Composição é um assunto muito importante que raramente(leia-se nunca) vejo por aqui, composição trata-se de arrumar os objetos em uma cena de forma que seja esteticamente agradável e de fácil leitura, guiando a pessoa a olhar para o que é importante na cena.
As dicas que vou dar aqui, não se aplicam somente a desenhos e pinturas, também se aplicam a level design por exemplo.
Não vou falar de todas as regras, mas vou falar das mais simples e mais importantes.
Regra dos Terços
Eu diria que é a segunda regra mais utilizada, basicamente você divide a tela em 9 quadriláteros de segmentos iguais, e qualquer objeto na intersecção chamará a atenção do olhar do espectador, logo, é ali que você deve posicionar os objetos mais importantes. Bem simples, sem nenhuma magia, só isso basta para deixar a composição mais atraente.
(http://www.photographymad.com/files/images/lighthouse-rule-of-thirds.jpg)
Simetria e PadrõesSimetrias e padrões costumam chamar muito a atenção do olhar, você também pode quebrar a simetria para chamar a atenção de objetos. Kubrick costuma utilizar bastante a simetria em seus filmes (https://www.google.com.br/search?q=symmetry+kubrick&espv=2&biw=1242&bih=606&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjv9PzEy9XJAhUFDZAKHVXiDN4Q_AUIBigB#):
(http://40.media.tumblr.com/3e434a1a8e50ce19c41cad8828b703dd/tumblr_mumsizXQrQ1qg4blro6_500.jpg)
linhas Implícitas ou Setas InvisíveisA ideia dessas linhas ou setas, é levar o observador até o objeto de interesse, fazendo com que outros objetos da cena "apontem" para o local desejado, criando assim algumas linhas invisíveis, onde o olhar vai percorre-las rapidamente.
(http://media.creativebloq.futurecdn.net/sites/creativebloq.com/files/images/2015/03/20/UNI80_tips_comp_ifx_6b.jpg)
ContrasteContraste é a mais simples de todas, expliquei o que é contraste na minha aula básica sobre cores, é como uma tocha acessa no escuro, seu olhar é automaticamente atraído para o objeto mais diferente da cena, seja diferente em forma ou em cor (por exemplo um pingo laranja em um fundo azul), no caso abaixo, a pipa do menino é o objeto mais brilhante da cena.
(https://courtney96.files.wordpress.com/2011/09/kite.jpg)
Proporção ÁureaPor ultimo e não menos importante, a proporção áurea, presente em todos os lugares, seja construído pelo homem ou não. É uma proporção descoberta pelos matemáticos gregos que começaram a descobrir um padrão em objetos da natureza, e encontraram o que chamam de retângulo ideal. E só a nível de curiosidade, a folha de papel A4 é um retângulo áureo.
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/Mona_Lisa_com_estrutura_geom%C3%A9trica_-_Divis%C3%A3o_%C3%A1urea.jpg)
Caso você não saiba o que é a proporção áurea, o pato Donald lhe ensina!
Para quem quer saber um pouco mais da aplicação disso em level design:
Spoiler
(http://soulslore.wdfiles.com/local--files/data:things-betwixt/things-betwixt-a)
Esse é de Dark Souls 2, o feixe de luz é praticamente uma seta enorme dizendo para onde ir. Se você jogar algum jogo da serie vai perceber que os desenvolvedores também utilizam itens para guiar o jogador, ou mostrar lugares importantes que um dia eles podem chegar.
Há também esse vídeo excelente do Mark Brown falando um pouco do assunto.
Nossa, tinha jurado que já havia comentado nesse tópico...
Realmente, composição é uma peça chave em qualquer obra visual, e muitas vezes muito difícil de se aprender a usar da forma correta, já li muito sobre o assunto e digo com toda certeza que ainda não aprendi nada sobre... Fico ainda imaginando como seria ainda mais difícil usar tais técnicas em Game Design.
A nossa regrinha de ouro, ou proporção áurea pra mim é um pouco conspiratória huehue, algumas matérias ou estudos saem riscando tudo em imagens e falando que tudo possui tal regra, parece até o filme Numero 23. Mas em muitos casos pode ser sim útil, tanto que alguns programas profissionais possuem as réguas de proporção Áurea.
Creio que as mais fáceis de se perceber/usar e não é possível negar como ela puxa os olhos do apreciador, é a dos "padrões" e a do contraste, parece mágica, muitos artistas conseguem colocar seus olhos EXATAMENTE onde eles gostariam logo quando você olha uma imagem/quadro, um dia aprenderei essas mágiquinhas :lol:
Uma ótima matéria Phantomx, obrigado por postá-la na comunidade.