O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[DynRPG] Plug-in de Mini-Mapa

Iniciado por Syd Barrett, 19/07/2013 às 23:15




Nome do Sistema: [DynRPG]Mini-Mapa
Criador: Kazezui
Para: RPG Maker 2003
Nível: Humano
Créditos: Todos ao Cherry e ao Kazezui.
Download dos arquivos: DynRPGMaker e MiniMap Plugin


Introdução
Eu, pesquisando algumas coisas no site do Cherry e lá na rpgmaker.net, encontrei uns plugins interessantes, entre eles um plugin de minimapa. Eu via nos fóruns de rpg maker por aí, vários sistemas de mini mapa muito complicados e bastante cansativos de aplicar, por isso eu achei esse aqui, especialmente pra vocês(mentira).


Sistema
Passo 1 - Aplicando o patch e o plug-in.
A primeira coisa a se fazer é baixar o patch e o Mini Map plug-in(no início do tópico), após baixados, execute o DynRPG. Ele vai pedir para você selecionar o RPG_RT do seu jogo, faça isso(recomendo um backup antes). Feito isso, vá na pasta do plug-in, e copie a dll DynMap para uma pasta chamada DynPlug-ins, na pasta do seu jogo(onde fica o RPG_RT).
PS:Se outros patches estiverem aplicados, pode não funcionar ou eles serem removidos. Por isso, faça o Backup!

O que nós fizemos?
Aplicamos o patch ao seu jogo. Agora ele terá suporte a algumas dlls, entre elas, o DynMap!




Passo 2 - Dando uma olhadinha nos comandos.
Agora, nós temos uma listinha de comandos para serem aplicados através do recurso Comment, nos comandos de evento. Eles são:

Spoiler
@make_minimap
  Sem parâmetros

  - Cria um mini mapa do mapa em que o herói se encontra.

@make_target
  Parâmetero#1: Nome do alvo (texto)

  - Cria um alvo que será mostrado no mini-mapa

@set_target_color
  Parâmetro#1: Nome do alvo (texto)
  Parâmetro#2: Cor do alvo (texto)*

  - Seta uma cor a um alvo criado anteriormente.


@set_target_color
  Parâmetro#1: Nome do alvo (texto)
  Parâmetro#2: Componente vermelho de 0 a 255 (numérico)
  Parâmetro#3: Componente verde de 0 a 255 (numérico)
  Parâmetro#4: Componente azul de 0 a 255 (numérico)

  - Atribui uma cor ao alvo a partir do texto
     ou uma cor mais exata no formato RGB.

@set_target_link
  Parâmetro#1 Nome do alvo (texto)
  Parâmetro#2 Setar o tipo de link (texto, veja abaixo)
  Parâmetro#3 ID ou componente X (numérico)
  Parâmetro#4 Componente Y (numérico)

  - Seleciona um alvo a partir do tipo escolhido. Os tipos são:
    "link_coordinate" = Define um alvo para uma determinada posição.
    "link_variable" = Parâmetros X e Y (ID da variável em questão)
    "link_id" = Define as coordenadas do alvo para um evento com o ID igual a o ID do parâmetro.

    Exemplo:
      @set_target_link "test", "link_id", 4
      @set_target_link "test", "link_variable", 1, 2

@set_alpha
  Parâmetro#1 Valor alfa (0-255, numérico)

  - Seta a transparência do mini mapa, 0 é totalmente transparente e 255 totalmente opaco.

@set_position
  Parâmetro#1 Posição X (numérico)
  Parâmetro#2 Posição Y (numérico)

  - Seta a posição do mapa na tela

@set_size
  Parâmetro#1 Largura (numérico)
  Parâmetro#2 Altura (numérico)

  - Define o tamanho do mapa em tiles. Cada tile é igual a 2x2 pixels no minimapa, ou seja, um minimapa de 20,15 terá 40x30 pixels.

@set_map_color
  Parâmetro#1 Cor 1 (texto)
  Parâmetro#2 Cor 2 (texto)

  - Seta a cor do mapa.

@set_map_color
  Parâmetro#1 Cor 1 Vemelho (0-255, numérico)
  Parâmetro#2 Cor 1 Verde (0-255, numérico)
  Parâmetro#3 Cor 1 Azul (0-255, numérico)
  Parâmetro#4 Cor 2 Vermelho (0-255, numérico)
  Parâmetro#5 Cor 2 Verde (0-255, numérico)
  Parâmetro#6 Cor 2 Azul (0-255, numérico)

  - Seta a cor do mini mapa, seja dando a cores no formato de texto, ou dando valores mais específicos de cada cor no formato RGB.

@is_minimap
  Parâmetro#1 ID da switch (numérico)

  - Muda uma switch ativa ou não, caso o mapa esteja ativo. É bem útil, pois quando se sai do jogo, o mini mapa não fica salvo.

@destroy_target
  Parâmetro#1 Nome do alvo (texto)

  - Remove um alvo do mini mapa.

@destroy_minimap
  Sem parâmetros

  - Destrói o minimapa com todos os seus alvos.
[close]

.



Passo 3 - Usando os comandos.
Pois é galera, mesmo achando desnecessário, eu vou ensinar como se coloca um mini mapa na sua dungeon, casa, mapa mundi, ou o que bem entender.
Em primeiro lugar, na dungeon, sempre deverá existir(a não ser por algum motivo, seja ele um item mapa etc.) um evento em processo paralelo(aqueles que você bota lá no canto superior esquerdo) com o seguinte comando:

Spoiler
@make_minimap
[close]

Caso você use um sistema de Carteppilar, é muito importante(muito importante mesmo) que você use o comando certo. Em primeiro lugar, existe algo a ser esclarecido sobre o comando @make_target, ele funciona somente em conjunto com o comando @set_target_link. O meu conselho pra quem usa o cartepillar, é você usar algo como isso:

Spoiler
@make_target "heroi2",
[close]
Spoiler
@set_target_color "heroi2", "black",
[close]
Spoiler
@set_target_link "heroi2", "link_id", 1
[close]

Eu coloquei em spoilers separados, porque eu ponho cada comando em um comment separado. Certo, o que nós fizemos agora a pouco, foi criar o alvo herói 2, depois disso, selecionamos a cor dele para preta, e no final definimos o que seria o herói 2 através da ID dele(evento). Claro que partindo do presuposto de que a ID do herói, no seu cartepillar, seja 1.

Bom, então eu acho que só mesmo esses comandos tem que ser explicados. O restante é meio óbvio. Então galera, até a próxima!


Screnshot:
Spoiler
[close]




Final

Pois é galera, é sempre bom estar com vocês por aqui, ajudando(ou ao menos tentando) ajudar alguém, espero que façam bom proveito.

Depois eu posto mais algum tutorial, Flw!

PS: Demo do Kazezui incluída no download do plug-in.