[box2 class=titlebg title=King Gerar] [hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/3QlYQUT.png[/hs][/box2] | [box2 class=titlebg title=Notas e avaliações] Funcionalidade: 8/10 (-1,0 BUGS = 7) - Me bati um pouco para entender o funcionamento geral, e não consegui entender o funcionamento de todos os pets [ Consegui entender o funcionamento de cada um após abrir e estudar o sistema, só faltou informação ]. O azul me permite andar sobre o gelo, enquanto que o roxo/verde me fazem andar mais lento (?) e o vermelho aumenta minha velocidade. Achei muito bacana o modo como o menu do pet se comporta (Não estou avaliando o visual), fazendo com que ele flua muito bem e rápido. O sistema de fome não funcionou aqui [ Após abrir o sistema e estudar os códigos, vi que leva 1minuto para cada %, testei e funcionou nomralmente ] (Ou talvez leve tempo demais para o pet sentir fome), mas no geral ficou bacana, o pet segue o herói através do catterpillar do próprio ace, então não avaliei esta parte, e ao menos 2 dos pets eu vi funcionalidades neles. BUG (-0,5) : Ao acessar o menu do pet pela primeira vez, quando o fecha o menu padrão do ace fica inacessível. BUG (-0,5) : Ao acessar o menu do pet, o herói continua com os movimentos ativos, quanto troco entre as abas do menu do pet, meu personagem continua a se mover pelo mapa. Estrutura, comandos e códigos: 7/10 - A estrutura geral dos códigos está muito boa, limpa e fácil de ler/modificar. O uso de comandos foi muito pobre no entanto, foram usados comandos bem simples do modo mais bruto para resolver cada questão (Os comandos básicos do RPG maker: Condição, variável e switch), então não vi nenhum código/comando que valha a pena me perder muito em avaliar. No entanto, foi uma ótima escolha o uso de variável para definir a posição das imagens, visto que isto torna a edição/personalização do sistema muito mais rápida e fácil. Vi alguns códigos obsoletos como por exemplo ativar a mesma switch 2 vezes nos eventos de escolha do pet ou o uso de loop nos eventos comuns que têm apenas o evento do loop. Jogabilidade : 6/10 - Ao testar o sistema eu realmente me encontrei com dificuldade para entender o funcionamento geral, e para que servia cada pet. Também achei frustrante ter de reiniciar o jogo para testar os outros pets. Em geral, o que eu posso falar mais é que falta informação sobre os sistemas no jogo, e que os pets representados como um dos próprios integrantes da equipe limitam bastante o sistema e podem gerar problemas com outros sistemas. A navegação pelos sistemas é muito boa, mas faltou um pequeno "Lock" entre as transições, visto que muitas vezes querendo passar uma aba apenas, o sistema passa duas abas seguidas por causa da falta deste pequeno "Lock" entre as transições. Na mensagem de alimentar o pet muitas vezes ao tentar fechar a mensagem ela se abre novamente, o que é um bocado chato. Fora isto, é bem divertida as possiblidades que se abre de ter diversas habilidades diferentes, e se configurar para poder trocar de pet, o jogo pode ficar muito divertido precisando de um pet diferente para cada situação. Geral : 7/10 - O sistema ficou funcional, e cai bem em determinados jogos como uma opção extra. Apesar de simples, pode proporcionar um bom diferencial no jogo dependendo da criatividade de quem vai usá-lo. No geral, ficou bem simples, sem grandes falhas, porém sem grandes surpresas também. Acredito que o criador tenha escolhido a simplicidade por questão de escolha mesmo, e não por falta de habilidade, então não tenho muitas sugestões/críticas a fazer. Enfatizo aqui em principal, o potencial de mudanças que o criador pode fazer com este sistema, no entanto estaria bem limitado em questão de compatibilidade com outros sistemas/tipos de jogo que carreguem mais players na party. Parabéns pelo sistema! [/box2] |
[box2 class=titlebg title=MayLeone] [hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/CC6hf59.png[/hs][/box2] | [box2 class=titlebg title=Avaliações] Funcionalidade: 10/10 (-0,5 BUGS = 9,5) - O sistema na verdade se trata de um jogo com diversos mini-games, e daria muitas palavras aqui falar sobre cada um deles, então vou me manter sobre o sistema de pet em si. Achei muito bacana a forma explorada e ficou muito funcional, tanto nos menus, quanto nas funções. Como não vi nenhum dos sistemas falhando, não vi motivos para tirar pontos, apenas algo que marquei como bug porque não parece natural ao sistema. (Caso não seja um bug, ainda ssim é uma pequena falha no sistema) BUG (-0,5) : Ao sair do modo de visualização do PET, o