O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual a melhor engine pra criar jogos de computador em notebook fraco?

Iniciado por OcamaruBRES, 06/05/2021 às 20:58

Eu sempre usei o RPG Maker 2003 ,e um projeto de uma franquia que comecei a criar faz anos atrás e creio que seja possível finalizar nesse software.Mas tem um fan-game de Sonic que eu comecei a criar,e tenho receio que talvez não seja possível fazer completo esse jogo nessa engine porque eu tenho planos de fazer um remake dos jogos clássicos do Sonic só que em estilo RPG e com elementos de um jogo de plataforma bem no estilo do jogo de Super Nintendo chamado Super Mario RPG só que com os personagens de Sonic.Mas o que acontece é que quero fazer uma história separada para 3 personagens diferentes e dentro dessas histórias teriam personagens com suas próprias histórias e ainda teria um mapa final com vários vilões diferentes.

Eu fiz as contas e creio que cerca de umas 13 fases com um dos personagens,o outro seriam 15 e o outro seriam 14.O verdadeiro final do jogo envolveria os personagens principais e alguns aliados deles.

Não creio que o RPG Maker tenha limites para mapas,mas a minha preocupação é que tem um limite de 5000 switches e variáveis(são coisas que são necessárias para o jogo funcionar) e não sei se vai ter switches e variáveis suficientes para 42 fases ou mais(a menos que eu use os que eu já fiz,mas creio que teria um conflito de switches e variáveis,e teriam muitas diferenças de uma história para outra).

Então eu fui atrás do Game Maker porque pensei que seria possível criar qualquer tipo de jogo que eu quiser sem limites porque eu não quero fazer um jogo 100% de RPG.Mas fiz o cadastro na Yoyogames e não permitiram rodar o programa.Desde então fui atrás de vários programas de criação de jogos diferentes e baixei 2,mas não sei se eles irão cumprir com aquilo que quero.Mas certos programas não vão funcionar porque este notebook que estou usando não consegue fazer funcionar jogos e programas que usam o 3D(por isso que quero usar apenas em 2D).Alguém pode me dar uma dica de uma engine(programa de computador que crie jogos) grátis que dê para fazer aquilo que planejo?

Obs: Essa franquia que inventei e o meu fan-game de Sonic são os meus primeiros jogos e eu ainda não completei a criação deles(sim,sou iniciante,mas eu curto fazer jogos longos e não curtos).E não,não sou formado em jogos,mas em Design de Produto,mas manjo de criar personagens e músicas,e tenho noção de algumas coisas no RPG Maker.

é no estilo de jogo que você quer fazer, de fato não sei se recomendo muito o RPG Maker.
agora você tem as configurações do seu note? Eu não conheço tanto de engines low-end, mas com as configurações do seu note talvez eu saiba recomendar alguma.

1) Grátis nem o RPG Maker é.
2) Acredite, para o que você está tentando fazer o limite não são os switches nem variáveis, mas a plataforma do RPG Maker em si. Ele não foi feito pra isso. Até porque 5000 switches e/ou variáveis dá pra sustentar muito jogo AAA sem problemas.
3) Você pode tentar o Clickteam. É bem leve, mas vai requerer algum esforço em entender como o programa funciona. Diferentemente de motores de nicho, como é o caso do RM, ele não te entrega muita coisa pronta salvo o básico (física, módulos e rede, etc). E claro, a versão gratuita é limitada. É provavelmente a engine mais leve que você vai encontrar atualmente.

Respondendo ao Raizen: AMD E-300 APU Radeon(tm) HD Graphics 1.30 GHz 4GB Windows 7.Sem brincadeira:O notebook é tão fraco que até emulador de PS1 de Nintendo 64 dá erro ao rodar.

Respondendo ao Corvo: 1º:Agora não é mais gratuito.Mas eu tenho o Rm2k3 instalado tanto em inglês quanto em português e na época ambos eram gratuitos.O que tá em português creio que seja pirata,mas o que tá em inglês não tenho certeza.Só sei que tenho esse RPG Maker instalado há mais de 10 anos e conservei em um HD externo e passei para um novo.Só desistiria deles se viesse alguma autoridade nacional ou internacional viesse aqui onde moro me obrigando a desinstalar e deletar ambos.
2º:É. Então acho melhor renomear alguns switches e variáveis para não gastar uma quantidade absurda,mas não encontro programa que faça as coisas ficarem mais simples.

3º:Já cheguei a instalar esse Clickteam,mas vi um guia desse programa em um canal do Youtube e o cara no vídeo disse que só dá para fazer 3 fases na versão gratuita.E eu pretendo fazer muito mais que isso.Até eu descobrir um programa gratuito que permita fazer um jogo de Rpg com elementos de plataforma bem no nível de um Super Mario RPG do Snes no meu notebook limitado,vou continuar usando o RPG Maker(a menos que alguma autoridade me impeça disso).

Tenta o Godot, é leve e gratuito!
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Apenas clarificando um detalhe: toda e qualquer versão dos RPG Makers 2000/3 antes de 2015 (se não me engano) que não seja em japonês é certamente pirata, porque até então não havia sequer as versões oficiais dessas engines no ocidente. Além disso, nunca houve RPG Maker gratuito, nem mesmo os mais antigos, como já disseram. A boa notícia é que, se eles nunca foram de graça, essas edições mais antigas são quase isso em épocas de promoção. Na Steam dá pra conseguir o 2000 ou 2003 até por R$5 se tiver paciência e ficar de olho.

No mais, 5000 variáveis num jogo de 42 fases dá em média mais de 100 variáveis POR FASE, sem repetir ou reutilizar nenhuma. Se eu fosse você não esquentaria a cabeça com isso porque acho que na prática não chegaria nem perto desse valor.

Pra fechar, pra você que disse que quer fazer um jogo do Sonic inspirado no Mario RPG do SNES recomendo o jogo Sonic 3D Blast, caso ainda não conheça (pode ser a versão do Mega Drive mesmo). Não é nada RPG, mas tem alguns elementos de plataforma que podem servir de inspiração, inclusive pelos gráficos com visão isométrica, utilizada em ambos os casos.
Desculpe se escrevi demais.


Eu baixei o RPG Maker 2003 antes de 2007 em inglês e em português(mas usava e ainda uso com frequência a versão em inglês),mas só naquele ano que comecei a preparar um jogo profissional(sim,estou criando um jogo que quero vender),mas tem um detalhe:Esse projeto de 2007 eu estou usando arquivos pois sou formado em design de produto mas sei mexer com pixel art então tenho experiência (charsets,battle char sets,facesets,etc) todos feitos por mim.O jogo ainda não está pronto,mas tenho intenções de vender quando estiver finalizado.Caso me proíbam,uso um outro programa(tenho um programa gratuito que permite a criação de RPGs em estilo MS-DOS com o sistema idêntico ao dos primeiros Final Fantasies,mas não sei se permitem lucrar com esse programa.O nome dele é OHRRPGCE).

Até músicas eu fiz.Só não tenho experiência em programação(estudei isso na faculdade que me formei,mas não é o meu forte),e sou ruim em física e matemática,programas em 3D e linguagens C+ e coisas parecidas que são necessárias para conseguir criar um jogo,mas tenho feito tudo da maneira como eu sei como um autodidata e planejo colocar na Steam(ou no Catarse,ou algum outro site que aceite meu jogo).

Estou desde aquele ano até os dias de hoje tentando finalizar os projetos que comecei:Um é uma história nada original mas é uma franquia que comecei a criar,e outro que certamente comecei muitos anos depois que é um fan-game de Sonic e esse sim eu postaria de graça sem a intenção de lucrar com ele.

Mas a minha dúvida é:Eu posso vender o jogo que não é um fan-game se eu fiz toda a arte e músicas do projeto?

Existem alguns programas gratuitos ou que possuem versões gratuitas que permitem vender os jogos feitos nelas e funcionam em pc fraco, eles são:

Godot

Spoiler
O godot, que é um programa totalmente gratuito que pode ser usado para fins comerciais, é um programa leve, e pode criar jogos para varios sistemas operacionais seja windows, web, android entre outros, pode ser usado para criar jogos tanto 2d quanto 3d, o godot tem suporte a varios tipos de linguagem escritas como o gdscript que parece muito com python, python, javascript entre outras como c++ sendo possivel a integração com algumas dessas linguagens atraves de plugins, o godot tambem possui script visual por nodes, tem recebido muitos conteudos interessantes como plugins e shaders gratuitos, na minha opinião o maior defeito a respeito do godot é que existem poucos tutoriais de como criar jogos com script visual no godot.
[close]


Gdevelop

Spoiler
O gdevelop, é um programa gratuito para criar jogos 2d, ele pode ser usado para fins comerciais, ele possui a opção de programação escrita em javascript ou usando script visual por folha de eventos com condições e ações, e usando comportamentos, exporta para web em html5, o que pode ser muito util ja que é possivel transformar um jogo em html5 em um jogo para android, window, linux e mac usando tecnologias como node.js ou electron.
[close]


Coppercube

Spoiler
A coppercube, é um programa que possui uma versão gratuita, cria jogos 3d e 2d simples, é um programa leve, possui programação visual de comportamentos, condições e ações, possuindo uma ação de executar um texto ou script em javascript, a coppercube na ultima versão exporta para web, windows, mac e android, a versão gratuita pode ser usada para fins comercias e possui poucas limitações que são não poder usar os efeitos de pos processamentos e não executar videos em mp4 dentro do programa.
[close]


Quanto a poder vender seus jogos, se você criar sua propria arte seja 2d ou 3d, sons e musicas, e usar programas gratuitos que podem ser usados para fins comerciais, não tem problema.
Se você usar arte seja 2d ou 3d, sons e musicas que você comprou ou tem licenças que permitem que você use para fins comercias, e usar programas que comprou e respeitar as licenças de uso comercial, você tambem pode vender os seus jogos.


Se você estiver criando um jogo fan game ou que alguma coisa nele pertença a alguem ou alguma empresa e você não tem autorização para comercialização, você não pode vender o seu jogo.


Assim, se você quiser criar um jogo para lucrar, terá que fazer um investimento uma hora ou outra (colocar na steam, por exemplo). Para vender um jogo feito no RPG Maker é necessário ter a licença do programa, o que requer que você o compre seja na steam ou no site oficial.
Cada desenvolvedor possui a preocupação de investir em suas ferramentas. Por exemplo, RPG Maker XP/VX/Ace rodam bem mal em monitores acima de 60hz por conta do vsync, visto que na época nem monitores 16:9 eram populares no mercado ainda. Daí jogadores que possuem máquinas mais potentes precisam fazer gambiarra para rodarem seu jogo, que funciona em sua máquina em específico (experimente rodar Touhou 6 sem patches para entender o que digo).

Fora isso, faço das palavras dos companheiros acima as minhas.

Primeiro ponto que eu gostaria de citar: RPG Maker nunca foi gratuito. A primeira versão foi lançada em 92 e já era um software pago na época, você deve estar confundindo uma versão pirata com distribuição oficial. Até porque a primeira versão do programa com tradução para o português foi o VX Ace, mesmo assim pela Steam. A única versão realmente gratuita do programa foi o VX Ace Lite, que era basicamente uma demo do Ace e sem licença comercial.

Segundo, quando falamos de licença não é só da engine que estamos falando. Você precisa ver se os programas usados na criação dos recursos. Estou supondo que você não usou, por exemplo, um Photoshop pirateado pra criar as imagens, nem um Guitar Pro igualmente pirata pras músicas e etc. Sim, dá pra saber onde um arquivo foi feito. Mesmo que você remova os metadados, as informações contidas no arquivo vão manter a estrutura que ele precisa pra funcionar. Se for um formato muito específico, em certos casos, dá pra descobrir até qual versão do programa você usou.

Terceiro, o programa que você citou, OHRRPGCE. Na documentação do site deles eles dizem se você pode ou não usar comercialmente. Até podia postar o link direto do trecho aqui, mas é bom você dar uma garimpada por lá e uma lida pra saber o que está usando(?).

Citação de: CleanWater online 07/05/2021 às 16:54
Tenta o Godot, é leve e gratuito!

Só um adendo quanto à Godot: ela é leve considerando que você tenha uma máquina minimamente apropriada para desenvolvimento de jogos. Eu tenho um notebook de escritório, deixo as configurações abaixo pra você ter algum parâmetro de comparação. No meu caso, não consigo abrir nem os jogos de exemplo (seja usando Windows ou Linux). Não é toda batata que vai dar conta.

Processador: Intel i5-7200U 7th Gen
RAM: 4GB DDR4
Gráficos: (Integrados) Intel HD Graphics

Citação de: OcamaruBRES online 09/05/2021 às 15:50
[...]
Mas a minha dúvida é:Eu posso vender o jogo que não é um fan-game se eu fiz toda a arte e músicas do projeto?

Resumindo, o buraco é mais embaixo. Se você quer mesmo vender um jogo profissionalmente, precisa considerar tudo isso dito acima. Fora que, convenhamos. Como disseram anteriormente, em promoções o RPG Maker 2003 original fica por menos de cinco reais. Não gastar um valor ridículo destes pra evitar problemas futuros seria burrice.  :facepalm:

No mais, talvez este tópico te ajude.

Eu comprei o RPG Maker 2003,então certamente vou usar a versão da Steam. Se a versão pirata funciona,creio que a versão traduzida deve funcionar.Pode trancar esse tópico.