O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MZ

Iniciado por Sotelie, 11/06/2020 às 04:53

Citação de: Uhtred online 11/06/2020 às 11:26
RIP RPG Maker.
Que bela porcaria, eu iniciaria uma campanha "não gastem seu dinheiro nisso até eles criarem algo decente", mas....bem, azar.
[...]
Qualé, Uht, só porque não tem 3D? Huehaueha zoa.

Bom, também informaram lá que há duas abas de sistema no banco de dados. Uma que provavelmente é a que já temos, em que definimos alguns arquivos usuais do jogo, como música de batalha, enquanto no barco, grupo inicial, moeda, etc. Quanto à outra eu realmente não sei o que supor que estará nela. Espero que seja algo mais avançado do que a atual, talvez escolhe a resolução em que o jogo roda, pre-carregar arquivos, funções que meio que até se tornaram padrões no MV através que plugins que já vinham ao iniciar um novo projeto.
E, junto à isso, o dark theme, que, bom... já tinha, se não viesse seria tenso.

Quanto à parada do mapeamento lá, manterão 4 camadas (2 para os tilesets A e 2 para B-E) só que agora tu vai poder escolher em qual por qual tile. Acho que vai ser mais interessante pra mapear interiores, onde a gente usa só uma camada destinada aos tilesets A e acabava "desperdiçando" a outra.

Dá pra ver que o cara tá doido pra revelar as coisas, mas os superiores dele não deixam.


Aparentemente eles tão revelando aos poucos como estratégia de marketing, mas pô, que estratégia é esse de mandar screenshots mais decepcionantes primeiro? Marketing estranho esse aí.


Ok, vai ter camadas e paleta de eventos, mas isso não é o suficiente pra fazer o MZ ser bom. O que podemos esperar é o óbvio, eles vão pegar funções dos RPG Makers antigos que removeram e colocar nesse dizendo que é "novidade".


Se lembram do sistema de batalha lateral imbutido? Eles tiraram do 2003 e colocaram no MV como se fosse novidade. Assim como a busca de eventos.


Eu chuto que eles vão pegar coisas dos RPG Makers antigos pra colocar nesse, algo como talvez as mensagens específicas de loja, tipos mais variados de clima, customização maior da UI e do sistema de batalha nativamente.

        

A única coisa que entendi é que vai poder customizar os menus:
https://tkool.jp/mz/about/

De resto não vejo nenhuma vantagem no investimento:
https://centrorpg.com/index.php?topic=24349.msg169122#msg169122

Citação de: Geraldo de Rívia online 11/06/2020 às 10:51
[...] Se não precisar de um navegador já é um passo.

Isso nos confirma muita coisa. :'D


Minha wishlist de RPG Maker é poder customizar o editor.

Só. Me deixem fazer scripts pro editor e eu fico feliz.

Ou pelo menos adicionar/remover campos no Database Editor, já ajuda.

Citação de: Uhtred online 11/06/2020 às 11:26
RIP RPG Maker.
Que bela porcaria, eu iniciaria uma campanha "não gastem seu dinheiro nisso até eles criarem algo decente", mas....bem, azar.

Eu não acompanho as últimas versões do RPG Maker, mas parece que essa não mudou mta coisa em relação ao MV. Fico ainda mais cético com esse lançamento precário. Não deram nenhuma informação significativa. Vamos ver.

Quanto à parte do fim do RPG Maker, eu acredito que a mudança só vai acontecer quando uma outra empresa vier para mudar isso. Uma que tenha ideias disruptivas, que ouça a comunidade. Quando isso acontecer, vai ser tarde demais para lançarem algo melhorado em relação ao MZ.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Eu posso estar sendo chato, mas é que já passei por essa decepção tantas vezes que nem sei porque ainda me dou o trabalho de me decepcionar hauhauaha

O que eles vem fazendo com o RPG Maker desde 2007 (vou ser justo e dizer que do 2k ao XP eles realmente fizeram melhorias) é basicamente o que as montadoras de carros fazem todo ano, um facelift onde mudam a grade, alguma coisa no farol e para-choque e pronto, é a versão mais nova do carro. Mas ao menos as montadoras a cada 5 anos mais ou menos realmente lançam uma versão nova, com novo motor e melhorias significativas.

Já com o RPG Maker fazem 13 anos que estão nessa brincadeira que pra mim nada mais é que enganar os usuários, fazendo o que o Kerazzk falou, recolocando funções antes retiradas de versões antigas.

Do 2k ao XP foram 5 anos onde se viu mudanças drásticas da engine, depois disso são 15 anos que só fazem perfumaria e lucram em cima.

