O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Alvorecer Dourado (Atualizado em 09/06/23)

Iniciado por dragolipe2, 06/01/2021 às 00:48

06/01/2021 às 00:48 Última edição: 19/07/2023 às 22:33 por dragolipe2
[box2 class=titlebg title=Dados Técnicos]
Nome do criador: Felippe "Dragolipe2" Batista
Engine: RPG Maker VX ACE
Data de inicialização: 02/04/2020
Gênero: RPG Clássico / Drama
Progresso: 35% Concluído
[/box2]



"Ninguém é capaz de interromper o progresso,
tanto quanto ninguém consegue impedir que as trevas da noite
transformem-se nas luzes do alvorecer"

(Escadas da Luz - Emmanuel)


"Afinal, não se pode chegar à alvorada,
a não ser pelo caminho da escuridão"

- Khalil Gibran

     [box class=plainbox]       A estória se centra em um ambiente de pós-guerra, no único continente conhecido, batizado como Thorne, no ano de 462 D.C (Depois da Conquista) ou 462 anos depois do nascimento do império de Glorius, o agora decadente reino de Glorius vive a sua pior fase, após várias sanções direcionadas ao reino pela tríade real(uma união dos três maiores reinos do continente, Anauroch, Karnak e Valeforte, concebida para que todos as monarquias pudessem cooperar em prol da paz mundial e viver em harmonia), uma medida necessária diante de todo o sangue derramado pelo reino de Glorius em sua ganância em busca de poder no passado, mas agora tudo que restou foi um reino derrotado e pobre, boa parte de sua população faminta, proibidos de negociar com vilarejos vizinhos, vivendo em uma área zoneada e vigiada, glorianos não tem sequer a liberdade de andarem livremente pelo continente, devem passar suas vidas trancafiados dentro do reino até a morte, além de serem vigiados constantemente pelos sentinelas karnakianos, soldados do reino de Karnak, reino este que mais sofreu na mão do antigo império e por consequência, eles lutam fervorosamente no conselho da tríade para por um fim no reinado "glorioso", afinal para Karnak, os glorianos deveriam ter sido todos mortos quando o império desmoronou.

       Porém após mais de dois séculos sendo oprimidos, acorrentados dentro dos portões escuros de Glorius, pequenas revoltas eclodiram e novos sussurros começaram a surgir na cidade Gloriosa, boatos de um novo grupo revolucionário surgindo nas sombras entre os soldados Glorianos, os saudosos restauracionistas, pessoas determinadas a restaurar o antigo império de Glorius, diante disto o controle dentro do reino passou a ser mais duro e é neste cenário que nossa estória se inicia. No Alvorecer Dourado, o jogador assume o controle de Nolan e suas duas amigas, Ayla e Faye. Nolan é um jovem que busca tornar-se um soldado do reino de Glorius acima de qualquer outra coisa e não demora muito para o garoto ser enviado em uma missão na Floresta Mística em busca do Lobo Branco para provar o seu devido valor, após finalmente concluir o seu objetivo e regredir ao reino, o Rei Gloriano Ronan, o Justo decide fazer uma grande festa em homenagem aos novos soldados que ingressarão ao exército de Glorius naquele ano, uma festa que não ocorria há décadas e que tinha sido consumada pela tríade real, mas a pedido de Lucius, comandante do exército e também, considerado o melhor guerreiro de todo o mundo, a tríade concedeu uma noite de suspiro e alegria aos desafortunados glorianos. Entretanto, o que o jovem Nolan jamais imaginaria era que naquela noite, aquela noite fria e medonha, aquela amaldiçoada noite que nunca parecia ter fim, sua vida jamais seria a mesma de novo.
[/box]




"Runas são poderosas, mas amaldiçoadas
olhe para esta terra onde não há luz,
muito menos se vê a alvorada,
runa das trevas, como foi batizada

Um sonho minha querida,
não se torna realidade através de magia,
é preciso suor, determinação e acima de tudo
trabalho duro!"

