O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criação de Barra de ação (Dicas e Avaliações)

Iniciado por xKIUx, 09/11/2018 às 11:01

09/11/2018 às 11:01 Última edição: 12/11/2018 às 14:01 por xKIUx
Vamos criar uma barra qualquer...

Com apenas um pingente de um jogo qualquer que encontrei no google eu pude fazer uma barra de ação para o projeto do qual participo. Peguei o ícone de espadas cruzadas em outra imagem. Essa técnica de manipulação permite que você, que não possui capacidades de Pixel Artist para fazer algo do zero, possa desenvolver algo descente. Como podem ver, eu apenas peguei a paleta de cores do pingente, criei uma quina com as cores desejadas, estiquei até virar uma barra, ajustei seu formato e as sombras e coloquei o pingente na ponta. Por fim coloquei um icon de espadas e mudei a cor da moldura para as cores da paleta, como a cor da moldura é escura, coloquei as cores mais escuras ajudando no tema. Nem parece que retirei o ícone de um lugar diferente.

O segredo de tudo isso, e para qualquer edição de imagem pixel art, é manter o padrão de luz e sombras, você sempre estará trabalhando com cerca de 2 à 4 cores para o claro e 3 à 5 cores para o escuro. Existirá uma cor ou duas para a coloração neutra geral, a coloração intermediária entre luz e sombra. Como pode perceber, na barra esticada, essas cores predominaram, e é exatamente isso que deve acontecer.

O que ta fazendo aqui ainda? Chop Chop! Vá fazer algumas barras meu jovem!

[box2 class=titlebg title=Barra de Ação]
[/box2]

11/11/2018 às 19:04 #1 Última edição: 11/11/2018 às 19:05 por Lhu!
 O tutorial consegue mostrar alguma noção na manipulação de imagens, porém ele não esta na claro para os iniciantes, os únicos que conseguem entender o que foi dito são os membros que já possuem esta experiência.
Mostre passo a passo como foi feito, a edição e que tipos de software que foram usados, também descreva as ferramentas do programa que estão sendo utilizadas se for necessário.
Uma observação é que esta aula não parece se encaixar na área de Pixel Art devido a primeira explicação e... Grand Chase é legal.

Citação de: Lhu! online 11/11/2018 às 19:04
O tutorial consegue mostrar alguma noção na manipulação de imagens, porém ele não esta na claro para os iniciantes, os únicos que conseguem entender o que foi dito são os membros que já possuem esta experiência.
Mostre passo a passo como foi feito, a edição e que tipos de software que foram usados, também descreva as ferramentas do programa que estão sendo utilizadas se for necessário.
Uma observação é que esta aula não parece se encaixar na área de Pixel Art devido a primeira explicação e... Grand Chase é legal.

Primeiramente, leia essa parte com atenção:
"permite que você, que não possui capacidades de Pixel Artist para fazer algo do zero"

Então a aula é para quem consegue entender o pixel art mas não consegue iniciar nada do Zero, inclusive muitas que desistem devem parar com pixel art justamente por conta dessa dificuldade. Outra coisa que essa aula oferece é um contato inicial com a importância de utilizar luz e sombra. E por fim, o moderador é quem levou o post para essa área, então ela está posicionada adequadamente.

Interessante... acho que nunca fiz barras durante meu tempo aqui..  :sera: (será!? To velho, esqueci)


Bom sobre a aula, acredito que você pode aprimorar, melhor a arte do pingente pois esse serrilhado não esta combinando bem com a barra toda lisa podendo até mudar a cor somente dele conforme o punho amarelo/dourado da espada; Aproveitar quem sabe o fundo e bordas do ícone das espadas cruzadas; Elaborar uma textura para a barra preenchida com devida cor que diferencie da moldura, como cores vermelhas, azul, roxo...

Além de como o Lhu citou, falar quais ferramentas utilizou durante o processo ou que os estudantes poderiam seguir para obter outros resultados, por exemplo Elipse para fazer um objeto arredondando a borda interna de uma engrenagem.

Estou aqui não para criticar negativamente e sim para ajudar a expandir esse tutorial e os futuros.

2010 ~ 2016 / 2024

Não é querendo reclamar nem nada não... mas é um tutorial, dicas, aula sei lá o que esse tópico?

O que eu entendi resumindo:
> Vamos fazer uma barra de ação
> Encontrei algumas coisas no googles, fiz isso e isso (sem demonstração nenhuma, nem em texto e nem com imagens)
> Olha como ficou
.-.




