O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuda com ideia para mapas

Iniciado por CardeMaker, 23/07/2021 às 19:45

Bom pessoal, eu estou aqui para uma pequena dúvida, é comum em muitos jogos ter tipo uma construção, ou algum telhado que fica acima do jogador, e quando o jogador passa por baixo a opacidade daquela área diminui, esses dias eu meio que senti a necessidade de algo assim no meu projeto e fiquei me perguntando por que isso é tão comum mas nunca vi nada sobre na comunidade do RPG Maker? então eu fiz um pequeno teste no meu projeto, usei um plugin do Moghunter (Picture Effect) pra fixar a imagem no mapa e comandos usando ID de região pra fazer a imagem diminuir a opacidade, e beleza, deu super certo, mas eu tava pensando, e se num contexto em que eu quiser fazer isso com uma ponte, ou no meu caso, com uma rampa que dá acesso ao andar de cima, mas que tem coisas embaixo dela, não dá pra fazer assim, alguém saberia me indicar algum plugin/tutorial ou pelo menos saberia me dizer se esse tipo de acontecimento em mapas 2D tem um nome, pra eu pesquisar melhor? (obs: eu uso o MV) desculpem se eu estiver postando isso no lugar errado, eu sou novo aqui e não sei usar direito

Então, pra passar por baixo de uma ponte você pode fazer isto. Agora, para cenários maiores eu recomendo que divida em mais de um mapa. Até dá, com muito trabalho, pra replicar o efeito da opacidade, mas seria preciso colocar tudo o que está acima dela como um evento para poder fazer os objetos e NPCs desaparecerem (tag de terreno não ajudaria muito). Dividindo o mapa você se poupa a dor de cabeça e não prejudica a performance do jogo.

Citação de: Corvo online 24/07/2021 às 10:49
Então, pra passar por baixo de uma ponte você pode fazer isto. Agora, para cenários maiores eu recomendo que divida em mais de um mapa. Até dá, com muito trabalho, pra replicar o efeito da opacidade, mas seria preciso colocar tudo o que está acima dela como um evento para poder fazer os objetos e NPCs desaparecerem (tag de terreno não ajudaria muito). Dividindo o mapa você se poupa a dor de cabeça e não prejudica a performance do jogo.
Nossa cara, obrigado pela ajuda, no fórum gringo eu tive que fazer um GIF pra os caras entenderem o que eu queria, e dps disso ngm mais viu meu tópico, saberia me dizer se tem como fazer a imagem aparecer em baixo do player? só para fechar o assunto, sei que mudando o ID da imagem muda como ela aparece, mas acho que não tem como fazer ela aparecer em baixo do player sem usar plugin

Infelizmente, sem plugin não dá. A única versão do RPG Maker que lida diretamente com as camadas de imagens é o 2k3. Mas é coisa simples. Por exemplo, definir que todas as imagens de número X apareçam entre o personagem e o terreno. Assim que alguém que entenda de programação no MV ler o tópico, acredito que seja bem rápido de fazer.  :noel: