O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gasmokes

Iniciado por Ms. Athena, 19/05/2022 às 10:29

Nome do Projeto: Gasmokes
Criador: George Paullus
Data: 18/05/2022
Gênero: RPG, Slice of Life, Open-World, Sci-Fi, Alt History, Mistério
Inspirações: JoJo's Bizarre Adventure, Fallout, Mother, Stranger Things, The Umbrella Academy



ANTES DE MAIS NADA, O QUE É GASMOKES?



Gasmokes é um game RPG que envolve os gêneros Slice of Life, Sci-Fi e Alt History. O título surgiu como uma referência musical sutil à palavra Vaporwave e, por ser bastante inspirado em JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable, o game faz referências musicais, porém sem deixar isso muito explícito para evitar problemas com copyright.



MAIS ALGUNS DETALHES



O plano é que o game envolva mais a ideia de você ser alguém vivendo uma vida com seus dias de paz e outros caóticos, mas sem focar tanto em batalhas. O game te permitirá trabalhar e é fazendo side-quests que você vai ganhar a maior parte do seu XP. Esse é outro detalhe sobre o game: ele é muito focado na história e escolhas que você faz.

A localização escolhida para onde a vida de seu personagem acontecerá é na pequena cidade de Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Trata-se de uma cidade no litoral com muitas praias, o maior parque aquático da América Latina e, no universo da história, dominada por grandes corporações com interesses sinistros!

Mas não se preocupe, nessa briga entre cachorros e gatos você não será nada além de um entregador de pães (ou não)...

O game também é um alt-history, ou seja, se passa em um universo alternativo onde eventos de nossa linha do tempo ocorreram de maneira diferente. No universo do game, por exemplo, você não verá pessoas usando smartphones (em pleno 2025), mas verá padeiros vestindo Power Armors ou um robô empresário casado e pai de família.



DESIGN:



Os design do game é simples. A ideia é se inspirar no game Mother (como eu sempre costumo fazer). Os cenários, no geral, tentam buscar a maior fidelidade possível com a verdadeira cidade de Aquiraz, porém com alterações que fiquem ideais para um bom level design. No momento há algumas fotos de personagens do game e um design de exterior, apesar de ele ainda estar numa fase muito arcaica:

"Imagens"





[close]



CERTO, MAS VOCÊ AINDA NÃO EXPLICOU BEM O ENREDO...



Muito bem, eis um resuminho: no game você controla, primeiramente, a mãe do protagonista em um atendimento com uma psicóloga. Nesse diálogo você poderá escolher informações sobre seu/sua personagem e seu passado. Dependendo das suas escolhas o seu destino nos primeiros momentos do game pode mudar bastante, mas tudo caminha para um ponto na história ao qual vou deixar em branco por ser um spoiler...



E OS SONS?



Os efeitos sonoros são todos em 8-bits, mas nas músicas a ideia é buscar um sonoplasta que possa criar músicas em um estilo mais lo-fi, rock, hip-hop e jazz.



E OS SISTEMAS?



Pois bem, tenho que dizer inicialmente que quero também procurar um programador para em algum momento migrar o projeto para outra engine. Mas por enquanto o que posso dizer é que o game é um RPG criado no RPG Maker VX Ace com vista de cima e com batalhas por turnos. No game, como falei, você pode trabalhar para ganhar dinheiro, mas pretendo adicionar outros sistemas como XP por descobrir informações sobre a cidade, sistema de leitura de livros no cenário (no caso, os livros, cartas e textos em terminais são mostrados através de imagens no lugar de caixas de texto). Enfim, essa é a lista por enquanto...



