O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Passwords, Truques e Trapaças!

Iniciado por Corvo, 10/02/2019 às 08:12

Passwords, Truques e Trapaças


Você se lembra dos códigos para acessar seus níveis favoritos em determinados jogos? E daqueles truques para conseguir um item raro? Percebeu que essa mecânica desapareceu dos novos jogos? O que aconteceu com os adorados passwords?

[box class=plainbox]Um Punhado de Listas[/box]

Quem nunca utilizou um código que comece pelo primeiro nível. Não sou o único aqui que já vasculhou a internet tendo em mente os famosos passwords. Os mais novos podem não conhecer, então aqui vai uma rápida explicação: Passwords, ou palavra-passe eram códigos que, quando inseridos corretamente, permitiam ao jogador acessar qualquer nível de determinado jogo, adquirir algum item específico ou obter qualquer vantagem.

De combinações simples a elaborados quebra-cabeças, as palavras-passe eram muito comuns nas gerações antigas.



Diferentemente do GameShark, que manipulava os dados do jogo para extrair tais benefícios, os passwords eram incluídos propositalmente pelos desenvolvedores com o intuito de... Bem... Não sei. O mais aceito é que o propósito dos códigos era facilitar a jogatina para os membros inexperientes, mas havia códigos que não ofereciam muitas vantagens. É o caso do nosso exemplo acima, Bomber Man, que ter permitia iniciar a campanha no nível de sua preferência. O que se tornava um desafio, pois o jogador não iniciaria o nível devidamente aparelhado.

[box class=plainbox]A Extinção da Espécie[/box]

Esse tipo de código era extremamente comum durante os anos dourados do SNES. Você não precisava ir longe para encontrar listas e listas de códigos sobre cada jogo já lançado. Incluindo códigos falsos, que te faziam amaldiçoar os usuários do Yahoo Respostas e lamentar seus R$2,00 gastos na lan house mais próxima para copiar aquela mentira em seu caderninho de trapaças.

Não importava o jogo, os passwords sempre estavam lá.



Por algum motivo, a prática foi se tornando casa vez mais escassa. Já no Playstation One era difícil encontrar jogos com o sistema. Seria essa falta um dos motivos para a criação do supracitado GameShark? É possível, mas o fato é que os passwords foram riscados da lista dos desenvolvedores modernos. Seja pela evolução dos jogos ou dos próprios desenvolvedores, pouco vê-se do que antes fora tão comum quanto os easter eggs são hoje.

Poucos são os jogos atuais que mantiveram a tradição.



[box class=plainbox]Ainda Há Esperança?[/box]


Atualmente são raríssimos os jogos que implementam esse tipo de função em suas mecânicas. Mesmo estes o fazem mais por nostalgia que por qualquer outra razão. Porém, os passwords estariam realmente obsoletos? É possível adaptá-los à realidade dos jogos de hoje? Compartilhe sua opinião nos comentários!



Esse é um assunto que eu converso muito com meu irmão. Uma das respostas que a gente tinha é que o uso de saves foi sobrepondo o uso de passwords e acabou deixando essa cultura de cheats e codes para trás. Mas percebo que é mentira, pois muitos jogos da época dos 16 bits que já possuíam save arrumavam uma forma de aplicar o cheat code. Um exemplo é o Donkey Kong Country, em que o nome dos save files ativavam um cheat ou um feature. Tem também o famoso código Konami, que era ativado com uma sequência de botões na tela de título da maior parte dos jogos da Konami. Vendo isso, acho que essa série de cheats existiria com ou sem a existência dos passwords, pois era uma prioridade dos desenvolvedores, uma forma de mostrar que se importavam com o jogador e lhe davam uma recompensa por jogar seu jogo.
Não quero ser saudosista, mas esse tipo de tratamento sobre o jogo é o que me faz ser fã dos games mais antigos e acaba me distanciando dos mais novos.
Hoje os devs têm muito mais formas de se comunicar com o player, mas nenhuma delas é tão boa quanto o contato in-game. Quando um cheat code era ativado e se ouvia o efeito sonoro avisando que funcionou, era como se você tivesse batendo um papo com o criador e ele falasse "boassaa, vai nessa jovi"
Por isso, mesmo que hoje tenham jogos que façam uso desses recursos, não é tão emblemático como era desde o Nes até o Ps1.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Kkkkk lembro bem, de eu e minhas irmãs jogando GTA San usando o famoso AEZAKMI pra correr da policia.. Muito bom, infelizmente alguns jogos como donkey kong não permitiam Game Shark, e se você usasse e salvasse o jogo, ele corrompia todo o cartucho  :cowboy:
'-'


Saudades desses jogos... O fato de cada fase ter sua "password" era o que me alegrava pois como não tinham saves eram mais desafiadores que os atuais...
KEL
Viberlux (dev pause)

 Nossa! São estes pequenos detalhes que também me fazem ser grande fã dos games mais antigos, mesmo aqueles antecedentes a minha época.
Não sei se teria como encaixar isto em algum jogo mais moderno, pelo menos eu não teria criatividade para encaixar este mecanismo, já que na maioria das vezes quando o jogo possui fases, estas são de fácil acesso depois de zerar o jogo.
Mesmo assim, eu amava quando os jogos tinham password, tinha alguns de NES que NEM SAVE TINHA, tipo o Castlevania, se dava game over ou até mesmo se a gente esbarrava e desligava o console sem querer todo o progresso era perdido... Fazer o que, era assim que a gente decorava tudo e descobria os segredos hahaha.  :coffee: :coffee: :coffee:

Deixe morrer, Poe.

Os caras usavam esse artifício pois a mídia física não comportava o armazenamento de dados, ou tornava o produto final mais caro. Não era uma decisão de design, mas sim técnica.

Da mesma forma, o GTA:SA não foi feito com o intuito do pessoal ficar spamando tanque na tela. Foi para os desevolvedores testarem o jogo, como o console nos jogos da Bethesda.

Até era interessante colocar alguns códigos como no MK3/KOF 97 para destravar alguns personagens, mas nos dias atuais, onde todos estão conectados e o cenário é mais competitivo, não vejo como uma boa ideia limitar as opções para jogadores que não têm certo conhecimento.

Deixe morrer.

11/02/2019 às 19:40 #6 Última edição: 12/02/2019 às 16:15 por CleanWater
CitarPorém, os passwords estariam realmente obsoletos? É possível adaptá-los à realidade dos jogos de hoje?

Eu tentei fazer isso em um jogo meu, e quase ninguém usou.

"Vide Porradaria Upgrade..."

Só uns japoneses entenderam a referência e curtiram...
https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1189531321

... e um gringo, que descobriu o segredo do meu password e ainda fez um guia. :aiaiai:
https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1117225763
[close]
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Sinceramente, a não ser que o desenvolvedor em questão transforme esse mecanismo em uma mecânica essencial, de uma forma criativa e divertida, é melhor deixar morrer. Os save files são muito melhores pra essa função, e sequências de botões são suficientemente satisfatórias e bem mais legais de se conseguir fazer, já que não envolve apenas memória, mas também um pouco de habilidade motora.

Acho também justificável se for pra facilitar a vida de alguém testando o jogo. Se a ordem das fases não for exatamente importante, pode ser conveniente ter a opção de começar por onde você quiser.

Citação de: Loneliness online 16/02/2019 às 00:16
Sinceramente, a não ser que o desenvolvedor em questão transforme esse mecanismo em uma mecânica essencial, de uma forma criativa e divertida, é melhor deixar morrer. Os save files são muito melhores pra essa função, e sequências de botões são suficientemente satisfatórias e bem mais legais de se conseguir fazer, já que não envolve apenas memória, mas também um pouco de habilidade motora.

Acho também justificável se for pra facilitar a vida de alguém testando o jogo. Se a ordem das fases não for exatamente importante, pode ser conveniente ter a opção de começar por onde você quiser.

Hoje em dia quase todo mundo tem smartphone, ou se joga no PC, pode tirar um print screen. Isso não seria desculpa. Save files são apenas por comodismo mesmo. :coffee:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

kkkk, eu lembro de ter até um caderninho pra anotar os cheats do gta san andres.
RESPECT + :nescau:  :malvado:
Cloud