




No mais, faço das palavras do Gabriel e do Gerar as minhas.
~ Masked

06/06/2020 às 12:47 #27 Última edição: 06/06/2020 às 12:54 por Darkrafa
Vou dizer umas palavras aqui:

Eu to a uns 7 meses aqui no fórum, acredito, pelo menos usando de pouco em pouco tempo. E no geral a comunidade é bastante receptiva.
Bom, o trabalho de moderar/administrar a comunidade é complicado, eu sei, principalmente porque as vezes as pessoas extrapolam, seja no comportamento, seja em pedidos, as vezes tem muito trabalho pra fazer, como responder X tópicos que ficaram à serem respondidos pois nenhum outro adm visualizou, e cada um também tem suas vidas particulares, seus projetos particulares, e a gente só tem 24h no dia, afinal. Os membros mais comuns, como eu, não detém de muito conhecimento pra auxiliarem em alguma parte desses trabalhos, ficando basicamente a cargo dos próprios moderadores/administradores, que até onde sei entendem da programação em questão, o que parece justificar o posto. Mas bem, nem deveria ser preciso dizer que conhecimento não deve ser pretexto para um mau comportamento.

Vez ou outra eu topo com algum comentário pra lá de desnecessariamente atravessado, mal-educado, e pra minha surpresa costumeiramente vem de dois membros essa atitude. Dois membros, diga-se, do corpo de moderadores/administradores. E um deles é o Brandt. Semana passada eu vi o outro membro agir da mesma forma com o Rhyan, Gabriel. Quase toda semana na verdade é possível ver um dos dois agindo de forma arrogante (desculpe se a palavra é pesada, mas é exatamente como vocês soam) com outros membros. E da mesma forma que lá, não houve pedidos de desculpas ao Eliaquim aqui pelo mau comportamento do Brandt. Houve uma relativização do comportamento, quase um contorcionismo.

O comentário do Eliaquim não teve nada de demais. Ele apenas expressou o que ele achava/desejava da ferramenta, que foi inclusive o proposto pelo Raizen. Já a resposta do Brandt à manifestação dele foi totalmente pessoal. Argumentum Ad Hominem. E na posição de moderador/administrador isso é muito lamentável...
Qual a diferença do que o Eliaquim disse, opinião dele, para o que posteriormente o Gabriel disse, dizendo que "o MV é um lixo", também opinião dele?? Sem entrar no mérito de se é ou não. Com tantos que usam essa ferramenta, e gostam dela, não me parece justo que vc, Brandt, tenha se prestado a ignorar o que o Eliaquim disse para denegri-lo, sim cara, vc o ofendeu, questionou até seu caráter por nada (eu me senti ofendido com isso, que dirá ele - e ele deixou bem claro isso, não cabe a vc dizer o contrário), e tenha ignorado o comentário do Gabriel sobre a ferramenta. Em nenhum dos dois casos caberia qualquer reação semelhante à que vc tomou da postagem do Eliaquim, pois tratam-se de meras opiniões sobre uma ferramenta e cada um tem direito a ter a sua, mas sem dúvida que a resposta do Gabriel é bem mais passível disso, porque diferente da nova ferramenta que ainda nem saiu, há dezenas de usuários do MV  "que usam essa ferramenta lixo".

Eu não vou ficar aqui levantando um histórico de mau comportamento, cada um sabe se tem agido certo ou não. Mas nunca vi Raizen, Jorge, Speed, e outros moderadores/administradores com essas atitudes. E pra deixar claro, eu não duvido que já não os tenham feito, provavelmente já devem ter agido de forma semelhante em outra oportunidade mesmo, acho que tudo depende das circunstâncias. Mas não haviam circunstâncias aqui. Nesses meses em que aqui estive, não vi nenhuma circunstância que justificasse essa agressividade (teve um cara lá no chat que ameaçou processar o fórum, mas o pessoal pareceu mais brincar com essa situação do que pistolar. Tirando o Sir Lobo kkk).
Não dá pra ficar indiferente a essas situações porque é uma naturalização do que é errado.

Não estou aqui pra fazer a caveira de ninguém. Apenas penso que se não há maturidade suficiente para lidar com opiniões diversas, que lhe desagradem, então esse posto de moderador/administrador não deveria ser ocupado, pois são justamente desses postos que o exemplo tem que vir.

O desabafo é porque isso tem sido bastante costumeiro e duvido que agiriam da mesma forma se fossem membros comuns sem o devido conhecimento de programação, até porque vc não vê esse comportamento dos demais membros.

A gente não pode saber que somos arrogantes, ainda mais por meio apenas de quem consideramos, e ainda acharmos errado que alguém tenha se incomodado com nosso comportamento, porque afinal não parece haver esforço para que isso mude. Pelo contrário, é natural que alguém se incomode com esse comportamento.

Acho que cabe uma reflexão e um pedido de desculpas ao Eliaquim.

Spoiler
Citação de: Darkrafa online 06/06/2020 às 12:47
Vou dizer umas palavras aqui:

Eu to a uns 7 meses aqui no fórum, acredito, pelo menos usando de pouco em pouco tempo. E no geral a comunidade é bastante receptiva.
Bom, o trabalho de moderar/administrar a comunidade é complicado, eu sei, principalmente porque as vezes as pessoas extrapolam, seja no comportamento, seja em pedidos, as vezes tem muito trabalho pra fazer, como responder X tópicos que ficaram à serem respondidos pois nenhum outro adm visualizou, e cada um também tem suas vidas particulares, seus projetos particulares, e a gente só tem 24h no dia, afinal. Os membros mais comuns, como eu, não detém de muito conhecimento pra auxiliarem em alguma parte desses trabalhos, ficando basicamente a cargo dos próprios moderadores/administradores, que até onde sei entendem da programação em questão, o que parece justificar o posto. Mas bem, nem deveria ser preciso dizer que conhecimento não deve ser pretexto para um mau comportamento.

Vez ou outra eu topo com algum comentário pra lá de desnecessariamente atravessado, mal-educado, e pra minha surpresa costumeiramente vem de dois membros essa atitude. Dois membros, diga-se, do corpo de moderadores/administradores. E um deles é o Brandt. Semana passada eu vi o outro membro agir da mesma forma com o Rhyan, Gabriel. Quase toda semana na verdade é possível ver um dos dois agindo de forma arrogante (desculpe se a palavra é pesada, mas é exatamente como vocês soam) com outros membros. E da mesma forma que lá, não houve pedidos de desculpas ao Eliaquim aqui pelo mau comportamento do Brandt. Houve uma relativização do comportamento, quase um contorcionismo.

O comentário do Eliaquim não teve nada de demais. Ele apenas expressou o que ele achava/desejava da ferramenta, que foi inclusive o proposto pelo Raizen. Já a resposta do Brandt à manifestação dele foi totalmente pessoal. Argumentum Ad Hominem. E na posição de moderador/administrador isso é muito lamentável...
Qual a diferença do que o Eliaquim disse, opinião dele, para o que posteriormente o Gabriel disse, dizendo que "o MV é um lixo", também opinião dele?? Sem entrar no mérito de se é ou não. Com tantos que usam essa ferramenta, e gostam dela, não me parece justo que vc, Brandt, tenha se prestado a ignorar o que o Eliaquim disse para denegri-lo, sim cara, vc o ofendeu, questionou até seu caráter por nada (eu me senti ofendido com isso, que dirá ele - e ele deixou bem claro isso, não cabe a vc dizer o contrário), e tenha ignorado o comentário do Gabriel sobre a ferramenta. Em nenhum dos dois casos caberia qualquer reação semelhante à que vc tomou da postagem do Eliaquim, pois tratam-se de meras opiniões sobre uma ferramenta e cada um tem direito a ter a sua, mas sem dúvida que a resposta do Gabriel é bem mais passível disso, porque diferente da nova ferramenta que ainda nem saiu, há dezenas de usuários do MV  "que usam essa ferramenta lixo".

Eu não vou ficar aqui levantando um histórico de mau comportamento, cada um sabe se tem agido certo ou não. Mas nunca vi Raizen, Jorge, Speed, e outros moderadores/administradores com essas atitudes. E pra deixar claro, eu não duvido que já não os tenham feito, provavelmente já devem ter agido de forma semelhante em outra oportunidade mesmo, acho que tudo depende das circunstâncias. Mas não haviam circunstâncias aqui. Nesses meses em que aqui estive, não vi nenhuma circunstância que justificasse essa agressividade (teve um cara lá no chat que ameaçou processar o fórum, mas o pessoal pareceu mais brincar com essa situação do que pistolar. Tirando o Sir Lobo kkk).
Não dá pra ficar indiferente a essas situações porque é uma naturalização do que é errado.

Não estou aqui pra fazer a caveira de ninguém. Apenas penso que se não há maturidade suficiente para lidar com opiniões diversas, que lhe desagradem, então esse posto de moderador/administrador não deveria ser ocupado, pois são justamente desses postos que o exemplo tem que vir.

O desabafo é porque isso tem sido bastante costumeiro e duvido que agiriam da mesma forma se fossem membros comuns sem o devido conhecimento de programação, até porque vc não vê esse comportamento dos demais membros.

A gente não pode saber que somos arrogantes, ainda mais por meio apenas de quem consideramos, e ainda acharmos errado que alguém tenha se incomodado com nosso comportamento, porque afinal não parece haver esforço para que isso mude. Pelo contrário, é natural que alguém se incomode com esse comportamento.

Acho que cabe uma reflexão e um pedido de desculpas ao Eliaquim.
[close]

Antes de mais nada, reitero:

CitarPosso ter sido um pouco rude. Mal educado, duvido; expressei minha opinião de forma clara apenas, não sou obrigado a atenuar minhas impressões pra evitar incomodar ninguém, isso é ser manso, não educado, e dá pra ser um sem ser o outro.

Como você disse, somos todos humanos, temos nossos próprios problemas, preocupações e objetivos. Não vou evitar expor minha opinião só porque ela pode incomodar um ou dois, embora eu o faça com bastante frequência, justamente pra evitar esse tipo de discussão acalorada. É normal ter visões conflitantes, e nem sempre dá pra expressar tudo só usando eufemismos e "boa educação". Me diz, de que forma a sua própria resposta é diferente da minha para o Eliaquim? Você cita diretamente dois membros como mal educados, arrogantes, etc. É uma ofensa pessoal? É um ataque?

Jamais. Em momento algum do seu comentário você foi mal educado. Você levantou seus pontos sobre nosso comportamento, indicou porque está descontente e o que esperava, e isso é bom. É uma crítica, e toda crítica pode ser aproveitada dada boa vontade suficiente. Lendo sua resposta, fui direto olhar minhas respostas nos tópicos de suporte pra ver onde que estava sendo arrogante, se tinha alguma forma de passar conhecimento com menos atrito. Isso é legal.

Agora, o problema do que você fala aí é, justamente, o Argumentum Ad Hominem. Você aponta a crítica que fizemos como inválida porque, na sua visão, somos arrogantes e mal-educados. Pode ver, essa é a definição da falácia. O que eu fiz, por outro lado, não tem nem como ser Ad Hominem, porque o Eliaquim nem sequer apresentou argumento na fala dele: só expôs uma opinião.

Como qualquer forma de exposição, expor sua opinião é sujeito a críticas. Criticar um comportamento (como você mesmo fez) é normal e saudável para ambas as partes, se ambas estiverem dispostas a aprender com a crítica.

Vejo que você focou bastante no "mau caráter" aí. Claro, é uma expressão forte, mas por favor não esqueça do resto da minha resposta. Primeiro, assim como você, eu explico porque o descontentamento com o posicionamento do Eliaquim:

CitarNada te impede de continuar usando o MV depois do lançamento da nova engine. Até hoje tem gente usando o VX Ace, o XP e até o 2k3 (que inclusive recebeu atualizações depois do lançamento do MV). Torcer pra dar errado, além de mau caráter, só mostra medo de mudança.

