O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Sonoplastia nº 4 - Melodia, Melonoite

Iniciado por Zaggojhon, 22/07/2019 às 21:14

22/07/2019 às 21:14 Última edição: 22/07/2019 às 21:36 por Zaggojhon
Aulas de Sonoplastia
1 à 5


Aula 4
Melodia, Melonoite
Porque toda aula tem um nome nada a ver




Inspiração musical 
Playlist - Aula 4

*Essa aula não possui material didático devido ao sucateamento do fórum Librarium*




Toda aula é dividida em 2 partes:
TEORIA MUSICAL      EXERCÍCIO




Introdução de (quase) 2 minutos:

Uma parte super importante de toda música é sua melodia, a parte cantável, mas não necessariamente que fica na cabeça das pessoas. É claro que nem toda música necessita ser temática e o uso da melodia deve ser inteligente e moderado para ser efetivo de verdade. Se tratando de um tema tão complexo de ser ensinado este tópico trará análises e tentará sintetizar técnicas importantes para a construção de melodias e temas para que assim eles cumpram o dever de caracterizar o jogo sonoramente.




---^-^-^-^-^-^--- TEMAS MELÓDICOS ---^-^-^-^-^-^---
Primeiramente é importante definirmos alguns conceitos. São conceitos extremamente úteis e que são mal definidos até mesmo por músicos aspirantes e que podem ser dominados por qualquer pessoa. Além disso, mudam a forma de se entender uma composição:

Harmonia: Sequência de notas verticais;
Melodia: Sequencia de notas horizontais;

► Entende-se por "sequencia de notas verticais" acordes formados em uma partitura, uma vez que no sentido vertical as notas são simultâneas:


Exemplo de Harmonia

►Por sua vez, entende-se como "Sequência de notas horizontais" como notas sequenciais em que o tempo de cada uma é importante.


Exemplo de Melodia (Sage, de Skyloftian)

Leitmotiv (motivo condutor): é uma frase musical curta e constantemente reutilizada, primeiramente usada na música romântica, por Richard Wagner e Giuseppe Verdi. Exemplos de Leitmotiv são temas de personagens ou lugares principais de uma obra e que reaparecem em diversas ocasiões com certa versatilidade. No meio gamer, um dos leitmotiv' mais famosos é o tema de Terra, da série Final Fantasy e é claro, a lullaby de Zelda. Esse recurso deve ser usado de forma moderada e inteligente, como vamos abordar em breve.

Riff: uma progressão harmônica ou ostinatos harmônicos que são amplamente utilizados pra se formar uma base de música em determinados gêneros. Exemplo: blues, jazz , rock, clássica, entre outros.

Motivo: é uma pequena figura (sequência de notas) que pode ser utilizada para se formar um tema.

Tema: a primeira melodia de uma música que toma variações posteriores.

Confuso? Vamos usar um exemplo em uma música conhecida:




---^-^-^-^-^-^-- COMO USAR LEITMOTIV --^-^-^-^-^-^---




Nesse caso a pauta de cima da partitura (mão direita do pianista) corresponde à melodia da música enquanto a pauta inferior (mão esquerda) corresponde à harmonia do arranjo. O leitmotiv se repete em vários dos jogos como tema de overworld no mapa de Hyrule, o motivo 1 é usado em outras músicas da trilha desse jogo, bem como o motivo 2 e o 3. A riff permanece por quase toda a música, fazendo uma performance rítmica na base.

Pode-se usar de exemplo os trabalhos de Koji Kondo por sua enorme referência na música romântica e suas inúmeras composições de caráter temático. Um leitmotiv num jogo deve sempre remeter a algo importante à lore e moderadamente recorrente, e é importante que sua notabilidade seja realmente importante para o contexto do momento no jogo. Até porque, toda experiência artística com fim de entretenimento é feita de momentos. Saber valorizar cada aparição do personagem com um tema característico é essencial, pois traz o jogador pra dentro da história e conversa diretamente com ele.
Às vezes um leitmotiv numa flauta simples, como uma ocarina, diz muito mais que qualquer texto bem escrito ou qualquer atuação digna de Oscar.
A música tem que estar lá pra representar a história, ser entendida como parte do roteiro e parte da trama. É um belo recurso, pra quem sabe realmente usar.
Senão, é claro, o timbre sai pela culatra (ba dum tss)




