O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como mudar a cor da Janela (RPG Maker Vx Ace)

Iniciado por Kni, 12/11/2021 às 20:21



Eu queria saber como mudo a cor da janela no RPG Maker Vx Ace.. Não do jeito "transparente" que a engine coloca, mas tipo.. totalmente preto por exemplo. como a janela de dialogo do "Undertale"

12/11/2021 às 20:26 #1 Última edição: 12/11/2021 às 20:34 por GustavoF
Citação de: Kni online 12/11/2021 às 20:21


Eu queria saber como mudo a cor da janela no RPG Maker Vx Ace.. Não do jeito "transparente" que a engine coloca, mas tipo.. totalmente preto por exemplo. como a janela de dialogo do "Undertale"

Só pra esclarecer, você quer mudar a aparência da janela ou só a cor mesmo?

Citação de: GustavoF online 12/11/2021 às 20:26
Só pra esclarecer, você quer mudar a aparência da janela ou só a cor mesmo?

Hmmm.. os dois eu acho.

12/11/2021 às 20:36 #3 Última edição: 12/11/2021 às 20:38 por GustavoF
Citação de: Kni online 12/11/2021 às 20:28
Hmmm.. os dois eu acho.

A cor você só precisa ir em sistema e mudar (F9>Sistema>Cor da Janela, ou mudar com um evento mesmo na parte de configuração de sistemas, terceira aba, posso te explicar melhor se você tiver dúvida), a windowskin você tem que colocar em Graphics>System um arquivo com o nome Window, mas você tem que entender como que funciona pra tirar o fundo translúcido, talvez eu possa te ajudar também se você não souber. Se quiser alternar entre windowskins, você vai ter que usar um script, eu tenho um disponível aqui comigo se você quiser, deve ter no fórum também.

Citação de: GustavoF online 12/11/2021 às 20:36
A cor você só precisa ir em sistema e mudar (F9>Sistema>Cor da Janela, ou mudar com um evento mesmo na parte de configuração de sistemas, terceira aba, posso te explicar melhor se você tiver dúvida), a windowskin você tem que colocar em Graphics>System um arquivo com o nome Window, mas você tem que entender como que funciona pra tirar o fundo translúcido, talvez eu possa te ajudar também se você não souber. Se quiser alternar entre windowskins, você vai ter que usar um script, eu tenho um disponível aqui comigo se você quiser, deve ter no fórum também.

Sim, eu aceito sua ajuda.

se puder me explicar mais detalhadamente eu ficaria satisfeito. (desculpe, eu sou meio novato.)

Citação de: Kni online 12/11/2021 às 20:39
Sim, eu aceito sua ajuda.

se puder me explicar mais detalhadamente eu ficaria satisfeito. (desculpe, eu sou meio novato.)

Tá, vou por partes...

Mudando a cor da janela:
Spoiler





OU:


[close]

Mudando o gráfico da janela:

Spoiler

Graphics na pasta do seu jogo:

System dentro da pasta Graphics:

Insira isso aqui dentro de System, talvez seja o que vc quer, mas só vai tirar o fundo transparente de msgs normais, eu acho kk, não testei:

[close]

Se ainda tiver dúvida é só falar.

Citação de: GustavoF online 12/11/2021 às 20:57
Tá, vou por partes...

Mudando a cor da janela:
Spoiler





OU:


[close]

Mudando o gráfico da janela:

Spoiler

Graphics na pasta do seu jogo:

System dentro da pasta Graphics:

Insira isso aqui dentro de System, talvez seja o que vc quer, mas só vai tirar o fundo transparente de msgs normais, eu acho kk, não testei:

[close]

Se ainda tiver dúvida é só falar.

desculpa, mas não funcionou.. continua a mesma coisa.

Citação de: Kni online 12/11/2021 às 21:39
desculpa, mas não funcionou.. continua a mesma coisa.

Pode dar mais detalhes? um print?


Citação de: Kni online 12/11/2021 às 21:41
como posso mandar um print?

tem que dar upload da imagem em algum site que possa hospedar, eu uso o discord mesmo (pra fazer isso, tem que abrir a imagem lá no discord, clicar em "abrir original" e pegar o link), depois posta assim

Adicione ao projeto como um novo script:
class Window_Base < Window
  
  alias cwbo_wb_initialize initialize
  def initialize(*args)
    cwbo_wb_initialize(*args)
    self.back_opacity = 255
  end
  
end


Citação de: GustavoF online 12/11/2021 às 21:47
tem que dar upload da imagem em algum site que possa hospedar, eu uso o discord mesmo (pra fazer isso, tem que abrir a imagem lá no discord, clicar em "abrir original" e pegar o link), depois posta assim

Aqui eu fiz como havia me dito:


ai eu coloquei o nome nos scripts para aparecer.


Nisso, fui testar e não saiu como esperava.


Eu queria que saísse completamente preta nem aparecer o fundo atrás.
Exemplo:


O código que mandei garante que a janela não aparecerá com a opacidade reduzida, como é por padrão no VXAce. O resto é por sua conta editando a imagem da windowskin para se adequar ao estilo desejado.

Citação de: Kni online 12/11/2021 às 22:18
ai eu coloquei o nome nos scripts para aparecer.

Reverta essa mudança, ela é desnecessária e imprudente. Para mudar o gráfico da janela apenas mude o arquivo presente na pasta Graphics/System, mantendo os nomes originais.


12/11/2021 às 22:25 #13 Última edição: 12/11/2021 às 22:33 por GustavoF
Citar
Eu queria que saísse completamente preta nem aparecer o fundo atrás.
Exemplo:


Ah, entendi, usa isso aqui como Window então (junto com o código do Gabriel, acredito que a opacidade não dê pra mudar somente na imagem Window):



É só uma edição rápida que fiz do window original do rpg maker vx ace, não é lá essas coisas mas talvez você goste.

12/11/2021 às 22:32 #14 Última edição: 04/12/2021 às 09:55 por Kni
Citação de: Gabriel online 12/11/2021 às 22:14
Adicione ao projeto como um novo script:
class Window_Base < Window
  
  alias cwbo_wb_initialize initialize
  def initialize(*args)
    cwbo_wb_initialize(*args)
    self.back_opacity = 255
  end
  
end


Opa, isso funcionou.. muito obrigado