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POG_AlertRegion: Ativa/desativa switchs pelo posicionamento do Jogador

Iniciado por Dadocwb, 06/10/2020 às 08:16


Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.


Contexto: Em jogos onde o posicionamento do jogador é importante para o gameplay  ativar eventos dependendo da posição do jogador pode ser uma tarefa cansativa e repetitiva a exaustão se todas as tarefas que envolvem isso forem feitas apenas por comandos de eventos.

Descrição: Este script da faz com que o desenvolvedor possa ativar/destivar switches quando o jogador entra em um terreno marcado como uma região pré-configurada.

Como usar este script: Não é necessário nenhuma configuração do plugin. Após ativá-lo no RPG MAKER MZ ele está pronto para uso!

Configurando as  regiões do Mapa: Para cada mapa o desenvolvedor pode configurar até 255 regiões diferentes. A configuração de uma região é bastante simples basta que o desenvolvedor insira uma tag no campo "Anotação" nas configurações do Mapa onde deseja que o alerta funcione. A tag tema seguinte estrutura:




1<alertRegionID:switchId, value>


  • <alertRegion é o sufixo da tag
  • ID é o número da região
  • switchId é o número da switch do banco de dados que será manipulada.
  • value é o valor a ser atribuído para a switch. Pode ser true, false ou temp.


Tipos de Alerta: Basicamente existem dois tipos de alertas, um alerta permanente e um alerta temporário

2) Alerta Permanente: Neste tipo de aleta, uma switch do banco de dados é ativada ou desativada quando o jogador se move para um terreno marcado como uma região pré-configurada. Quando ele sair deste terreno o estado switch não será alterado.


Para configurar um Alerta Permanente  atribua "true" ou "false" para value na configuração da tag.


Exemplo 1: ATIVAR a switch 1 do banco de dados quando o jogador entrar na região 4.




1<alertRegion1:4,true>

Exemplo 2: DESATIVAR a switch 2 do banco de dados quando o jogador entrar na região 10.




1<alertRegion2:10,false>

2) Alerta Temporário: Neste tipo de alerta, uma switch do banco de dados é ATIVADA enquanto o jogador permanecer em um terreno marcado como uma região pré-configurada. Quando ele sair deste terreno a switch é DESATIVADA.



Para configurar a tag de alerta temporário, atribua "temp" para value na configuração da tag.

Exemplo 3: Configurar a switch número 3 do banco de dados para que ela seja ativada enquanto o jogador permanecer em um terreno marcado como região 89.




1<alertRegion89:3,temp>