E reforço meu argumento de que torcer pra dar errado é, no mínimo, uma piada de bastante mau gosto. Claro, é uma opinião/desejo, como é a proposta do tópico, mas temos que concordar que é um desejo bem mau intencionado, no mínimo, não? Refute esse argumento (ah, e só dizer que não é nada de mais não serve de refutação, por sinal), não aponte arrogância ou falta de educação. Isso é argumentum ad hominem. E aliás, claro, concordo que cada um tem direito a ter sua opinião; isso não quer dizer que toda opinião deve ser aceita. Vide Brasil 2020, com gente defendendo o fim do isolamento social e administração de cloroquina a pacientes de coronavírus.

Depois, eu indico o que eu esperava:

CitarTente aprender alguma coisa com o que for surgir de novidade, e talvez você cresça em algum aspecto.

É uma crítica. Com boa vontade, ele vai estudar outras coisas além do MV, e posso garantir que vai achar mil e uma outras coisas melhores. Tenho confiança de que o que eu falei não é só um ataque pessoal, mas sim uma sugestão, embora talvez um pouco difícil de engolir devido à forma como eu me expressei. Mas eu já esperava isso. Usar termos fortes é importante de vez em quando pra causar mudança. Nada do que você disse mudou minha opinião quanto a isso.




E por favor, não projete suas expectativas pessoais sobre a moderação/administração. Eu não sou pai de ninguém aqui, meu papel não é servir de exemplo, é manter a comunidade em ordem, e por opção, não porque eu deva nada pra ninguém.

Vou levar a sugestão de refletir a forma como eu me expresso comigo, mas também acho que você se limitou a procurar os exemplos ruins. Tanto eu quanto o Gabriel, geralmente, costumamos responder e prestar suporte de forma bastante pacífica, até o ponto em que realmente não dá pra responder com toda a calma e paciência que a gente tem. Esse foi um dos casos, e tenho a consciência tranquila quanto a isso.

Se quiser mesmo continuar essa discussão, sinta-se à vontade para enviar mensagens pessoais com cópia para todos nós da staff ou criar um tópico no Centro do Membro, de forma que todos que se sentem prejudicados possam se expressar e possamos todos chegar a um consenso sem desvirtuar esse tópico aqui.

Grato.
~ Masked

Já citaram neste tópico que o grande ponto do RPG Maker não é ser uma engine, mas um jogo de criação de jogos. Dá pra criar? Dá. Dá pra vender profissionalmente? Dá. Mas a essência do negócio é que você se divirta durante o processo, a única razão que justificia o lançamento da engine para consoles. Eu também não espero grandes coisas. Haviam dito que o MV seria a versão definitiva, recebendo atualizações constantes. A animação com ele durou um ano e meio, mais ou menos.

Também acho que não vão sair do JavaScript. Para ser honesto, não acho que será uma versão melhor. Houve retrocessos antes como foi o caso do VX em relação ao XP. As únicas otimizações foram o RGSS2 e a organização da interface. Mesmo assim, o Ace veio pouco depois corrigindo o resto. Não estou acompanhando o cenário, mas também não vou manter expectativa nenhuma.

Pontos que eu gostaria de citar: vai ser publicado pela Degica, o que é bom. Talvez parte do sucesso-não-tão-grande do Pixel Game Maker MV tenha sido justamente a distribuidora desconhecida aqui no ocidente. Apesar de eles quase nunca escutarem, fica mais fácil ao menos ter para onde direcionar os comentários sobre bugs e afins. E é legal ter de volta o distribuidor irritante que já conhecemos.

Citação de: Geraldo de Rívia online 06/06/2020 às 10:42[...]
E foi bom esse anúncio para mim. Se não chegar por um preço absurdo, até penso em assumir o posto do DrakTutorials e começar a fazer vídeo-tutoriais da engine.

Se já não tiver dedo do Yanfly no meio, não deixem ele monopolizar a área também.