O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Instruções são coisa de nutella?

Iniciado por jozgamer, 30/04/2020 às 09:58


30/04/2020 às 11:07 #1 Última edição: 30/04/2020 às 11:14 por Darkrafa
Ótima proposta de debate, cara.

Penso estar posicionado na mesma forma como você, meio termo.
Particularmente nunca gostei desse termo Nutella, ele segrega e visa estabelecer que alguém é mais capacitado e independente que um terceiro em determinado assunto, só que isso é bastante subjetivo. Mas concordo parcialmente com a crítica as instruções, os jogos atuais tem muita "pegada na mão" ao jogador, impedindo liberdade e ações mais intuitivas, insights no jogo, que a meu ver estimulavam a imaginação e criatividade do player. A linha de raciocínio segue para, por exemplo, mini-mapas com indicações do objetivo do jogo, aqui é algo que francamente nunca achei necessário e não me vejo defendendo esse recurso nem mesmo futuramente.

Instruções no jogo só vejo serem necessárias se for em um que vc nota a proposta de ter inúmeros elementos, sistemas e novidades, de forma que uma explicaçãozinha se faz necessária mesmo até para o jogador não ficar perdido com tanta novidade sendo jogada na tela, mas não vejo necessidade delas se for um jogo objetivo e tradicional, qual nota-se uma proposta mais simplória.

No geral, portanto, depende bastante da quantidade de recursos e sistemas que o jogo se propõe a ter.

Acho até que tenho um bom exemplo para discorrer, do que não fazer, nas minhas experiências jogando: Final Fantasy X. Aquele gridsphere dele.... , pra mim é a pior novidade já inserida na franquia, uma boa explicação para aquilo in-game teria sido muito viável, e não é algo tão intuitivo, até para quem não havia tido experiência semelhante na franquia anteriormente. Infelizmente o grid, e o protagonista (momento da risada sinistra dele inserido aqui), me fizeram pegar certo ranço do título, sendo na verdade um dos mais populares.

Traga mais debates interessantes como esse, jozgamer!  :lock: