O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como Botar som de passos no rpg maker 2k3

Iniciado por Vinicius ataide, 20/03/2020 às 15:56

20/03/2020 às 15:56 Última edição: 20/03/2020 às 18:12 por Gabriel N.
Queria muito sabe como faz sons de passos para quando meu personagem andar ele reproduzir o som
no rpg maker 2003
...

Ah vlws por abrir tópico!  :XD: Eu pedi porque assim se outras pessoas tiverem a mesma dúvida é mais fácil de encontrar.

Eu infelizmente não tenho o 2k3 para te mostrar por imagens o passo a passo, então vou tentar explicar aqui e você reproduz ai beleza? Se não conseguir você vai me atualizando aqui para a gente resolver isso.

Você vai precisar de um evento comum em processo paralelo com a switch ligada, nesse evento você vai fazer o seguinte.
Você vai usar 4 variáveis


Variavel passoX = Coordenadas do Personagem em X
Variavel passoY = Coordenadas do Personagem em Y


Se Variavel passoX diferente de Variavel SomDePassosX
   Se Variavel passoY diferente de Variavel SomDePassosY
      Tocar o SE de passos
      Variavel SomDePassosX = Variavel passoX
      Variavel SomDePassosY = Variavel passoY
   FIM
FIM


É basicamente isso que você tem que fazer, assim sempre que o personagem sair do tile dele vai tocar o som  :XD:

Depois da para aprimirar colocando dependendo da região "acho que tem isso no 2k3", colocando para a variável se igualar quando entra no mapa par anão tocar etc... mas tente fazer o de cima primeiro e me diga se consegue :).

Citação de: Raizen online 20/03/2020 às 16:08
Ah vlws por abrir tópico!  :XD: Eu pedi porque assim se outras pessoas tiverem a mesma dúvida é mais fácil de encontrar.

Eu infelizmente não tenho o 2k3 para te mostrar por imagens o passo a passo, então vou tentar explicar aqui e você reproduz ai beleza? Se não conseguir você vai me atualizando aqui para a gente resolver isso.

Você vai precisar de um evento comum em processo paralelo com a switch ligada, nesse evento você vai fazer o seguinte.
Você vai usar 4 variáveis


Variavel passoX = Coordenadas do Personagem em X
Variavel passoY = Coordenadas do Personagem em Y


Se Variavel passoX diferente de Variavel SomDePassosX
   Se Variavel passoY diferente de Variavel SomDePassosY
      Tocar o SE de passos
      Variavel SomDePassosX = Variavel passoX
      Variavel SomDePassosY = Variavel passoY
   FIM
FIM


É basicamente isso que você tem que fazer, assim sempre que o personagem sair do tile dele vai tocar o som  :XD:

Depois da para aprimirar colocando dependendo da região "acho que tem isso no 2k3", colocando para a variável se igualar quando entra no mapa par anão tocar etc... mas tente fazer o de cima primeiro e me diga se consegue :).

Tentei fazer oque vc falou mais não foi pra min
...

20/03/2020 às 20:25 #3 Última edição: 20/03/2020 às 20:34 por Jorge_Maker
Raizen acabou de ser tapeado pelo código não testado. xD
Se ver direitinho, no código do tio Raizen, o som só seria tocado caso o personagem andasse na diagonal. Ele também esqueceu de declarar duas variáveis que usou nas condições alí.


Nem uso RM2K3, mas tenho ele aqui, então fiz esse esforcinho de fazer o exemplo na engine em questão.
A ideia é a seguinte:

Da pra deixar esse sistema bem mais legal adicionando condições para se tocar um som diferente à depender do terreno que o personagem está pisando, espero que saiba aproveitar disso.
Qualquer dúvida, só falar. o/
Oxe

20/03/2020 às 20:42 #4 Última edição: 21/03/2020 às 01:08 por Vinicius ataide
Hmm
...

Pode me explicar oque você usou para fazer isso kk
sou novo no rpg maker e não sei mexer em tudo
...

Citação de: Raizen online 20/03/2020 às 16:08Você vai precisar de um evento comum em processo paralelo com a switch ligada, nesse evento você vai fazer o seguinte.
Você vai usar 4 variáveis

Variavel passoX = Coordenadas do Personagem em X
Variavel passoY = Coordenadas do Personagem em Y


Se Variavel passoX diferente de Variavel SomDePassosX
   Se Variavel passoY diferente de Variavel SomDePassosY
      Tocar o SE de passos
      Variavel SomDePassosX = Variavel passoX
      Variavel SomDePassosY = Variavel passoY
   FIM
FIM

É basicamente isso que você tem que fazer, assim sempre que o personagem sair do tile dele vai tocar o som  :XD:
Isso mesmo, este mesmo método pode ser usado pra outras coisas que dependam do jogador mover o personagem:
  • Contar passos (Sem ser o padrão do Rpg Maker), para por exemplo encontrar batalhas de um sistema personalizado.
  • Deixar pegadas na neve (Com ID de terreno ou em mapas específicos)
  • Criar movimento/ondinhas em poças de água.
  • Contar passos pra aumentar a velocidade gradativamente (Não sei de onde tirei essa palavra).

    Citação de: Raizen online 20/03/2020 às 16:08
    Depois da para aprimirar colocando dependendo da região "acho que tem isso no 2k3", colocando para a variável se igualar quando entra no mapa par anão tocar etc... mas tente fazer o de cima primeiro e me diga se consegue :).
    Existe, mas é verificado por duas variáveis à mais pra verificar a coordenada X e Y, mesma lógica usada pra criar teleporte calculado e posicionar veiculo em mapa por variáveis.