Concordo com o Avenger, tá na hora de outra empresa se lançar nessa de criar uma engine pra amadores e acabar com essa palhaçada. Bora criar a CRM Game Maker

HUhaushaushaushaushasuhasuh

Vou continuar no Ace flws :cool:

11/06/2020 às 19:05 #23 Última edição: 11/06/2020 às 19:06 por Guils
Eu lembro de teorizar lá pra 2014 que o lançamento depois do VX deveria terminar com "V" pra manter a tradição de nomenclatura de pegar a inicial e jogar no fim, então quando saiu o MV eu ri bastante (XP > VX / VX > MV, desconsiderando variantes como 'ace'). Esperava que essa edição colocasse o M no final, mas parece que estragaram meus planos e com uma opção mais sem graça. De minha parte também acho uma opção problemática: por mais que estejam mantendo um padrão de siglas de 2 letras, a empresa está começando a ficar com um extenso catálogo de produtos de nomes parecidos, e com suas duas últimas edições praticamente começando com a mesma letra, não acharia estranho que pessoas até comprem a edição errada.

Mas, ao mesmo tempo, o processo de naming é uma das partes mais importantes do design de produtos, onde uma forma de gerar para o usuário uma percepção de que uma dada edição do produto está quebrando padrões anteriores é com um nome que também faça o mesmo processo. A única vez que fizeram isso foi do 2003 pro XP (saindo de 'anos' e indo para 'siglas'), e, não por coincidência, é o exemplo que muitos aqui citam como sendo a última vez que rolou uma mudança realmente brusca. Vamos ter que esperar por esse mesmo movimento por mais um tempo...

P.S.: eu não entrava no fórum desde 2017, e não abro o RPG Maker desde, sei lá, 2015, e ironicamente me bateu uma nostalgia ao encontrar uns arquivos antigos e resolvi dar uma olhada justo no dia desse anúncio asuahsauhsuha. Quem sabe eu não aproveite e dou uma experimentada nele...

(Não li os comentários anteriores.)

Legal terem voltado o RTP pra pixel arte. Aparentemente, também repescaram muita coisa das versões antigas, chuto que há vários recursos do 2k3 (layers, a aba System 2) embutidos. Mas quero saber qual é a dos 8GB de RAM.

Spoiler
[close]

Oxi, fui dar uma conferida nos fóruns e me deparo com essa "grande" novidade... tive que logar para comentar.

Que grande m*.

Eu imaginava sem expectativas, porém isso me pareceu muita cara de pau... Parece que foi feito entre as coxas como os jogos de animes na página oficial do RPG Maker Japonês, que mapeamento é aquele!!!  :fliptable:

Enfim, daqui uns meses eu apareço e vejo se terão novidades mais "agradáveis".

2010 ~ 2016 / 2024

Espero que seja possível customizar a resolução da grid, pois eu não migrei para o MV por causa disso, apesar de gostar muito do funcionamento do MV.

  Não migrei para o MV por n* motivos, mas certamente, o citado pela Daisy, foi umas das características que me deixou muito desgostoso quanto à engine. 48x48 é simplesmente estranho. Não me importaria que isso continuasse como default da engine, mas ao menos me dê a liberdade de mudar para o que eu quiser. Ou então uma integração mais robusta com o TileD, mas aí eu já to voando. uhasahe'

  Após o anúncio, para dizer o mínimo, morno, ao menos estão soltando algumas novas informações que, ao meu ver, tornaram esta nova engine mais interessante do que ela pareceu à primeira vista. Próxima quinta teremos mais detalhes tangentes ao MZ, espero que Touchfuzzy -o cara que sabe das coisas- não me faça hypar isso novamente.
Oxe

Pequeno update: aparentemente alguns japoneses já têm acesso, e menos paciência que o Touchfuzzy também hahaha
Temos um possível screenshot vazado do editor de tiles (tradução por KaYsEr):


Dá pra ver uma seleção múltipla ali, e o que parece um editor mais avançado de propriedades dos tiles: passabilidade direcional, terreno, "estrelinha"...
O "ground tag" (terrain tag?) sendo um combobox parece interessante, talvez indique que não estaremos mais limitados a 7 tags :D
~ Masked

12/06/2020 às 12:04 #29 Última edição: 12/06/2020 às 12:34 por Jorge_Maker
@Masked: Comentaram isso no tópico oficial, e na verdade parece mais uma edição da UI do MV do que um vazamento da UI do MZ. Preste atenção no RTP.

Mas gostei da ideia, aparentemente daria para setar as configurações de vários tiles de uma vez. Triste que isso não seja realidade. haha'
Oxe