jogador é mandado de volta a mesma posição inicial do mapa, e não á posição em que estava na útilma vez que acessou o sistema. Estrutura, comandos e códigos: 8/10 - Excelente uso de eventos comuns para fazer cada sistema rodar quase que totalmente independente ao ativar cada switch, e a organização no geral também ficou muito boa. No entanto, houve um excesso gigantesco de uso de comandos obsoletos, como por exemplo as variáveis "Auxiliares", de valor sempre fixo. Como são valores fixos, realmente não vi necessidade de criar 3 variáveis auxiliares diferentes, com o msmo valor, sendo que a única função delas era fazer um cálculo de posicionamento (Valor fixo 100, poderia ter simplesmente usado o valor ao invés de uma variável auxiliar). As operações usadas para cada posicionamento de imagem e/ou cálculo de valores, são operações bem complicadas e extensas, poderia ter simplificado um pouco estas operações com alternativas diferentes, teria diminuído o número de comandos e também feito o sistema ser lido mais rapidamente. No evento de Definição de experiência, notei uma pequena falha de programação, que ativa a animação de "Evolução", apenas no exato level, e não em levels subsequentes, o que poderia causar um bug se por acaso o digimom ganhar 2 levels de uma só vez (Por exemplo, passasse do lv2 ao lv4 de uma só vez com o ganho de 60xp), talvez fosse melhor ativar a switch de digievolução em conjunto com o sistema de digevolução que está logo acima. O evento dos gráficos para o digimom ficou escelente, em perfeita harmonia com o evento anterior que calcula o rank do digimon, o sistema de expressões também ficou bem leve e simplificado, muito bom também. Os sistemas de Controles (Fome, saúde, sono e diversão) também ficaram muito bons separados e independentes. Porém, eu percebi que no sistema de acordar foi usado uma repetição enorme do comando esperar para fazer um cáluclo de esperar cerca de 100x900 frames (?), em um caso destes, seria muito mais simples fazer uma variavel em ciclo, que aumenta em 1 a cada 900 frames, e então quando esta variável atingisse o valor 100, quebra o ciclo e ativa o evento. Economizaria algumas linhas de programação e ficaria mais fácil de controlar o tempo. Os demais eventos de controle ficaram ok. (Não fiz uma avaliação completa dos demais sistemas dos mini-games, pois a avaliação ficaria muito extensa, mas o resultado final ficou excelente). Jogabilidade : 9/10 - Eu sou suspeito a falar pois eu sempre adorei jogos estilo digimom/tamagoshi, porém ainda assim dando minha palavra como jogador eu achei o jogo muito divertido e fácil de jogar, mantendo um nível de desafio clássico de "pet care". A interação com o pet e necessidades variadas, mais as capacidades de evolução, batalhas e variados mini games (Múltiplas opções para xp e carisma) tornam o jogo muito mais divertido e variado, o que é excelente. Na jogabilidade no geral, minha única crítica é a relação criada com o mapeamento/posição do cursor. Como o cursor foi baseado nos tiles padrões do RPG maker (32x32), a navegação pelo sistema fica ruim por que o gráfico do sistema não foi mapeado em uma grade de 32x32, o que ocasionalmente causa de o cursor "Parecer" estar em uma posição correta e no fim das contas não estar. Como foi usado um parallax para o cenário/gráfico do sistema, acho que faltou ser mais preciso este mapeamnto para o cursor em si. Outra dica, é o gráfico do cursor, como o cursor move em quadrados de 32x32, uma seta não é o mais recomendável como cursor. Um alvo, ou algo mais quadrado do tamanho de 32x32 que aponte para o centro de si mesmo, tornaria a experiência de uso ainda melhor. Geral : 9/10 - Cumpriu (e superou de longe) todos os desafios propostos, usou de uma forma bem mais original e diferente do que eu havia imaginado, o que certamente garantiu alguns pontos extras, já que a criatividade na criação do sistema é essencial, pode melhorar um bocado quanto á utilização dos comandos x simplificação dos mesmos. Apesar de funcionar muito bem, seus códigos ainda estão muito extensos e pesados (Principalmente levando em consideração que a engine é uma engine mais leve), então fica como dica esta simplificação. Gostei das variadas opções dadas ao jogador, isto influencia muito o fator de manter o jogador no jogo (Ninguém gosta de repetir a mesma coisa obrigatoriamente, diversificação causa mais liberdade de escolha) e a harmonia de gráficos e sistemas se casou muito bem. Parabéns pelo sistema! [/box2] |
Citação de: Uhtred online 16/09/2014 às 17:04
Nossa, a May não sabe brincar...