O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que um sistema ABS precisa para ser considerado ótimo ?

Iniciado por MV, 02/04/2020 às 22:05

Estou montando um ABS para passar o tempo na quarentena e por hora estou me divertindo bastante. Pretendo fazer um sistema bem completo. O que você acha que não pode faltar em um ABS ? E quais são os erros que pra você estraga um ABS ?

Obrigado

02/04/2020 às 22:15 #1 Última edição: 02/04/2020 às 22:17 por Raizen
Acho que ele tem que ter jogabilidade, tipo o ato de que o que você faz vai alterar as consequencias da luta.

O erro do ABS pra mim é exatamente um, o jogador não ter controle de como a batalha prosseguiu, ele jogar bem ou mal não afetou as consequencias da batalha. Acredito também que um ABS tem que ter uma curva de aprendizagem, ou seja, quanto mais ele jogar ele sentir que está melhor. Agora como deixar a jogabilidade melhor e ter essa curva ai tem N coisas que dá para fazer.

  • Existem ABS bem bom por tiles, como Tibia/Zenonia, mas movimentos por pixel é algo que aumenta a jogabilidade
  • Suporte para mouse se for para PC o seu jogo
  • Inimigos com IA
  • Movimentos adicionais, vide pulo, rolar, se esquivar etc.
  • Interação com o ambiente, subir em coisas, acender etc.
  • Diferentes estratégias para diferentes inimigos
  • Habilidades e ataques com efeitos e ranges diferentes, tanto para você quanto os npcs

    Coloquei uma lista do que lembrei, precisa de tudo isso? Não, mas cada coisinha a mais e sendo bem feita vai dando um diferencial para o seu ABS e melhorando a jogabilidade dele, acho que o ponto mais importante é o jogador ter controle do que vai acontecer na batalha. Tipo ele tem que sentir que venceu, porque jogou bem, e não porque saiu apertando uns botões e deu certo.

Citação de: Raizen online 02/04/2020 às 22:15
Acho que ele tem que ter jogabilidade, tipo o ato de que o que você faz vai alterar as consequencias da luta.

O erro do ABS pra mim é exatamente um, o jogador não ter controle de como a batalha prosseguiu, ele jogar bem ou mal não afetou as consequencias da batalha. Acredito também que um ABS tem que ter uma curva de aprendizagem, ou seja, quanto mais ele jogar ele sentir que está melhor. Agora como deixar a jogabilidade melhor e ter essa curva ai tem N coisas que dá para fazer.

  • Existem ABS bem bom por tiles, como Tibia/Zenonia, mas movimentos por pixel é algo que aumenta a jogabilidade
  • Suporte para mouse se for para PC o seu jogo
  • Inimigos com IA
  • Movimentos adicionais, vide pulo, rolar, se esquivar etc.
  • Interação com o ambiente, subir em coisas, acender etc.
  • Diferentes estratégias para diferentes inimigos
  • Habilidades e ataques com efeitos e ranges diferentes, tanto para você quanto os npcs

    Coloquei uma lista do que lembrei, precisa de tudo isso? Não, mas cada coisinha a mais e sendo bem feita vai dando um diferencial para o seu ABS e melhorando a jogabilidade dele, acho que o ponto mais importante é o jogador ter controle do que vai acontecer na batalha. Tipo ele tem que sentir que venceu, porque jogou bem, e não porque saiu apertando uns botões e deu certo.
Obrigado pelo feedback ! Meu já sistema está feito com base em movimento por pixels, e as armas tem diferentes distâncias(inclusive armas corpo a corpo), mas eu realmente ainda não tinha levado em conta todos esses pontos. Vou procurar implementar algumas das funcionalidades que você citou.