O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Planejamento: Atributos + Itens VS Monstros

Iniciado por PauloHPBender, 27/06/2020 às 16:35

Saudações, colegas desenvolvedores.

Antes de começar a postar sobre personagens, trama e ambientação, decidi postar no que mais venho trabalhado: projeções matemáticas que determinam o balanceamento (ao menos numérico) dos combates entre os personagens jogáveis e os inimigos.

Eu separei os atributos de personagens em 6 categorias, cada uma com uma escala de progressão:

  • Ruim - Começa em 18 no nível 1 e vai até 300 no nível 50.
  • Regular - Começa em 22 no nível 1 e vão até 360 no nível 50. O personagem tem 3 atributos nessa categoria.
  • Bom - Começa em 25 no nível 1 e vai até 420 no nível 50.
  • Ótimo - Começa em 29 no nível 1 e vai até 480 no nível 50.
  • Excelente - Começa em 33 no nível 1 e vai até 540 no nível 50.
  • Máximo - Começa em 36 no nível 1 e vai até 600 no nível 50.

Considerando que a progressão desses atributos é geométrica (ou seja, a cada nível a progressão aumenta um pouco) e que a distância numérica entre o pior e o melhor atributo aumentam, assume-se que cada personagem vai se especializando em seu melhor atributo.

Os itens, contudo, seguem uma progressão linear, e são divididos em 9 patamares de qualidade.

Essas duas informações nos levam ao gráfico abaixo:


Sendo PP (a linha azul) o Poder do Personagem, ou seja, a soma de todos os seus atributos.
Sendo PE o Poder do Equipamento (a linha vermelha), ou seja, a soma de todos os atributos oferecidos pelos equipamentos do nível equivalente ao do personagem.

Usando esses dois valores, chegamos a Soma Final de poder, que é a linha amarela.

Usando um método semelhante ao da progressão de atributos dos personagens, eu criei também a progressão dos inimigos. A grande diferença, contudo, é que inimigos não usam equipamentos.
Graças a isso, a Soma Final de poder oscila entre superar e ser superada pela progressão dos inimigos.

O que nos leva ao gráfico abaixo:


Esse gráfico mostrar o grau de dificuldade que o jogador enfrenta ao estar no nível X, com equipamentos e enfrentando inimigos de nível equivalente.

Esse gráfico mostra que o jogador sentirá uma dificuldade crescente à medida que sobe de nível e enfrenta inimigos mais poderosos, mas essa dificuldade é amortecida (cada vez menos) ao equipar itens adequados para aquele nível.

Todo esse cálculo desconsidera uma gama de variáveis como: habilidades especiais (tanto dos personagens, quanto dos equipamentos, quanto dos inimigos), comportamentos únicos, states positivos ou negativos... A variedade é absurda, mas será aplicada aos cálculos com o tempo.

O que acharam? Complicado demais? Simples demais? discordam ou tiveram dúvidas de alguma etapa do cálculo?
"A diferença entre um mestre e um aprendiz é que o mestre já falhou mais vezes que o aprendiz já tentou"

Eu não entendo muito de matemática, muito menos de projeções desse nível, mas esse tópico fez meus olhos brilharem! Pelo primeiro gráfico consegui entender o que se espera do jogo: equipamentos fortes no início do jogo, mas a força do personagem irá superar nas etapas mais finais do jogo. E a oscilação da dificuldade dos monstros, sem deixar de incluir a famosa constante de mais fracos no início do jogo em relação ao personagem, e no final do jogo os monstros voltam a ter mais força.

Uma coisa que também notei sobre a oscilação do poder dos monstros, por apresentar uma inconsistência bem maior no early game, é necessário um maior esforço (ou até mesmo um pouco de sorte) para chegar até o fim, né?  :math: Espero que minhas interpretações não tenham ficado confusas/equivocadas.

De qualquer forma, tópico maravilhoso e excelente de compreender, eu não teria de capacidade de fazer algo tão grandioso quanto! Se me permite, continuarei admirando os gráficos por um tempinho...  :*-*: