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Sou novo no mapeamento tava tentando fazer um villarejo com uma area para caçar

Iniciado por KaiqueGamer, 09/05/2020 às 17:14

Sou novo no mapeamento tava tentando fazer um villarejo  com uma area para caçar,tipo umacasa do lado de floresta com area de caça,nao sou muito bom assim em mapear aceito dicas

Spoiler
 
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Uhm tem uma quantidade grande de coisas que dá para melhorar, o RTP dá uma limitada de leves, mas mesmo com ele dá para fazer mapas bem legais, dá uma olhada nesse mapa do Gabriel:


O que falta para o seu chegar nisso:
  • Você tem que adicionar mais detalhes, use bastante os itens das camadas B+, se puder use inclusive os eventos para adicionar detalhes.
  • Tem muita coisa quadrada no seu mapa, o rio acima, os caminhos, tem muita árvore colocada na mesma linha, mapas externos não são legais de se fazer quadrados, pois ele não reflete algo "natural".
  • observe bem o tamanho dos personagens que você tá usando para o tamanho das casas, as casas precisam aparentar algo mais proporcional, essa primeira está um pouco esquisita em relação ao tamanho.
  • Toma cuidado com os tiles que está usando, tem uma mistura de tiles da grama alta para a baixa.
  • Por último, complementando o primeiro, falta vida no mapa, adicionar personagens/animais ajuda a dar vida para o seu mapa.

Citação de: Raizen online 09/05/2020 às 17:42
Uhm tem uma quantidade grande de coisas que dá para melhorar, o RTP dá uma limitada de leves, mas mesmo com ele dá para fazer mapas bem legais, dá uma olhada nesse mapa do Gabriel:


O que falta para o seu chegar nisso:
  • Você tem que adicionar mais detalhes, use bastante os itens das camadas B+, se puder use inclusive os eventos para adicionar detalhes.
  • Tem muita coisa quadrada no seu mapa, o rio acima, os caminhos, tem muita árvore colocada na mesma linha, mapas externos não são legais de se fazer quadrados, pois ele não reflete algo "natural".
  • observe bem o tamanho dos personagens que você tá usando para o tamanho das casas, as casas precisam aparentar algo mais proporcional, essa primeira está um pouco esquisita em relação ao tamanho.
  • Toma cuidado com os tiles que está usando, tem uma mistura de tiles da grama alta para a baixa.
  • Por último, complementando o primeiro, falta vida no mapa, adicionar personagens/animais ajuda a dar vida para o seu mapa.
Explica os 3 pontos que vc falou

   Kaique, há uns dias atrás você estava pedindo dicas no chat sobre como mapear mas estava sem coragem de mostrar seus trabalhos. Fico muito feliz de ver que decidiu expor seus mapas e pedir dicas, é assim que se evolui! :XD: Enfim, o segredo para mapear é só um: pratica. Seus primeiros mapas serão mais simples mesmo, fique tranquilo. Não se preocupe se acha eles feios (como disse aquele dia no chat) ou piores em relação a esse ou aquele jogo. Apenas faça! Quanto e mais mais mapas for criando, mais "mão" você irá pegar no rpg maker, mais noção terá de proporção, de onde e como colocar os tiles. Tente também fazer vários tipos:, cidades, florestas, dungeons, mapas mundi... Com a prática irá melhorar consideravelmente, pode crer.
  Outra dica é jogar jogos feitos no rpg maker, de todos os tipos: feitos por iniciantes, por experientes; jogos bons, ruins, etc... Jogando vários jogos feitos no maker (em especial os feitos no maker que vc quer aprender mais) vai pegar várias boas referências sobre construção de casa e mapas. Tente observar bem os ambientes e entender como o autor do jogo montou aquilo ali. Pode ajudar bastante.
  Agora falando um pouco sobre o seu mapa em si, tente colocar mais detalhes nas casas como janelas, chaminés, plantas, rachaduras... Há uma boa variedade no rtp que pode usar para incrementar suas casas. Aquele porto no rio por exemplo, ficaria mais interessante se colocasse uns barris, um barco ancorado, marinheiros trabalhando, etc... Explore o rpg maker, há muitas opções e tiles prontos que pode usar.  Atenção também à proporção das casas, tente não fazer prédios com muitos tiles de parede ou telhado. Quanto ao telhado, repare que não colocou o tile do "topo" (geralmente esse tile fica logo acima do tile de telhado que usou), sem o topo o telhado parece meio "reto" e artificial. Distribua melhor pelo mapa os arbustos também, muitos objetos iguais lado a lado dão um tom meio artificial ao ambiente.
  O vídeo desse cara dá dicas valiosas sobre como construir casas e prédios bonitos: https://www.youtube.com/watch?v=VdiVmaF25Hg
  Depois de assistir esse acima, tente esse outro que dá outras dicas legais: https://www.youtube.com/watch?v=ueCP67o85nI
  Procure também tutoriais que ensinam a mexer nos tilesets usando o banco de dados (aquela janela em que você cria personagens, monstros, itens, etc.. lá tem a opção de editar os tiles).
  Espero que dê tudo certo, vá mostrando sua evolução aqui, podemos ir ajudando e dando mais dicas!  :blink:

