O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Debate CRM #15 - RPG Maker para outros gêneros

Iniciado por Rickas, 25/09/2019 às 10:40

25/09/2019 às 10:40 Última edição: 25/09/2019 às 10:53 por Raizen






[box2 class=black title=O Quadro]
Há algum tempo, existia um quadro conhecido como Debate CRM. Seu objetivo era fazer os membros discutirem um tema, compartilhando seus conhecimentos.

O objetivo continua o mesmo, porém agora será postado com intervalos de quinze dias. Dito isso, espero que todos possam usufruir e discutir civilizadamente.
[/box2]




[box2 class=black title=Regras]
Esperamos que debatam de forma consciente e que respeitem opiniões adversas. O intuito deste debate não é o consenso, mas sim o conhecimento de diferentes respostas e pontos de vista de todos os membros.

As regras gerais também se aplicam e qualquer infração será punida de acordo.
[/box2]




[box2 class=black title=Tema]
RPG Maker para outros gêneros
  Como o nome diz, o debate seria sobre a utilização da engine RPG Maker para outros estilos que não sejam RPG, como jogos de ação, plataforma, tiro etc. Existem jogos e projetos que fugiram do RPG, vide:
Under the Glow (CCG),
21 Minutos (Shooter) ou
Inkey University (Visual Novel).
Para vocês, desenvolver jogos que não sejam de RPG na engine são um trabalho demasiado se comparado com a realização deles para outras engines? Existem gêneros que são exceção e o RPG Maker seria uma das melhores engine para aquele gênero? O RPG Maker foi feito apenas para RPG?
[/box2]

Ao meu ver o RPG Maker é uma ferramenta boa suficiente para qualquer jogo em 2D que não exija um sistema de combate em tempo real. Muita gente já fez jogos assim e o resultado é até razoável às vezes, mas é muito limitado e chega a ser patético perto do que outras engines oferecem em termos de jogabilidade e dinâmica. Só o fato do RPG Maker trabalhar sistematicamente com colisão por tiles já inviabiliza qualquer coisa de qualidade nesse sentido. Claro que alguém pode reprogramar do zero movimentação, colisão e implementar o combate de uma forma mais dinâmica, mas ai já não compensaria o tempo despendido para ter um resultado que se adquiriria rapidamente em outra engine.

  Acho que o ideal mesmo seria fazer o GDD do jogo, ver o estilo dele e ai avaliar as engines disponíveis, só que por causa do conhecimento em cada engine e confiança nela acho que quase ninguém de fato acaba fazendo isso. o RPG Maker traz muitas facilidades, mas também algumas dores de cabeça dependendo do que quer realizar, no geral um bom jogo mesmo de RPG, você acaba reinventando algo no RPG Maker só que em menor escala. Por exemplo um jogo tático ninguém diz que é um trabalho desnecessário por ser no RPG Maker, mas para montar esse sistema teve que reinventar muita coisa que o RPG Maker não trouxe.
  Ser gênero diferente não é completamente distinto desses sistemas que fogem do padrão, porém a tendência por causa do gênero é que as mudanças sejam maiores e acho que é importante avaliar elas pra ver se compensa ser feito no RPG Maker. Um Visual Novel como está no tópico do caro Uhtred, talvez fosse melhor ser feito em alguma engine como o Ren'Py... Talvez, mas por causa do RPG Maker ter um sistema suficiente de mensagens e manipulação simples de imagens, não vejo como se fosse um trabalho incrivelmente extra. Outro exemplo não citado são simulações igual do Hudell o Orange Season, tem muita coisa sendo reinventada, sim, mas também tem todo o sistema de eventos e conversas que auxiliam nesse tipo de jogo.
  Por isso digo que depende bastante, se for reinventar tudo fazendo um jogo de plataforma, você pode se for para estudos, mas o trabalho vai ser muito, mas muito maior no RPG Maker do que algumas outras engines. Resumindo acho bem viável e pode ser inclusive a melhor escolha de engine, porém também acho que tem que avaliar todas as opções, dependendo do que quer realizar é mais viável aprender a mexer na outra engine para realizar do que reinventar tudo no Maker.

Como disse o Raizen, o ideal é planejar o projeto e ver se RPG Maker vai servir. Não começar nele e tentar adaptar. Pra jogos que requeiram menos tranqueiras como é o caso dos Visual Novels, RPG Maker quebra o galho. Veja bem, o RPG Maker serve para qualquer coisa cuja movimentação seja semelhante à dele, com uma jogabilidade relativamente lenta e não muitos processamentos ao mesmo tempo. Digamos que é para jogos mais tranquilos. Se funcionar está valendo.