Poxa cara, se poderia ter dado mais detalhes se é uma aula/tutorial/whatever e até mesmo pra dicas o que você escreveu tá muito raso x-x

Porém a barrinha não ficou de todo modo ruim, ficou legalzinha ela  :ok:
  

15/11/2018 às 12:40 #5 Última edição: 15/11/2018 às 13:08 por Corvo
O pessoal está dizendo que seu tutorial requer um conhecimento mínimo para ser entendido. Por exemplo, se um sujeito não tiver prática nenhuma com design/pixel art ele pode não saber o que é uma paleta de cores, não conhecer a relação entre luz e sombra, por aí vai. Sim, são coisas básicas que você espera encontrar em todo desenvolvedor, mas o RPG Maker é o ponto de partida pros iniciantes, essas explicaçõezinhas fazem falta.

Não que a aula em si esteja ruim. Como disseram, o resultado está até legal.

15/11/2018 às 13:07 #6 Última edição: 15/11/2018 às 13:18 por Corvo
Citação de: Corvo online 15/11/2018 às 12:40
O pessoal está dizendo que seu tutorial requer um conhecimento mínimo para ser entendido. Por exemplo, se um sujeito não tiver prática nenhuma com design/pixel art ele pode não saber o que é uma paleta de cores, não conhecer a relação entre luz e sombra, por aí vai. Sim, são coisas básicas que você esperar encontrar em todo desenvolvedor, mas o RPG Maker é o ponto de partida pros iniciantes, essas explicaçõezinhas fazem falta.

Não que a aula em si esteja ruim. Como disseram, o resultado está até legal.

Mas eu disse sobre isso bem no inicio, inclusive falei para o outro rapaz que reclamou disso. Pode verificar o histórico da discussão, minha primeira resposta fala disso.


Citação de: felipefalcon online 15/11/2018 às 12:23
Não é querendo reclamar nem nada não... mas é um tutorial, dicas, aula sei lá o que esse tópico?

O que eu entendi resumindo:
> Vamos fazer uma barra de ação
> Encontrei algumas coisas no googles, fiz isso e isso (sem demonstração nenhuma, nem em texto e nem com imagens)
> Olha como ficou
.-.




Poxa cara, se poderia ter dado mais detalhes se é uma aula/tutorial/whatever e até mesmo pra dicas o que você escreveu tá muito raso x-x

Porém a barrinha não ficou de todo modo ruim, ficou legalzinha ela  :ok:

Olha o título do tópico "(Dicas e Avaliações)" ta escrito lá. Dica sugere que a pessoa possui o minimo de contato com a que está sendo posto. E sim eu descrevi o método, se você é analfabeto não é culpa minha. Outra coisa, a imagem abaixo está de acordo com o que está descrito, inclusive na sequencia com que foi descrito.


Citação de: Vash online 15/11/2018 às 12:14
Interessante... acho que nunca fiz barras durante meu tempo aqui..  :sera: (será!? To velho, esqueci)


Bom sobre a aula, acredito que você pode aprimorar, melhor a arte do pingente pois esse serrilhado não esta combinando bem com a barra toda lisa podendo até mudar a cor somente dele conforme o punho amarelo/dourado da espada; Aproveitar quem sabe o fundo e bordas do ícone das espadas cruzadas; Elaborar uma textura para a barra preenchida com devida cor que diferencie da moldura, como cores vermelhas, azul, roxo...

Além de como o Lhu citou, falar quais ferramentas utilizou durante o processo ou que os estudantes poderiam seguir para obter outros resultados, por exemplo Elipse para fazer um objeto arredondando a borda interna de uma engrenagem.

Estou aqui não para criticar negativamente e sim para ajudar a expandir esse tutorial e os futuros.

"Elaborar uma textura para a barra preenchida com devida cor que diferencie da moldura"

Coisas assim eu não abordei para não me ater à nada muito além das capacidades do meu público alvo. Eu mesmo não tenho uma capacidade tão profunda para tanto, poderia até tentar, mas minhas intenção era passar um truque básico para quem ainda ta se aperfeiçoando e principalmente que não tem tempo para tanto. No caso da textura, acredito que para o nível que eu estava tentando ensinar algo, daria um tutorial só sobre isso. Minha aula também não pretendia ser nada muito elaborado, trazer uma noção da importância de luz e sombra com um pequeno truque para criação de uma barra de ação é suficiente.

04/05/2019 às 19:53 #7 Última edição: 12/05/2019 às 23:42 por Vash
curti a da lombada, tem como fazer um pra mim, sГі que arrastando na lombada inteira?
Г© que o meu Г© fixa ;B




Vash: By the powers granted to myself to banish any foolish child, I INVOKE THE HAMMER!