- Beowolf (Rei de Karnak) conversa com sua filha Aslyn

     [box class=plainbox]       A trama se passa no mundo de Runegard, onde as runas podem fazer de homens comuns, deuses em solo terrestre. A estória começa no único continente conhecido, Thorne onde a alvorada há séculos foi extinta, o continente é dividido em quatro grandes reinos: Ao sul, no grande deserto de Kohligen, reside o reino de Anauroch envolto de suas muralhas de sangue, no centro nas terras fluviais, férteis e abençoadas, o reino de Valeforte reina com suas armas e tecnologias, no extremo norte nas terras gélidas e frias, os não-queimados residem no reino de Karnak, mas é no leste nas campinas, em torno de belas florestas, que mais parecem um jardim, que localiza-se o pequeno reino de Glorius, cercado de sentinelas e soldados karnakianos, é tudo o que restou do outrora grande império de Glorius, afinal, toda destruição, escravização e vidas ceifadas pelo império, são memórias que não poderiam ser esquecidas tão facilmente pelos reinos vizinhos. A cidade gloriosa é hoje um pequeno pedaço do que já fora um dia, mas além das pesadas indenizações pagas como compensação para os reinos devastados pelo império no passado, os glorianos ainda sofrem um imenso preconceito doutras nações, uma herança dos tempos sombrios que parece nunca ter fim.[/box]



