O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual Game Engine usar

Iniciado por JP_Viveiros, 29/05/2019 às 20:02

29/05/2019 às 20:02 Última edição: 17/08/2019 às 20:32 por Corvo
Boa noite a todos.

Então, eu fiquei com vontade de tentar fazer um RPG 2D de batalha por turnos, por diversão. Eu tenho algum conhecimento em programação, mas absolutamente nenhum conhecimento de game design, ou arte ou musica. Então eu to com duvida sobre qual game engine usar (alem de outras coisas):

- Como eu tava afim de fazer um rpd 2d, pensei no RPG Maker, mas realmente nao gostei do visual cabecudo e pequeno dos personagens do RPg Maker MV. Preferia personagens mais pixelados (novamente, nao sei nada sobre arte ou game design, entao nao sei o quao trabalhoso seria isso, mas imagino que um bocado)
- Ouvi falar bem da unity pra jogos 2D tbm, mas nao sei o quao complexo seria aprender ou se eu conseguiria ir me virando e me divertindo mais facilmente sem precisar passar por mtus tutoriais antes
- Game Maker seria uma boa escolha para esse tipo de jogo tbm? Ou alguma outra engine?
- Alguma dessas depende muito do meu computador. Aqui em casa tenho um mac e um laptop windows, mas nenhum dele eh muito bom.

Gostaria de ouvir algumas sugestoes e dicas e ajudas sobre qual engine usar, o que fazer ou tentar, o que seria bom aprender, etc...

Obrigado a todos.

Para RPGs 2D é RPG Maker, desconheço concorrente que valha a pena. A ferramenta é barata, tem uma infinidade de recursos e é fácil de usar. Recomendo Game Maker, Unity, Clickteam e semelhantes para jogos de plataforma ou que precisem de ações mais dinâmicas. Para jogos de turno o RPG Maker já te entrega tudo de mão beijada.


Agora, para a velha pergunta Qual a melhor engine a se usar?, não existe resposta. Engine são literalmente ferramentas. Para bater em pregos você usa um martelo, para parafusar usa uma chave. Portanto, use a que melhor te atender no momento e não se prenda especificamente à um programa específico.  :XD:

valeu. vou ver de focar em definir qual RPG Maker usar entao

Citarmas realmente nao gostei do visual cabecudo e pequeno dos personagens do RPg Maker MV

Se o problema for só esse, saiba que dá pra trocar as imagens. Você não precisa fazer tudo do zero, já existem recursos gratuitos as penas para o MV por aí. Outra opção é o RPG Maker 2000/3, o visual deles é mais pixelado e se assemelha aos jogos do SNES. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Eu estava utilizando o rm2k3 para o meu projeto, mas no momento estou usando/aprendendo o Godot (grátis) e estou gostando bastante. Creio eu que o Rpg maker é bom pra quem está começando, mas adiante vc pode optar por migrar pra outra ferramenta mais avançada.
Darles LSF

A engine vai variar de acordo com o seu projeto. No caso, você quer um RPG 2D por turnos? Amigo, abraça o RPG Maker. A versão vai variar de acordo com a proposta do jogo. Se você quiser algo mais atraente, deve optar por versões mais recentes. Agora, se quiser algo mais retrô, a melhor opção é o RPG Maker 2000.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!