O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Eu to boiando e preciso de ajuda.

Iniciado por Ritpop, 29/03/2022 às 19:46

Oi, meu nome é ritpop, e eu estou fazendo um curso de software, e preciso fazer meu TCC.
pensei em usar o rpg maker pra isso já que ele é sempre é listado com "fácil" e "simples", vocês acham que valeria a pena tentar, ou seria melhor partir pra outro programa? e se for melhor mudar, alguma sugestão?
Agradeço se alguém puder me responder e minhas desculpas caso esteja publicando isso no lugar errado.

Depende o que planeja para seu tcc.

O Rpg maker em si têm uma história bem vasta, com muitas versões desde a década de 90, sendo destaque em revistas e tal.

Mas o mesmo daria para dizer do photoshop por exemplo.

Quanto a ser fácil, a proposta dele é ser fácil e simples de aprender, mas complexo de dominar. Na dúvida têm versões trial no site da empresa, com várias versões diferentes para usar por 30 dias. Nele mesmo têm um comando de tutorial especificamente para ajudar quem não sabe nada a respeito da plataforma, ao menos da versão mv tem, que foi só o que usei, mas deve ter nas outras tbm.

Cara, eu usei o RPG Maker para fazer o TCC da minha faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e... tirei nota máxima!! Então digo que é viável sim, mas acho que depende do tema do seu TCC. No meu caso, era criar algum programa que auxiliasse pré-adolescentes na aprendizagem da língua inglesa, então eu decidi fazer um jogo usando o RPG Maker. Qual seria o tema do seu TCC?

Citação de: paulojunior55 online 29/03/2022 às 22:38
Depende o que planeja para seu tcc.

O Rpg maker em si têm uma história bem vasta, com muitas versões desde a década de 90, sendo destaque em revistas e tal.

Mas o mesmo daria para dizer do photoshop por exemplo.

Quanto a ser fácil, a proposta dele é ser fácil e simples de aprender, mas complexo de dominar. Na dúvida têm versões trial no site da empresa, com várias versões diferentes para usar por 30 dias. Nele mesmo têm um comando de tutorial especificamente para ajudar quem não sabe nada a respeito da plataforma, ao menos da versão mv tem, que foi só o que usei, mas deve ter nas outras tbm.
Obrigado por responder!
complexo? entao quanto tempo demoraria pra eu conseguir aprender a usar nna pratica?Existe algum curso que valha a pena investir?

Citação de: TheNewSon online 30/03/2022 às 09:45

Cara, eu usei o RPG Maker para fazer o TCC da minha faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e... tirei nota máxima!! Então digo que é viável sim, mas acho que depende do tema do seu TCC. No meu caso, era criar algum programa que auxiliasse pré-adolescentes na aprendizagem da língua inglesa, então eu decidi fazer um jogo usando o RPG Maker. Qual seria o tema do seu TCC?

eu ainda nao tenho um tema...
ainda estou pensando sobre mas ja tenho uma visao enbacada sobre, estou cursando desenvolvimento de sistemas tambem. Posso roubar seu tema?
obrigado por me responderem.

Citação de: Ritpop online 30/03/2022 às 16:10
Obrigado por responder!
complexo? entao quanto tempo demoraria pra eu conseguir aprender a usar nna pratica?Existe algum curso que valha a pena investir?

eu ainda nao tenho um tema...
ainda estou pensando sobre mas ja tenho uma visao enbacada sobre, estou cursando desenvolvimento de sistemas tambem. Posso roubar seu tema?
obrigado por me responderem.

Entender como funciona o maker é bem rápido, diria que poucos dias por ter noção de programação, deve pegar rápido a parte de variáveis e chaves, só mexendo nele e vendo o tutorial que vêm já é suficiente para fazer muito, mas caso queira se aprofundar mais, têm diversos tutoriais pelo youtube.

A complexidade, é que ele possui código aberto, então com conhecimento pode fazer de tudo, ele têm suporte a plugins em javascript, que adicionam muitas funções. Ele já vêm com alguns para mudar coisas básicas, como resolução de tela, no entanto a comunidade fez todo tipo de plugins ao longo dos anos. E claro a questão artística, ele vêm com RTP, que seria um recurso básico dele, com gráficos e sons diversos, no entanto pode personalizar isso com recursos próprios.

Quanto a cursos, canais no youtube já disponibilizam muita informação, tanto em Inglês, quanto em português, aprendi muita coisa no canal echo607, yanfly, Srdude e em português no do Murilo que agora é honrado, no do ludo e do café. Mas entendo que são muitos vídeos e muitas horas investigando coisas, o café tem um curso na udemy, não sei nada a respeito desse curso, mas acredito que traga a informação de maneira mais objetiva, se tivesse começando a mexer no rpgmaker a pouco faria ele. Talvez ainda faça eventualmente, mas no projeto que estou agora, ele está sendo mais trabalhoso que difícil, aí acabo deixando para procurar apenas dúvidas pontuais.

obrigado por me responder, nos ultimos dias comecei  pesquisar e ver tutoriais por ai, estou conseguindo mexer, valeu!

Olá, antes de tudo desejo sucesso no seu TCC.

Se você quiser dar uma introduzida no mundo maker, eu recomendo dois canais muito bons:

o do Café:
- https://centrorpg.com/index.php?topic=24385.0 (curso basico)

-https://centrorpg.com/index.php?topic=24715.0 (curso intermediario)

e do Ludo:
- https://www.youtube.com/channel/UCJTyyDUubN0wZNFu3mh6LGA



Espero que consiga.


C ya.
Let's create Worlds.