O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cybercafe 001 - E o RPG Maker? Morreu?

Iniciado por Geraldo de Rívia, 25/08/2019 às 17:18

Eu comecei a usar o Rpg maker (2000) quando eu tinha 17 anos, mas parei as 18 e só voltei hoje (aos 27). Fiquei 10 anos sem encostar em nenhum tipo de engine. Mas ao voltar pro mundo dos gamedevs, nem pensei 2x em comprar o rm2k3 e retomar meu projeto. E pretendo terminá-lo na mesma engine. Mas ao mesmo tempo, estou aprendendo a mexer no Godot (free), pois estou gostando de aprender algo sobre linguagens e tals.
Não acho que o rpg maker morreu, pelo menos pra mim nunca vai, pois foi minha base pra adentrar ao mundo dos games.
Algo que eu vejo bastante, são pessoas que começaram usando outras engines vindo experimentar o rpg maker e depois saindo falando besteira, coisas do tipo: "ele é muito limitado", "os gráficos são ruins", "no mercado de trabalho ele não tem vez" e por ai vai. Bem... na minha humilde opinião não é a engine que vai fazer seu jogo ser bom/chamar atenção da comunidade em geral, mas sim a história e esforço gasto para fazer aquele jogo. Um exemplo clássico é o To the Moon, feito no rmxp: jogo simples, gráfico simples, mas com uma história que envolve quem joga.
Se lançassem um novo rpg maker, onde a movimentação fosse de pixel por pixel e não por quadrantes, creio que abriria novas oportunidades.
Darles LSF

eu a certo altura acho que começamos a falar demasiado que o RPG Maker morreu e não temos feito nem mostrado melhor a engine nem praticado a sua cultura, o rpg maker está a decadência pelo menos na língua lusófona mas é porque nós estamos a deixar

Citação de: NightWalker online 26/08/2019 às 17:39[...]

Um trechinho curto acabou não saindo na versão final, mas comentamos justamente sobre o porquê de muita gente ainda usar o Ace. É um ponto subjetivo, mas algumas pessoas tem mais facilidade em usar Ruby que Js. Fora que o Ace é bem mais leve, além das diferenças estruturais como tamanho dos tiles* e afins. Acho que ele ainda dá conta do recado se o projeto for exclusivamente para Windows.

* De acordo com o estilo, ter tiles maiores pode atrapalhar mais que ajudar.

Citação de: Kerazzk online 27/08/2019 às 18:17[...]

Podemos estudar isso aí, faz sentido.

Citação de: DarlesLSF online 29/08/2019 às 07:50[...]

Então, já existem dezenas de códigos que permitem a movimentação por pixels. Porém, como o RPG Maker não foi idealizado com isto em mente, todos eles causam certos erros aqui e ali, principalmente na interação com eventos.




Muito obrigado pelos comentários, pessoal. Estamos bem animados com essa empreitada e faremos o possível pra otimizar a produção.  :wow:

A anos tinha em mente algum podcast voltado para o universo Maker e finalmente vejo um projeto legal, nesse portal incrível que virou meu lar como Maker, Excelente!!!. Por favor, não abandonem este projeto!! <3
Se precisarem de colaboradores, adoraria ajudar!

Eita!

Ouvi agorinha e achei bem bacana, pra ser a primeira edição, ficou show mesmo!

Se eu tivesse lá iria concordar com o Corvo, não morreu mas tá em processo de morte hauhaua e acho que se a Enterbrain quiser manter a engine viva deve pensar em uma nova versão com melhorias significativas na parte gráfica.

Não digo em um 3d completo, mas podiam pensar seriamente em algo como o Harvest Moon do N64 por exemplo, um semi 3d com movimentação em 8 direções e urgentemente um novo RTP mais atraente do que os últimos, que apenas parecem leves redesenhos dos mesmos objetos.

Também seria legal, mas muito mais improvável, ter aí uns 2 ou 3 tipos de RTP para poder usar, mesmo que sejam packs pagos a parte, mas bem completos no sentido gráfico. Acho que o grande preconceito e o que está matando o maker hoje é ver dezenas de projetos com os mesmos gráficos feios que é o RTP atual.

Claro que pode se criar gráficos próprios, mas é onde o amador mais sente dificuldade e é o trabalho mais maçante, na minha opinião, a ser feito. Afinal, colocar a sua historia e sistemas em prática é a parte prazerosa da engine e onde todos deveriam se focar, mas muitas das vezes por não gostar dos gráficos do RTP o criador acaba tentando inovar os gráficos e se perde no meio do caminho.

Gostei bastante do formato, acho que renderia fazer um programa semanal ou quinzenal quem sabe.

Para o primeiro podcast está muito bom, gostei da edição!

Nossa gratidão a todos que escutaram e comentaram. É muito bacana poder continuar a conversa além do podcast aqui nos comentários. Já lançamos nosso segundo episódio e vocês podem conferí-lo aqui.
Agora contamos com o podcast disponível também no Spotify e iTunes além do Youtube e do link direto. Estaremos analisando outras opções. Sigam o podcast nas plataformas digitais que utilizarem para dar aquela força.  :XD:


Citação de: Yxin online 01/09/2019 às 18:36
[...]
Se precisarem de colaboradores, adoraria ajudar!
Estamos de olho nos membros ativos, certamente faremos convites.

Citação de: Draken online 10/09/2019 às 22:58
Gostei bastante do formato, acho que renderia fazer um programa semanal ou quinzenal quem sabe.
[...]
Inicialmente pretendemos manter uma frequência de dois episódios por mês, o que dá aproximadamente 15 dias entre cada um.


Olá! Desculpe se reviver posts é algo ruim aqui no fórum, mas eu queria dizer que tive uma recaída de RPG Maker hahaha' e adorei a iniciativa do podcast! Por favor continuem fazendo. E respondendo a pergunta, também acho que o RPG Maker ainda vive, mas em locais específicos, como este.

Estive vagando pela internet e me deparei com o fórum e estou muito feliz por ter encontrado um novo lar como Maker hahaha' ^^

21/12/2023 às 18:44 #23 Última edição: 21/12/2023 às 19:16 por Evander
Acho que sou uma prova viva do motivo pelo qual o rpgmaker "morreu", perdendo toda aquela nostalgia inicial. Pois eu via, há 16 anos atrás, que eu não era o único maker avulso que recebia bullying dos moderadores daquele antigo site que a revista(ou o cd-rom) recomendava procurar na web em 2007.
E o bullying era feito pelos próprios moderadores daquele site principal que nao lembro o nome. Eu lembro de ter usado o Mundo rpg, mas acho que não foi nesse. Foi em outro, um que tinha mais gente ativa.

Os moderadores usavam contas falsas duplicadas para me zoar e falar mal dos meus jogos, e notei na época que eles faziam a mesma coisa com alguns outros.

Foi isso o que afastou as pessoas que não são profissionais da computação...que estavam ali só porque gostaram da ideia de criar os próprios jogos.

Mas graças a deus, quando conheci esse site novo aqui, vi que aqui no centro rpgmaker os moderadores são pessoas mais maduras, e que não fazem brincadeiras infantis.

No condadobravehearth tambem sao gente boa como aqui. Isso é um alívio, porque isso não intimida as pessoas a postarem seus jogos.

Só voltei a usar o maker 16 anos depois, ha 2 meses, pq vi um video que me chamou atençao. Do café maker, se nao me falha a memoria.

Mas lá no exterior, no site oficial, fui postar uma pergunta, e comecei a ser zoado infantilmente do nada. Ou seja. Até hoje, ao menos no rpgmakerweb, a galera de lá é infantil, e por incrível que pareça é aquela moderadora atual quem ta usando contas duplas pra fazer bullying.
Só nao desisti de postar por causa do hype da netflix que fez yuyu. Do contrário, ja teria desistido.

Se eu mostrasse a  vcs os prints dos diálogos que tenho aqui do site rpgmakerweb vcs iam ficar pasmos de ver a infantilidade do povo de lá. E quanta gente apareceu pra me zoar. Notei que os jogos de lá são na maioria feitos por programadores e universitários. Ao menos os dessa semana que eu vi eram todos profissionais. Eu era o unico amador ali.