---^-^-^-^-^-^-- COMO NÃÃÃÃO USAR LEITMOTIV  --^-^-^-^-^-^---

[box2 class=floatright edit_event box2][/box2]
► SUPEREXPOSIÇÃO DE LEITMOTIV
Até mesmo a gigante nintendo pode cometer erros em se tratando de música, não?
Uma das trilhas que recebeu mais ódio de jogadores é sem dúvida a trilha de Yoshis New Island. Eu, particularmente, aprecio muito as músicas do jogo original e reconheço que a equipe se deu ao esforço de tentar trabalhar em cima das ideias do Koji Kondo, tentando dar uma cara nova. E o arranjo é muito bem feito e sonoramente bem trabalhado. Mas esse é um caso de problema na estruturação musical da trilha.
Aqui eles levaram o leitmotiv de overworld ao extremo, repetindo em todas as faixas reproduzidas em telas em que o jogador joga.
Na playlist a seguir, selecionei todas as faixas do jogo em que é usado o mesmo leitmotiv:

YOSHI'S NEW ISLAND - PLAYLIST DA LEITMOTIV ETERNA

Em uma trilha de 42 músicas, 14 usam o mesmo leitmotiv sem qualquer alteração mínima, nem desenvolvimento do mesmo. Em contrapartida, no tema de Hyrule que vimos acima, em apenas um trecho há 4 variações do mesmo leitmotiv.
Mesmo usando tantas faixas com exatamente a mesma frase, nenhuma das músicas é memorável. Você pode até lembrar da melodia por algum curto período de tempo depois de jogar o jogo, mas depois de algum tempo elas passam a ser história. Isso acontece porque o leitmotiv não evoca nenhum símbolo, nenhum sentimento, nenhum motivo real. E a principal razão de se ter um leitmotiv é que ele sozinho, independente do arranjo, vai transmitir algo para o expectador.

Em trilhas sonoras cinematográficas contemporâneas isso é muito comum. Há uma conversa entre a música e o filme que interliga vários pontos da história com apenas uma frase musical. Um bom exemplo é o leitmotiv de Murphy, do filme Interstellar de Christopher Nolan, cuja trilha é de Hans Zimmer. O leitmotiv está presente em todas as interações entre os dois personagens principais (pai e filha), mesmo que as circunstâncias dessas interações sejam extremamente diferentes em cada uma delas, mas em nenhum momento a trilha extrapola o limite emocional e nunca recicla o tema para outras ocasiões, apenas o utiliza como referência da relação afetiva dos dois personagens, o que torna o tema real e relacionável com o resto da obra.




---^-^-^-^-^-^-- TREINANDO  --^-^-^-^-^-^---

É legal fazer alguns exercícios para desenvolver a habilidade de usar esse recurso. Seguindo alguns passos fica mais fácil de trabalhar:

► Crie um riff para a harmonia que remeta à situação da cena que deseja compor (Local, clima, movimento, cinemática, dinâmica ou qualquer outro quesito que influencie o meio)

► Trabalhe agora um pequeno motivo antes do leitmotiv, algo que acompanhe a harmonia.

► Escolha um foco para seu leitmotiv (Sentimento, personagem, ação)

► Faça variações no seu leitmotiv de uma derivação do original (Caso tenha escolhido um personagem faça uma variação antagônica; Caso escolha um sentimento faça uma variação de um sentimento derivado)

► Termine a música. Caso ela represente todas as características de um elemento da sua trama, ela pode ser considerada como o tema desse elemento.

►►► ♫ DESAFIO ♫ ◄◄◄
- Situação: Campo de batalha, herói e vilão frente a frente, conversação crítica;
- Foco: Faça um leitmotiv para quando o herói fala e confronta seu inimigo;
- Variação: Crie uma variação do leitmotiv levando em conta que o vilão revela seu plano;
- Conclua a música como um tema do herói.

Bons estudos :)
Aquele abraço!
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Ora, pois. Cá estamos de volta.   :wow:

Pra variar, aula excelente. Nem sabia que essas repetições tinham nome haha. O legal é, depois de ler a explicação, começar a perceber esses detalhes em todo canto. Espero que retome as aulas pra nós, salve nossas almas. <3

E o senhor vai ter notícias minhas assim que eu aprender a usar isto.

Bela aula! Como voltei mais recentemente aqui na CRM não tinha visto as anteriores, por isso estou dando uma olhada agora mesmo!  :XD:
Li a aula 1 inteira e comecei a 2, já já eu chego aqui, mas aproveito para deixar os parabéns pelo bom trabalho!

Citação de: Corvo online 22/07/2019 às 21:40
Ora, pois. Cá estamos de volta.   :wow:

Pra variar, aula excelente. Nem sabia que essas repetições tinham nome haha. O legal é, depois de ler a explicação, começar a perceber esses detalhes em todo canto. Espero que retome as aulas pra nós, salve nossas almas. <3

E o senhor vai ter notícias minhas assim que eu aprender a usar isto.
Cá estamos de volta \o/
Na real essa aula eu tava devendo há muito tempo já, né? hahaha
Quero ver mais músicas do sr, ainda tenho aquela pastinha de 2017 que me mandou, tem potencial naquelas músicas hehehe

Citação de: Raizen online 22/07/2019 às 21:58
Bela aula! Como voltei mais recentemente aqui na CRM não tinha visto as anteriores, por isso estou dando uma olhada agora mesmo!  :XD:
Li a aula 1 inteira e comecei a 2, já já eu chego aqui, mas aproveito para deixar os parabéns pelo bom trabalho!
MR Raizeeeeen, valeu por isso haha
Eu tinha feito 10 aulas na época, mas não postei todas pra não floodar a galera, acabei migrando de fórum 2 vezes e perdendo tudo num outro terceiro fórum aí da vida, daí fiquei devendo pra crm. Essas aulinhas são meio antigas, mas ainda ajudam muito pra quem tá começando.
Vou terminar essas aulinhas que eu comecei, e talvez faça algumas coisas, de algumas ideias que tive quando tava na staff.
Valeu o/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Excelente aula! Muito bom que tenha voltado, as anteriores foram de grande ajuda pra mim.

Esses dias mesmo eu estava pesquisando mais sobre motivo, gostei das explicações fornecidas nessa aula. Muito legal as etapas de criação que você colocou em Treinando, confesso que as vezes me perco e não consigo começar por não saber por onde. uheuh

Quando Yoshi New Island saiu fui logo conferir as músicas, fiquei um pouco assustado na época, mas, observando isoladamente, as faixas não são ruins. O problema é realmente quando você junta tudo e acaba tendo um bolo de versões do mesmo leitmotiv que, apesar de ser bonitinho, não chega a ser memorável e carece de variações, bem como você explicou. Fica de lição pra gente.

Btw, muito obrigado por ter colocado a melodia de Sage como referência no tópico. Vou tentar fazer o desafio, se sair algo eu posto aqui depois.

Ótimo título de aula também, melonoite, como nunca pensei nisso? :derp:


Mas que belo tópico temos aqui! :clap:

Curti muito a aula, Zaggo! Percebi que vivo usando os termos errados em situações erradas. :derp:

Quanto ao desafio... Farei, com certeza haha! (Veio muito bem a calhar por sinal, já que eu estava com problemas para compor uma música de batalha :v).
Procuro nos versos e nas entrelinhas
Consolo para'as falhas minhas
Para então transmitir com enlevo
O mesmo nesta canção que vos escrevo.

Citação de: Gabriel N. online 22/07/2019 às 23:59
Excelente aula! Muito bom que tenha voltado, as anteriores foram de grande ajuda pra mim.

Esses dias mesmo eu estava pesquisando mais sobre motivo, gostei das explicações fornecidas nessa aula. Muito legal as etapas de criação que você colocou em Treinando, confesso que as vezes me perco e não consigo começar por não saber por onde. uheuh

Quando Yoshi New Island saiu fui logo conferir as músicas, fiquei um pouco assustado na época, mas, observando isoladamente, as faixas não são ruins. O problema é realmente quando você junta tudo e acaba tendo um bolo de versões do mesmo leitmotiv que, apesar de ser bonitinho, não chega a ser memorável e carece de variações, bem como você explicou. Fica de lição pra gente.

Btw, muito obrigado por ter colocado a melodia de Sage como referência no tópico. Vou tentar fazer o desafio, se sair algo eu posto aqui depois.

Ótimo título de aula também, melonoite, como nunca pensei nisso? :derp:
Valeu por comentar mano. A sua música tá na minha cabeça faz tempo haeahea
Tive que usar como referência :v
Tenta fazer o desafio sim e traz pra cá \o/

Citação de: drakysm online 24/07/2019 às 20:10
Mas que belo tópico temos aqui! :clap:

Curti muito a aula, Zaggo! Percebi que vivo usando os termos errados em situações erradas. :derp:

Quanto ao desafio... Farei, com certeza haha! (Veio muito bem a calhar por sinal, já que eu estava com problemas para compor uma música de batalha :v).
Eae Drakysm (o/
A terminologia que a gente usa é sempre meio errada, até porque não tem muitas traduções das expressões musicais pro português, e as que têm são confusas. Pra pegar as definições mesmo tive de consultar um livro italiano traduzido pra inglês, ou seja, tudo meio na gambiarra :/
Faz o desafio sim, e mostra pra gente o resultado  :XD:
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!