O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cybercafe 003 - Bloqueio Criativo

Iniciado por Gabriel, 30/09/2019 às 17:20

Episódio 003 - Bloqueio Criativo - Índice de Episódios

Salve, galera!

Atente-se às regras de convivência com as quais começamos esse terceiro Cybercafe, o podcast realizado pela Centro RPG Maker para debatermos e explanarmos sobre assuntos do nosso dia-a-dia enquanto desenvolvedores de jogos, um papo de maker para maker. E de engenheiros a designers, de pilotos de helicóptero ao Takagi de Bakuman, todo mundo que trabalha criando algo, em um dia ou outro, passou por uma carência de criatividade. Quais as causas? Será que tem como fugir disso? E melhor, será que esse dito bloqueio criativo realmente existe ou é só mais uma desculpa? Geraldo de Rívia, Corvo e Ds estão aqui para desvendar os pontos fracos desse difícil boss.

Puxe sua cadeira mais pra perto e encha a caneca com sua bebida preferida para nos acompanhar nessa audiência.



Duração: 45 minutos e 47 segundos

Ouça o podcast através do Spotify, iTunes, Youtube ou diretamente pelo navegador.




Primeiro, escutei tudo e olha ficou bem legal esse bate-papo, e foi muito bom pelo fato que os 3 tem opiniões diferentes do assunto então não ficou no 2x1 digamos assim, o 1x1x1 é um dos melhores modos para dar uma discussão legal.

Infelizmente não consegui participar, mas vou deixar aqui o que eu penso.

Eu não gosto de dar nomes para as partes negativas, no caso bloqueio, eu prefiro muito mais falar sobre o "estado" de mente/espirito que realmente faz você ir além do que é o normal. Existe algo chamado "flow", o estado de flow é quando você está tão concentrado em tal coisa que a mente começa a agir de forma diferente, ela fica mais atenta e no caso inclusive mais criativa. O que seria esse estado, seria que você simplesmente perde a noção do tempo e espaço porque digamos assim, aloca boa parte da sua mente naquilo que está tentando produzir. Eu vejo como "bloqueio", quando você não entra nesse estado, seja por falta de vontade, ou outros problemas que estejam ocupando a sua mente.

Então eu não diria que é bloqueio em si, eu diria que simplesmente você não está entrando em um modo em que você se sente confortável de estar realizando aquilo. Mesmo no estado de "flow" você produz, pode ser que não fique satisfeito, mas sai resultados. Por isso eu prefiro não defender a parte negativa da mente, e sim como atingir um estado em que você fique 100% focado na atividade no qual está "faltando" a criatividade para tal. Acho que minha opinião não chega a ser 100% como o do Corvo, apesar de ser bem perto, mas não acho que tenha um estado negativo que seria o bloqueio, mas sim a falta de concentração para entrar em um modo totalmente produtivo para aquilo.

Boa, ouvi aqui tb completo. Conheci podcast a pouco tempo e ja to adoarando porém pelo pouquinho de conteudo que tem de rpg maker, espero que façam muitos outros mais.

Eu concordo com uma das opiniões lá, nao lembro exatamente de quem, mas bloqueio criativo estaria ligado mais à desenvolvimento das ideias iniciais e a criatividade, já coisas como "Falta de motivação" ou "Falta de habilidade pra executar algo" não é bloqueio criativo. Tendo a ideia em mente e não conseguindo executar, é porque nao tem técnica/experiência ainda.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Bloqueio é falta de angu, falo mesmo.  :U_U:

Mas foi uma boa discussão. Tivemos menos participantes desta vez, mas não se desacostumem. Temos gente pra montar duas turmas de podcasts já haha.

08/10/2019 às 16:55 #4 Última edição: 09/10/2019 às 09:51 por Uddra
Muito bem o Ds falou sobre o significado solo de bloqueio e deu exemplos físicos que também caracterizariam o bloqueio criativo. Eu acredito que eles possam interferir mesmo que indiretamente, mas acho que seria mais uma questão de estar na mesmice e nunca querer inovar. Nunca sair daquilo que está na sua zona de conforto no seu padrão, por medo de dar errado ou pressupor que não dará certo. Isso é muito relativo de cada um dependendo da área que você atua ou das suas experiências na vida. Num caso de bloqueio criativo por tentativa e erro, concordo que parar por um tempo ajuda e muito, quando você volta pra aquilo que você estava fazendo, já com a mente mais relaxada, é possível ver inclusive a merda que você tava fazen com mais clareza o que deu certo e o que não deu... AÍ que você vai em busca de novos caminhos e novas ideias, e com uma mente mais tranquila será bem mais efetivo. Ou simplesmente baixa o santo e você faz como mágica... vai entender :top:

O que o Raizen comentou sobre "flow" é bem real e chega a ser engraçado, às vezes me pego tão focado que simplesmente esqueço do mundo ao meu redor e é geralmente quando isso acontece que sou mais criativo, além de os resultados serem muito mais recompensadores. Infelizmente não acontece quando eu quero :derp:

Ótimo Podcast, adoro a ideia de trazer esse tipo de material pra Centro... tem muita gente novata que pode fazer um uso bom sobre estas discussões!
Até mais :ok:

É certamente estou com esse problema,eu começo criar um projeto ai como não sou muito bom eu olho aqui no fórum projetos incríveis penso que nunca chegarei há  esse nível e acabo desanimado,desistindo e ai acabo deixando o projeto,eu crio uma imagem ruim sobre minha pessoa e sobre meus projetos e ai acabo ferrando com tudo kkk sempre quis dar meu melhor,fazer algo digno de críticas e ai me deparo com bugs e da tudo errado pois fico dizendo q não sou capaz e acabo esquecendo  do problema kk e ai n resolvo nd  :T.T: :facepalm:
DE SEU MELHOR E VEJA O RESULTADO!