O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novo RPG Maker anunciado: RPG Maker MV!

Iniciado por Geraldo de Rívia, 04/08/2015 às 13:36

Adicionei ao tópico inicial as informações liberadas recentemente. Ia postar aqui também, mas como
já falaram todas xD
Quem quiser dar uma olhada só voltar na primeira postagem do tópico ou ver na íntegra no
site oficial.


Caras, eu gostei muito desse nível de mudanças, principalmente o fato do ruby ser trocado por java.
Por um lado fico chateado por não saber java, por outro, é uma motivação para aprender e saber
que, ao menos creio eu, vão haver infinitas possibilidades a mais do que haviam enquanto ruby.

Também to amando o visual. Eu já nada tinha contra as últimas versões. Ainda só não entendo o
porquê de não manter a grid de 32, mas whatever. O ruim mesmo é perder todos os gráficos
anteriores. E CAAAAAAARA, esses battlers *----*

A resolução deve ser 816x624 por padrão, como no Ace, mas deve ter algum lugar lá pra escolher
ou no mínimo modificar.

Quanto ao mapeamento, acho que essa palavra automático se referindo à uma das camadas me
anuncia algo ruim que poderia ser melhor, mas creio que é como falaram, prática e costume e
vai dar pra conviver bem. De qualquer forma é mais do que somente duas camadas, então o que
vier é lucro.

Muito bacana os novos modos de controle, acho que vai nascer muita coisa legal a partir disso.
O Event Searcher acho que vai me ser útil pra caramba. E também notei a menção ao gerador
de personagens, e agora é outra coisa que anseio, haha.

Só mesmo é que, quanto mais informação vejo, mais caro imagino que essa engine saia.
E com o dólar batendo os R$ 3,50...
  :=|:

Cara! Que tesão! Que ansiedade! Eu vou começar a estudar java agora mesmo.

Fiquei com uma dúvida agora sobre a portabilidade:

Quando o rpg maker é lançado, eles supoem que serão usados os recursos do RTP ou outros que funcionem igualmente.
Mas eu geralmente não uso auto-tiles e mensagens padrão, uso sistemas por imagens.

pelo que percebi em algumas screens o jogo funcionará de forma diferente no mobile, por esse motivo a resolução é 48 pixels, assim quando redimensionar no mobile não vai ficar ruim. (tente reproduzir um video de jogo de rpg numa tela de celular pra entender, nao dá pra ver detalhes e etc.)

quero testar se o redimensionamento das imagens será feito por resolução ou apenas redimensionamento de viewport. Se for por resolução precisaremos criar os jogos e adaptar as imagens para lançar para cada plataforma. (o RTP ou feitos no padrão RPT não serão  afetados)
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

A princípio gostei dessa versão, mas aí começaram a vir essas tretas de 48x48 e javascript e acabei desanimando :c

CitarCaras, eu gostei muito desse nível de mudanças, principalmente o fato do ruby ser trocado por java.
Por um lado fico chateado por não saber java, por outro, é uma motivação para aprender e saber
que, ao menos creio eu, vão haver infinitas possibilidades a mais do que haviam enquanto ruby.

Mano, pior que não é nem Java, se fosse estava bom, mas é javascript ;u;
Tem uma diferença muito grande, tanto que javascript nem tem classes direito e a menos que a framework do RM (JSGSS? JavaScript Game Scripting System e.e) tenha isso incluído, não vai dar pra usar API calls em nenhum OS.

Além disso teremos que usar ';' no final de cada linha ;u;
~ Masked

Citação de: Masked online 07/08/2015 às 09:19
[...]
Mano, pior que não é nem Java, se fosse estava bom, mas é javascript ;u;
[...]

É... lendo os comentários lá tive a infelicidade de ver isso. Pra mim era uma só xD
Bom, ao menos deve ser mais "potente" do que a ruby que usávamos, não?

Ah, e quanto a grade de 48x48, ela é o padrão, PORÉM, há como modificar ela
utilizando os plugins e deixando 32x32 ou até 16x16 mesmo, como no vídeo da
Archeia.


Citação de: Citação de Celianna[...] you may now be at ease to know you don't need to convert anything to 48x48. This is why I stuck to 32x32 with my newest pack, knowing there would be a plugin to support 32x32. Heck, 16x16 is supported as well.

Citação de: King Gerar online 07/08/2015 às 09:25
Citação de: Masked online 07/08/2015 às 09:19
[...]
Mano, pior que não é nem Java, se fosse estava bom, mas é javascript ;u;
[...]

É... lendo os comentários lá tive a infelicidade de ver isso. Pra mim era uma só xD
Bom, ao menos deve ser mais "potente" do que a ruby que usávamos, não?

Ah, e quanto a grade de 48x48, ela é o padrão, PORÉM, há como modificar ela
utilizando os plugins e deixando 32x32 ou até 16x16 mesmo, como no vídeo da
Archeia.


Citação de: Citação de Celianna[...] you may now be at ease to know you don't need to convert anything to 48x48. This is why I stuck to 32x32 with my newest pack, knowing there would be a plugin to support 32x32. Heck, 16x16 is supported as well.
que video? link
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

 Que diferença gráfica. D:
Já custava achar gráficos compatíveis (face, portraits) com o RTP VX na época e agora chega nesse nível. Espero que realmente essa mudança para 32x32 seja opcional para não ter que depender até de pacotes pagos em 48x48.

2010 ~ 2016 / 2024

Ah, eu curtia Ruby  :ded:

CitarAlém disso teremos que usar ';' no final de cada linha ;u;
né   :lol:

É difícil saber como vai ficar isso... Espero que seja uma boa engine, tem notícia que desanima e outros dão ansiedade.

CitarÉ... lendo os comentários lá tive a infelicidade de ver isso. Pra mim era uma só xD
Bom, ao menos deve ser mais "potente" do que a ruby que usávamos, não?

Ah, e quanto a grade de 48x48, ela é o padrão, PORÉM, há como modificar ela
utilizando os plugins e deixando 32x32 ou até 16x16 mesmo, como no vídeo da
Archeia.
Não sei se é mais potente não, imagino que o principal motivo seja a portabilidade.

Ah, saquei :D
Imaginei mesmo que fosse dar pra fazer isso, esses plugins podem afetar a engine em si também ou é só in-game?

Citação de: Raizen online 07/08/2015 às 09:43
Ah, eu curtia Ruby  :ded:

CitarAlém disso teremos que usar ';' no final de cada linha ;u;
né   :lol:

É difícil saber como vai ficar isso... Espero que seja uma boa engine, tem notícia que desanima e outros dão ansiedade.

Também :C
Partiu fazer um plugin pra dar suporte pra Ruby xD

Pelo menos não tem NullPointerException, taí um ponto bom de não ser Java, huahuahua.
~ Masked

Hora de aprender JS  :XD:
Pelo menos não terá mais classes escondidas, poderemos fuçar em tudo sem ter de apelar.

07/08/2015 às 10:33 #69 Última edição: 07/08/2015 às 10:35 por King Gerar
Citação de: Ludovic online 07/08/2015 às 09:35
que video? link



Citação de: Masked online 07/08/2015 às 10:26
[...] esses plugins podem afetar a engine em si também ou é só in-game?
Imagino eu que seja só in-game, ao menos acho que scripting languages não afetem os programas
que a utilizam. Mas não entendo nada disso, então melhor esperar para confirmar mesmo xD

Olha, eu sou super leigo em linguagens de programação, mas sendo um usuário do Construct2 só tenho elogios pra fazer sobre o funcionamento e praticidade de Plugins em Javascript. Acho que é bem mais prático importar o plugin e configurar através dos parâmetros pré-definidos do que ter que abrir um script RGSS, ler as instruções e caçar as linhas com os valores que você tem que alterar.
Claro, são engines diferentes, então não to tentando comparar nesse aspecto, e como falei sou bem leigo nisso. Mas se o processo de importar plugins for como no C2, acho que se tornará uma ferramenta superior aos scripts RGSS. Agora é ver como os programadores acostumados com RGSS vão se dar com o js, mas torço pra que saia muita coisa bacana. To ansioso pra ver as possibilidades =)




Also, bacana que a RMWeb já atualizou a página oficial com as coisas que tavam na página japonesa. Fico contente com a confirmação do gerador de characters, porque como é um template novo e em um tamanho trabalhoso de se pixelar, ter um gerador com um template e várias partes prontas vai ajudar muito no começo da  vida da engine.

Aliás, falando em recursos, eu tinha ficado tão empolgado com os battlers do RTP novo que tentei pegar umas referências e dar uma praticada no estilo.

Spoiler
[close]

Fiz meio nas coxas e não ficou grande coisa, mas to esperando o RTP sair pra dar uma boa olhada nos battlers dele e tentar pegar umas referências. Se eu conseguir reproduzir o estilo direito, vou tentar fazer uns battlers originais pra dar uma complementada no RTP =)

Ok, essa coisa dos tiles em 48x48 realmente foi uma facada no coração...
Mas tirando isso, ta tudo ótimo pra mim... as notícias boas compensam a facada (pra mim)

Essa parte de multi-plataformas me animou MUITO, e essa de incluir iOs e HTML melhorou mais ainda a coisa toda~

Hype mano, Hype.

(E sou indiferente quanto a mudança de Ruby pra JS xD  sempre fui mediano em ambos mesmo... xD)


 


Bom como já estou de férias faz tempo mesmo agora que não volto tão cedo , vou esperar sair
essa nova versão para retomar as coisas , quem sabe assim consigo realizar meu sonho de terminar
ao menos um projeto na vida ...  :noface:

MWAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

Agora só preciso recuperar o ânimo e continuar a trabalhar em meu projeto, que está parado há uns dois meses e não tem sequer dez minutos de jogabilidade até o momento. :facepalm:

Só eu gostei do 48x48???
parece que eles querem investir mais em quem cria seus proprios recursos...

só quero ver se nesse tamanho ainda vai ser 3 frames por posição
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone