O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Conheça a Makerpédia

Iniciado por Raizen, 18/02/2013 às 23:17

18/02/2013 às 23:17 Última edição: 18/02/2013 às 23:28 por Raizen

Clique aqui para acessar o site

[box class=titlebg3]
A Makerpédia!
[/box]
A Makerpédia, também chamada de RPG Maker Wiki, é um projeto criado pelo membro [user]Mobyduck[/user], e tem como principal objetivo exatamente o mesmo de todas as Wikipédias, juntar e divulgar informação sobre o tema da Wikipédia, que nesse caso é o RPG Maker. A Makerpedia gira em torno de tudo que possa englobar o RPG Maker, isso inclui comunidades, projetos, jogos, recursos, dicas etc, que são adicionados por usuários que sentirem a vontade para adicionar e editar o material existente, assim como em todas as outras Wikipédias.

[box class=titlebg3]
O ínicio e a atualidade
[/box]
[user]Mobyduck[/user], começou o projeto e como muitos projetos que são iniciados individualmente, a falta de conhecimento no assunto e o grande trabalho o fez desistir da ideia de criar um Wikipédia do RPG Maker. Como todo adorador da Wikipédia, Mobyduck continuou apenas editando a Wikipédia original e adquirindo experiência, quando juntou conhecimento suficiente, retomou o projeto da Makerpédia que hoje junta mais de 200 artigos sobre RPG Maker, um número ainda pequeno se comparado com outras pédias criadas, mas que com o tempo pode crescer e assim atingir o objetivo final que é, de quando alguém buscar alguma informação rápida, a Makerpédia pode ser a fonte, seja para saber sobre um jogo, para conhecer alguns makers famosos e para conhecer outras comunidades.

[box class=titlebg3]
Nos detalhes
[/box]


   Como podem visualizar, ele mantém todo o padrão de uma Wikipédia, e pode ser editado por qualquer boa alma que desejar contribuir com o projeto. Editando você atribui informações e claro que com responsabilidade e dedicação, uma informação sua adicionada à Makerpédia pode ser muito útil para qualquer maker que procure no local. Como é um projeto ligado diretamente ao Wikipédia, ele contém alguns anúncios espalhados no site, porém nada que seja abusivo ou excessivo. O site ainda contém a lista de vários jogos vencedores nos principais concursos das comunidades, incluindo a Centro RPG Maker, e ainda contém pequenos trechos de tutoriais relacionados ao RPG Maker, que pode ser muito bem ampliado e melhorado por quem desejar apoiar esse projeto!
   A Makerpédia ainda tem pouca informação, mas a base já está pronta, e para ter uma Makerpédia no mesmo nível de outras "pédias" como o Bulbapédia e o Tibia Wiki, basta um esforço a mais dos makers para termos uma fonte confiável e "gorda" de todo o básico que um maker necessita saber!

[box class=titlebg3]
Entrevista com o idealizador
[/box]

Para finalizar algumas perguntas respondidas pelo principal elemento da criação desse "wiki", mais conhecido como Mobyduck.
  R para Raizen e M para Mobyduck*

R: Antes de começar, fale um pouco de você, o que gosta de fazer, e o que espera do RPG Maker no futuro.
M: Meu nome é Paulo Natale Belato, e não tem nada que eu goste mais do que jogos eletrônicos. Talvez livros. Provavelmente vou sair numa tangente aqui, mas o que acho que deve acontecer com a comunidade Maker brasileira é mudarem. Não importa para o que, desde que alguma coisa mude. Atualmente estamos presos demais tentado recriar a roda, com mecânicas já existentes no mercado a anos como se fosse algo inovador; presos tentando escrever "estórias" épicas no estilo Senhor dos Anéis ou Bladerunner, quando poderíamos estar escrevendo sobre assuntos atuais, ou de maneira a aproveitar a mídia que tanto amamos (ver Proteus).


R:  Porque resolveu iniciar esse projeto da Makerpédia? Algum motivo em especial?
M:   Na verdade, não fui eu que iniciei, apenas tentei recriar o que havia sido perdido anos atrás, quando a RPG Battles, responsável pelo projeto inicial, sumiu. O motivo é simples: adoro editar artigos na Wikipédia lusófona e me interesso pelo RPG Maker. Juntando o útil com o agradável, recriei a Makerpédia para poder escrever artigos sobre RPG Maker e tudo que o cerca.


R:  Mais alguém ajudou você a contruir a Makerpédia?
M:  Durante algum tempo era só eu, preparando o terreno. Depois consegui alguma ajuda de membros da comunidade Maker, como o Utiru e o Madajuv, que ajudaram na criação de artigos sobre eventos e RGSS. Porém o ânimo foi sumindo e ficou só eu novamente, e tem sido assim desde então.


R:  Quais são os seus objetivos quanto a Makerpédia e como você acha que as pessoas podem ajudar a melhorar esse projeto?
M:  Fazer o que as outras Wikis fazem com seus assuntos: criar um compendium contendo o máximo de informação possível sobre o RPG Maker, de maneira organizada e agradável de ler. No momento, é preciso ainda criar artigos para todos os jogos e projetos que foram premiados por comunidades relevantes, assim como criar artigos sobre tais comunidades. Além disso, falta também bastante informação sobre o "interior" da ferramenta, como o banco de dados, os comandos de evento, os scripts etc.


R:  Alguma mensagem a mais que queira passar para os que lerem essa pequena entrevista?
M:  Só posso dizer o que sempre disse: A Makerpédia é um lugar onde qualquer um pode editar, basta ter o desejo. Quanto mais editores, melhor.

18/02/2013 às 23:25 #1 Última edição: 04/12/2016 às 10:49 por NumPaD
Erro 404!
A mensagem não foi encontrada!

É uma forma bem bacana de, aliado aos fóruns, conseguir
difundir bem o universo maker, afinal, vira e mexe tem alguém
na Wikipédia e pode acabar trombando com o trabalho do
Mobyduck. Além de ajudar a divulgar os projetos que lá estão,
como é o caso do meuzinho... hehe...

É um ótimo trabalho de um cara muito esforçado. Ainda não li
a entrevista, mas verei assim que der. No mais, muito bom.
  :ok:

É com certeza um local de conteúdo esplendido para os makers, e merece nosso reconhecimento e mérito (quem sabe auxílio?). É interessante saber o prazer que o Moby vê em editar estes textos, como ele mesmo citou, unir o útil ao agradável, existe gosto para tudo afinal xD. Gostei muito da entrevista e da divulgação, espero que isto ajude a dar uma força ao Makerpédia, que novos conteúdos de qualidade apareçam por lá. Aprendi também duas palavras (termos?) novas lendo a entrevista kkkkk.

Ótima postagem!

Parabéns ao Mobyduck, o cara fez um grande trabalho!

Fiquei tão empolgado que tentei criar uma página do Dead Castle, só que ficou como subcategoria, acima dos jogos '-'

Bem, já que não sei "descer" a página, uma subcategoria já deve bastar

Caracas que site maneiro(wiki).
Estou olhando o site, tem algumas coisas bem maneiras de se conferir.  :ok:
Parabéns ao Raizen pela matéria e Mobyduck pelo site.
Eu lembrei agora, eu já acessei o site, só que nunca fiquei vendo paginas...