Um dos caras que tavam me zoando era programador.

Isso me fez lembrar de 2007 e liguei os pontos, porque quando makers amadores postavam jogos de qualidade muito abaixo da media(geralmente criancinhas), eles nao zoavam. Mas quando tinha alguma qualidade, eles zoavam. Daí voces podem imaginar o motivo dos bullyings. Era pra afastar possíveis competidores dos programadores profissionais. Não vejo outra explicação.

Por que o rpg maker parece morto? É por isso.

A solução para isso são duas. Primeiro, a empresa do RM deveria monitorar o site oficial ao invés de deixar nas mãos de mercenarios hatters.

Segundo, a empresa deveria criar um lugar na web para que os makers pudessem divulgar seus jogos, pois ter que pagar steam e play store é algo sem noção. Um maker avulso e amador como eu só quer compartilhar de graça pelo prazer de compartilhar e não vender. A empresa, portanto, deveria criar um espaço para as pessoas que compraram o RM. Ou mesmo fazer tipo um acordo com a play store e a steam, onde elas venderiam esses jogos e nós makers que nao somos profissionais da computação aceitariamos nao receber nem um centavo, mesmo sabendo que a empresa está lucrando com nossos jogos criados. Sei lá...algo assim. Eles poderiam pegar os jogos feitos pro amadores como eu e melhorar e vender pra eles mensmos ganharem dinheiro. Isso certamente daria lucro a eles, caso achassem potencial em algumas ideias, e certamente vi potencial em muitos makers na época. No entanto, ela nos tratam com descaso, como se fossemos animais feitos apenas pra dar lucro pra empresa.

*****É necessário que o espaço para divulgar jogos não seja dos fóruns de rpgmaker, pois além de ser pouca gente, quem visita esses fóruns são makers,...não jogadores. Dificilmente um maker vai baixar o jogo de outro maker, a menos que sejam colegas, ou a menos que se empolgue com o jogo do cara. Mas isso dá pouca gente, e apenas profissionais conseguem um feedback bom, salvo quando o maker amador for realmente talentoso demais. Mas a maioria é como eu. A maioria de nós, amadores, não temos um talento nato.*****

É o famoso lado desumano do capitalismo selvagem.

Mas o feedback e o numero de downloads é essencial pra motivar os makers amadores a continuar. Quando se vê que o numero de downloads dos nossos jogos é zero mesmo depois de varios anos, qualquer um desanima. Sem nenhum elogio, nem nada. É isso também que faz o rpgmaker morrer.

Se vc olhar o número de programas vendidos por ano, e comparar com o número de visitantes diários do rpgmakerweb, vai notar que tal número de visitantes é alto demais, justamente porque uma alta porcentagem de tais visitantes são bots(programas de computador, tipo os usados pelo facebook). Se a empresa usa bots(toda empresa de jogos usa, para divulgar um jogo na playstore, por exemplo), por que não usar tais bots pra incentivar as pessoas que compram o rpg maker? Não faria mal nenhum. E isso incentivaria muito, principalmente quando o comprador é um garoto de 8 anos, por exemplo, começando agora. Isso motivaria as crianças a estudarem programação, pois se empolgariam até.

Não conheci o Rpg Maker por querer!
Criando jogo de Yu Yu Hakusho, demo version por enquanto, download aqui:
https://www.4shared.com/rar/p-jLtaq6ku/Yu_Yu_Hakusho.html

Citação de: Gabrant online 29/04/2020 às 01:58
[...]

Causar necropost em um fórum que precisa de movimento, não acho que seja problema, até porque no que vai prejudicar se traz um adicional ao tópico em vez de apenas floodar? Não sei se pretendem retornar algum dia, mas já existe podcast e vídeos de canais que tratam de avaliações/gameplay de jogos feitos no RPG Maker e outras engines.