[box2 class=titlebg title=Geral]O Alvorecer Dourado possui mecânicas relativamente simples, não queria nada muito complicado, minha ideia com o jogo era que qualquer um pudesse jogar ele, até pessoas que nunca jogaram um RPG na vida, pois na verdade eu queria que ele fosse mais focado no enredo, "meio" linear, mas no meio da produção fui mudando pouco a pouco a minha ideia inicial, entretanto você não vai encontrar uma exclamação na cabeça dos NPCs ou muitas side-quests andando por ai, porém decidi compensar os jogadores exploradores e mais hardcore de outras formas. Por isso venho tentando deixar o mundo de Runegard, o mais explorável possível, cheio de caminhos "errados", lugares feitos somente para você explorar e conhecer um pouco mais da lore do mundo, seja com os comentários frequentes da Ayla sempre que chega em um lugar novo, livros contando sobre dungeons secretas ou estórias de certas regiões, lendas que os moradores da cidade contam, etc... O ponto é que se você conseguir encontrar esses lugares e saber os segredos daquela área porque você já leu ou ouviu sobre aquilo, eu acho bacana, então se você pensa igual a mim não deixe de falar com os NPCs e ler as anotações espalhadas por ai, além é claro de batalhas desafiadoras, porém opcionais colocadas também nesses caminhos errados, outro ponto a destacar na jogabilidade do game, era que eu queria que a jornada de cada jogador fosse única, então tentei dar o máximo de liberdade ao jogador para fazer suas próprias builds para cada personagem, sempre gostei daqueles debates de MMORPG de qual era a melhor build para tal classe, personagem e etc, enfim espero que o Sistema de Atributos e o Plano Espiritual deem contam do recado.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Alquimia]Ao longo de toda a sua jornada, a Alquimia vai ser uma peça fundamental dentro de jogo, com ela o jogador poderá produzir poções, explosivos, elixires e vários artefatos mágicos que com certeza farão toda a diferença em batalha. Para poder produzir coisas novas na alquimia, você precisará coletar as receitas espalhadas e escondidas durante sua jogatina, além disso o sistema de alquimia possui níveis, começando do nível 1 até o nível máximo 10, cada vez que você produz algo na alquimia você recebe EXP e vai progredindo pouco a pouco, cada receita possui um determinado nível para você poder produzi-la.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Bestiário]O Bestiário pode lhe ajudar a ver a fraqueza de seus inimigos, mostrando para você todas as informações deles... Sua raça, seus status, suas fraquezas elementais, além de mostrar os drops dos inimigos e suas habilidades, você pode acessa-lo fora de batalha, além disso a habilidade "Analisar" da Ayla mostra todas essas informações dentro do combate, outro ponto importante é que você só pode acessar todas as informações do monstro caso você abata ele ao menos uma vez em combate ou use o "Analisar" da Ayla no inimigo.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title= Ferreiro]Diferente da maioria dos jogos no Alvorecer Dourado cada personagem possuirá uma única arma do início ao fim do jogo, dessa forma ao invés do jogador trocar suas armas por outras mais poderosas, terá de melhorar as suas no ferreiro. As armas possuem três níveis diferentes de evolução, mística, lendária e divina, para evoluir suas armas vai precisar de bastante auros(money do jogo) e materiais diferente para cada evolução que estiver buscando.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Sistema de Atributos]Durante sua jornada, ganhar batalhas e passar de nível, rendera aos personagens alguns pontos para distribuir em quatro atributos diferentes: Força, Defesa, Destreza e Sabedoria. Sendo assim, o jogador possuirá total liberdade para montar a sua própria build para cada um dos personagens.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Plano Espiritual]O Plano Espiritual é basicamente uma Árvore de Habilidades Passivas, o personagem primeiro deve comprar as habilidades com Auros e em seguida, o personagem deve equipar essas habilidades, porém equipar elas possui um custo, os Cristais Espirituais. Assim, o jogador não poderá equipar todas as habilidades que ele quiser, restringindo e fazendo ele escolher sabiamente as habilidades passivas para cada ocasião.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Habilidades Físicas]As Habilidades Físicas dos personagens são obtidas através de livros espalhados por todo o continente. Além disso, as habilidades físicas passam por duas evoluções, ao utilizar ela várias vezes, uma fina barra amarela vai aumentando abaixo do nome da habilidade, quando a barra completar, a habilidade evolui para o nível "EX" e tem efeitos melhorados, entretanto mais a frente no game você possui a opção de modificar a natureza das habilidades e isso vai depender das suas escolhas.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Runas Mágicas]Runas Mágicas são as responsáveis por ensinar magia aos personagens, cada personagem pode equipar ate 2 runas mágicas, cada runa mágica pode ensinar ate duas magias aos personagens, após equipar elas você deve juntar AP que é recebido após vencer as batalhas, assim você aprende as magias eternamente. Mas, não precisa juntar AP para usar magia, ao equipar uma runa o personagem aprende a primeira magia dela automaticamente, porém de forma temporária caso você desequipe essa mesma runa, o personagem também desaprende a magia.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Sistema de Rank]O sistema de Ranking é um sistema que funcionara dentro das dungeons do jogo, ou seja, ao fim da dungeon o jogador será avaliado para que seja determinado qual foi o seu rank final. A exploração será fundamental, pois será avaliado quantos itens e baús o jogador encontrou. Os ranks possíveis são S, A, B, C e F do melhor para o pior respectivamente, cada ranking obtido também recebera uma recompensa adequada, quanto melhor o ranking maior a recompensa.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Conquistas]Ao longo de toda a jornada, avançar na estória, batalhar contra inimigos, abater inimigos lendários, juntar Auros e até mesmo caminhar, proporcionarão várias conquistas que lhe renderão as famigeradas moedas gloriosas.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Loja Gloriosa]Ao juntar as moedas gloriosas, você poderá gastar elas na loja gloriosa, nela você encontrará diversos itens que poderão quebrar o jogo, itens por exemplo, que podem lhe safar de ficar farmando ou podem ser milagrosos em uma batalha, mas como a única forma de obter as moedas gloriosas é concluindo conquistas, isso faz com que elas sejam escassas, ou seja, gaste com sabedoria.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Batalhas]O sistema de batalha é o famoso CTB, o mesmo de FFX, onde sua agilidade é crucial para a definição dos turnos. No Alvorecer Dourado os personagens possuem um sistema de mana diferenciado onde podem juntar até cinco de mana dentro de batalha, eles recebem um de mana a cada ação seja atacando ou defendendo. Entretanto, não é possível armazenar a mana ao fim das batalhas, ou seja, sua mana sempre começara em zero no início dos combates. Além disso, os TP Modos continuam, assim você pode escolher de qual forma você deseja que o personagem receba TP dentro de batalha, importante para você poder utilizar suas habilidades físicas.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Inimigos no Mapa]As batalhas não são mais encontros aleatórios, elas agora são iniciadas ao encontrar-se com o inimigo no mapa, existindo dois tipos de monstros, os agressivos e os passivos, um vai ter perseguir até o fim e o outro, enfim vai ser passivo, o ícone amarelo e vermelho acima das criaturas vai indicar se o monstro é passivo ou agressivo, além disso a forma como você toca o inimigo, vai fazer toda a diferença na batalha, caso o inimigo toque o personagem por trás no mapa, o grupo inimigo vai começar com a vantagem de MP, o oposto também se aplica, fazendo nesse caso o grupo aliado começar com 2 MP no início da batalha.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Óleos de Combate]Os óleos de combate são a cereja do bolo no combate, os óleos servem para aumentar seu dano contra cada tipo de monstro, ou seja, para cada espécie de monstro diferente, você deve usar o óleo correto, também existem óleos para adicionar estados negativos nos inimigos ao atacar funcionando até mesmo contra chefes, o único problema deles é que são caros e o frasco dura apenas uma única batalha, sendo destruído ao fim da batalha, então escolha bem a ocasião em que vai usa-los.

Spoiler
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Auto-Save]A opção de salvar o jogo foi retirada do Menu, minha ideia era deixar ela lá até o game sair da fase de DEMO, entretanto a falta de espaço agora que novos comandos foram inseridos no Menu, me obrigaram a retirar a opção de lá, mas finalmente foi adicionado o sistema de auto-save no jogo, além de ser possível salvar o jogo nas runas do esquecimento.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Relíquias]As relíquias são itens que dão efeitos especiais dos mais variados possíveis ao grupo inteiro e o melhor de tudo, elas não precisam ser equipadas, mas a parte principal dessa mecânica é que os itens fazem referências aos jogos de RPG Maker, que eu sou super fã, pegando itens de outros jogos e inserindo eles dentro do mundo de Runegard, a ideia aqui é que eles deem efeitos divertidos ao grupo e claro, que as pessoas que jogaram os outros jogos makers, também peguem as referências.[/box2]




[hs width=250 height=250]https://imgur.com/MxwzDSR.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/i4QxpPb.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/xyEi7Fb.png[/hs]
[hs width=250 height=250]https://imgur.com/6P0NnFl.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/NHRhSJe.png[/hs]


[box class=plainbox]
Por fim quero agradecer aos grupos de RPG Maker como Centro RPG Maker e Condado Braveheart, ainda agradecer aos grupos de RPG Maker do Telegram, e claro deixar aqui um agradecimento especial para toda a galera da Neko Gamers <3 A pasta do projeto possui um bloco de notas com todos aqueles que me ajudaram de alguma forma no projeto, enfim espero que se divirtam com o meu jogo, como eu me diverti criando ele![/box]


O Alvorecer Dourado DEMO /  Duração: 2-3 Horas de Gameplay



"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Está bonito isso aí, heim? Acompanharei as novidades, assim que conseguir jogar a demo comento melhor. o/

Obrigado Corvo, vou estar sempre atualizando o tópico com as novidades, estarei esperando o feedback !


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Achei a história um pouco básica, mas o importante é como ela é desenvolvida ao logo do jogo. Talvez jogando a demo eu consiga ter uma noção mais abrangente do que acontece nessa "introdução".

Achei os sistemas interessantes e gostei bastante das imagens que vi. Visualmente achei tudo bem bonito e caprichado.


Obrigado Camus, realmente a historia é bem simples, mas estou tentando ao máximo fazer com que ela tenha um bom desenvolvimento, tanto do enredo quanto dos personagens, etc. Enfim, espero seu feedback do game !


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

06/03/2021 às 18:15 #5 Última edição: 07/09/2021 às 18:44 por dragolipe2
Atualizações 06/03/21

  Quando postei a primeira DEMO, o jogo estava bastante robusto com diversos bugs, alguns provavelmente impediam ate mesmo de prosseguir no game, além disso muitas pessoas criticaram o lag causado no FPS, que ficava bem baixo durante todo o jogo. Então, tive pouco progresso nesse meio tempo em relação a historia e novos mapas, etc, entretanto voltei todas minhas energias para acertar todos os inconvenientes nessa primeira parte do jogo e agora posso dizer que o trabalho foi concluído, essa DEMO esta praticamente definitiva, poucas coisas dessa nova versão poderão mudar ao decorrer do jogo, então caso tenham interesse agora a DEMO possui um bloco de notas onde demonstram todas as modificações e correções de bug do jogo.

Spoiler

[hs width=250 height=250]https://imgur.com/b76qvs3.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/sJ9aa4c.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/bCT24t4.png[/hs]
[hs width=250 height=250]https://imgur.com/xj3J5dX.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/amoWey6.png[/hs]
[close]
      Mesmo focando no 1º Capítulo do Jogo, o jogo não ficou totalmente estagnado. Consegui progredir um pouco na historia, produzir novos mapas e criar um mini sistema de agricultura, venho mostrar alguns mapas dos arredores do Vilarejo de Sin que fara parte do 2º Capítulo do Jogo. Concluindo, quero agradecer a todos que leram este tópico, também aqueles que deram seu feedback sobre o jogo que é muito importante para o jogo evoluir e progredir, enfim muito obrigado a todos ! 

