O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu Grande Projeto Inacabado

Iniciado por B.loder, 05/12/2012 às 17:46

 Falo tudo *-*, muito bom a matéria.
[box class=information]
Dean, Programador Geral ;)
[/box]
[box class=information]
Contato: Skype:matucarvalho e Facebook
[/box]

Muito obrigado pelos comentários Cezar e Dean, tentarei sempre trazer matérias interessantes para o fórum, os comentários estão me animando bastante (esperava bem menos).
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

06/12/2012 às 15:00 #17 Última edição: 06/12/2012 às 15:02 por Dias Anders
Bela Matéria B.L.!
O Conceito de GDC eu uso bastante. Tenho dois lugares para anotar ideias. O primeiro é um caderno de registro, que volta e meia estou escrevendo coisas nele, às vezes pego meu caderno de desenhos e desenho um concept art e colo no caderno. Outro GDC meu é o que eu gosto de chamar de "Mural  de ideias". É uma parede do meu quarto, onde eu escrevo o que eu penso, não a história, isso fica para o caderno. Mas escrevo ideias para sistemas. Coloco um nome e uma interrogação na parede, meu irmão vai lá e me diz se a ideia é boa ou não, assinalando com um X negando e um C para aprovar. Meu irmão me ajuda bastante nas ideias de sistema e fora que ele é meu P.A. xD
Aí eu escrevo na parede e fica marcado lá. Caso sua mãe não deixe você usar sua parede, cole folhas na parede. Eu comecei com algumas folhas, mas eram tantas ideias que eu falei foda-se e parti para a parede xD
Acho que eu tenho uma foto do mural aqui, mas ainda na época dos papéis.
Spoiler
[close]
Esse mural é do Anarkos, eu anoto sistemas, créditos e etc. Espero que dê para ler. e_e
Os papéis amarelos são lembretes, frases randons, mensagens do meu irmão e etc.

Bem, esse é meu GDC galera xD

@Edit: Coloquei num spoiler a imagem, não tinha noção que era tão grande. '-'

Safety and peace, brothers and sisters.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//


Ideia interessante dias, eu prefiro deixar mais organizado e anoto tudo no pc, odeio escrever manualmente e.e
E GDC? Não seria GDD? .-.
Seu comentário foi bem interessante, acho que tentarei essa ideia algum dia :3
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Oh, sim. GDD. Eu tinha me esquecido, pensei que era GDC (Game design concept). '-'
Btw, da para entender. E eu acho ruim digitar no pc xD

Safety and peace, brother.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//


Gostei muito de ler a matéria, ela foi muito bem escrita e elaborada. Portanto suas dicas são valiosas.  Tudo o que disse têm muito sentido e creio que ajudará muita gente. Eu mesmo sou desordenada. Certa vez, iniciei um projeto e na mesma semana, abandonei-o.  Preciso ler mais e me concentrar.

Nota: Na ultima citação do  texto do tópico está escrito:
Se divirta. Bom ao certo seria Divirta-se (programe-se, alegre-se, estude e divirta-se!) Até mais, aguardo mais novidades!

Verdade, corrigirei o erro agora. Estava esperando seu comentário u_u
Agradeço o comentário, e é um prazer saber que gostou da matéria, os créditos por ela, no entanto, vão tanto para mim quanto para o mistyrol, que ajudou bastante revisando para mim. E concentração é importante, quem dera eu seguisse todas as dicas que coloquei aqui. Concertarei o erro, obrigado a todos que comentaram, estão me animando (aumentando meu ego) bastante.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Detalhes mínimos, meu teclado às vezes briga comigo.  Mas no geral o texto sim, foi bem escrito e bem revisado, parabéns para vocês dois. Olha, eu realmente precisava desta motivação, creio que às pessoas que o lerem também vão entender. Nunca consegui fazer um projeto - sempre sonhei- mas na hora do vamos ver, nada sai. Então o que fiz:

Guardei sua matéria no meu tablet - dei uma furtadinha no texto- agora sempre vou lê-lo e quando abri a Engine vou ir seguindo às dicas. Até! Continue! Nunca pare!

06/12/2012 às 16:43 #23 Última edição: 06/12/2012 às 16:45 por B.loder
Na verdade, eu estou até com medo de escrever um próximo artigo, já que todos, para minha surpresa, gostaram bastante. Duvido que meu próximo artigo tenha o mesmo nível, mas vou continuar tentando. Obrigado pelos comentários =3
É muito bom saber que servirá de inspiração.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Adorei. Gostei desde o título, ele ficou muito legal x)

Gostei muito da introdução e dos quadros "Nós fazemos projetos, e não jogos" e "Preguiça e Foco", quando você finaliza com "Como terminar um bom projeto?" passa a sensação de que já li isso em outro lugar, porque é basicamente o que todo mundo fala. O grande diferencial da matéria é que você juntou todas as partes, as pessoas normalmente falam só de uma ou com a exceção de uma.

Agora, um pouquinho de opinião :)
A única parte que eu não gostei foi a de "metas", acho que tira muito da diversão de criar um projeto, pois você se sente obrigado a fazer aquilo, o que acaba estressando. Ter um sistema de metas requer que você saiba que vai conseguir cumprir, então você não pode pensar no ideal. Um dos grandes problemas de um iniciante é esse, ele acha que vai conseguir fazer tudo em pouco tempo. Por isso, sou contrária à criação de metas x)

Enfim, parabéns pela matéria, achei ótima  :*-*:

Sim, as metas talvez tirem a graça do projeto, mas nunca tirou para mim. Eu não estabeleço metas difíceis de serem cumpridas, tento sempre estabelecer algo razoável, assim não fica chato. E obrigado pelo comentário o/
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Interesting.
Conheço uma ex-procrastinadora que já iniciou uma dúzia de projetos e terminou todos eles na lixeira do PC. Só sobrou apenas seu projetinho de Final Fantasy devido a suas crises de fanboysmos constantes XD, e que continua caminhando, lentamente, mas caminha ainda sim. Claro, ha mais 2 projetos, atualmente zipados e guardados nos confins do HD pro capeta não ver e ficar atiçando. Pena de jogar no lixo esforço, sabe?
Essa pessoa infelizmente sou eu. Já fui empolgada, já tive preguiça, já tive foco, já tive determinação, já tive raiva, já tive alegria, já me diverti, já me entendiei, já tive perda da fé nesses bang, já virei power ranger e dei conta de 4 projetos ao mesmo tempo (nenhum deles virou jogo kkk holy bitch -.-), ja fiquei desiludida.
Dessas horriveis experiencias de aparente perda de tempo, eu aprendi muitas coisas. 4 anos que to nessa de RPG Maker, e graças as grandes decepções que eu chamei de projetos da minha parte aprendi uma porrada de macete e  vi "onde foi que eu errei".
Pra quem ainda não quebrou a cara no maker, vai quebrar Hashdsahshaushaushau. Ninguem começa num bagulho que mal conhece sabendo de todos os seus pros e contras e lida com os mesmos com maestria. Tem hora que frustra para baralho, voce não sabe se ri ou se chora. Tem que se decepcionar com algo e reagir a isso desistindo ou aprendendo com aquela falha e seguindo em frente.
Frustra sim sabe, chega uma hora que você pensa "meu Deus, será que esse negocio tem futuro?"
Tem sim, nem que seja pra se divertir ou inspirar outras pessoas, o RPG Maker é só a ferramenta, quem é a cabeça do seu projeto é você.
Gostei do artigo, B.Loder, você tem potencial. Concordo com o que disseste, a parte de falta de foco e preguiça são dois problemas que ameaçam qualquer projeto de se tornar um jogo. De preguiça eu não sofro mais, e remediei o meu foco parando de vez meus outros projetos e os guardando bem longe em prol de um unico.
Graças a Deus, pretendo terminar meu Final Fantasy e fazer dele um jogo, ja to contando com ajuda de uns broder ai, o que alivia pra mim.
Excelente artigo, continue nesse caminho B.Loder. Esperando mais bons frutos como este vindo de você sir XD


Kisses and Goodbye!
Gifts:
Danti | Misty


Citação de: Cezar online 06/12/2012 às 08:38
De fato retrata muito da realidade maker.
Infelizmente, isso é verdade, "Que atire a primeira pedra a quem nunca teve o projeto abandonado"
Venha conferir!

Muito bom mesmo! Foi de certa forma até nostálgico ler este tópico  :wow:

É realmente muito complicado manter o foco durante criação de um projeto, e todos estes revezes citados são reais e nos amedrontam no dia-a-dia de desenvolvimento de nosso projeto. Logicamente a preguiça deveria ser citada, o marvada kkkkkkkk, ela nos "incomoda" bastante durante o processo de desenvolvimento, a principal rival que teremos de superar.

Concordo muito quando diz que não devemos especular a criação de grandiosidades, pois quanto mais dificuldade você impõe na criação de seu game, mais complicado será adquirir um resultado final, que no caso seria a versão completa do jogo. Lembre-se que na maioria das vezes você está sozinho, total responsabilidade sobre o projeto, então quanto mais difícil for o que planeja, mais problemas e desanimo terá futuramente. Eu mesmo já cancelei vários projetos muito legais meus por conta de expectativas exacerbada. Devemos sempre buscar o plausível e o possível dentro de sua própria capacidade como maker. Como citado:


Citação de: TópicoOutro fator incrivelmente importante é a falta de compreensão dos limites da engine, sim, é possível fazer jogos quase ou até mesmo 3D no RPG Maker, mas você consegue fazer isto nele?

Sobre os dois projetos paralelos é uma ideia no mínimo "suicida", você muito dificilmente conseguirá finalizar ambos na criação, os motivos já foram citados na própria matéria.

Realmente muito boa a matéria, até me animou a ler as próximas. Ótimo trabalho!  :blink:

Boa matéria. Me interessei sobre esse GDD e também me lembrei do início da carreira com a sua introdução. No geral, foi bem escrito e me lembrou a minha matéria pro portal da Mundo RPG Maker, que tem quase a mesma finalidade: incentivar projetos parados. Matéria na MRM