Dá pra fazer jogos de plataforma? Dá. E ABS? Tem também, mas todos eles, sem exceção, são travados em um ponto ou outro. Como desenvolvedor, é preciso gerenciar custos. Por que ter o trabalho de reformular o programa quando existe outra engine com metade do serviço pronto? Outra coisa da qual não podemos fugir pra sempre é aprender novas tecnologias. Isso inclui tudo o que está fora do RM.

26/09/2019 às 16:02 #4 Última edição: 26/09/2019 às 16:05 por MayLeone
Eu sempre fui uma das pessoas que sempre achou que você poderia fazer o que quiser no RM, não importando as imitações da engine, pois com dedicação, esforço e o conhecimento necessário, você poderia fazer coisas incríveis, como vemos em muitos projetos gringos e até mesmo nacionais.
Mas com o passar dos anos eu comecei a mudar o meu ponto de vista em relação ao RPG Maker suprir todas as necessidades como eu achava, não é bem assim.
Ainda sigo com a ideia de que se você tiver vontade e competência a engine não importa e você pode fazer o que quiser, mas acredito que o trabalho e o tempo serão muito maiores, e por vezes, pode ser um trabalho exaustivo que pode acabar por não ter um resultado tão bom que valha seus esforços e tempo.
A questão é que o RPG Maker não é uma engine preparada para desenvolver qualquer gênero de jogo, ela possui ferramentas básicas para desenvolver RPG de fato, outras coisas fora desse nicho terão que ser feitas do zero, o que pode dar um certo trabalho, dependendo do desejado.

Em resumo, eu acredito que o RPG Maker seja ótimo para desenvolver RPG 2D, ele tem recursos ótimos que outras engines não tem, como o sistema de batalhas padrão, sistema de diálogo, inventário e outras coisas que dão trabalho fazer em outras engines como Unity. o RPG Maker por sua simplicidade ainda pode ser usado para criar jogos de puzzle, minigames, e o que mais vc tiver criatividade, mas para outros gêneros mais específicos e que fogem desse tema, aí realmente não é a engine mais eficaz.

Digitei através do celular, desculpem qualquer erro.

03/10/2019 às 12:48 #5 Última edição: 03/10/2019 às 12:52 por Sotelie
RPG Maker foi feito baseado no modelo dos antigos Final Fantasy e Dragon Quest (japas curtem Dragon Quest). Se seu jogo for feito nesse estilo já considerado retrô, então a ferramenta irá suprir todas as suas necessidades. Agora se você estiver interessado em criar um RPG moderno, terá que se desapegar do esquema de clicar em botões esperando que eles façam tudo por você e, ao invés, colocar a mão na massa.

Conheça seu jogo, conheça-o ao nível técnico. Saiba quanta memória ele gasta, saiba como gerenciar a quantidade de vértices que a GPU precisa para renderizar dois triângulos, saiba Occlusion Culling, Post Processing, Normal/Specular Mapping. Saiba quando usar ou não Multisampling em texturas. Uma textura toda branca não precisa de Linear Filtering, muito menos de mipmapping (bom, talvez mipmapping em 3D). Veja se é mais viável usar um único VAO para todos os primitivos ou usar múltiplos VAOs para cada Mesh, saiba compilar shaders de maneira dinâmica. E se você quiser desenhar a GUI do jogo? Ao invés de redesenhar a GUI todo frame, não seria melhor renderizar tudo uma vez em um framebuffer e apenas renderizar a textura dele, redesenhando apenas quando algo muda? Pense se aqueles 100mb do Node Webkit valem mesmo a pena. É realmente necessário usar uma engine física pesada apenas para fazer duas bolas colidirem ( ͡° ͜ʖ ͡°)? Já realizou o profiling, debugging, ou qualquer outro teste de qualidade para averiguar se seu jogo não irá bugar bem no meio de um puzzle longo?

Encontrei inúmeros jogos excelentes, alguns dos meus favoritos, que possuem muitas áreas que poderiam ser melhor aproveitadas se feitas de uma maneira mais simples. Às vezes nem é preciso saber toda a matemática por trás do pulo do Mario para se fazer um bom jogo de plataforma, mas saber como seu sistema de pulo funciona lhe permite reutilizar e aprimorar o sistema quando estiver fazendo outros jogos do mesmo gênero.

Eventualmente você irá precisar de uma engine que lhe dê mais liberdade sobre essas decisões, e o RPG Maker infelizmente não se torna uma opção viável. No entanto chegamos a uma dúvida final: seu jogo precisa de toda essa preocupação? Você está sendo capaz de trabalhar nele de boas no RPG Maker? Então continue. Não tente consertar o que não está quebrado, mas ao mesmo tempo não negligencie o desejo de aprender.

Eu aprendi muito com essa engine, e sinceramente creio poder fazer qualquer coisa nela sendo impedido apenas pela licença da criatura, mas no fim ela foi feita para ser simples. Eu gosto de coisas simples e consequentemente gosto do RPG Maker por ser como é.