O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajustando a tela do RPG Maker VXAce para resolução 16:9

Iniciado por Gabriel, 14/05/2018 às 18:43


Ajustando a tela do RPG Maker VXAce
para resolução 16:9




[hs width=640 height=360]https://cdn.discordapp.com/attachments/328549098200367104/445698792361033738/unknown.png[/hs]
Imagem ilustrativa.

[box2 class=titlebg title=Introdução]
Acredito que uma das maiores inconveniências do RPG Maker VXAce seja a limitação do tamanho de sua tela, que por padrão só pode alcançar até 640px × 480px.
Algumas pessoas para burlarem essa limitação recorrem a métodos que não são legalmente permitidos pela engine.

Esse pequeno tutorial visa apresentar uma alternativa para aqueles que desejam eliminar as irritantes bordas pretas sem que as regras de uso da engine sejam quebradas.

Vamos lá!
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Mãos as obras]

[box class=errorbox] Leia todo o passo a passo antes de simplesmente colocar os códigos em seu projeto. É necessário que você tenha em mente as limitações. Essa é uma alternativa válida, porém você deve pensar se de fato vale a pena para você abrir mãos dos contras a favor dos prós.[/box]
1º Passo - Redimensionando a tela: Para que tudo funcione corretamente precisamos redimensionar a tela para uma resolução 16:9. A maior resolução 16:9 existente dentro do limite padrão do VXAce é 640px x 360px, então esta é a resolução que iremos usar.
  Graphics.resize_screen(largura, altura)

2º Passo - Ajustando a grade do RPG Maker: A resolução padrão do VXAce permite que existam exatos 17 x 13 quadros de 32 pixels dentro da tela. Quando mudamos a tela para uma resolução fora dessa proporção a sua exibição ficará desregulada e ocasionará em diversos bugs visuais. Para sanar isso precisamos reajustar a grade para a nova proporção que corresponde a 20 x 11,25 quadros de 32 pixels.
Código: Método responsável
class Game_Map
 def screen_tile_y
    Graphics.height / 32
  end
end

Nessa resolução o tamanho minimo do mapa passa a ser 20 x 11,25 quadros, porém sabemos que o editor do maker aceita apenas mapas de pelo menos 13 quadros de altura. Após as edições feitas no código o maker passará a ignorar o último quadro + 75 pixels em mapas com o tamanho minimo (que será 20 x 13). Ou seja, desses 13 quadros de altura, 1,75 será ignorado de forma que sejam exibidos na tela apenas 11,25 quadros.
Código: Método responsável
class Game_Map
  def height
    @map.height
  end
end

3º Passo - Fazendo a mágica: Mesmo após realizar os dois passos anteriores a tela ainda permanecerá com as bordas pretas (agora maiores do que antes, já que em parte diminuímos o tamanho da tela). É nesse terceiro e último passo que fazemos a mágica acontecer. Para fazê-la apenas necessitamos utilizar o código Fullscreen++ feito pelo Zeus81, que, em uma explicação simples, basicamente faz eliminar a maior parte possível das bordas pretas.


Explicação um pouco complicada, não é? Já pensou se valerá a pena abrir mão de 56 pixels na tela? Se sim, então vamos para a prática.
Para tudo isso funcionar você precisará apenas adicionar os dois seguintes códigos em seu projeto:

16:9 Screen Adjustment
Fullscreen++ v2.0

Após adicioná-los basta abrir o jogo e testar ajustando a tela com os botões F5 e F6.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Finalizando]
Esse tutorial serve apenas para ajustar a tela e o mapa para a resolução 16:9, ainda é possível que algumas das scenes padrões do RPG Maker fiquem com algum tipo de bug visual dentro dessa resolução. Qualquer dúvida sobre como utilizar ou a respeito de algum bug visual nas outras scenes basta postar abaixo que estarei respondendo.
[/box2]



O resultado disso ficou surpreendente. Sinceramente me faz pensar de reiniciar o design e algumas outras coisas do meu projeto como a intro, só por causa disso.
Testei aqui e o resultado ficou ótimo. O jogo não perde tanta qualidade, pelo contrário, fica até melhor ao meu ver. Testei o meu jogo com esta gambiarra bem bolada em dois monitores (FULL HD e ULTRA HD) e ficou show de bola.
Bom trabalho o/


Pô, ficou bem bacana. Considerando que quem for utilizar vai ter de refazer quase tudo para encaixar o jogo nessa resolução, o fato de bugar uma ou outra coisa não me preocupa. Para quem gosta de jogar em fullscreen vai ser uma mão na roda. o/

Assim que eu chegar da faculdade vou testar! Parece que vai quebrar um galhão!

Nossa mano, o jogo fica lindão em fullscreen e em 16:9, acho que vou colocar no update do meu projeto, só vou ter o trabalho de fazer algumas adaptações pra encaixar tudo na tela, mas o resultado final compensa! Parabéns mano, belo tutorial!