Citação de: Nogueira online 09/05/2020 às 19:26
   Kaique, há uns dias atrás você estava pedindo dicas no chat sobre como mapear mas estava sem coragem de mostrar seus trabalhos. Fico muito feliz de ver que decidiu expor seus mapas e pedir dicas, é assim que se evolui! :XD: Enfim, o segredo para mapear é só um: pratica. Seus primeiros mapas serão mais simples mesmo, fique tranquilo. Não se preocupe se acha eles feios (como disse aquele dia no chat) ou piores em relação a esse ou aquele jogo. Apenas faça! Quanto e mais mais mapas for criando, mais "mão" você irá pegar no rpg maker, mais noção terá de proporção, de onde e como colocar os tiles. Tente também fazer vários tipos:, cidades, florestas, dungeons, mapas mundi... Com a prática irá melhorar consideravelmente, pode crer.
  Outra dica é jogar jogos feitos no rpg maker, de todos os tipos: feitos por iniciantes, por experientes; jogos bons, ruins, etc... Jogando vários jogos feitos no maker (em especial os feitos no maker que vc quer aprender mais) vai pegar várias boas referências sobre construção de casa e mapas. Tente observar bem os ambientes e entender como o autor do jogo montou aquilo ali. Pode ajudar bastante.
  Agora falando um pouco sobre o seu mapa em si, tente colocar mais detalhes nas casas como janelas, chaminés, plantas, rachaduras... Há uma boa variedade no rtp que pode usar para incrementar suas casas. Aquele porto no rio por exemplo, ficaria mais interessante se colocasse uns barris, um barco ancorado, marinheiros trabalhando, etc... Explore o rpg maker, há muitas opções e tiles prontos que pode usar.  Atenção também à proporção das casas, tente não fazer prédios com muitos tiles de parede ou telhado. Quanto ao telhado, repare que não colocou o tile do "topo" (geralmente esse tile fica logo acima do tile de telhado que usou), sem o topo o telhado parece meio "reto" e artificial. Distribua melhor pelo mapa os arbustos também, muitos objetos iguais lado a lado dão um tom meio artificial ao ambiente.
  O vídeo desse cara dá dicas valiosas sobre como construir casas e prédios bonitos: https://www.youtube.com/watch?v=VdiVmaF25Hg
  Depois de assistir esse acima, tente esse outro que dá outras dicas legais: https://www.youtube.com/watch?v=ueCP67o85nI
  Procure também tutoriais que ensinam a mexer nos tilesets usando o banco de dados (aquela janela em que você cria personagens, monstros, itens, etc.. lá tem a opção de editar os tiles).
  Espero que dê tudo certo, vá mostrando sua evolução aqui, podemos ir ajudando e dando mais dicas!  :blink:
mas vc acha que coloco os meus mapa no meu  jogo?

Citação de: KaiqueGamer online 09/05/2020 às 20:44
                                                                              mas vc acha que coloco os meus mapa no meu  jogo?
Claro, coloque sim. Qualquer coisa você pode ir melhorando eles ao longo do tempo.