O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

É possível fazer dinheiro com o RPG Maker?

Iniciado por Avenger_B7, 02/09/2019 às 16:02

Eu estava conversando com um amigo meu, e estávamos planejando elaborar um jogo de Pokémon. Contudo, como a Nintendo é pior do que um rottweiler bravo, quando o assunto é ganhar dinheiro, nós demos um passo pra trás para respirar e analisar a situação.
Mesmo que seja um fan-game, seria impossível receber por ele qualquer bonoro. Talvez, a única coisa que fôssemos receber seria um processo. Provavelmente, com a carinha do Pikachu estampado nele.
Daí, surgiu esse questionamento, e resolvi trazê-lo aqui. Deem opiniões, e, se possível, compartilhem casos reais que conhecerem sobre:



É possível fazer dinheiro com o RPG Maker?
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Movi pra GD/GC acho que faz mais sentido visto que é relacionado a isso  :XD:




Acho que a melhor pergunta seria, é possível fazer dinheiro com jogos indie e O RPG Maker seria poderosa o suficiente para isso?

O RPG Maker é uma ferramenta só, se o gameDev tiver uma ideia que vai dar muito retorno e o RPG Maker for a engine ideal então isso responde a pergunta.

Pra mim é 100% sim, até porque tem pessoas que vivem com isso. Por exemplo tem um membro na rmweb (eu estava procurando o post dele, mas não encontrei) que compartilhou os dados dos resultados dos jogos dele na steam. Ele lançou se não me engano 8-9 jogos, cada um ele diz que levou 4 meses para finalizar (eram jogos medianos ele mesmo diz), e com tudo recebeu cerca de $220 mil, 8-9 jogos significam 3 anos de trabalho para receber $220, $73 mil por ano. É muito? Muito muito não se considerar também que ele vive nos EUA com um custo de vida maior, mas certamente é uma quantia no qual qualquer pessoa viveria sem muitos problemas lá e se fizer a conversão aqui para reais então certamente seria um valor BEM expressivo para a nossa realidade.

Eu faço em torno de 5 mil reais por mês com o meu jogo, mas gasto boa parte disso com o próprio jogo também. Minha estimativa é de até 2022 conseguir meio milhão (de receita, não de lucro).
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Com fan games, não. Digo, até pode ganhar alguns trocados com doações - quiçá vendas - no começo, mas não compensa o que vai ter de pagar depois.

Porém, como o Raizen disse, o RPG Maker é uma ferramenta. Hoje está até mais fácil que na saudosa era de ouro. O público é muito maior, veja só a quantidade monstruosa de pacotes de recursos na Steam. A demanda para recursos e serviços também é colossal, o pantufas (Yanfly) que o diga. Não tenho certeza absoluta, mas ele provavelmente vive só dos seus scripts, e deve ter contratado um ou dois pra ajudar no suporte.

Como exemplificou o Hudell, os jogos também estão mais rentáveis. E você não precisa criar um jogo nem vender recursos, também pode vender serviços. "Ah, mas fazer recursos é um serviço." Assim como mapear, estruturar um enredo, fazer a gestão dos recursos dentro do projeto. Já vi gente pagando até pra completarem database. Eu mesmo pagarei por isso quando achar necessário, não tenho saco pra configurar animações. As pessoas me pagam pra achar defeitos nos trabalhos delas. :derp:

Enfim, dá pra ganhar dinheiro com um toco de pau se você souber como usar.

02/09/2019 às 19:21 #4 Última edição: 02/09/2019 às 19:35 por CleanWater
Cara, sobre essa questão de processo e fangame, vou te redirecionar pra esse guia aqui no meu blog:

Entenda as Leis de Direitos Autorais para Jogos

E sobre ganhar dinheiro (quem faz dinheiro é a casa da moeda e norte-americano), também recomendo esse outro aqui:

7 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Ser IndieDev

Só pra constar, quem estava carregando a CleanWaterSoft nas costas em 2018 praticamente era o Fantasya Final Definitiva (feito em RPG Maker 2003), quase 40% do rendimento líquido vinha das vendas dele. Antes disso, quem carregava a empresa era o Porradaria 2: Pagode of the Night. O terceiro gráfico da postagem abaixo ilustra bem o que eu disse:

Mais Vendidos na Steam (2019)

No meu blog, tem vários outros guias, minha história como indie dev, etc. Se quiser buscar uma referência realista da indústria, é só dar uma passeada por lá.

O que eu posso dizer, de maneira resumida sobre trabalhar profissionalmente com o maker é:

1 - Compre o RPG Maker original;
2 - Leve seu trabalho a sério, ele não é mais um hobby de horas vagas;
3 - Não se assuste com os resultados, raramente alguém estoura no primeiro lançamento.

No mais, boa sorte! :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

02/09/2019 às 20:03 #5 Última edição: 02/09/2019 às 20:07 por Ludovic
-RPG Maker dá dinheiro?
-Não, se vc instalar ele, ele não vai soltar dinheiro na sua mão kkkk
-Unity, Unreal e Game Maker dão dinheiro?
-Não, exatamente igual ao RPG Maker

-Criar um jogo e por pra vender dá dinheiro?
-Ae sim, independente da engine.

Entendeu mais ou menos?

Agora uma pergunta que eu sempre faço pra todo mundo que faz fangame de pokemon
Se vcs querem fazer um game de pokemon e querem ganhar dinheiro, porque não fazem o proprio game seguindo o mesmo estilo de Pokemon porém sem usar a marca e os recursos deles? Eles estão mais que certos, qualquer um que gastasse muito pra construir uma franquia de sucesso, e aí viesse uma galera pegando seus recursos ainda mais pra ganhar dinheiro iria cair matando em cima.

Faça um game de monstros, pode ser até um PokeCLone, isso não é errado, é tipo PUBG e Free Fire, use a cultura que Pokemon já eternizou nos RPGs de monstrinhos e ganhe dinheiro com isso. A nintendo super apoiou projetos assim desde sempre. O Tenten (projeto de mosntrinhos tipo pokemon) em 1 semana arrecadou meio milhão em financiamento coletivo. Pokemon é do nintendo Switch, mas a nintendo nao tá nem aí, liberou pra eles, vão estar no switch também.

Spoiler
Eu tenho um projeto desse tipo kkkkkk um game de monstros inspirado em pokemon e outros do genero
[close]




Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

@Raizen, bem observado. E se a gente for refletir sobre o uso específico do RPG Maker como ferramenta, a gente cai naquela velha conversa de que depende do resultado que você quiser atingir, se o cliente verá valor no seu jogo. Ele pode muito bem preferir o jogo do RPG Maker ao invés da Unity 3D, por exemplo.

@Hudell, caramba! O seu jogo recebe atualizações constantemente, isso deve dar bastante trabalho. Parabéns pela conquista, e é bem capaz de atingir essa meta até lá. Pretende lançar um segundo jogo como sequência ou um novo?

@Corvo, infelizmente. Seria lindo se houvesse uma relação de "mutualismo", a gente aproveita os recursos do original e cria conteúdo sobre a obra. Seria lindo.

@CleanWater, excelente colaboração, principalmente os 7 tópicos. Curti o balanço geral que você fez, inclusive sobre a dica de ouro. E você foi precisamente cirúrgico nessas 3 últimas dicas.

@Ludo, concordo. A engine não vai sair imprimindo dinheiro kkkkkkkkk - vou ter que comprar uma impressora 3D pra isso xD. A ideia do PokéClone é interessante.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Eu adoraria poder trabalhar e tentar se sustentar trabalhando com projetos de Pixel art mas nem sei como faço pra começar
):
Um iniciante ate virar profissional


Há mesmo muitos jogos feitos no RPG Maker a serem vendidos, o RM é como qualquer outra engine no entanto é muito reconhecível, é muito facil identificar um jogo feito no RM, e tem muitas pessoas que acha que jogos no RM são todos maus, geralmente a frase "this game looks like it was made in rpg maker!!" funciona como uma maneira de insultar, tem muito youtuber que considera que jogos de RM são maus e muito publico achar o mesmo.
Mas no entanto o mercado é grande e há muitos jogos de enorme sucesso feitos no RPG Maker.


Mas!
Eu não recomendava fazer um fan game da Nintendo, eles tem o vicio de processar toda a gente por isso.