O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Duvida Sobre sombreamento

Iniciado por Zeicayl, 30/01/2019 às 14:58

Bem eu estava pixelando e desenhando, e percebi que quando eu desenho eu sempre começo pela sombra até a luminosidade, já quando estou pixelando eu faço o contrário vou da luminosidade até a sombra, dai eu fiquei pensando comigo mesmo, será que tem uma regra de como fazer, ou até uma ordem que facilite, ou tanto faz a ordem ?

Eu preferencialmente sempre faço as sombras antes, e depois coloco os pontos de luz. Acho que é questão de gosto.
~ Kauzz, Kauê Luchetta
website | itch.io | patreon | facebook

30/01/2019 às 18:48 #2 Última edição: 30/01/2019 às 20:35 por King Gerar
Acho que, pensando pela lógica, deveríamos fazer a iluminação primeiro, afinal a sombra surge a partir da existência de um ponto luminoso. Mas faço como o Kauzz, começo pela sombra e também imagino que seja gosto, ou costume.

Tanto faz, mas pra mim começar pela sombra é segurança. Provavelmente é por causa da pintura digital.

Concordo com o King. Ao menos nunca vi um tutorial que ensine começando pela sombra. No mínimo eles marcam a posição da luz antes de aplicar a iluminação propriamente dita.  :math:

pessoal.. sei que nao é legal ficar ressucitando topicos mas... acredito que tenho uma informaçao relevante...

eu fiz um tutorial de um cara, aparentemente muito bom, que diz o seguinte "Always apply highlights after shadows, and you will save yourself some headache. Without the shadows already in place, you will be inclined to make the highlights too large."

basicamente, ele diz que e importante começar pelas sombras...

link para o tutorial (em ingles): https://makegames.tumblr.com/post/42648699708/pixel-art-tutorial