O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Retorno aos fóruns de RM

Iniciado por UsuarioNome, 14/04/2021 às 23:31

Bom dia/tarde/noite aos participantes do fórum.

Me apresento aqui hoje com a curiosa alcunha de "UsuarioNome" e acredito ser meu primeiro contato com essa comunidade, mas não teria certeza. Fui ativo em diversas comunidades relacionadas à RPG Maker, com outros nicks, ao longo de quase duas décadas. Aliás, em pensar que fazem 20 anos que os primeiros fóruns sobre o assunto surgiram na internet lusófona... Enfim, há quase 10* anos atrás, me afastei dos fóruns pra dar um rumo pra vida, objetivo que hoje acredito ter atingido, na medida do possível. Por isso, achei interessante voltar.

Quanto ao que conheço sobre desenvolvimento de jogos, usei primariamente as versões 2k e 2k3 da ferramenta, a explicação é que comecei muito tempo atrás com as revistas Digeratti. Fiz pixel art amadoramente por um certo tempo. Conheço (e hoje tenho na steam) também as versões XP, VX e VX Ace, porém nunca encostei na MV e nas outras ferramentas "irmãs." Hoje, encaro o desenvolvimento em RM mais como uma terapia pra desestressar do meu trabalho. Atualmente não tenho projetos e, caso desenvolva algo, pretendo que seja um trabalho amador desenvolvido como hobby, nada dessa coisa de fazer jogo "profissionalmente." Respeito quem deseja isso, mas não é interessante pra mim.

Pelo tempo que fiquei afastado, não tenho a mínima ideia do que vou encontrar nas andanças pelo fórum. Aliás, fico é muito contente que ainda exista um fórum, já que a concentração da internet nas redes sociais centralizadas é implacável hoje em dia. Os administradores e moderadores estão de parabéns só por esse feito na minha opinião. Espero que fóruns como esse continuem existindo em português.

Obrigado pela atenção.


*Se bem me lembro, a última comunidade onde fui ativo foi a Santuário RPG Maker, que acabou... eu nem me lembro quando. Antes mesmo dela acabar, eu já havia me afastado.

Opa seja bem-vindo carinha  :XD:

Espero que goste daqui, acredito que mesmo depois de tanto tempo pode ser que encontre alguns rostos familiares, tentamos manter isso de pé pelo tempo que pudermos fazer isso. Acho que mesmo o pessoal indo para outras ferramentas como discord, facebook, whats, telegram etc, é dificil bater um fórum quando se fala sobre disponibilizar recursos e organizar os projetos.

De qualquer forma fico feliz pelo elogio, de fato toda a staff está de parabéns por manter esse cantinho da CRM vivo. No que precisar só chamar!

15/04/2021 às 10:23 #2 Última edição: 15/04/2021 às 10:29 por Paradiddle
E aí, cara? Seu nick no Santuário era esse mesmo? Também fui criado lá e não lembro dele. :sera:

Você definitivamente não é o único que vê criação de jogos como hobby. Em plena geração Steam de desenvolvedores totalmente profissionalizados cujo sonho é ser o próximo indie a vender milhões, somos bem menos do que naquela época, mas ainda tem gente doida disposta a brincar com o Maker só pela graça, usando as versões antigas do programa, inclusive. Na verdade, tem gente fazendo inclusive curso de programação voltado pro RPG Maker 2000 e seus patches, em plena atividade.

Sobre a cena hoje, eu diria que o movimento é bem menor do que naquela era - principalmente de novatos - basicamente pelo que o Raizen comentou, mas essa comunidade em particular é um verdadeiro portal do tempo do Chrono Trigger que te leva pra era de ouro dos RPG Makers no Brasil. Realmente, todo mérito pra staff em querer manter essa proposta viva.

Se for começar um projeto, não esquece de postar pra gente ver. E se for utilizar as versões mais antigas do programa, é praticamente garantido que eu vou jogá-lo um dia.

A gente se vê por aí!
Desculpe se escrevi demais.


Seja bem vindo ao fórum.  :ok:


Pessoal, retornando pra agradecer a receptividade, valeu!


Citação de: Paradiddle online 15/04/2021 às 10:23
E aí, cara? Seu nick no Santuário era esse mesmo? Também fui criado lá e não lembro dele. :sera:

[...]

Meu nick no SRM era, se eu não estiver muito ruim de memória, "Starke". Tenho quase certeza que lembro do seu nick também. Era você que estava fazendo um jogo que tinha uma cidade chamada "Medra"? Se for, eu cheguei a testar uma versão do jogo. Se eu estiver enganado, os nicks são parecidos e eu sou um boomer me desculpa.