Citação de: Evander online 21/12/2023 às 18:44
[...]
Spoiler
Vim a conhecer fóruns em 2010 e justamente numa comunidade onde tudo era rigoroso, talvez até de mais, porém nunca passei por uma situação dessa e não lembro de pessoas de boa índole passar pelo mesmo nessa comunidade e como aqui. Fico até curioso em saber que comunidade era essa de 2007.

Bom, não sei qual a relação do acontecido no RMWeb ao assunto "E o RPG Maker? Morreu?" como engine... Olhando hoje os cenários na internet, me parece que na verdade você e qualquer pessoa como eu, vamos encontrar esses tipos de pessoas em qualquer grupo de mensagens, seja WPP/Telegram, Discord, qualquer campo de comentário em sites, comunidades, redes sociais... Basta ver o infeliz acontecimento da jovem de 22 anos que sofreu com mensagens de ameaças por outras pessoas e principalmente mulheres de idades distintas. Cabe a nós, nos protegermos evitando nos expor dando muitos detalhes de nossa vida, evitando brechas para pessoas má intencionadas que vê prazer em denegrir ou atacar outras pessoas e não, não por inveja. Eu mesmo (em 2010) me passava por usuário sob o nome e imagem de um personagem de anime Trigun, me escondia por trás de fotos de lobos/animais na foto do MSN, já que eu era novo quando entrei nesse meio e só depois de mais velho me expus.

Eu encontrei seu tópico na RMWeb, eu sendo leigo no inglês, necessitando de um tradutor, notei que sua dúvida já havia sido respondida, porém talvez pelo uso de um tradutor, algo ficou subentendido para outros terem essa "brecha", que citei, irem fazer comentários após sua dúvida sanada e você deu munição para eles continuarem. O que sugiro para se fazer é ser objetivo, procurar conferir se de fato a tradução não deixou dúvidas, testar o texto com outras ferramentas e se possível e caso estiver ao seu alcance de tempo e/ou financeiro aprender inglês. E como um dos primeiros comentários do moderador global, faça o que você gosta para si, coloque novidades diferentes que iram atrair interesse de outros, melhores outros aspectos que na sua visão fará de seu jogo único, distinto de outros jogos, já que como ele deixa claro, todos passam por isso e não deixe que outros te desmotivem a continuar o que está fazendo.

Sobre criticas construtivas e destrutivas, eu recomendo dar uma lida nesse texto do Cronus: https://centrorpg.com/index.php?topic=9523.0
[close]



"E o RPG Maker? Morreu?"
Já que eu estou fazendo um necropost também, vamos falar o que penso dessa pergunta nos dias de hoje. De 2019 para cá, 2024 já, olhando as "novidades" da empresa por trás do RPG Maker, me parece que deram vários tiros no pé a cada novidade só nesse ano, com criticas extremamente negativas no seu último produto para Unity, muitos problemas de performance, erros até de marketing e divulgação nas redes, como os atrasos e adiamentos de datas diversas vezes, remoção do Unite da Steam e recolocação do mesmo com data, porém adiado novamente. Isso só queima cada vez mais sua imagem quando alguém de fora vai procurar saber sobre a ferramenta.

Quando acompanhei o VX para VX Ace, eu havia "entendido" o motivo, já que haviam correções excelentes comparados a versão anterior, porém depois de presenciar o lançamento do MV que na época estava com seus problemas e ao voltar em 2023, ver que lançaram um "VX Ace 2.0" novamente, como MZ, crescente anúncio de novos DLCs a todo momento, só passa a sensação de que pouco importa a qualidade engine e sua imagem, apenas vender como produtos em versões similares, porém distintas de compatibilidade entre si, como as DLCs, há pacotes oficiais de autoria/design da própria RM que você acha que é bem recheado de material, mas ao comprar e olhar internamente como são, há pouca novidade e não são preços baratos, ainda mais com uma moeda como a nossa desvalorizada. :/

Não sou futurologista para dizer que vai morrer, mas que infelizmente vai se tornar um nicho cada vez menor e estagnado. Sei que o slogan do RPG Maker é "permitir qualquer pessoa sem conhecimento de programação complexo possa criar seu próprio jogo", porém não me espanta mais outras novas engines tomarem esse espaço, mesmo se for uma "cópia de inspiração" do próprio RPG Maker, porém com melhorias e atualizadas como ferramenta única para atender a outras plataformas, em vez de produtos individuais tentando tirar o máximo de grana possível dos usuários.

Me pergunto as vezes, até que ponto vai chegar quando as vendas só continuarem diminuindo (excluindo a epoca de promoções que chegam de 75% a 90%) e não tiverem orçamento suficiente para uma ferramenta melhor ou pagarem alguém para fazerem update, já que devem prestar contas aos acionistas na KADOKAWA? Vão vender para outra empresa tomar conta ou fechar? 🤔

2010 ~ 2016 / 2024

26/12/2023 às 00:05 #25 Última edição: 26/12/2023 às 03:39 por Crixus
De 2019 quando esse tópico foi aberto até 2023 tivemos uma transição tão rápida de "interesses" ao contrário de 2 décadas atrás que as coisas não eram tão enjoativas pra maioria, com isso deu pra ver que não é bem o RPG Maker quem morreu, a grande transição de gostos e métodos para entretenimento acompanhou o "Boom" da mudança de gerações onde vemos que tudo que era novidade perdurava anos e agora somente na sua "temporada", o mesmo aconteceu com o cinema, TV, animes então, nem se fala (força de expressão) e claro vídeo games, sendo esse ultimo o que mais afetou o como os novos usuários enxergam o RPG Maker.

Pra contextualizar:
Na ultima geração enxergavam como um MineCraft que não funcionava direito, nas anteriores enxergavam como um gerador de MMORPG e para criar jogos FPS (Com o uso do Mode7 de maneira que não atraia nenhum jogador).

O Rm2k, 2k3, VXAce e até o XP sobreviveram da mesma maneira que franquias de filmes, ninguém se empolga mais em saber o que vai acontecer, mas os poucos fãs ainda mantém isso "vivo".

Não estou desmerecendo, pra ver que é justamente o que está acontecendo com estúdios, estão falindo, o hype de desenvolvedores de jogos está além de saturado, defasado pelo excesso de semiprofissionais, não estou ofendendo, mas é verdade, não dá tempo de se aprofundar o suficiente no assunto antes de concluir um projeto, primeiro por que o lançamento pode definir se vão conseguir ou não o número de vendas necessárias pra pagar as contas e a maioria tem contas pra pagar e família, tornando o tempo pra estudar melhor o assunto um tanto limitado, o que gera produtos que não conseguem atingir as expectativas, isso independente do país.

Evidente, eu não sou programador, tão pouco artista e nem atuo em qualquer área, mas esses reflexos mostram que a moda pra juventude de hoje é o "queremos resultados instantâneos, caso contrário não vale à pena", mas como isso me afeta se eu sou adulto, simples, quem como eu disponibiliza de pouco tempo acaba caindo nas armadilhas de cursos mágicos divulgados por canais que falam sobre noticias do mundo dos video games, "veja como isso é prático e rápido".

Outro resultado da atualidade é o empenho das empresas de tecnologia em criarem I.As que entregam os trabalhos que as outras empresas necessitam, mas não conseguem nem pagando valores altos, e várias vezes quando conseguem a qualidade fica inferior ao pedido.

Pra concluir, eu não vejo o RPG Maker morrendo e sim um todo, esse que será substituído por algum outro entretenimento como a moda de ser "Youtuber" que se tornou algo bem ordinário e atualmente perdeu espaço pra vídeos de encenação em redes sociais.

Se de tudo isso que falei ficou parecendo alguma besteira peço desculpas.

26/12/2023 às 14:25 #26 Última edição: 26/12/2023 às 14:29 por Paradiddle
Geral aqui já destrinchou o assunto e os pontos principais, então só adiciono minha própria interpretação disso.

