O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Configurar posição final de personagens mortos no mapa

Iniciado por [COB], 26/06/2019 às 18:07

26/06/2019 às 18:07 Última edição: 12/07/2019 às 18:37 por Corvo
Boa tarde, comunidade!

Tenho a seguinte situação e gostaria de saber se vocês podem me ajudar com a solução:

1) Existem charsets de inimigos em um mapa, em suas posições inicias, com a rota definida para ir de encontro ao herói (toward hero);
2) Ao encostar no herói inicia-se o combate. (Como houve uma "perseguição" ao herói, o inimigo situa-se, então, numa posição diferente da inicial.);
3) Ao final do combate, em caso de vitória, muda-se o charset do inimigo para uma lápide (até aí tudo bem);
4) O problema-> Ao sair deste mapa e retornar, o charset do inimigo (que morreu e virou lápide), retorna para a posição inicial em que ele estava e não para a posição final de encontro com o herói.

É possível gravar a posição final do charset inimigo, para que ao sair e retornar do mapa, não altere sua localização? Caso positivo, alguém poderia me orientar em como fazer?

Desde já agradeço!

Sim, como não tenho o 2k3 instalado aqui para te orientar com imagens, vou tentar descrever passo a passo como você vai fazer.

No evento que vai de encontro, antes da batalha ocorrer, você vai ter que salvar as coordenadas desse evento, em opções de váriaveis você vai gravar 2 variáveis.
1 variável X que vai ser igual as coordenadas desse evento na posição X,
1 variável Y que vai ser igual as coordenadas desse evento na posição Y

Blz? feito isso, depois da chamada de batalha, e quando ele virou lápide, você vai ter que ir em um comando que deve ser tipo teleport, ou algo semelhante aonde é realizado o teleport do personagem, porém para eventos. Nesse teleport você vai colocar as variáveis que você salvou anteriormente como parametros da posição que esse evento vai ser teleportado.

Recomendo colocar tipo, uma switch para um evento depois da batalha que move o evento sem imagem, e depois colocar a imagem da lapide.


Veja se consegue reproduzir isso, senão eu tento pegar o rm2k3 para criar um evento de exemplo.

26/06/2019 às 20:15 #2 Última edição: 26/06/2019 às 20:16 por CleanWater
Só pra complementar o que o Raizen disse.

Você vai criar duas páginas para esse evento depois de "morto".

A primeira com uma switch do pós-batalha, que será em parallel. Daí você vai mudar a posição do evento com as variáveis, como o Raizen explicou, usando o change event place. Depois disso ativa outro switch, com uma página "em branco" e ativável somente caso o player converse (que não vai acontecer nada).

Esse último passo é pra evitar o lag criado pelo parallel event rodando infinitamente. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Boa noite, meus caros!

Obrigado pelo retorno! Vamos lá..

1) Eu criei um evento no mapa chamado Soldado 1. Na primeira aba, tem o char de um soldado, com a rota em direção ao herói e com o evento de batalha iniciando ao encostar no herói.
2) Ainda na aba 1, ao final do "start combat", em caso de vitória, criei uma switch, que direciona para a aba 2. Em caso de derrota é Game Over.
3) Na aba 2, apenas alterei o char para a lápide, a página está em branco para o evento não se repetir.

A minha dúvida agora, está em qual função utilizar no rm2k para gravar a localização. Entre as funções temos:

1) Change Variable (Nela é possível selecionar o evento e as coordenadas X e Y)
2) Memory Place (Tem as lacunas Map ID, X e Y)
3) Go to Memorized Place (as mesmas lacunas acima)
4) Set Event Place ( Seleção do evento e de coordenadas vindas das variáveis X e Y)

E outra, onde exatamente colocarei essa função? Na aba 1, antes do start combat?

Devo criar mais uma aba, com char vazio e outra com a lápide?

Não encontrei a função Change Event Place, citada pelo CleanWater. Talvez seja uma das acima, apenas com o nome diferente. Lembrando que estou usando o maker 2000 e não o 2003.

Ainda to empacado rsrs

27/06/2019 às 13:50 #4 Última edição: 27/06/2019 às 13:51 por CleanWater
Citar1) Change Variable (Nela é possível selecionar o evento e as coordenadas X e Y)
2) Memory Place (Tem as lacunas Map ID, X e Y)
3) Go to Memorized Place (as mesmas lacunas acima)
4) Set Event Place ( Seleção do evento e de coordenadas vindas das variáveis X e Y)

Ao final da batalha, você vai usar o Change Variable duas vezes (para o X e Y).

Na outra página, você vai usar o Set Event Place com o valor dessas variáveis. :ok:

Só pra constar... Memory Place e Go to Memorized Place guarda a posição do player e o transporta para lá. Não serve para eventos. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Obrigado, meus caros!  :ok: :clap:

Consegui implementar!!!  :wow:

Mas notei que o evento só funciona se estiver rodando em processo paralelo.

Criei uma aba nova (aba3) no evento, com a página em branco, ativada por uma switch (que está on logo após o Set Event Place da aba 2), para evitar lags e tals.. mas não funcionou.. a posição final não ficou gravada :(

A aba 3 ta configurada como push key, então toda vez que saio do mapa e volto, só se eu der enter na lápide que ela aparece na posição final.

Existe alguma luz no fim deste túnel? Gostaria de evitar possíveis lags com esse processo em paralelo..  :medo:




02/07/2019 às 15:14 #7 Última edição: 02/07/2019 às 15:18 por CleanWater
Citação de: [COB] online 01/07/2019 às 23:23
Mas notei que o evento só funciona se estiver rodando em processo paralelo.

Criei uma aba nova (aba3) no evento, com a página em branco, ativada por uma switch (que está on logo após o Set Event Place da aba 2), para evitar lags e tals.. mas não funcionou.. a posição final não ficou gravada :(

A aba 3 ta configurada como push key, então toda vez que saio do mapa e volto, só se eu der enter na lápide que ela aparece na posição final.

Existe alguma luz no fim deste túnel? Gostaria de evitar possíveis lags com esse processo em paralelo..  :medo:

O switch da aba 3 só pode ser ativado depois que o evento da aba 2 ocorrer. Como havia explicado antes.

Sempre que você sair do mapa, vai ter que desativar o switch da aba 3 para o processo da aba 2 se repetir.

Olha esse diagrama tosco que fiz aqui embaixo:



Página 1 (Seu Evento Original)Página 2 (Em Paralelo)Página 3 (Em Push Key)
A luta acontece aqui. Depois que o evento "morre", você registra as varíaveis x e y e ativa o switch pra página 2.Aqui você move o evento, caso seja necessário. Depois ativa o switch pra página 3 (no final do evento todo).A página final, que não precisa ter conteúdo nenhum. Só o gráfico da lápide mesmo.

No evento da saída do mapa, você desativa o switch da página 3, assim, quando você entrar no mapa de novo, a página 2 fará todo o processo. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente