O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Icon Arte #2

Iniciado por Victor Sena, 09/07/2013 às 14:14

09/07/2013 às 14:14 Última edição: 11/01/2018 às 09:41 por Vash

Desde 1 de Maio, 2010








Icon Arte
Criado em 31 de Julho, 2012

Introdução

Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu tutorial sobre o RTP VX/Ace na parte de Pixel Art, aqui falarei sobre a teoria e a pratica, espero que entendam o que quero passar para vocês e pratiquem, aqueles que estão aprendendo.

O que é RTP?

O RTP, ou melhor, Run Time Package é um pacote de recursos simples, mas completos para serem usados nos Makers, contém gráficos e sons. Cada gráfico segue um padrão, o que vou explicar aqui sobre o padrão do RTP VX/Ace nos icon, então fiquem atentos, meus caros aprendizes.

Quais Cores?

Primeiramente o RTP VX/Ace usa um numero determinado de cores para cada parte do ícone. De uma olhada icon do Iconset do RTP:


Se olhar bem vai perceber quais cores são usadas. Para a borda sempre é 1 pixel preto mais acinzentado, geralmente usa 6 pixels no minimo para os sombreamento, mas isso pode variar de acordo com o tamanho que sobra para sombrear no icon. Usa-se muito pixel branco para mostrar a parte mais clara de objetos de metais, vidros, entre outros que refletem a luz, o pixel da borda também é muito usada para dar destaque e as vezes serve como sombreamento.

Sombreamento, Sabe Usar?

Esta parte é a mais importante, o sombreamento, algo que é bastante útil e deixa o projeto bonito.  Importante saber que o sombreamento nos icons do RTP vem do canto esquerdo superior, veja alguns exemplos:


Olhou bem? Viu que no lado esquerdo do capacete, da sacola e espada são mais claros? Então isto faz bastante diferença, o gráfico do item mais natural. Mas tem outros tipos de sombreamento, como nos escudos por serem meio cilíndricos e nas armaduras também.

Vamos a Pratica, não?

Pois bem, chega de teoria, agora é botar a mão na massa mesmo. Primeiro vamos pegar um modelo para começar e uma paleta de cores, de preferencia cores vivas e dos icons existentes, o que é o fundamental no VX/Ace.
Você pode fazer ou editar os icons, o modo mais fácil é editar, desta vez farei do modo fácil como o tutorial anterior de Pixel Arte. O modelo ou imagem de exemplo que irei usar será estes vestimentos do personagem favorito do Arkhan.

Armadura
Começarei por parte, primeiro vou para o peitoral que será incluído a capa, já que pela imagem ela parece fixa na armadura. A base que pegarei será uma armadura prateada.


Vamos por ordem do quadro numérico:
1 - Peguei o ícone da armadura;
2 - Apaguei a forma da armadura para que fique igual ao do personagem e arrumei as bordas;
3 - Editei o sombreamento na ombreira para fazer umas listras como na base;
4 - Peguei a lâmpada e usei as cores dele na armadura;
5 - Fiz o desenho da capa com o pixel de borda e aproveitei para usar como sombreamento;
6 - Usei as cores da garrafa marrom para a capa, deixei mais claro nas pontas para dar impressão de fundo e dei ajustes na borda da capa;
7 - Peguei o laranja das moedas para fazer a cruz na armadura como no personagem;
8 - Dei uma edita no sombreamento da capa e um pouco na armadura por causa da iluminação.
 
Escudo

Agora vamos para o escudo, bem pelo que parece na imagem ele é largo e grande. Como no anterior, eu vou editar um icon existe para facilitar no desenvolvimento para quem está começando em Pixel Arte e me ajudar, claro.


Vamos pela mesma ordem:
1 - Peguei o ícone do escudo que já tem uma cruz;
2 - Separei o escudo cortando pelo meio e afastando as partes para deixar o escudo mais comprido e largo;
3 - Preenchi o espaço do recorte com as próprias cores da cruz no escudo e aproveitei e fiz o sombreamento, deixando o meio mais claro, esquerda clara e direita escura;
4 - Peguei o pote branco para usar a cor na cruz e modifiquei com bordas nas setas e copiei e colei a seta para cima para colocar na direção baixo;
5 - Fiz setas para direita e esquerda, só que menores já que o escudo não é uma folha totalmente reta, e sim meio cilíndrico como na armadura;
6 - Fiz as listras em forma de pontas de uma shuriken com a cor branca;
7 - Peguei a roupa marrom para colocar no escudo e fiz um sombreamento para dar relevo, se reparar vai ver o pixel claro depois escuro e claro novamente;
8 - Mudei a cor do branco para um bege que combine com o modelo, tirando os tons da própria imagem, depois peguei o ícone de capa vermelha para fazer uma rosa, como o espaço é pequeno eu fiz alguns rabiscos e em volta eu coloquei o pixel de borda, para representar o coração no escudo da imagem.

Acessório

Dessa vez eu irei pegar um acessório do nosso modelo para este tutorial, a cruz que ele tanto segura para fazer suas preces.


Vamos novamente:
1 - Peguei o icon de uma cruz;
2 - Diminui um pouco, para fazer as pontas da cruz;
3 - Depois fiz novamente as pontas de uma shuriken com a cor da própria cruz;
4 - Depois peguei a espada de fogo e peguei as cores para introduzir no meio da cruz como na imagem do modelo;
5 - Corrigi o sombreamento das bordas de ouro para adequar a iluminação que vem da esquerda superior;
6 - Depois fiz o cordão da cruz com linha amarela e depois coloquei a borda e sombrei.

Espero que tenham entendido e gostado, peço desculpa por não ter mostrado os outros itens, pois o tutorial ficaria grande e o intuito é mostrar como pode editar facilmente um icon para ficar parecido com uma imagem desejada.

Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer a Enterbrain por ter criado os Icons do RTP VX, a você que está lendo esse tutorial e acompanhou até o fim. A comunidade Centro RPG Maker, por ceder esse espaço. Gostaria de agradecer ao Arkhan Holycross por me ajudar com o titulo do tutorial e Enterbrain, por criar o RPG Maker VX/Ace.

2010 ~ 2016 / 2024

Ótimo, Vash!
Tutorial bem objetivo e explicativo, agora é por em prática!  :derp:
Obrigado por dispor.
Galeria:


09/07/2013 às 18:39 #2 Última edição: 09/07/2013 às 18:42 por Sped RvdD
Ótimo Vash isso vai me ajudar muito com sombreamento.
Obrigado por disponibilizar esse belíssimo tutorial.

 Obrigado pelos elogios, e olha que ele já tem um tempo. Em breve trago novos, em breve... quando tiver um ideia. xD

2010 ~ 2016 / 2024