O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Lovely Tactics Hex, framework para TRPG

Iniciado por Pretty-Belle, 25/05/2018 às 19:13

25/05/2018 às 19:13 Última edição: 28/12/2021 às 22:55 por Pretty-Belle


Esta é uma engine que venho fazendo há um bom tempo. Surgiu da minha primeira tentativa de fazer um sistema tático no Unity (no início de 2015), que foi uma desgraça, que depois passei pra Java, me arrependi e voltei pro Unity (versão do tópico citado), e agora fui pro LÖVE por achar a engine mais leve e por, convenhamos, Lua ser uma linguagem muito fofa. Está sendo desenvolvida no LÖVE desde junho de 2016.

Lovely Tactics Hex é um framework para criação de RPG tático. O estilo de jogo padrão é baseado em Trails in the Sky e em Final Fantasy Tactics Advance. O framework em si é divido em duas partes: o código do jogo (que está praticamente pronto) e o código do editor de database (que ainda está bem longe de estar pronto). Apesar de não ter o editor feito, o jogo pode ser testado normalmente.

Vocês podem ter mais informações a repeito no link do repositório do GitHub. Lá tem mais detalhes sobre o andamento do projeto e sobre como vocês podem instalar para testar e, se quiserem, contribuir.

No repositório só tá o código do jogo. Se vocês abrirem a pasta data, verão vários arquivos json que são os dados personalizados de todo o jogo. Esses arquivos são editados por um programa que fiz em Java, mas ele tá meio incompleto e com alguns vários bugs, além de o código-fonte estar feio pra burro. Ajeitar tudo vai custar muito tempo, por isso vou deixar pra polir e publicar esse editor quando o código do jogo estiver mais perto de estar pronto. Então, queridos... se contentem editando os arquivos no bloco de notas mesmo, lol.
UPDATE: Já tem uma versão beta do editor na demo v0.5! Ele está bem lento e talvez tenha alguns pequenos bugs, mas pelo menos dá pra usar (e é melhor que usar o bloco de notas).

Ainda vou fazer a devida documentação e alguns tutoriais para criação do jogo usando essa engine. Como ela ainda está em desenvolvimento, não faz muito sentido eu fazer um manual agora, já que vai ficar mudando o tempo todo. Quem quiser tirar dúvidas sobre o framework, pode postar aqui nesse tópico mesmo, ou então manda uma mensagem privada.

No final do tópico estão os links para baixar uma demo jogável que não precisa instalar a engine (apenas para Windows x86). Em ambas as versões, só tem uma batalha de exemplo, e logo depois dela o jogador é redirecionado para um campo de movimentação livre (só tem um personagem lá, que não faz nada, então nem tente falar com ele).







Controles:
- Z/Enter/Space para confirmar;
- X/Backspace/Esc para cancelar/voltar;
- Setas para mover cursor (na batalha) ou personagem (no campo livre).
- Shift para correr (campo livre apenas);
- Se preferir, pode usar o mouse para clicar nos botões/tiles, mover a personagem e interagir com NPCs;
- F1 para salvar no quicksave (apenas no campo livre);
- F5 pra carregar do quicksave (apenas no campo livre);
- Segure K para matar todos os inimigos automaticamente no próximo turno e L para perder a batalha (apenas para modo debug, obviamente).
- Na tela inicial, comece a segurar X antes de apertar em "New Game" para pular a cena de introdução.

Versão 0.1:
DOWNLOAD

Versão 0.2:
DOWNLOAD

Versão 0.3:
DOWNLOAD

Versão 0.4:
DOWNLOAD

Versão 0.5:
DOWNLOAD
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

25/05/2018 às 20:21 #1 Última edição: 25/05/2018 às 20:22 por Sotelie
>You just got a new follower.
Criar uma Engine é uma experiência divertida, e é ótimo ver mais alguém além de mim fazendo :feelsbatman:
A parte da interface é realmente algo que prefere-se deixar por último, contanto que você possa fazer um jogo com a parte da framework, a engine tá funcionando.
O bom de Lua é que é uma linguagem extremamente rápida, e LÖVE é uma delícia de se trabalhar. o/

Já acompanhava o trabalho pelo Condado, é muito bom ver isso por aqui. Não testei essa versão recente, assim que baixar e testar eu volto para deixar alguns comentários. o/

Adorei esse sistema! É igualmente o sistema do jogo Der langrisser e do jogo Tactic Ogres: Let us cling together!. Esses sistemas eram muito divertidos, como faz parecer com o xadrez. Parabéns, continue sonhando uma etapa grande para dar maior diversão e estratégia de batalha.
Nao use meu nome real, apenas Xnessax.

Vocês são estranhos e sou estranha.

Sem mais amizade aqui. Eu proibo em nome de Jesus Cristo.

Oi. Vim aqui só pra dizer que ainda estou fazendo a engine. Já dei o código do jogo como "terminado" (apesar de passível a mudanças pontuais e plugins novos), então agora estou fazendo o código do editor de database e de mapas. Não estou com tanto tempo para a engine nesse semestre, mas com o tempo eu vou postando mais atualizações do que está sendo feito c:


Aba para criação de animações/spritesheets.


Aba para criação de personagens.

Quando eu concluir o editor de database eu posto uma demo para quem quiser testar  :XD:

Also, esqueci de responder as respostas ao tópico :facepalm: Obrigada pelo apoio!
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

Interessante esse editor, parece bem completo. Esse negócio de programar engines está virando moda.  :math:

Fazer uma engine é quase o mesmo que fazer um jogo, meu caro Corvo, mas editável.
Show de bola, Gloaming. Tá fazendo em WPF?

Bem, meu intuito com esse projeto sempre foi ele ser uma engine ><' Só que eu primeiro fiz o código só do jogo porque o código do editor depende de como eu modelar os arquivos de database, e enquanto eu fazia o código do jogo o database mudava bastante, era um saco ficar mudando num canto e noutro... enfim :P mas não sabia que era moda lol

E Sotelie, estou fazendo em java, com a biblioteca SWT  :XD:
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

Oi! Vim aqui pra avisar que lancei uma nova demo.

https://www.dropbox.com/s/17i1ek9adaw745s/Demo%20v0.5.zip?dl=0

Dentro desse zip está a demonstração em si (play.bat), que é um pequeno joguinho que está em desenvolvimento ainda (porém já é jogável), e também o editor de database (edit.bat).

Ainda não tive tempo de criar a documentação bonitinha com tutoriais e tudo mais, mas pretendo fazer isso quando concluir o jogo demo (talvez mostrando passo a passo como recriar o jogo?).

Enfim, é isso. Se acharem algum bug me avisem.
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

Opa eu não tinha visto isso ainda  :*-*:

Eu estou baixando pra ver como ficou, mas visualmente isso está tão bonito!

E excelente escolha no Lua, acho que é uma das melhores linguagens para esse tipo de coisa, pena que o pessoal não utiliza tanto  :math: .

Então gente, vim pedir uma coisa pra vocês.

Eu queria que vocês testassem o editor. Eu preciso que outras pessoas testem para relatar bugs ou dar sugestões quanto à interface ou para novas features que acharem essenciais*. Criar novos itens, monstros, skills, status, mapas, etc. A demo do jeito que tá já tem tudo isso, então é só basicamente copiar e modificar o que já tem.
Pra quem tem alguma noção básica de programação, no código do jogo (dentro da pasta scripts/custom) tem exemplos de plugins e de eventos/cenas. Dá pra criar novos se baseando neles.

Ainda estou elaborando os tutoriais, mas já tem um guia para o editor de mapas e um pouco do editor de dados: https://nightlywhiskers.wordpress.com/tutorials/. Qualquer dúvida que você tiverem pode me chamar no Discord (tem no meu perfil do fórum) ou mandar PM por aqui mesmo

*Nota: não tem como incluir todas as features possíveis. Algumas coisas que forem muito específicas vão ter que ser plugins externos.
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

16/09/2019 às 20:10 #11 Última edição: 16/09/2019 às 20:13 por Victor Sena
Tático, você disse tático!!!!! *¬*

[hs width=300]https://i.imgur.com/FZQnQ2G.png[hs]

Testei a demo, estranhei algumas coisas só pude jogar até onde deu. :/

É assim mesmo?
[hs width=300]https://i.imgur.com/j4JSUwO.png[/hs]

Após posicionar o cursor nesse bloco, ao apertar a seta para esquerda
[hs width=300]https://i.imgur.com/IuOpgJC.png[/hs]

Isso acontece. Mas se eu apertar a seta para cima e depois para baixo, o cursor fica no local certo, no morrinho/nível acima.
[hs width=300]https://i.imgur.com/SWEcFRN.png[/hs]

Durante as batalhas eu sei que da para ver os status do personagem e inimigo ao passar o cursor sobre, mas talvez por costume de jogar os táticos da FF a HUD abreviada de canto me fez falta quando estava na rodada dos personagens/inimigos.

Passei pelos mapas da floresta, andando por todo lado mas de repente deu "não esta respondendo" e fechou sozinho.

Gostei da movimentação pelo mapa, não lembro um jogo agora de cabeça que você andava livremente com esses mapas isométricos com batalhas táticas... sim tem o mario rpg, mas era batalha lateral/diagonal u.u

Sobre o editor eu tentei criar um mapinha e consegui com apenas o terreno, mas os objetos e eventos eu falhei miseravelmente, sorry.  :noface:

2010 ~ 2016 / 2024

Oi, Victor! Obrigada pelo feedback! :D

- Sobre o cursor: pior que eu até percebi isso em algum momento, mas deixei pra lá já que dava pra colocar o cursor no canto certo usando page up/down hsuadhauih Isso é de algum bugzinho escondido que ainda não consegui corrigir.

- Sobre a HUD: acho (espero) que dê pra colocar fácil essa janelinha de informações na janela inicial com Attack/Skill etc. Posso ver isso mais tarde.

- Sobre o "não está respondendo": nossa, isso tá me dando uma dor de cabeça. Acontece comigo também, apesar de raro. O pior é que eu acho que é problema da LÖVE2D mesmo (ou até mesmo do interpretador de Lua) e portanto está fora do meu alcance, porque quando é problema do meu código, o jogo apenas para com uma mensagem de erro na telinha azul com uma stacktrace do erro. Por enquanto estou tentando encontrar um padrão pro aparecimento desse bug.

- E sobre o editor: Porque não conseguiu colocar personagens e objetos? Você chegou a abrir o site com o manual? Não tem manual do System Editor e de algumas abas do Database Editor ainda, mas o Field Editor já tá lá.
Já perceberam que em vez de as pessoas usarem esse espaço para uma assinatura de fato, elas colocam alguma coisa aleatória (imagem, frase filosófica, divulgação, tipo o que estou fazendo agora), e colocam no corpo das mensagens o que deveria ser a assinatura?

03/10/2019 às 13:41 #13 Última edição: 03/10/2019 às 17:02 por Sotelie
Ah, esses bugs de não respondendo são os piores que já vi, principalmente quando não ocorrem sempre. Geralmente é um erro quando se escreve em memória não autorizada (acessar um pointer inválido ou que direciona pra memória corrompida). Se não tem ao menos stacktrace, deve ser problema nos paranauês internos do LÖVE mesmo. Aí só usando WinDBG pra caçar o danado.

Ainda não tive a chance de testar a última versão, baixarei assim que me for possível )o/