O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogos de RPG Maker 2k e 2k3 no meu PC ficam com aquelas barras pretas dos lados?

Iniciado por dragon0107, 17/03/2020 às 22:43

Antes de formatar o computador não ficava assim, isso em tela cheia mesmo.

Como eu posso resolver isso?

Obrigado!

Como assim com borda preta do lado? Os meus não ficam, independentemente do modo da tela.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Saudações!

Talvez seja a configuração de resolução da sua saída de vídeo. Muito comum quando monitores Widescreen são conectados.

O meu não fica nenhuma barra lateral.
.

Olá pessoal, desculpem a demora para responder, foi meu primeiro post e não recebi notificações por email de novas respostas.

Então na verdade meu PC é notebook. Todos os jogos ficam com aquelas barras pretas do lado, mas apenas com a tela cheia.

Alguém sabe como eu poderia resolver isso?

Agradeço à todos!

Cadê o XGB pra dar uma resposta mais técnica? kkkk

Aperta Alt + Enter pra ir para a janela normal, evite jogar com a tela cheia.

Se não me engano, a tela cheia do rm2k é ilusória, porque ela não adapta, mas sim apenas estica a tela. Então, pode ser que ela consiga esticar até certo ponto, e o restante da sua tela seja preenchido com essas bordas pretas.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Pelo jeito vai ter que ficar assim mesmo Kkkk.

Mas tudo bem, talvez esse ano eu vá trocar o notebook. Dá pra jogar assim também tranquilamente.


Pelo que deu pra entender é alguma configuração da sua placa de vídeo.
A resolução dos jogos do Rm2000 e 2003 é de 320x240 pixels, e eles adaptam essa resolução a uma janela de 640x480.

Existem dois métodos de renderização de tela cheia no RPG Maker 2003: GDI e DirectDraw. O GDI é normalmente usado por placas mais novas, ele pega a resolução da janela e encaixa de forma proporcional à tela, sem se preocupar com as sobras que ficam na tela, que é o caso das barras pretas em volta do jogo.
Já a DirectDraw é mais antiga e mais lenta. Ela reescalona a tela do jogo para a do seu monitor, tampando todas as sobras, sem se preocupar com a integridade dos pixels, deixando assim então o jogo mais "esticado", comprometendo um pouco até a qualidade da resolução. Além disso, o DirectDraw, por natureza, é interpolado. Então eles tratam esses pixels e tentam deixar a tela um pouco mais suave.

O RPG Maker 2000 trabalha exclusivamente com DirectDraw, já o RPG Maker 2003 (versão Steam), você consegue configurar isso dentro do jogo. Basta apertar F5 e aparecerá uma janela de configuração. Há duas formas de você resolver essa situação: ou você altera o método de renderização de GDI para DirectDraw, ou você mantém o GDI, mas nas configurações de GDI (logo abaixo), você marcas as opções Allow uneven pixels e Ignore aspect ratio for stretching. Vale lembrar que dessa forma, a resolução se encaixará na tela toda, mas vai matar um pouco a qualidade tanto de uma forma ou de outra.

Lembre-se que essas instruções só podem ser feitas no RPG Maker 2003 na sua versão paga. As versões free antigas não têm esse suporte. Se essas barras aparecem também no RPG Maker 2000, tenta atualizar o seu DirectX.