O próprio gênero que o RPG Maker se propõe a reproduzir já não tem a mesma popularidade que teve um dia. Não é só o Maker, os RPGs de turnos comerciais também já passaram de sua era de ouro. Alguém dos anos 90 olha pra um jogo de RPG Maker e diz "uau, isso é exatamente o que eu imagino de um RPG". Alguém da geração seguinte pensa "esses jogos de RPG Maker parecem aqueles MMOs que eu jogava". A geração mais nova deve olhar um projeto típico da ferramenta e mal devem reconhecer aquilo que eles entendem como RPG (provavelmente um mundo 3D, aberto, com opções online e montes de mecânicas projetadas pra consumir o máximo do tempo do jogador, etc). Óbvio que isso é uma média, e as exceções sempre vão existir, mas é uma tendência que não tem mais volta.

Outra coisa que já comentaram é que o pessoal responsável pelo RPG Maker em específico está dormindo no ponto. Já tem tempos que vejo os usuários de RPG Maker se decepcionando com a ferramenta a cada nova versão. A empresa simplesmente não parece estar preocupada em ouvir o que os seus "consumidores" já estabelecidos querem, e ao mesmo tempo não conseguiu cativar gente nova, pelo menos perto do que já foi um dia. O padrão gráfico (RTP) piora a cada iteração de um jeito tão consistente que parece até de propósito. Isso tem dado espaço até pra criação de concorrentes, como o RPG Developer Bakin, e caso este último consiga se tornar um programa confiável, a um preço acessível e com suporte adequado, o RPG Maker estará em péssimos lençóis.

É claro, nada impede alguém de fazer um jogo que não seja um RPG de turnos e não use RTP no Maker, mas mais uma vez, essas são exceções. O produto "RPG Maker" sempre foi uma ferramenta com foco em leigos, e não à toa é a única "engine" que já teve versões até pra consoles. Ele é quase um videogame em si próprio, e assim sendo, embora tenha como mérito um baita potencial de customização a ser explorado por profissionais, é óbvio que nunca foi nem nunca será uma concorrente à altura de qualquer um dos softwares padrão da indústria hoje. E acho que nunca teve a pretensão de ser.

A saída? Poderiam lançar uma versão de acordo com o que os usuários de longa data sempre pedem: mapeamento do XP, um pacote de gráficos padrão mais próximo dos makers antigos (com proporções um pouco mais "realistas", se é que dá pra chamar assim), um bom leque de opções flexíveis de programação amigável por default (e não botar TUDO na conta dos pluginers e scripters), quem sabe alguma interface visual (o Bakin permite configurar parte dos menus arrastando com o mouse), um gerador de personagens embutido já completo e outros detalhes que simplesmente façam com que a próxima versão não pareça um mero DLC da anterior.

Ou então, tentar apelar para o público novo, com um RPG Maker focado em fazer um game parecido com os RPGs favoritos dessa nova geração. Lembro que há alguns anos havia uma forte discussão na comunidade se seria razoável criar um RPG Maker 3D, uma vez que produzir recursos nesse formato parecia uma tarefa fora da realidade para os amadores (que, mais uma vez, sempre foram o público alvo principal da ferramenta). Hoje já não parece tão absurdo pela facilidade de compartilhamento de assets, então pode ser uma saída.

E se quiser extrapolar de vez, olhe para o que os jovens hoje estão jogando. Talvez devessem considerar expandir a "franquia Tsukuru" pra formatos específicos, como RPGs mobile, gachas e porque não até outros gêneros, sempre focando no equilíbrio entre flexibilidade, customização e a "amigabilidade" para com os leigos.

No fim das contas, o que parece óbvio é que, se seguir da forma como vem seguindo até então, a ferramenta dificilmente atingirá o nível de popularidade que já teve um dia.
Desculpe se escrevi demais.


Também é verdade que demora do RM ter uma versão dedicada a 3D, fez com que muita gente no hobby de criar jogos fosse procurar uma engine para o efeito
Atualmente Unreal permite criar jogos complexos sem programar, tal como o RM que permite usar sistemas por eventos, e o Unity também, e francamente são ferramentas fáceis e diretas de usar

Eu ainda acho que não é tarde para o RM, mas será difícil virar a situação