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Como deixar os sistemas com lag reduzido?

Iniciado por hategum rpg, 24/04/2022 às 19:49

Uma otimização dos sistemas de eventos para diminuir o lag.

Ou uma solução crescente, um tipo de meio para ligar as coisas pouco a pouco.

Um jeito do fps não cair para 30 durante a jogatina.

Números, eventos paralelos, eventos comuns e quantidade de imagens em tela.

Tem alguma dicas para resolver, e iniciar uma otimização?

Se está com lag, tem coisa errada. :v
Evite usar muitos eventos ao mesmo tempo, especialmente os paralelos. Dê preferência a fazer seus sistemas via código, eventos foram feito para... eventos. Acontecimentos esporádicos. Ligar pouco a pouco não resolveria, tu pode é ligar somente o que for necessário, pausando ou desativando eventos não utilizados no momento. Quantidade de imagens não deveria ser um problema no RPG Maker porque ele não foi feito pra criar um bullet hell da vida. Se tem muita, otimize a estrutura dos seus sistemas para usar menos.

Ainda não tenho experiência com isso, apesar de usar muitos plugins, eventos e imagens ainda não presenciei lag no mv.

Teve uma época que mexia muito com php e sql, aí algumas boas práticas que usava nesses códigos acabei trazendo para o maker, que pode ser a razão disso ou não.

Quebro o código dos eventos para trazer ao mapa só o necessário, por exemplo têm um tutorial do ludo que ele ensina a mostrar o som da cachoeira por aproximação, eu quebrei o código daquele evento para um evento comum com localizador setando as coordenadas do personagem e outro para o som da cachoeira, no caso de lidar com o som de fogueira não preciso reescrever todo código, só faço outro evento para o som da fogueira e chamo no mapa o localizador e som da fogueira apenas, caso não precise do da cachoeira.

E uso apenas um evento paralelo chamando todos os eventos comuns no mapa, por exemplo ele tbm chama uma imagem overlay, colocando uma png por cima do mapa com sombras em lugares específico, já que a sombra padrão do maker não fica por cima dos personagens ao andar por ela(talvez use isso para mexer em iluminação).

Com os plugins, só vou adicionando conforme vou precisando deles, e tento dispor uma lógica de posição (muitos já têm uma pré estabelecida), já que acredito que ao iniciar o maker eles devem executar um após o outro, aí coisas que fazem modificações superficiais devem ficar depois de plugins que mexem estruturalmente nas coisas.

Têm tbm um plugin do yanfly, de fps synch, no caso de ter um pc muito potente pode dar estranheza nos quadros aí ele ajusta isso, e de ter um pc muito fraco ele dropa frames ajustando para não ter aspecto de lentidão, percebi alguma diferença ao usar ele, no sentido de realmente parecer ficar tudo mais fluído e estável (mas pode ser um efeito placebo  :v  ).

Fiz um sistema de checagem, que verifica quais os sistemas estão ligados, nesse sistema grupos de sistemas são ligados e outros não, dando a importância da fluidez e do gosto do jogador, por exemplo a hud de Hp/mp só entra na tela se o jogador acessar o menu e ligar.

Resumindo com o sistema de checagem posso decidir quais sistemas serão ativados, isso com apenas 1 evento no mapa convocando outros eventos comuns se estiver de acordo com o grupo de checagem.

Melhorou bastante o desempenho no jogo a sistema de batalha no mapa fica na casa 37- 40.
Desligando a batalha chega a 50-60.