CONSIDERAÇÕES FINAIS



Por enquanto isso é tudo. Pretendo usar esse mesmo tópico para fazer um DevLog do projeto. Não tenho uma data exata para quando vou lançar uma demo, pois até o momento tenho o roteiro da história principal da primeira demo completo, porém faltam as side-quests, design e sons para chegar até lá. Isso leva também ao ponto de que estou recrutando pelo menos um sonoplasta e/ou um designer que possa me ajudar com alguns sprites mais complicados como animações, battlers e faces. No mais, esse é Gasmokes, espero ver também um feedback dos usuários para que eu possa melhorar a experiência com o game conforme caminho para a primeira demo. Aos que leram, desejo um ótimo dia!

Posta na área de Jogos em Desenvolvimento. Mesmo sem Demo ainda é melhor postar lá.

DevLog #1 (20/05/2022)

Olá! George aqui para passar o primeiro DevLog do game! Sim, hoje mesmo cerca de um dia após o anúncio do game :XD:

Mas antes: vou responder algumas mensagens que recebi a respeito do game.

Começando com a mensagem de DadoCWB:

"É a história de Aquiraz, mas poderia ser a história de muitos municípios litorâneos brasileiros que sofrem com a especulação imobiliária. Eu adoro slice of life, é meu gênero preferido dentro do segmento anime. Se me permite sugerir, seu jogo parece bastante adequado para o formato de novela de tal forma que você poderia lançar "capítulos" à medida em que o desenvolvimento fosse acontecendo.
No aguardo por mais novidades!"

Curiosamente, essa ideia da história se passar em Aquiraz começou em 2020 quando eu ainda morava no Ceará. Até pensei em mudar a localização para Mossoró, Tibau ou Areia Branca (cidades do oeste do Rio Grande do Norte), mas há um certo espírito na cidade de Aquiraz que me impediu de mudar a localização. Não sei se é a nostalgia ou simplesmente alguma outra coisa na essência da cidade, porém não tive vontade de mudar. Outra curiosidade é que antes de vir com o anúncio do game eu já estava escrevendo uma novel. Ela está com o primeiro capítulo quase todo concluído e a primeira demo se baseia nele. Ainda estou me decidindo se vou mandar ele no Amazon ou se vou fazer uma publicação mensal em algum site para publicar livros. Caso deseje, fale comigo no privado que te envio o que já foi escrito do primeiro capítulo. (Só lembrando que são mais de quatro mil palavras no primeiro capítulo, e penso em deixar em algo próximo das cinco mil.)


Com as mensagens respondidas, vamos às novidades:

Ontem mandei algumas imagens do projeto, porém algumas ficaram pequenas, por isso vou reenviar em um tamanho maior para que possam enxergar melhor os visuais do game.

"Imagens"
[close]

Notou algo de diferente na imagem de ontem? Sim, criei a primeira face do game! Por enquanto ela ainda é um WIP, mas o que posso adiantar é que no fundo haverão pelo menos três cores que irão simbolizar algo que vocês descobrirão futuramente.

Fica uma imagem da face independente da screenshot:

E por enquanto é isso. Espero em breve trazer mais detalhes do livro e imagens dos cenários do game.

DevLog #2

Olá, George aqui com o segundo DevLog do game!

Passei alguns meses sem postar nada ou mesmo trabalhar no projeto pois eu estava bastante ocupado trabalhando, estudando e escrevendo o livro. Mas estou de volta com atualizações principalmente sobre o game!

Gostaria de anunciar aqui o protagonista do game: O Entregador (ou A Entregadora). Algumas faces foram feitas para o personagem:

"Entregador(a)"
[close]

Ainda pretendo trabalhar mais com o design do cabelo da personagem feminina, mas por enquanto fica a imagem para apresentar o personagem.

Outra coisa que eu gostaria de mostrar nesse DevLog é a tela de título. Ela ainda é um W.I.P, porém fica presente nela algumas ideias como a armadura dos vilões do game (Heavy Armor, inspirada na Power Armor de Fallout).

"Título"
[close]

Houveram também alterações no início do game (mais precisamente na criação de personagem).

Por enquanto é isso, espero posteriormente trazer mais atualizações sobre sistemas, cenários, battles e tudo mais...

Nos vemos :coffee: