O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvidas sobre mecânicas de RPG

Iniciado por thomazcaitiff, 10/05/2020 às 22:38

Senhores, podem me ajudar?

Já que estou desempregado, decidi desenvolver um RPG simples nessa quarentena, sem grandes pretensões, mais por amor. 
Minhas referencias são os jogos da série Atelier a Gust, Zelda da Nintendo e RPGs de mesa, como D&D.
Minha ideia é fazer algo comfy, de ficção científica, com foco no desenvolvimento dos personagens e num mundo gostoso de explorar, embora nada muito grande. A princípio desejo fazer um jogo com duração de umas 2 horas ou pouco mais do que isso.
Quero saber o que vocês acham necessário ou divertido de se ter em um RPG? Quais as mecânicas mais interessantes? É melhor ter um personagem pronto para jogar ou o jogador deve criar o próprio personagem? Que tipos de eventos deveria ter? Precisa ter ação como foco? Batalha turn based são ruins?

Obrigado pela atenção.

Olá, sendo franco quando se trata de rpg há espaço para todo tipo de história, abordagem e mecânicas.

No final a maior questão é que qualidade é tudo, independente do que escolher, por isso sugiro que reflita e pense no que realmente quer fazer, pois fazendo algo que quer muito, esse querer acaba por refletir no projeto em um empenho maior, e isso mostra uma qualidade perceptível.

E tem a questão de motivação, você estará mais motivado em algo de seu interesse.

Agora quanto a pesquisa de gostos, bom isso varia muito de pessoa para pessoa obviamente, por exemplo quanto ao que tange rpg 2d, prefiro algo como chrono trigger ou valquirie profile. Batalhas de turnos (bem dinâmicas se possível) e inimigos no mapa para que possa driblar se necessário (Não gostar de batalhas randômicas sempre me afastou dos FF, só pokemom que tolero com isso). E não gosto do abs em 2d, tanto que só gosto dos Legend of Zelda, do ocarine of time em diante e não tenho interesse nos de terror (apesar de achar interessante fatal frame e semelhantes que parecem ter ficado presos na geração ps2).

Mas claro, como disse antes, qualidade é tudo, abs ou terror no maker geralmente não me interessa, mas pode tal game me interessar possuindo essas características. E muita gente deve pensar parecido.

Outra coisa interessante, é ver na steam os games de rpg maker que estejam com avaliações positivas, e ver nas avaliações o que acharam interessante nesses games.

=^~^=

Acho que tua ideia de criar um jogo com duração de duas horas já te dá algumas mecânicas principais que seria bom usar. Por exemplo, por que eu iria querer criar um personagem com o qual vou passar somente duas horas? E que benefícios isso me traria, visto que eu mal consigo ver o rosto do personagem? Fora que tu vai ter que preparar os gráficos permitindo essa customização. Se a personalização for na história, aí o trabalho cai pro teu lado, que terá de desenvolver o enredo a partir de vários backgrounds possíveis de o jogador escolher. Por outro lado, o personagem pronto te dá mais controle sobre sua progressão, sobre carregá-lo de carisma para o jogador se importar, sobre como ele influencia nos eventos ao seu redor. Não justificaria também tu dar ao jogador a possibilidade de criar seu personagem se não o desse opções de escolhas, e se o fizer, essas escolhas terão que caminhar para diferentes destinos, e aí seu jogo não vai durar duas horas.

Quanto a batalhas eu também cogitaria a exclusão delas, mas sabendo cortar coisas dela dá pra tê-la sem comprometer o andamento do jogo. Digo pois tu não deve tratar a batalha como em um RPG normal. Não há espaço para gradual melhoria de itens, para levelling, para árvore de habilidades, para parties e afins, ao menos não como vemos comumente serem utilizadas. Tu vai ter que cortar o desnecessário e captar a essência da mecânica para adaptá-la ao teu projeto.

Enfim, acho que a duração que tu definiu pro teu projeto pode te auxiliar bastante na decisão do que incluir ou não. Talvez devesse procurar mais referências, principalmente nos indies, que são onde mecânicas inovadoras nascem em jogos que, assim como o teu, tendem a durar pouco.