Spoiler

[hs width=250 height=250]https://imgur.com/p56qZbn.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/SZYAsQl.png[/hs][hs width=250 height=250]https://imgur.com/SyMyI6H.png[/hs]
[close]


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Joguei um pouco (fui até o primeiro save point na floresta) e estou gostando bastante do que vi até agora.

Gostei muito do mapeamento e da maneira que você está desenvolvendo a história. Nos diálogos pediria pra você se atentar em alguns que faltam o sinal de "?".

Achei legal até o jeito que explicou sobre o save point.

Quando terminar volto pra dar um panorama melhor, mas o jogo está ficando muito bom. É perceptível o capricho que tem dado.

Espero que a comunidade de mais atenção porque realmente merece.

Wow muito obrigado pelo feedback, Camus ! Assim que der, irei revisar os diálogos e que bom que esta gostando do jogo, estarei no aguardo de mais detalhes !


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Joguei mais um pouco e dei uma travada. Acredito que seja o boss do laboratório.

Confesso que tenho tido dificuldades na gestão de itens, considerando que o jogo não oferece muita grana vendendo os itens pegos dos inimigos e não é possível usar magia fora das batalhas. Inclusive no lab tive que voltar para reabastecer. O desafio é interessante, mas talvez falte um pouco de equilíbrio. Se eu conseguir avançar, eu volto kkkkk


22/03/2021 às 22:30 #9 Última edição: 22/03/2021 às 22:32 por dragolipe2
Putz kkkkk, realmente a ideia do jogo é que os itens que recuperam HP e MP sejam escassos e caros, mas eu percebi que esta mesmo meio desequilibrado depois que você falou, então resolvi aumentar o valor de venda dos itens que os monstros do laboratório dropam, pois eles estão dando o msm tanto de dinheiro dos monstros da floresta fantasma, oque não faz sentido já que eles são mais fortes, mas provavelmente vou aumentar o valor de venda de todos não só dos drop do laboratório.

Entretanto, todos os estados negativos e positivos são retirados depois da batalha para compensar e as magias de cura recuperam uma boa quantia e mesmo não podendo utiliza-las fora de batalha, você pode acabar as batalha de forma estratégica, por exemplo, deixando um inimigo vivo na batalha e esperar juntar o MP necessário para curar todo mundo e só depois de todos estarem curados e com HP cheio você finaliza a batalha, afinal de contas o MP é "gratuito" no game, todo turno você recebe 1, mas eu te entendo nos bosses lutar sem itens de recuperação é realmente complicado e mt obrigado pelo feedback mais uma vez, Camus !


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Vou deixar aqui a minha impressão final depois de tudo que já joguei.

De maneira geral o jogo está excelente e muito bem feito. Dá para perceber que ele foi feito com capricho e teve todo um refinamento para entregar a demo da maneira que ela está. O mapeamento está lindo e todas as cenas você percebe que estão sendo bem trabalhadas.

A principal coisa que eu sugiro trabalhar é no balanceamento de dinheiro. Os itens que os monstros deixam não valem muito durante a demo inteira e, às vezes, eles nem dropam nada para vender. Teve alguns momentos que achei a dificuldade um pouco exagerada, ainda mais para uma demo, mas nada que te faça ficar de cabelos brancos.

O jogo tem qualidade e vale a pena jogar. Espero que continue firme e forte nele.

Fala Camus, muito obrigado por todo o feedback que me passou e pelo apoio ao jogo, isso esta me ajudando demais no desenvolvimento do jogo, também já estou trabalhando no balanceamento do dinheiro e outras coisinhas a mais. E pode ter certeza que vou continuar dando o melhor no jogo e sempre trazendo as novidades  aqui !


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"

Opa, passando pra dar aquela espiada por cima do muro. Os novos prints estão muito bons, principalmente os mapas exteriores. A iluminação não está exagerada nem apagada. Queria ver como estão as casinhas por dentro.  :medo:

Salve Corvo !!!

Vlw cara, então os mapas interiores eu estava fazendo na vdd ainda estou e por isso n consegui postar nenhum. :T.T:
E agr tbm eu resolvi "refazer" o jogo, melhorando vários coisas no game, organizando melhor a database, mas ainda vai ser a msm pegada e mt coisa vai ser mantida, os mapas, mecânicas, etc. Enfim, espero trazer mais novidades em breve e atualizar o tópico aqui.


"Não se pode chegar à alvorada, a não ser pelo caminho da escuridão"