O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker 2k | Pedido de Tutorial no estilo "Sideview Battle System"

Iniciado por K6980i, 01/11/2021 às 17:46

Olá à todos,

Sou relativamente novo aqui, a muitos anos que não participo de nenhuma comunidade de RPG Maker. Minha última investida com o app foi no lançamento da versão 2k3, desde então tenho apenas desenvolvido histórias e pequenas aventuras em Pixel Art.
Devido a muitos acontecimentos que todos nós vivenciamos nesse último ano (Pandemia), tomei a decisão de voltar a desenvolver algo na plataforma 2k; sei que muita gente pode dar dicas para o que eu quero, tenha um desenvolvimento mais fácil com outras versões. Mas acredito que começar "do básico" irá me ajudar a entender melhor as futuras plataformas e também a me desenvolver "na programação".
Bom, sem mais me prolongar tanto; gostaria que me ajudassem a encontrar tutoriais sobre "Sideview Battle System" para que eu pudesse estudar e assim desenvolver algo mais próximo do que desejo. Também aproveito pra explicar que já efetuei buscas avançadas no fórum para encontrar algo, mas contudo algumas informações já estão perdidas com o tempo na internet (link's offline) o que acaba dificultando um pouco a compreensão de algumas informações nos tutoriais.

De ante mão, agradeço todo feedback e tempo gasto com este tópico!  :ok:
Carisma 16, diabético, entusiasta de games portáteis e emulação, RPG, lutas e música. Elaborando sem fim o melhor canal de YouTube sobre games de luta e RPG!

Bom, acho que o mais importante não é você procurar um tutorial que ensine a fazer o sistema de batalha em si, mas sim que ensine os conceitos básicos da engine. Na versão 2k do programa não há como utilizar os famosos scripts, então você teria que fazer tudo por eventos. O melhor jeito de se aprender é fuçando na engine, baixe sistemas por eventos e estude como foram feitos (mesmo que sejam de engines mais novas, os eventos são basicamente sempre os mesmos).

Agora, se você já souber o caminho das pedras, você pode utilizar o mesmo método que falei acima e estudar sistemas já prontos, porque eu acredito que dificilmente você encontrará tutoriais sobre a engine (levando em consideração que o RM2k foi lançado há mais de 20 anos!!!).

Citação de: Misty online 01/11/2021 às 17:53
Bom, acho que o mais importante não é você procurar um tutorial que ensine a fazer o sistema de batalha em si, mas sim que ensine os conceitos básicos da engine. Na versão 2k do programa não há como utilizar os famosos scripts, então você teria que fazer tudo por eventos. O melhor jeito de se aprender é fuçando na engine, baixe sistemas por eventos e estude como foram feitos (mesmo que sejam de engines mais novas, os eventos são basicamente sempre os mesmos).
Vou procurar eventos feitos no 2k3 e XP, pois acredito que nesses as coisas podem ser mais semelhantes ao 2k. Não procuro nada mirabolante, apenas algo um pouco diferente do que a plataforma oferece como padrão; já que minha ideia de aprendizado e evoluir com cada plataforma em estilos\propostas diferentes do jogos, logo vou varrer a internet atrás disso.

Citação de: Misty online 01/11/2021 às 17:53
Agora, se você já souber o caminho das pedras, você pode utilizar o mesmo método que falei acima e estudar sistemas já prontos, porque eu acredito que dificilmente você encontrará tutoriais sobre a engine (levando em consideração que o RM2k foi lançado há mais de 20 anos!!!).
Como citei, eu já brinquei a muitos anos atrás com a versão 2k3 e o que aprendi a fazer na época eras alterar as animações utilizadas por padrão na plataforma; acredito que não seja muito o caso agora, mas vou estudar sobre eventos e quem sabe assim consiga desenvolver algo no estilo que imagino que estaria aceitável.
Sim, com toda certeza o que mais deixa a empreitada mais "trabalhosa" é o fato que já se vão mais 20 anos da plataforma; além do fato que não vemos mais ninguém desenvolvendo algo nela, já que temos as mais novas e modernas com linguagens de programação mais "acessíveis". Só o velho teimoso aqui que quer aprender "desde o início".

Mais uma vez, agradecido pelo feedback!  :ok:
Carisma 16, diabético, entusiasta de games portáteis e emulação, RPG, lutas e música. Elaborando sem fim o melhor canal de YouTube sobre games de luta e RPG!

Existiram vários sistemas iniciais de batalha feito por eventos, mas você pode encontrar alguns jogos feitos assim e estudar.

Genesis Saga: Pandora Box
https://youtu.be/vuLlQs4zTFI?t=415

Legend of the Philosopher's Stone:


Kindred Saga:


Frontal View Custom Battle System (BR):
https://www.youtube.com/watch?v=j4hTAQYeatw

Seekers of The Sun (Meu preferido):

Alguns anos atrás eu desenvolvi cerca de 2-3 sistemas de batalha no 2k nesse estilo, não possuo nada pra compartilhar no momento.
Procura alguns desses projetos que o Crixus citou acima e vê se consegue abri-los no rpg maker pra estudar e ver como foi feito o sistema de batalha. Depois que tu entende a lógica, o resto só vai.
Darles LSF